• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

bart,

Sobre a número 1 não sei te dizer nada visto que ainda não tive interesse em aprender a usar o Tenggwar no Quenya ou Sindarin;
Sobre a número 2 ainda não tenho notícias de quando o Deriel vai postar/publica o MTP3 RC5, mas segundo o que ele já me falou não haverá grandes mudanças do RC4 para o RC5, então você pode estudar o RC4 enquanto aguarda o RC5.
 
Fëaléron, obrigado pelas informações. Vou continuar procurando orientações sobre o modo Quenya (o Apêndice "E" do SdA traz muitas informações, mas ficam faltando algumas coisas...).
 
Olá pessoal!
Procurando por 'fontes' Tengwar para baixar, encontrei diversos tipos da mesma. Foram elas: Parmaitë, Sindar, Sarati, Noldor, Élfica, Cursive e Annatar.
Nos posts acima vejo que até já foram citadas, mas eu gostaria de saber se para escrever uma frase em Sindarin, eu devo utilizar algum tipo específico de Tengwar.
Como o colega demente85, também idealizo fazer uma tatuagem, da frase Estelio han, estelio veleth. Já tentei utilizar tutoriais, site que convertem automaticamente, mas eu realmente tenho dificuldades para compreender o método! :doh::dente:

Agradeço desde já!
Até logo! =]
 
Olá pessoal!
Procurando por 'fontes' Tengwar para baixar, encontrei diversos tipos da mesma. Foram elas: Parmaitë, Sindar, Sarati, Noldor, Élfica, Cursive e Annatar.
Nos posts acima vejo que até já foram citadas, mas eu gostaria de saber se para escrever uma frase em Sindarin, eu devo utilizar algum tipo específico de Tengwar.
Como o colega demente85, também idealizo fazer uma tatuagem, da frase Estelio han, estelio veleth. Já tentei utilizar tutoriais, site que convertem automaticamente, mas eu realmente tenho dificuldades para compreender o método! :doh::dente:

Agradeço desde já!
Até logo! =]
Olá Penelope,

Não sei se existe alguma fonte especificamente designada para o Sindarin ou que tenha uso obrigatório, acredito que não. Entretanto existe a fonte Tengwar Sindarin, desenvolvida por Daniel Smith, e você pode baixá-la juntamente com outras fontes no Compêndio de Fontes Élficas disponível no site Tolkien e o Élfico. Não sei o porquê de a fonte ter recebido esse nome. Possivelmente ele se inspirou no idioma e quis homenageá-lo, é apenas uma hipótese.

Quanto à transcrição da frase, postei-a no outro tópico (Pedidos de frases e expressões em Tengwar).
 
Olá Penelope,


Não sei se existe alguma fonte especificamente designada para o Sindarin ou que tenha uso obrigatório, acredito que não. Entretanto existe a fonte Tengwar Sindarin, desenvolvida por Daniel Smith, e você pode baixá-la juntamente com outras fontes no Compêndio de Fontes Élficas disponível no site Tolkien e o Élfico. Não sei o porquê de a fonte ter recebido esse nome. Possivelmente ele se inspirou no idioma e quis homenageá-lo, é apenas uma hipótese.


Quanto à transcrição da frase, postei-a no outro tópico (Pedidos de frases e expressões em Tengwar).

Olá Fëaléron!
Muito obrigada pela sua devolutiva! :abraco:
Me ajudaste bastante! ;)
 
Última edição:
A fonte recebeu esse nome, se não me falha a memória, por emular o estilo de letra encontrado no Portão Oeste de Moria, cujas inscrições estão escritas em Sindarin.


Tenn' enomentielva!
 
Gente, tenho algumas dúvidas simples, mas pra quem ta começando, fica dificil seguir sem perguntar.
Então lá vai:

SEMPRE eu ja vi escrito com Silme e Silme Nuquerna..qual o certo?
E é com "i" ou "e" no final? fonético é dificil dizer, porque eu sempre aprendi a falar semprE e não semprI...
Silme+til+"e" juntos ou silme+"e"+malta?

VOCe e Vezes: "V" eu não sei se uso ampa ou vala.
No caso de "VOCE" a segunda silaba vem com Calma ou Silme Nuquerna?

desculpe as perguntas basicas...
Pena que não tem aulas...:):)
Obrigada pela força
 
O silme e o silme nuquerna são utilizados de forma intercambiável: ambos são usados para [ s ]. A diferença fica no fato de que, em geral, a variação nuquerna é mais fácil de usar com um tehta sobre ela. Mesmo assim, Tolkien usou o silme com tehta durante a sua transcrição publicada de Namárie no livro The Road Goes Ever On, o que permite que você faça a escolha por si mesma.

Já o caso do E final em sempre é uma opção do criador da convenção para o MTP, por adotar a pronúncia mais comum do português falado no Brasil. Se você fala [ːsẽpɾe], como alguns amigos meus gaúchos, ou mesmo os conterrâneos do Deriel em Curitiba, não há um problema, creio eu, em escrever como você fala, mas quando for perguntar ou ensinar alguém, é importante que haja algum padrão (no caso, [ːsẽpɾɪ]).

Só para que você saiba, você pode pedir ajuda aqui usando a tag [tengwar ] (sem espaço, claro, para que funcione) e dessa forma escrever 8Rqp6T ou iRqp6T que, como eu disse, são a mesma coisa. E para escrever nas letras bizarras que eu usei (o alfabeto IPA, ou em português AFI), isto aqui ajuda: http://rishida.net/scripts/pickers/ipa/


Tenn' enomentielva!
 
Código:
[TENGWAR].V  1V6tB6N   tD8  tGgD   q6F, PFiD   lD52D  
qH2F6D (  iF6   5H1F2D   Z~D52H   .H16H8   
aDq1D6Ft    aFt   ~HmH8   aF   lD52D   iF  
tDqUpt    `DwF61H8  `D   eH6tD8   aF  
aD7FsD }    `D   mJk   2F  `J52F    .F  tFgH[/TENGWAR]

EU TERMINO, MAS MINHA PRESENÇA AINDA PODERÁ SER NOTADA QUANDO OUTROS CAPTAREM, COM OLHOS QUE AINDA SE MANTÉM ABERTOS, AS FORMAS QUE CARREGA A LUZ DE ONDE EU VENHO.

Esta frase é do Blog do Edu..
Esta certa a tradução pras letras tenwgar?
alguem pode me ajudar?

Vírgulas eu não sei se mudam em tengwar...usa normal ou tem algum símbolo?
a palavra Presença vai com som de S ou Z?
bjão e obrigada ai pela força
 
Última edição:
eu gostaria de saber que caractere eu utilizo pra simbolizar o "h" da palavra "etelehta"
eu andei dando uma procurada, e só achei caracteres pra "h" junto de outra letra, o que mais se assemelhava com o som ela o de "ch"
devo usar este mesmo?
 
Ola pessoal será que vocês poderiam me ajudar???

estou com a seguinte duvida:

Como fica o E de quenya para tengwar, esse E eh pra juntar os seguintes nomes:

`Cj#,F
`CjaD7Yd1E6
 
Boa Tarde pessoal do Fórum, eu estou meio confuso, por isso vim pedir ajuda de vocês8-O.
Eu comecei a estudar sobre o MTP, mas a versão era a segunda ainda,
até ai tudo bem, eu aprendi tava me divertindo escrevendo e tudo mais.
Mas hoje enquanto pesquisava, descobri q o MTP ja estava na versão 3 RC4,
eu fiz o download e quando abri o arquivo, levei um susto, pois estava complicado, e como eu ja tinha imprimido e feito anotações sobre a V2 eu pergunto, é errado escrever na V2 ou o certo é só Na V3?
ps:se o certo for V3 alguem me ajuda a aprender, estou confuso:think:.
Muito obrigado:D:joy:
 
nenhum é 100% correto ainda, mas o 3 RC4 está mais próximo disso... então, tenta fazer um esforço e aprende aí v3, se tiver qlquer dúvida, é só postar aí q alguém responde
 
A minha duvida é se nessa imagem http://gallery.mudpuddle.co.nz/d/14026-2/OneRing.jpg a ordem da escrita é "normal", se a primeira frase é "um anel para todos governar" e assim por diante... é?

Sim, a ordem é a "normal", como você diz, mas as frases não estão escritas em português e sim na língua negra de Mordor:

Ash nazg durbatulûk, ash nazg gimbatul,
ash nazg thrakatulûk, agh burzum-ishi krimpatul.

Essa é a mesma imagem que aparece no livro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo