• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

11/09 Dez anos depois.

Isso, o mundo vai do Oiapoque ao Chuí.

Ah sim, e o que mudo PRO Brasil o tsunami? :roll: A gasolina ficou mais cara por causa daquilo, como ficou graças as consequências do WTC?
 
Ah sim, e o que mudo PRO Brasil o tsunami? :roll: A gasolina ficou mais cara por causa daquilo, como ficou graças as consequências do WTC?

Mudou que a presidenta Dilma quando esteve na tragédia do RJ declarou que mesmo não tendo terremotos, vulcões e tsumamis o Brasil já tinha que ter acordado pra investir em sistema modernos de alertas contra tragédias naturais como outros paises investiram mais recentemente. Isso pra mim basta! Foi a declaração mais importante que vi dela desde que tomou posse.
 
Como assim mínimas? "Graças" ao 11/09, tivemos a Invasão do Afeganistão e do Iraque. Morte de milhares de civis e de soldados, aumento no preço do petróleo em todo o mundo, incertezas e mudanças econômicas, um sentimento de ódio aos americanos, diversas crises no Oriente Médio... não vou entrar em detalhe de cada um desses pontos, mas é fato que diversas áreas sofreram mudanças graças aos atentados. Até uma simples viagem, hoje em dia é bem diferente de 10 anos atrás. Segurança, burocracia, e até um preconceito com estrangeiros aumentou. Arrisco em dizer que até a atual crise na Europa, entre partidos de extrema direita e o crescimento de estrangeiro de origem árabes (que fogem de crises no OM) também são consequências dos atentados.

Só um cego não enxerga isso.

E, MAIS UMA VEZ, volto a dizer: Desastre Natural é diferente de um acontecimento como o 11/09, que foi causado pela mão única e exclusivamente do homem (por favor, não seja ignorante a ponto de dizer que terremotos são consequências da ação do homem na natureza).

Exemplo: A Queda do Muro de Berlim foi um fato marcante do século XX. Quantos morreram neste dia? E por isso ele deixa de ser marcante? O que faz de um acontecimento um fato histórico são suas consequências futuras, não o número de mortes.

PS: O Japão em 2004 já possuía um sistema anti-Tsunami muito superior ao da Indonésia, já que sempre fora um país que sofre com desastres naturais.

Estou falando pra nós aqui que vivemos no Brasil. Se quiser viver e morar em outro país, aí a história é outra.

Pra nós aqui, mesmo com o preço do petróleo aumentando o Brasil nesses dez anos não sofreu nenhuma crise grave de desabastecimento que chegasse aos pés ao que vivi e presenciei na pele nos anos 80 quando tínhamos hiper inflação (sorte sua que você nem estava no projeto de vida do seu pai). Isso sim é consequência grave que muda a vida das pessoas. Se tivesse acontecido algo assim aí sim eu pensaria em concordar com você.

Concordo com os dois pontos de vistas.

Mas minha observação é a seguinte: Fatos históricos marcantes, sejam eles naturais ou humanos marcam as sociedades. Não podemos dizer que um foi mais importante que o outro. Cada um dentro de seu tempo e espaço. É claro que no nosso mundo das relações sociais fica em evidência os fatos humanos (políticas, sociais, econômicas, militares e etc). Ou seja, os meios são diferentes, mas os fins sãos paralelos; marcam as pessoas de uma forma ou de outra.
 
Na hora que aconteceu até pensei que aquilo poderia ser a brecha pro inicio de uma terceira guerra mundial, mas como foi algo localizado somente ali e nenhum outro lugar, no final achei patético e revoltante os EUA poucos dias depois indo a torto e a direito tacando bomba no Afeganistão e não satisfeito logo em seguida invadindo o Iraque com o velho pretexto de capturar o Saddam e nisso matando muito mais gente inocente do que os que morreram nas torres. Aliás, abrir um tópico em memória dos iraquianos mortos ninguém tem coragem né? Afinal Bagdad cidade milenar rica em tesouros arqueológicos foi duramente saqueada e quase que totalmente destruída mesmo sendo capital do país que pra muitos é considerado o berço da humanidade não tem a mesma importância que a queda de 2 prédios em NY tem né? :roll:.

Concordo em gênero, número e grau. Espero que não me levem a mal, não quero contestar a gravidade do ataque às Torres, pois toda vida inocente que se perde pesa. No entanto, as 3 mil pessoas que morreram lá foram enterradas, e o caso está encerrado, enquanto no Iraque ocorreram mais de 200 mil mortes e ainda nascem bebês deformados e doentes graças aos ataques químicos. Divulgação midiática do sofrimento dos estadunidenses 10 anos depois todos Vêem... Mas o sofrimento dos afegãos e dos iraquianos, quem se importa?

Os dois países estão destroçados socialmente, culturalmente e politicamente. Destroçados.

Mas preciso admitir que este foi o evento mais importante do século XXI devido às suas consequências. O mundo mudou completamente: Na esfera política com os jogos de poder entre as nações aliadas e contrárias às intervenções, na esfera econômica já que o petróleo é ouro e estava em jogo, na esfera cultural pois reacendeu a islamofobia e o racismo que ainda experimentamos (vide o terrorista Norueguês). Fora a quantidade de mortes e sofrimento que os eventos consequentes causaram. Não foi pelo ataque em si e a queda das Torres Gêmeas, mas por tudo que isso englobou antes e depois do ocorrido.
 
Eu simplesmente não vejo como o fato mais importante do Século XXI, nem como chegaram a dizer o maior ato terrorista da história. Hiroxima foi o maior ato terrorista da história e é cedo demais para dizer qual ato foi o mais importante de um século que começou a apenas 10 anos.
 
Eu simplesmente não vejo como o fato mais importante do Século XXI, nem como chegaram a dizer o maior ato terrorista da história. Hiroxima foi o maior ato terrorista da história e é cedo demais para dizer qual ato foi o mais importante de um século que começou a apenas 10 anos.

1-
Então, 10 anos se passaram desde o dia que até agora é o mais importante do século XXI. As mudanças no Mundo pós WTC são evidentes...

Até hoje, 2011, 11/09/01 foi o fato mais importante do século. Óbvio que até 2100 provavelmente teremos outros eventos que trarão consequências ainda mais séries que o 11-09, mas por enquanto, não houve nenhum.

2-Como disse o Paganus: HiroSHima foi uma ação militar, não terrorista.
 
Última edição:
1-

Até hoje, 2011, 11/09/01 foi o fato mais importante do século. Óbvio que até 2100 provavelmente teremos outros eventos que trarão consequências ainda mais séries que o 11-09, mas por enquanto, não houve nenhum.

2-Como disse o Paganus: HiroSHima foi uma ação militar, não terrorista.

Foi contra civis então, não foi ação militar. Mas de qualquer maneira, não foi o mais importante do século, não só porque começou agora, não é importante, não o mais importante.
 
Foi contra civis
Existe alguma ação militar que fira somente militares? Todo o exército não é mantido pela sociedade? Não foi com fim militar que Hiroshima foi destruída? :roll: Guerra é guerra, se eu quero derrotar um inimigo, eu destruo ele inteiro, exército e a sociedade civil que o mantém e sustém o país. Pelo menos no planeta Terra... a não ser que você viva na Emolândia.
 
Foi contra civis então, não foi ação militar.
:blah:

Foi uma ação do Exército dos Estados Unidos contra o Império Japonês. Você ao menos sabe o que significa uma ação terrorista?

Mas de qualquer maneira, não foi o mais importante do século, não só porque começou agora, não é importante, não o mais importante.

Cite ações humanas que desencadearam alguma mudança mais importante pra humanidade do que os Atentados. o_O Não entende até agora que POR CONTA DOS ATAQUES do 11/09 que tivemos as Guerras dos Afeganistão e do Iraque?

Uma década, duas guerras como consequência de um ataque terrorista.

Não foram apenas 4 aviões sequestrados, dois prédios caídos e o Pentágono atingido. Foi MUITO mais que isso. O mundo sente o efeito disso até hoje.

:lol: E não venha citar a Eleição de Barrack Obama.
 
Eu que citei tsunami e tal. Mas considerando as dimensões das consequências, 11/09 é sim o evento mais importante da primeira década do século XXI.


Edit: Fúria mora na Emolândia :hihihi:
 
Última edição:
Não misturem as coisas. O bombardeio de cidades e o ataque generalizado à população civil foi um dos aspectos mais repugnantes da II Guerra e, BTW, mais pessoas morreram nos ataques a Tóquio e a Dresden, com bombas incendiárias convencionais, que em Hiroshima com bombas nucleares e as blitze de Londres e outras cidades sequer tinham alvo definido -- "a cidade" era o alvo. Mas nada disso transforma essas operações em ações terroristas pela simples razão de que as forças envolvidas representavam Estados constituídos e não organizações paramilitares.
 
Não digo que se eu tivesse poder de derrotar um inimigo, dominá-lo e controlá-lo sem violência eu não o faria, mas você não pode esperar que isso ocorra no MUNDO REAL.

E seguindo o Neithan, nenhum tipo de atentado é apenas um atentado. Ele tem todo um antecedente psicológico, político, ideológico e todo um mundo de consequências. Entendemos a causa de um evento pelos seus antecedentes e seus efeitos (inclusive a avaliação dele como importante ou não para o século) pelas suas consequências. Estas, no caso do 11/09, praticamente moldaram a geopolítica ocidental atual, ou pelo menos, criaram um mundo de novas situações, paradigmas, comportamentos diplomáticos e influíram muito na mentalidade, cultura.
 
Foi uma ação do Exército dos Estados Unidos contra o Império Japonês. Você ao menos sabe o que significa uma ação terrorista?

Discordo, foi contra civis desarmados, mulheres, velhos, crianças, lá não tinha nenhum soldado japonês, não era uma base secreta, nem era importante base estratégica, era apenas para demonstrar o poder bélico americano e assim convencer os outros inimigos (fascistas) que não deveriam continuar contra os EUA.

Não entende até agora que POR CONTA DOS ATAQUES do 11/09 que tivemos as Guerras dos Afeganistão e do Iraque?

Uma década, duas guerras como consequência de um ataque terrorista.

Creio que foi o contrário, houve um ataque terrorista, para que acontecessem essas 2 guerras, iriam acontecer de um jeito ou de outro, o ataque/defesa foi só uma desculpa.
 
Um dos aspectos mais interessantes de se observar a respeito dos atentados de 11/09 é a questão do poder paramilitar e da "distribuição de poder" relacionada. Até há pouco tempo os conflitos e tensões bélicas se restringiam aos poderes militares constituídos pelas nações. Entretanto muita coisa mudou nas estruturas de poder ao longo no último século, e tivemos nesses atentados um grande exemplo de um poder paramilitar desferindo um duro golpe na maior potência econômico-militar do mundo, e sendo então retaliada pelo ato. O próprio termo "guerra ao terror" demonstra revela essa questão. Há apenas algumas décadas, guerra só seria concebível e declarada entre estados-nação.

Esse aspecto se enquadra dentro de um aspecto maior, onde o poderio de uma nação deixa de ser ator único, abrindo espaço para outros grupos e indivíduos ganharem cada vez mais relevância num contexto mundial. E isso é perceptível não somente em temos de grupos paramilitares. As próprias organizações multinacionais são outro exemplo: são poderosos grupos que exercem influência em termos globais, sendo inclusive mais pujantes economicamente que muitas nações inteiras. E, também é possível dizer, a atual "economia da informação" é uma forma de distribuição de poder. Mas paro por aqui para não fugir demais do tópico.

Sobre a questão de relevância para o século XXI, tudo depende da ótica com que se analisa. Por uma ótica de política internacional, militar e de soberania nacional, é provavelmente o evento mais impactante até o momento sim. Em termos econômicos também foi impactante, mas fica atrás da crise de 2008. Ainda dá para mencionar o impacto ideológico que todos já estão cansados de saber.
 
Esse Péssimo foi para que parte? A 1ª? Foram historiadores que disseram isso não eu e analistas da 2ª Guerra concordam e a 2ª parte é apenas história, chefes militares americanos já disseram que já havia planos para invadir o Iraque meses antes do atentado.
 
Última edição:
Esse Péssimo foi para que parte? A 1ª? Foram historiadores que disseram isso não eu e analistas da 2ª Guerra concordam e a 2ª parte é apenas história, chefes militares americanos já disseram que já havia planos para invadir o Iraque meses antes do atentado.
Dei um FAIL porque você postando idiossincracias e ódio antiamericanista irracional seu e pensa que está argumentando racionalmente. Mas isso não é argumento.

Existem diferentes interpretações de diferentes historiadores para os mesmos fatos, e você está colocando opiniões suas, interpretações suas e tenta colocá-las como 'fatos' apelando para tais historiadores e analistas, que você nem cita aliás. Da mesma forma você fala em planos de invadir o Iraque antes dos ataques, portanto, pergunto

1-em que historiadores você se baseia?
2-por que devemos levar em conta a opinião desses historiadores?
3-mesmas perguntas acima para os analistas
4-de que planos você fala? Você tem evidências? que chefes militares? nomes, entrevistas, cadê? Documentos da CIA, do Pentágono, conversas gravadas, algo do tipo?

Quanto ao seu post anterior, você continua falando que 'haveria invasões de todo jeito'. Baseado em que você diz isso?

Agora falando de outra forma, você 'discorda' que Hiroshima foi um ataque bélico, militar. Mas não tem o que discordar. Isso é um fato, todo analista de guerra dirá isso, todo historiador respeitável sabe a diferença. Não existe nenhuma guerra, em nenhum país do mundo, em nenhum época, onde os civis ficam imunes, seja indiretamente (fome, problemas econômicos, como inflação), seja diretamente (genocídios, estupros, saques etc). Então, na guerra, nós matamos sim mulheres, velhos e crianças. Fora da Emolândia matamos sim. E mesmo se não matássemos, o que caracteriza um atentado terrorista de uma ação militar não tem NADA a ver com os civis envolvidos. A não ser que você esteja dizendo que toda guerra é um atentado terrorista. Nesse caso, sugiro que mude de planeta. E não existe guerra justa, tira isso da cabeça, toda guerra é injusta, é maligna, cruel e em todas elas se abusam dos direitos humanos.
 
Última edição:
Discordo, foi contra civis desarmados, mulheres, velhos, crianças, lá não tinha nenhum soldado japonês, não era uma base secreta, nem era importante base estratégica, era apenas para demonstrar o poder bélico americano e assim convencer os outros inimigos (fascistas) que não deveriam continuar contra os EUA.

Cara, já disseram acima. Um exército representando uma nação contra outra nação. Não foi um Ataque terrorista, foi um ataque MILITAR, mesmo que para alvos civis. Difícil entender isso?

Creio que foi o contrário, houve um ataque terrorista, para que acontecessem essas 2 guerras, iriam acontecer de um jeito ou de outro, o ataque/defesa foi só uma desculpa.

Ah sim, estavam apenas esperando aviões serem sequestrados para lutar contra a Al Quaeda e o Talibã. Fato.

Cara, não acho justificável as duas Guerras que tiveram pós-11/09. Mas elas foram consequência, não o contrário. Não faz sentido algum isso.

Esse Péssimo foi para que parte? A 1ª? Foram historiadores que disseram isso não eu e analistas da 2ª Guerra concordam e a 2ª parte é apenas história, chefes militares americanos já disseram que já havia planos para invadir o Iraque meses antes do atentado.

Iraque, sim, Afeganistão? Não? Ah tá.

E o Péssimo o Paganus explicou muito bem. :)
 
O 11 de setembro foi o evento mais marcante na questão de segurança mas isoladamente não acho o mais importante deste século não. Os tsunamis na Ásia muito bem mencionados por outros colegas foram também marcantes porque mataram mais gente, atrapalhou demais o turismo, afetou a economia japonesa que é uma das mais importantes do mundo e até andam provocando uma discussão importante sobre continuar ou não construir usinas nucleares.
Mas teve um evento o qual só vi um comentário que foi a crise econômica de 2008 este sim afetou muito mais o mundo como um todo dando até uma ligeira esfriada no crescimento econômico do nosso país. Pra mim esse foi o evento mais importantes deste século porque ele continua bastante atuante principalmente na Europa e somado ao arrefecimento da economia japonesa por conta do tsunami pode ainda se prolongar por mais tempo.
 
Verdade, a crise de 2008 pode não ter sido um 'crash' como o de 29, mas creio ser um páreo duro pro 11/09 como evento do século.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo