• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

11/09 Dez anos depois.

A captura dele é uma consequência do 11/09.

Mas poderia ter acontecido em 1991 quando o papai Bush tentou o mesmo, mas não conseguiu, e podia ter acontecido sem o atentado, por isso que acho que era a desculpa que Bush precisava para invadir o Iraque atrás das armas de destruição em massa (que, por sinal, não existiam).
 
Estava ralando esse dia. Na época eu trabalhava na Telemig, fazendo um curso de controle de qualidade da ISO 9001 pela Loyds. Estava no meu intervalo fazendo um lanche quando vi pela televisão a cobertura dos ataques.

Na época tinha dito: "Nossa! É a Terceira Guerra Mundial!" rsrsrs
 
Eu lembro que tinha faltado na escola porque estava doente e estava assistindo um desenho na televisão (não lembro qual desenho haha)
Olha, eu já assisti muitos vídeos falando em conspirações, Illuminati e etc... E não é difícil de acreditar, pois muitas coisas que dizem nessas conspirações fazem sentido! Mas será que teriam a capacidade de fazer todo esse 'escândalo' e matar tantos inocentes?
Não sei.
 
Eu tava no colegio.
Matei a volta do recreio pra ver na televisão da lanchonete.


Teorias da conspiração existem sempre. E eu não discordo nem concordo com nenhuma.
Pearl Harbor foi surpresa mesmo? O navio americano foi torpedeado por alemães mesmo? A CIA matou Kenedy? Etc.
Prefiro não me meter.
O ser humano é capaz dessas coisas sim. Disso eu não duvido. Mas são muitas pessoas envolvidas e teria que ser um plano altamente bem feito pra passar sem deixar rastros óbvios por tanto tempo. Ainda mais agora na época da informação gratuita e abundante, fácil de jogar na net videos, audios, fotos.
 
Na época lembro que eu estava no laboratório da facu e a orientadora chegou falando que a terceira guerra havia começado. A princípio não acreditamos mas ela falou que o pentágono havia sido atacado (estava em chamas) e Nova Iorque havia sido atingida nas 2 torres do WTC.

O mundo mudou e ficou mais difícil para todo mundo.

Foi um ano cheio de dúvidas. Já havia relatórios internacionais de que no mundo estava ocorrendo um aumento perigoso e urgente no risco de atentados terroristas mas os governos dos países não deram ouvidos, do mesmo jeito que o governo brasileiro continua agindo como surdo para atualizar a lei e incluir providências preventivas contra atentados terroristas hoje em dia. Fazer um estudo de alcance nacional e montar uma agência ou divisão especial já seria um começo, ou pelo menos fazer funcionar melhor a Agência de Inteligência brasileira.

Atualmente as pessoas estão muito alienadas e não ligam os pontos nem sintem a gravidade como deveriam mas a situação é muito séria. Quando o terrorista Norueguês citou o Brasil aquilo significou que nos encontramos na rota dos mega criminosos do mundo e apenas esse ano o governo começou a pensar em mover o traseiro gordo. É só verificar os atentados de hackers contra a rede de computadores do governo ou mesmo aquele atirador na escola do Rio de Janeiro. Ou a segurança vira prioridade ou então podemos esperar DROIDS (aéreos e aquáticos) de espionagem e ataque em nosso território, infelizmente uma parte deles não será de nenhum governo oficial e sim de inimigos do crime organizado e redes paralelas ilegais. Depois das olimpíadas e copa a tendência é o risco aumentar progressivamente.

Segundo notícias dessa semana no site da CNN os robôs que estavam nos laboratórios das universidades começaram a deixar as áreas de simulação para serem enviados em missões reais a partir de 2001. O que significa dizer que o "cenário robótico" no mundo deu uma guinada que não acontecia desde que as indústrias começaram a adotar robôs nas linhas montagem, algo como 180 graus. Antes eles eram uma extravagância científica, ou empregados baratos, agora eles são também soldados de baixo custo, letais e difíceis de pegar. A forma como os governos encaravam os sistemas robóticos mudou e existe hoje uma preocupação nos meios militares quanto a isso.

Também chama atenção a emergência de "Internets paralelas" que começam a fazer concorrência com a internet antiga criando um estado de coisas parecido com o que ocorreu quando a mídia impressa ganhou a concorrência da Net. Compartimentalização do público, aumento da complexidade do sistema de informação, internet se voltando mais para o regional, enfim, a guerra estratégica jaz adiante devido a nova conjuntura que se criou
 
Última edição:
Evento mais importante do séc XXI?.

Importância duvido que existe essa unanimidade, pois houveram outros eventos que modificaram MUITO MAIS a vida de outras pessoas (portanto são mais importantes pra eles) que o 11/09. Se fizer a pergunta pros espanhóis madrilenhos a maioria vai dizer que foi o 11 de Maio, pros japoneses e tailandeses será o Tsunami, pros habitantes de Teresópolis e Petrópolis no RJ as tristes chuvas do verão desse ano e por aí vai.

Na época disso aí eu morava em Belo Horizonte e como eu trabalhei a manhã inteira na garagem de um prédio onde eu estava instalando um sistema de luz de emergência só fui me dar conta disso aí na hora do almoço.

Na hora que aconteceu até pensei que aquilo poderia ser a brecha pro inicio de uma terceira guerra mundial, mas como foi algo localizado somente ali e nenhum outro lugar, no final achei patético e revoltante os EUA poucos dias depois indo a torto e a direito tacando bomba no Afeganistão e não satisfeito logo em seguida invadindo o Iraque com o velho pretexto de capturar o Saddam e nisso matando muito mais gente inocente do que os que morreram nas torres. Aliás, abrir um tópico em memória dos iraquianos mortos ninguém tem coragem né? Afinal Bagdad cidade milenar rica em tesouros arqueológicos foi duramente saqueada e quase que totalmente destruída mesmo sendo capital do país que pra muitos é considerado o berço da humanidade não tem a mesma importância que a queda de 2 prédios em NY tem né? :roll:.

Só pra deixar bem claro que esse evento do 11/09 é claro que foi triste e não estou menosprezando sua importância, mas em matéria de desgraça não é o único e, nem o mais trágico do século, só teve apenas mais retorno de midia porque foi nos EUA e na sua querida e até então intocável e imaculada menina-dos olhos chamada NY, apenas isso. Se tivesse sido nas torres gêmeas de Kuala Lumpur na Malasia duvido que daria 10% da midia que foi sendo nos EUA. Se tem uma coisa que acho exagerado é a supervalorização que dão pra isso como se tivesse sido muito mais pesado e trágico que o Holocausto nazista e a bomba atômica em Hiroshima.
 
Última edição:
A midia se deu porque os EUA são o império dominante hoje e na época.
Os saques a Bagdad não tiveram a mesma importancia hoje porque o Iraque é quinto mundo. Se tivesse ocorrido há milênios atrás na época citada, estariamos lendo nos livros escolares sobre a antiguidade.

Assim como um ataque a Roma há 2 mil anos atrás. Ou a Londres no século retrasado.


Concordo que não foi o maior desastre do século. Em termos de vidas perdidas e devastação, não precisa citar nem o tsunami catastrofico do Japão. Terremotos e enchetes de menor escala mataram mais e destruiram mais.
Mas em termos de importancia e de como isso afetou o mundo, está no páreo sim. Os saques no Iraque, o policial metendo porrada no companheiro porque ele riu do seu pipitinho pequetito no scanner corporal, são fatos bastante distintos, mas que tiveram uma só origem.
 
Eu estava dormindo. Acordei depois de 13:30 e vi a cobertura pelo jornal hoje.

Este não foi o pior desastre do século. Desastre terrível foi o Tsunami no Oceano Índico que matou mais de 200 mil pessoas.

E o pior desastre causado pelo homem neste século foi a invasão do Afeganistão e do Iraque. Onde houve mais vítimas? Nesses dois países ou nos EUA?
 
eu tava no colégio... brisando, e todos ficaram sabendo de tudo ali mesmo, em sala de aula
 
Evento mais importante do séc XXI?.

Importância duvido que existe essa unanimidade, pois houveram outros eventos que modificaram MUITO MAIS a vida de outras pessoas (portanto são mais importantes pra eles) que o 11/09. Se fizer a pergunta pros espanhóis madrilenhos a maioria vai dizer que foi o 11 de Maio, pros japoneses e tailandeses será o Tsunami, pros habitantes de Teresópolis e Petrópolis no RJ as tristes chuvas do verão desse ano e por aí vai.

Furia, desastres naturais não mudam o mundo como o 11/09 mudou. A política externa mudou, renasceu ali um certo ódio entre cristãos/muçulmanos, guerras nasceram, países foram invadidos...tudo como consequência aos atentados.

O 11/09 se tornou sim um fato histórico, muito mais importante para o MUNDO do que desastres naturais. O Tsunami matou de fato centenas de vezes mais pessoas que o WTC, mas e aí? O que isso mudou para o resto do mundo? Que impacto teve na vida dos demais habitantes do Planeta Terra? Esse é o ponto, entende?

Se tem uma coisa que acho exagerado é a supervalorização que dão pra isso como se tivesse sido muito mais pesado e trágico que o Holocausto nazista e a bomba atômica em Hiroshima.

:roll: Mostre-me alguém que tenha comparado isso, ou dito que o 11/09 foi mais trágico do que estes eventos citados por você.

Concordo que não foi o maior desastre do século. Em termos de vidas perdidas e devastação, não precisa citar nem o tsunami catastrofico do Japão. Terremotos e enchetes de menor escala mataram mais e destruiram mais.
Mas em termos de importancia e de como isso afetou o mundo, está no páreo sim. Os saques no Iraque, o policial metendo porrada no companheiro porque ele riu do seu pipitinho pequetito no scanner corporal, são fatos bastante distintos, mas que tiveram uma só origem.

Não foi um DESASTRE, foi um atentado, é diferente. Não foi um acidente, ou algo causado pelas forças da natureza. Foi feito pelas mãos do homem, um ataque ao país soberano, a mais poderosa nação do Planeta. Que trouxe diversas consequencias para todo o planeta. INCLUINDO o saque a Bagdá.
 
F
O 11/09 se tornou sim um fato histórico, muito mais importante para o MUNDO do que desastres naturais. O Tsunami matou de fato centenas de vezes mais pessoas que o WTC, mas e aí? O que isso mudou para o resto do mundo? Que impacto teve na vida dos demais habitantes do Planeta Terra? Esse é o ponto, entende?

Na vida do Brasil de MODO GERAL tirando aqueles que tem parentes/amigos trabalhando nos EUA ou no Oriente Médio o impacto foi mínimo, pouco significante pra mudar nossas vidas a curto e médio prazo como um todo já que aqui felizmente não é roteiro de terrorismo e não temos relações de desafeto com ninguém do mundo árabe. Pra nós brasileiros e vários outros países pacíficos na mesma situação que a nossa ficou mais uma lição de alerta de como se relacionar com esses países, mas nada que trouxesse uma consequência capaz de mudar bastante nossas vidas.

Já os dois tsunamis (Sudeste Asiático e Japão) além de mexer até no eixo de inclinação da Terra (que muitos desprezam as consequências disso), principalmente aquele Tsunami de Dezembro de 2004 deixou o mundo o muito mais antenado e preocupado em estudar intensamente mais os efeitos do aquecimento global e procurar se precaver com mais antecedência contra esses desastres. Foram desenvolvidos a partir dali novos sismógrafos e equipamentos de detecção mais sensíveis e precisos que são úteis não apenas pra isso, como pra outras tragédias de menor intensidade e que podem acontecer até aqui no Brasil.

Quando ocorreu o Tsunami do Sudeste Asiático aquele pegou muita gente desprevinida, já o do Japão além de ser um país bem mais preparado até países vizinhos nossos como o Chile estavam preocupados e até se preparou pra isso pois investiu um pouco em sistemas mais modernos de alerta capazes de ajudar a evacuar uma cidade grande como Santiago. Até os EUA investiu pesado nisso baseado no que aconteceu na Taiândia e na enchente de Nova Orleans e graças a tecnologia mais recente capaz de prever desastres naturais com mais antecedência até o medo que o furacão Irene fizesse um estrago feio em NY foi bem menos feio do que imaginaram.

O Brasil só foi acordar pra isso agora na tragédia da região serrana do Rio onde até dna Dilma falou que agora vai investir nesses novos sistema de detecção de desastres naturais.

Ou seja aquele primeiro Tsunami de 2004 além de ter sido uma tragédia imensa e ao mesmo tempo histórica ela foi de suma importância pro planeta inteiro deixar suas picuinhas de lado e ficar mais ligado em como melhor prever e evacuar grandes cidades senão quando menos se espera a natureza se revolta e que se não for bem detectado faz um baita estrago.
 
Última edição:
Na vida do Brasil de MODO GERAL tirando aqueles que tem parentes/amigos trabalhando nos EUA ou no Oriente Médio o impacto foi mínimo, pouco significante pra mudar nossas vidas a curto e médio prazo como um todo já que aqui felizmente não é roteiro de terrorismo e não temos relações de desafeto com ninguém do mundo árabe. Pra nós brasileiros e vários outros países pacíficos na mesma situação que a nossa ficou mais uma lição de alerta de como se relacionar com esses países, mas nada que trouxesse uma consequência capaz de mudar bastante nossas vidas.

Já os dois tsunamis (Sudeste Asiático e Japão) além de mexer até no eixo de inclinação da Terra (que muitos desprezam as consequências disso), principalmente aquele Tsunami de Dezembro de 2004 deixou o mundo o muito mais antenado e preocupado em estudar intensamente mais os efeitos do aquecimento global e procurar se precaver com mais antecedência contra esses desastres. Foram desenvolvidos a partir dali novos sismógrafos e equipamentos de detecção mais sensíveis e precisos que são úteis não apenas pra isso, como pra outras tragédias de menor intensidade e que podem acontecer até aqui no Brasil.

Quando ocorreu o Tsunami do Sudeste Asiático aquele pegou muita gente desprevinida, já o do Japão além de ser um país bem mais preparado até países vizinhos nossos como o Chile estavam preocupados e até se preparou pra isso pois investiu um pouco em sistemas mais modernos de alerta capazes de ajudar a evacuar uma cidade grande como Santiago. Até os EUA investiu pesado nisso baseado no que aconteceu na Taiândia e na enchente de Nova Orleans e graças a tecnologia mais recente capaz de prever desastres naturais com mais antecedência até o medo que o furacão Irene fizesse um estrago feio em NY foi bem menos feio do que imaginaram.

O Brasil só foi acordar pra isso agora na tragédia da região serrana do Rio onde até dna Dilma falou que agora vai investir nesses novos sistema de detecção de desastres naturais.

Ou seja aquele primeiro Tsunami de 2004 além de ter sido uma tragédia imensa e ao mesmo tempo histórica ela foi de suma importância pro planeta inteiro deixar suas picuinhas de lado e ficar mais ligado em como melhor prever e evacuar grandes cidades senão quando menos se espera a natureza se revolta e que se não for bem detectado faz um baita estrago.
O mercado de desenvolvimento de sismografos, com todo o respeito, é imensamente menor que o de segurança em aeoroportos que acirrou depois de 2001. Mas não é pouco menor não, é MUITO menor.

Estratégias anti-desastres naturais já é maior. Mas igualmente grande é a estratégia anti-terrorismo que aumentou pós 2001.
 
Só que é chegado uma hora que a natureza vai mostrando cada vez mais sua força que essa picuinha do ser humano chamado terrorismo ficará cada vez mais em segundo plano. Quando a natureza é mais forte que o ser humano, não há espaço pra terrorismo.

Só que o ser humano não aprende. Ele ainda acha que suas picuinhas internas são mais importantes que a natureza.
 
Aí você está dando de mãe Dinah ou nostradamus.

Até o momento o fato é que um deles mexeu mais na vida das pessoas que o outro. Movimentou mais mercados, mais industrias, etc.
 
Como assim mínimas? "Graças" ao 11/09, tivemos a Invasão do Afeganistão e do Iraque. Morte de milhares de civis e de soldados, aumento no preço do petróleo em todo o mundo, incertezas e mudanças econômicas, um sentimento de ódio aos americanos, diversas crises no Oriente Médio... não vou entrar em detalhe de cada um desses pontos, mas é fato que diversas áreas sofreram mudanças graças aos atentados. Até uma simples viagem, hoje em dia é bem diferente de 10 anos atrás. Segurança, burocracia, e até um preconceito com estrangeiros aumentou. Arrisco em dizer que até a atual crise na Europa, entre partidos de extrema direita e o crescimento de estrangeiro de origem árabes (que fogem de crises no OM) também são consequências dos atentados.

Só um cego não enxerga isso.

E, MAIS UMA VEZ, volto a dizer: Desastre Natural é diferente de um acontecimento como o 11/09, que foi causado pela mão única e exclusivamente do homem (por favor, não seja ignorante a ponto de dizer que terremotos são consequências da ação do homem na natureza).

Exemplo: A Queda do Muro de Berlim foi um fato marcante do século XX. Quantos morreram neste dia? E por isso ele deixa de ser marcante? O que faz de um acontecimento um fato histórico são suas consequências futuras, não o número de mortes.

PS: O Japão em 2004 já possuía um sistema anti-Tsunami muito superior ao da Indonésia, já que sempre fora um país que sofre com desastres naturais.
 
Como assim mínimas? "

Estou falando pra nós aqui que vivemos no Brasil. Se quiser viver e morar em outro país, aí a história é outra.

Pra nós aqui, mesmo com o preço do petróleo aumentando o Brasil nesses dez anos não sofreu nenhuma crise grave de desabastecimento que chegasse aos pés ao que vivi e presenciei na pele nos anos 80 quando tínhamos hiper inflação (sorte sua que você nem estava no projeto de vida do seu pai). Isso sim é consequência grave que muda a vida das pessoas. Se tivesse acontecido algo assim aí sim eu pensaria em concordar com você.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo