• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O hobbit parece com harry potter

Eu não gosto muito de ficar comparando as obras (ficar falando "Tal obra é igual a outra")... Harry Potter é Harry Potter e O Hobbit é O Hobbit (também SdA é SdA)! E é obvio que essas obras tem semelhanças, como também tem diferenças.

Eu gostei dessa resposta.
Mas o que eu tava tentando dizer era que J.K.Rowling inspirou na maneira de escrever de tolkien.:think:
 
Acho que a maior semelhança entre Harry Potter e Senhor dos Anéis foi de Gandalf e Dumbledore serem parecidos e também ser quem mais lutou contra o mal, chegando até a morrer. Com a grande diferença que Gandalf voltou, Dumbledore não.
 
Quando SdA estreou nos cinemas, era o auge de Harry Potter (nota: tinha uns 9 anos ._.). Na época, por estar lendo os livros de HP, adorando e papapa, algumas semelhanças com SdA ficaram evidentes em alguns personagens/situações. Mas, analisando sob outra perspectiva, essa 'evidência', tornou-se parcial e relativa.

Aranhas, trolls (trasgos, em HP), e magia são aspectos similares, embora a diferença épica seja o grande forte da narrativa (a magia de HP é contextualizada no nosso tempo, portanto com aspectos sociais encontrados em nosso século).

Em relação ao Hobbit, os mesmo elementos podem ser comparados, mas não porque um é parecido com o outro. E sim, porque são elementos mitológicos - e a J.K. sempre alegou a influência de Tolkien, mas no modo da escrita e criacionista, pois ambos criaram um universo paralelo, mas com muita pesquisa e elementos 'reais' envolvidos - como estratégias, com Tolkien, e contemporização de Rowling.

Assim, podemos dizer que a linha dos autores é semelhante. Mas o tempo é a chave para os distanciarem ._.
 
NOSSA!!!!!!!
Bom cada um tem sua opinião, mas pra mim não tem nada a ver, mesmo porque em o hobbit, apesar de ser um pouco mais infantil, não tem um mundo paralelo "real" como em harry poter!!!
O hobbit é bonitinho, engraçadinho e talz, mas no fundo mesmo a coisa é séria, apesar de Tolkien não ter essa intenção no inicio!!!!!
Nada a ver...:neutral:
 
Eu ja li todos os livros do harry potter e quando li o livro o hobbit quando o Bilbo e os anoes vao fugir senti como se fosse algum livro do harry potter principalmente o dos Tlismas da Morte.

Alguem aqui ja achou o mesmo.

Não seria Relíquias da Morte...?
 
Última edição:
Então, J.R.R Tolkien inventou a máquina do tempo e foi pegar coisa da J.K Rownling. AEJAEUAEHAEUHAEUAEH

É incrível alguém ser tão mal-informado a ponto de abrir um tópico desses. Mas... pra alguém que já abriu um tópico só pra reclamar que o Silmarillion era muito complicado... LOL
 
Última edição:
Creio q nao tem nada a ver.
É normal em duas histórias que giram em torno de fantasia, seres magicos e lugares surreais haver semelhanças, não pq JK ou Tolkien são parecidos e sim pq o genero praticamente os obriga a isso.
quantas histórias de magos barbudos vc´s já leram? Eu li umas 3 no minimo, não só Dumbledore e Galndalf eram magos de barbas longas mas merlim tbm e tem mais... só q nao me lembro dos nomes agora.
histórias com Trolls, existem aos montes tbm, rpg´s, e desenhos antigos.

são seres magicos, toda história de magia vai ter.
Agora se fossem Hobbits ai eu entendia a comparação, se fosse o /dumbledore vestido de cinza e voltasse depois vestido de branco tbm comprienderia.
 
claro que não. Harry Potter eh insuportavel.

Então, J.R.R Tolkien inventou a máquina do tempo e foi pegar coisa da J.K Rownling. AEJAEUAEHAEUHAEUAEH

É incrível alguém ser tão mal-informado a ponto de abrir um tópico desses. Mas... pra alguém que já abriu um tópico só pra reclamar que o Silmarillion era muito complicado... LOL

Esse tópico é uma blasfêmia...

Pois é, são minhas também as palavras dos senhores (as).

Com o hobbit não sei, mas algumas coisas de SdA saiu parecido em HP como os dementeadores "não sei se ta certo" e os Nazgûl, as aranhas etc...

Na verdade, a via é outra. Rowling que "se inspirou" em Tolkien, e não ao contrário.
Harry Potter não é nem a poeira na sola do sapato de SdA ou O Hobbit.
E comparar com O Silmarillion é loucura...
 
Esse tópico é uma blasfêmia...
Religião!

Então, J.R.R Tolkien inventou a máquina do tempo e foi pegar coisa da J.K Rownling.
Lógica!

claro que não. Harry Potter eh insuportavel.
Revolta!

E comparar com O Silmarillion é loucura...
Verdade!

Com o hobbit não sei, mas algumas coisas de SdA saiu parecido em HP como os dementeadores
"Referencia"!


Como o pessoal já falou não tem como o Hobbit ser parecido com HP principalmente por que Tolkien antecede as criações de Rowling. Mas é completamente lógico que HP lembra em muito as obras de Tolkien e isso não está só nos dementadores e na semelhança entre Dumbledore e Gandalf, há muitas outras coisas que provam isso. O fato é que com tudo isso podemos comparar os pontos, mas a qualidade da obra é incomparável. Tolkien conseguiu com a trilogia o que J.K. nunca conseguirá com Harry Potter. Quando tolkien escreveu o Senhor dos Anéis o foco deveria ser o publico infantil e 12 anos depois o cara aparece com sete livros (a mesma quantidade da série HP) e uma história muito melhor que o próprio Hobbit.

Na boa, J.K. não conseguiria competir nem com as anotações de Tolkien...imagine comparar HP a Os filhos de Húrin...:lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo