• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre A luz dos elfos

Analf Ninque

Usuário
A sociedade do anel-Fuga para o Vau

" No crepúsculo, a testeira brilhava e reluzia, como se estivesse adornada com pedras que pareciam estrelas. A capa do cavaleiro flutuava nas suas costas, e o capuz estava jogado para trás; o cabelo dourado esvoaçava brilhante veloz. Frodo teve a impressão de que uma luz branca brilhava atrás da figura e das vestes do vavaleiro, como se viesse através de um véu tênue."

Tomarei como exemplo este parágrafo a qual se refero ao elfo Glorfindel, e me surgiu uma dúvida a respeito desta tal luz que Frodo teve a impressão de ver...sobre essa luz, são todos os eslfos que a tem? São todos os elfos que podem demontrar esta luz ou foi só uma impressão do Frodo? E para que, no caso, serveria especificamente esta luz? São estas perguntas que eu gostaria que fossem discutidas neste tópico que eu criei!

Hannon Le, Cuio Vae!
 
Olha, tem uma coisa aqui. Frodo estava naquela hora um pouco no mundo das sombras, então essa luz que ele vê no Glorfindel, só ele que via. Quanto mais ele entrava naquele mundo, mais ele via como alguns seres eram nele.
 
Swanhild disse:
Olha, tem uma coisa aqui. Frodo estava naquela hora um pouco no mundo das sombras, então essa luz que ele vê no Glorfindel, só ele que via. Quanto mais ele entrava naquele mundo, mais ele via como alguns seres eram nele.
Eu acho que não.
A luz dos Elfos, para mim, era relacionada a sua pureza de espírito. Tanto que se fala muito de "...e a luz de seu semblante..." no Silmarillion, não era só o Frodo que via.
 
É uma forma poética de escrita; não que os elfos emanavam algum tipo de luz; que era o que Frodo viu em Glorfindel, quando usou o Anel.
 
É o que o Fearuin disse, alguns, senão todos, elfos vidos de Aman possuem forma nos dois mundos, como se ele fossem os caveleiros negros, mas ao contrario deles ele está mais pra cá do o que pra lá e como o Frodo estava se transformando em um espectro pelo seu ferimento ele viu a imagem do Glorfindel no outro mundo.
 
Tá, mas quem que falava isso no Silma? O Silma é uma narrativa transmitida pelos elfos ou no mínimo influenciada por relatos e escritos originais deles.

Mas bem, de fato tenho que ser justa aqui. Tem trechos no SdA em que até mesmo Frodo mostra essa luz em volta de si. De cabeça consigo me lembrar de um trecho quando ele e Sam estão em Ithilien. É quando Sam diz que ama o seu mestre apesar de tudo (a luz em torno de Frodo parece estranha a ele). Mas não sei se é uma marca de pureza não. Frodo não era exatamente um puro, carregando o Anel com ele; e os elfos também não eram. Pode ser outra coisa. Mais tarde explico isso melhor.
 
Eu acho que pode apenas ter sido uma visão na mente de Frodo ao vislumbrar uma beleza diferente (afinal, ele estava também no mundo das sombras, e tinha visto poucos elfos). Ou então, que ele viu o lado "espiritual" do outro lado desse mundo... Pode ainda ser uma forma de linguagem poética.

Não acredito que seja realmente uma luz emitida pelo elfo.
 
Ayia mellon nin!
Eu acredito que Frodo tenha visto esta luz, somente ele por estar no mundo das sombras, o que me faz lembrar que os outros hobbites e Passolargo não a viram! Mas esta luz seria alguma espécie de poder de cura ou algo do tipo? Referindo-se ao filme...Arwen aparece com a luz..e diz...Frodo im Arwern, telin le thaed losto beth nin, tolo dan na ngalad. Logo na próxima cena aparece Enrold entre uma forte luz branca dizendo " Losto beth nin, tolo dan na ngald" o que me fez lembrar do poder de cura dos elfos. Mas teria alguma coisa a ver com a luz?
 
É bastante óbvio que a luz significa alguma coisa forte; sim, Frodo a viu nitidamente estando no mundo invisível, aquele que os espectros do Anel habitavam, e com toda essa "luminosidade" Glorfindel impõe medo até no Rei dos Nazgûl; essa luz significa não uma pureza (necessariamente) mas algo de sagrado, provavelmente, já que pelo menos no caso de Glorfindel, falamos de um elfo de Aman, o continente sagrado (mas mesmo esse continente já havia sido maculado por Melkor, então, "puro" ele também não era).
 
Ayia!

Tava relendo as mensagens postas aqui neste tópico e lembrei que no segundo livro de o senhor dos anéis- as duas torres- vimos o fato de o vavaleiro branco, Mithrandir usa uma "espécie" de luz para curar Théoden! Creio eu que esta luz presente nos livros, descrita por Tolkien tenha alguma coisa a ver com o poder de cura de certos seres mágicos da terra média!
O que vocês tem a falar a respeito da luz de Mithrandir?
 
Sim, podemos relacionar a luz de Glorfindel à sua origem de Aman. Acredito que isso esteja diretamente relacionado ao seu poder e não a pureza ou algo assim. Sendo um elfo de grande poder, no mundo espiritual isso é visível. (por isso o Rei dos Nazgûl ter se intimidado)
 
A relação não é com o poder dos elfos. Glorfindel vive nos dois mundos porque ele viveu em Aman, não por causa do seu poder. Gandalf diz isso no primeiro capítulo do livro II no diálogo com Frodo.
 
Acho que os elfos emanam de fato essa luz. Quando o Fingolfin foi bater nas portas de Untumno pra peitar o Morgoth, os orcs ate se afastaram porque acharam que era o proprio Oromë, isso porque "seus olhos flamejavam" etc. Na minha opinião o frodo viu com mais nitidez essa luz porque ele estava no mundo das sombras. Acho que os elfos tem um poder assim de acalentar aqueles em volta deles, feridos, tristes ou sem esperança e trazer essa esperança de volta.
 
Eu já tinha pensado nisso...
No Atrabeth,Andreth fala do "pés brilhantes" de Aegnor...
E Beren vê Lúthien brilhante quando ela lhe aparece no calabouço.
Frodo vê Galadriel como uma luz no tunel de Laracna.
Pode até ser que isso seja só uma maneira de falar, ams eu acho que não foi atoa que Tolkien citou tantas vezes os eldar como "brilhantes".
 
Eu sempre imaginei os elfos literalmente como brilhantes. Acho que beleza deles é brilhante, o olhar, o voz. Tudo isso "brilha" ao meu modo de ver. Os elfos tem sim uma luz que deve ser uma coisa assim meio de esperança.
 
Ar-Alkaiser disse:
Eu sempre imaginei os elfos literalmente como brilhantes. Acho que beleza deles é brilhante, o olhar, o voz. Tudo isso "brilha" ao meu modo de ver. Os elfos tem sim uma luz que deve ser uma coisa assim meio de esperança.
Isso em algumas partes, mas nem todas.
Como o Fearuin disse, é também uma forma de expressão poética.
 
Acredito que nesses casos seja mais uma visão poética mesmo. Talvez um efeito psicológico causado por sua imponência e beleza. Vai saber! :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo