• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

5 passos para escrever um romance

Leonardo Pastor disse:
Sinto muito, mas ao meu ver a história se baseia numa epidemia de cegueira branca. Claro que, daí, podem surgir belas metáforas. E Saramago, sem dúvida, sabe conduzi-las.

Acredito que se esse fosse o caso, o Ensaio sobre a cegueira seria um livro muito pobre. que não é o caso.

Acho que antes de tudo, o escritor (nao qualquer escritor, é claro) tem uma mensagem, ou uma idéia, ou uma visão de mundo, que ele queira passar, que ele ache importante passar. Pra decidir como ele vai fazer isso é que entra o mecanismo da ficção. Nesse caso, a cegueira branca, e a mulher do médico, e o hospício, e o Rei da Ala 3, e as ruas tomadas pelo caos, etc.
 
Gente! O caso é: Como pessoas comuns, como nós, pobres mortais, podemos fazer para escrever algo com um minimo de dignidade e conteúdo. Uma fórmula para expormos o que pensamos com exito.
Essa gente toda ai que vocês estão citando, são geniais, é outra coisa.
Creio que qualquer ajuda, a mim, um cara não-genial, é bem vinda.
O que vale é saber o que serve a cada um ,e ai só se sabe depois que se começar a escrever mesmo.
 
Eu acho que ao seguir fórmulas você já está abrindo mão da dignidade. :dente: Quanto ao conteúdo, não tem fórmula para isso, vai depender unicamente do seu conhecimento de mundo e o que você é capaz de fazer com ele.
 
Sei não Anica... quanto ao conteúdo, há maneiras e maneiras de se dizer a mesma coisa.
Me faça contar qualquer piada, por melhor que seja, que ela vai ser um fiasco :calado: .
Não sei se você entendeu a que tipo de fórmulas me referia.
O JLM, um reles não tão mortal assim, é mestre nisso e me deu umas dicas realmente boas. Tanto pra forma, quanto pro conteúdo. Além do mais escrever pode ser meio maçante, pode ajudar se impor umas regrinhas ou uma rotina :uhum: .
Pelo menos pra mim funciona, ou quase ;) .
 
Vail disse:
2- Manter um caderninho de anotações sempre à mão. Sabe aquelas frases de efeito, aquelas tiradinhas inteligentes, a história para um capitulo ou o tema para um livro inteiro ? Quem normalmente escreve se pega pensando nessas coisas nos lugares mais inusitados, na fila do banco, no banheiro, no cinema, enquanto sua namorada discute a relação, menos quando se está sentado à frente do computador... e para que esses pensamentos não se perderem, é sempre bom te-los anotado.

Quem vê assim pensa que eu manjo muito, né??

É a mais pura verdade. Essas idéias sagazes só surgem quando não podemos escrever nada.

Acho que além de seguir certas orientações para escrever um bom livro, o escritor precisa estar apaixonado por sua história. Escrever um texto tecnicamente perfeito vai gerar um livro... tecnicamente perfeito. Um escritor técnico, no meu ponto de vista, será um excelente escritor de manuais....técnicos.
O que nos prende a um livro, é a criatividade, as sacadas do autor, o tema, os personagens.... Ninguém vai ser um grande escritor porque leu grandes escritores... É importante ler?... muito, ter um bom português?... sempre. Lapidar, lapidar e lapidar uma obra?... é óbvio, se você escreveu como um asno... quem vai ler seu texto?

Mas ainda voto pela originalidade da coisa. Escrever do seu próprio modo. Seguir os teus próprios passos. Ouvir a vozinha interior que te diz a maneira como as coisas devem ser feitas. Isso é ser leal a si mesmo e confiar no talento. Outra boa pedida é ser um bom crítico de si mesmo. Vai evitar de expor algo rídiculo aos demais. =)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo