[HBO] A Casa do Dragão (House of the Dragon) - 1ª Temporada

  • Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uma das coisas q eu mais gostava no got era a relação e as particularidades das várias famílias e a interação entre elas, infelizmente esse aspecto aparece menos (já q fica bastante nos tragaryan), mas tô achando bem divertidinha
 
  • Curtir
Reactions: Gandalf The Black
A política continua na sua melhor forma (ácida, rasteira e cruel), mas a pluralidade de peças é menor mesmo porque o Fire & Blood não tem a envergadura do A Song of Ice and Fire.
 
Ainda bem, porque essa envergadura toda acabava dissipando demais e dava margem para o próprio autor se perder nos rumos da história (a tal ponto que ele teve de dividir o elenco entre os livros 3 e 4, né? e a própria série cortou fora vários personagens).
 
  • Curtir
Reactions: Gandalf The Black
Sim, sim. Quer saber da boa? O Volume 2 nem saiu... Quando n é ele o perdido, a turma das séries assume o posto, mas até agora tá indo muito bem.
 
Última edição:
Pensei que eu tivesse comentado o quarto episódio no domingo! Como não o fiz, vou tentar rascunhar a minha impressão geral. Queria falar detalhadamente, mas ontem tive um dia horrível no trabalho (não apenas no trabalho; no âmbito pessoal algumas coisas me afetaram absurdamente também), e estou exausta até agora. Não conseguirei elaborar muito bem a minha resposta. Realmente pensei que tivesse comentado no domingo, logo após o término do episódio, quando tudo estava fresco na minha memória.

Episódio soberbo! Cheio de camadas e, de certo modo, de mudanças de tonalidades no que tange aos personagens, o que antecede a dança dos dragões. Rhaenyra começou o episódio demonstrando o poder de uma princesa nomeada herdeira do rei: terminou a viagem para a suposta escolha do seu pretendente muito antes do previsto. Ela o fez porque podia fazer, ela o fez porque tinha poder para tal. E é também por causa do poder que ela decidiu voltar para onde realmente está o poder: onde os homens fazem política e decidem o futuro do reino.

Junto de Rhaenyra, mas vindo de um lugar diferente, chega Daemon: este, com muito poder, após a batalha de Stepstones. Trouxe até uma coroa, mas o maior poder que ele detinha, mesmo, era a afeição da sobrinha. Como o grande banana que era, Viserys, o homem mais poderoso do reino, temeu que o irmão fosse ameaçá-lo.

Com a dubiedade que lhe é peculiar, Daemon, ao mesmo tempo, demonstra poder e respeito diante do irmão. Daemon veio se desculpar com o irmão ou demonstrar força? As duas coisas. O irmão do rei nos concede, então, a primeira lição sobre política: ela está entranhada em toda e qualquer estrutura de poder. Ela sangra e faz sangrar.

Posteriormente, virá a segunda lição sobre política, mas, antes, veremos o poder da rainha Alicent diminuir. Após parir os herdeiros que o rei queria, foi deixada de lado por ele, que faz troça de sua opinião (como é visível no momento em que ela sugere que o príncipe Daemon fosse ver a tapeçaria).

Pouco depois disso, Daemon conversa com Rhaenyra, e temos as percepções dele sobre casamento e prazer. Ele diz que casamento é um arranjo político e que isso não impedirá que Rhaenyra faça o que quer. Oh, meu caro Daemon! Agora, chegamos a um ponto: o poder de Rhaenyra não vai tão longe assim. Esse é um privilégio masculino. A princesa tem útero real (como lhe disse a mãe, Aemma, no primeiro episódio da série). Espera-se que ela gere herdeiros. O casamento para ela significa prisão (veja o exemplo de Alicent, cuja importância diminuiu após cumprir a missão, isto é, parir um herdeirO).

Enfim, eu queria continuar a falar sobre como isso se desenrola, mas, como mencionei, estou muito cansada. Então, vou para fora dos muros do castelo: a Baixada das Pulgas. Daemon foi mostrar à Rhaenyra mais uma camada do que já vimos: poder, política e casamento. Adicionemos a esse balaio, agora, o prazer. Ao encará-lo, a princesa não recuou. A mulher é do sangue do dragão, ela tem fogo; não vai recuar, uai. E ele sentiu. Ah, mas sentiu. E sentiu pesado. Rhaenyra é o Calcanhar de Aquiles do Daemon, porque ela vem adicionar mais uma camada de complexidade a tudo o que já vimos: paixão. Daemon quer o poder total, isto é, ser rei; mas descobriu que também quer a Rhaenyra.

Voltemos à princesa: ela aprendeu a lição sobre o prazer e decidiu aliá-la ao poder. Como detentora do poder, foi reivindicar o prazer. Queria o Daemon, mas, como não funcionou, bora lá, Sor Criston Cole, porque ela é Rhaenyra Targaryen, herdeira do Trono de Westeros. Ela quer, ela deseja, ela tem! Foi bem bonito! Mais bonito do que todas as cenas de sexo de Guerra dos Tronos. E o detalhe da demora de se tirar a armadura? (sim, os memes são ótimos!) Camada por camada: como as estruturas de poder, cuidadosamente trabalhadas no episódio; como as hesitações do Sor Criston; como o desejo queimando nos olhares da Rhaenyra... que coisa bem feita! Foi certo fazer com que ele quebrasse os votos? Desde quando existe certo ou errado quando se trata dos Targaryen?

Outra coisa que eu achei sensacional foi o contraste entre a Baixada das Pulgas e o castelo. Aquele lugar, supostamente, deveria ser sujo, afinal, trata-se de um "antro de perdição"; e este, deveria ser um lugar "limpo", pois é onde habita a realeza. Mas na casa dos prazeres, há verdade, há vontade, há desejo. O ambiente estava leve. No castelo, por sua vez, o que se viu foi o rei — em putrefação — sobre a rainha, espremida, sendo usada para o prazer do rei, mas sentindo nojo, virando o rosto, sendo infeliz.

Agora, para fechar com chave de ouro, veio o Viserys falando com a Rhaenyra que a verdade não importa, o que importa é a percepção, e que o fato de ela ter estado em uma casa dos prazeres, com o Daemon, já atiçava quaisquer percepções. Nesse contexto, pensando recuperar o domínio da narrativa, e exercendo o poder de princesa, Rhaenyra aceita a proposta do pai de se casar com Laenor Velaryon. Antes, porém, o rei teria de tirar Otto Hightower da posição de Mão. Ele aceita.

Não houve tempo para a princesa saborear sua vitória, porque o rei exerceu o seu poder sobre ela, quando o meistre entrou com a poção que deve ser a "pílula do dia seguinte" do medievo, né? Isso significa que a percepção do rei é a de que o irmão e a filha copularam. E, como ele é o detentor do poder, nenhuma outra percepção (ou a verdade propriamente dita) importa. A verdade não importa, o que importa é a percepção. E uma das lições que o quarto episódio nos deixa é que a percepção que impera, não raro, é a de quem detém o poder e o arcabouço político para sustentá-la.​
 
Posteriormente, virá a segunda lição sobre política, mas, antes, veremos o poder da rainha Alicent diminuir. Após parir os herdeiros que o rei queria, foi deixada de lado por ele, que faz troça de sua opinião (como é visível no momento em que ela sugere que o príncipe Daemon fosse ver a tapeçaria).​

Nesse ponto, a princesa comenta sobre ir ver a tapeçaria sozinha. Foi um aceno implícito, uma trégua entre ela e Alicent. Curti bastante. Fiquei curioso pra saber se essa atitude foi pro bem ou pro mal porque ela "amadureceu" muito nesse epísódio.
 
Última edição:
Nesse ponto, a princesa comenta sobre ir ver a tapeçaria sozinha. Foi um aceno implícito, uma trégua entre elas, partindo da princesa. Curti bastante.
Também curti. Embora eu acredite que essa trégua não vá durar muito, uma vez que Rhaenyra colocou como condição para se casar com Laenor Velaryon que Otto Hightower não fosse mais Mão do Rei. A Rainha não ficará nada contente com isso.​
 
Oxe, como você sabe? Tá lendo o livro já?
Tô lendo o livro*, mas ainda estou no começo; tô no reinado de Aegon, o Conquistador. Sei porque quando fui caçar coisas sobre Daemon e Rhaenyra, descobri que ela se casaria com Laenor, mas que o casamento não se consumaria, uma vez que o moço gostava de moços.

*Isso me lembrou de um post que eu queria fazer lá no Confessionário Literário.​
 
Tô lendo o livro*, mas ainda estou no começo; tô no reinado de Aegon, o Conquistador. Sei porque quando fui caçar coisas sobre Daemon e Rhaenyra, descobri que ela se casaria com Laenor, mas que o casamento não se consumaria, uma vez que o moço gostava de moços.

*Isso me lembrou de um post que eu queria fazer lá no Confessionário Literário.​
Mas tem os livros? Ele não terminou GoT ainda.

E lembra do spoiler se for mesmo real. :g:
 
Mas tem os livros? Ele não terminou GoT ainda.
House of the Dragon é baseada no livro Fogo & Sangue, que conta a história dos Targaryen. (Comprei a edição para kindle, e comecei a ler, recentemente) Ele escreveu o volume I, e parece que tem o plano de escrever o II, mas cê sabe, quando se trata do migo Martin...​
E lembra do spoiler se for mesmo real. :g:
Desculpe-me, Turgz. Acho que saí soltando spoilers por todo o tópico. :oops:

Melhor botar aviso: TÓPICO CHEIO DE SPOILERS ou você editar meus posts colocando o trem de spoiler pra mim. :dente:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em: