• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especulação Spoilers, leaks e especulações

Desculpem ser a chata de novo, mas vamos lá.

Acho que a pessoa da espada com o cavalo será um rohirrim.

Acho que hobbits não tinham que estar nessa série.

Acho que vão repetir uma penca de coisa do Senhor dos anéis mesmo sem ter nexo (vide uma espada quebrada. E os hobbits também.)

E eu não duvido nada dessa história de cometa. Acho que é wishful thinking pensar que vão dar uma explicação baseada em profundo conhecimento das obras mais densas de Tolkien e não em... Vejamos... Conveniência, dinheiro, exigências do estúdio.

Eu consigo imaginar a cena do estúdio fazendo brainstorming bem nos moldes daquela cena metalinguística do matrix 4.



aliás, pergunta: alguém poderia esclarecer exatamente quais foram os direitos adquiridos pela Amazon? sobre o que ela pode ou não pode falar nessa série?


eu estou vendo um fenômeno se repetindo entre o hobbit e o jogo The Lord of the Rings: The Third Age e as tendências do que eu vejo nesta série The rings of power, e isso me deixa preocupada.

o maior give away para mim é a infernal cena da senhora élfica que "doa" seu "dom" (?), seu "favor", sua life force ou sei lá o que para um personagem masculino - vejam--- na cena da Arwen, tudo que ela estaria concedendo era o ticket no navio para o Frodo, se eu entendi corretamente.

Mas essa cena do primeiro filme pelo visto fascinou quem quer que faça basicamente qualquer adaptação de LotR desde então. A gente sabe que não foi a Arwen que salvou o Frodo no livro, mas ok, isso faz parte de adaptar uma obra. Mas a gente também sabe que foi o Gandalf junto com o Elrond que fizeram a magia no rio. E que foi o Elrond que curou Frodo.

Mas da forma como foi feito no filme da sociedade do anel fez sentido até, não ficou fora de nexo.

A partir de 4:20 neste vídeo:



De repente fazer cavalos de água se tornou uma coisa que elfos - ou, talvez, elfas - fazem, simples assim.

E, claro, a donzela élfica guerreira sempre salva o personagem moribundo falando o que Arwen falou para Frodo - que a graça que eu possuo seja passada para ele. Faz sentido? Não. Precisa fazer? Vejam vocês mesmos essas pérolas:

A partir de 7:20 neste vídeo:



E, claro, como esquecer desse puro suco de cringe?


"Menno o nin na hon i eliad annen annin, hon leitho o ngurth." ("May the blessing that was given to me be sent from me to him, may he be released from death.")

A Amazon tinha que ter aprendido com GoT. Acho que a nova série de GoT vai ser controlada mais de perto, já que a franquia GoT já deu ruim por causa de má adaptação. Achei que eles estenderiam a lição para a série de LotR, mas não ando botando muita fé, não com base em pessimismo de fã radical, mas porque estou vendo um padrão se repetindo.

Eu cito isso tudo para mostrar que algumas coisas da trilogia original ficaram no imaginário das pessoas, o que é normal. Mas o que tornou essa trilogia tão boa foi justamente que tinha um bom motivo por trás das coisas que aconteciam - claro, graças à fidelidade ao material original e às escolhas razoáveis de adaptação desse material.

É possível fazer boas adaptações mesmo se distanciando um pouco do material de origem. Não estou defendendo o purismo.

O que eu alerto é que a coisa deixou de fazer sentido há muito tempo já. E se tornou "grandes momentos do que fez LotR tão único". Well guess what.

O que fez LotR tão único foi não ter que viver à sombra de LotR.

E essa série da Amazon tinha tanto potencial para fazer algo que brilhasse por si só.

Mas, citando Saruman:


"You have Elected for the way of Pain"


(mic drop)
 
Última edição:
aliás, pergunta: alguém poderia esclarecer exatamente quais foram os direitos adquiridos pela Amazon? sobre o que ela pode ou não pode falar nessa série?

@Mellime, essa é a pergunta literalmente de quase meio bilhão de dólares. Definitivamente não parece ser algo simples e direto.

What the Tolkien estate sold was the rights to the Second Age, but reportedly not the parts of those stories told in the books primarily about the First Age (the Silmarillion, etc.) At the same time, Amazon cannot contradict those stories either. Amazon’s series will have to be consistent with the Tolkien canon, while at the same time drawing on the vaguest, least detailed portion of it: genealogies, a few outlines of stories, and not much more.

Tolkien biographer Tom Shippey (who at one point was involved with Amazon’s production) puts it this way:

Amazon has a relatively free hand when it comes to adding something, since, as I said, very few details are known about this time span. The Tolkien Estate will insist that the main shape of the Second Age is not altered. Sauron invades Eriador, is forced back by a Númenorean expedition, is returns to Númenor. There he corrupts the Númenoreans and seduces them to break the ban of the Valar. All this, the course of history, must remain the same. But you can add new characters and ask a lot of questions, like: What has Sauron done in the meantime? Where was he after Morgoth was defeated? Theoretically, Amazon can answer these questions by inventing the answers, since Tolkien did not describe it. But it must not contradict anything which Tolkien did say. That’s what Amazon has to watch out for. It must be canonical, it is impossible to change the boundaries which Tolkien has created, it is necessary to remain “tolkienian”…
The First and Third Ages are “off-limits”, you can’t have the First Age. Events could be mentioned at the most if they explain the events of the Second Age. But if it is not described or mentioned in the Lord of the Rings or in the appendices, they probably cannot use it. So the question is to what extent they may hint at events that took place, for example, in the First Age, but still continue to affect the Second Age. There are several maps authorized by Tolkien, not just the ones we’re are familiar with, and some of those maps have places on them which are not in the other maps. But if Tolkien authorized them then that’s okay. So it’s it’s a bit of a minefield. You have to tread very carefully but at the same time there is quite a lot of scope for interpretation and free invention.

Edit: Faltou a fonte.

Acho que tem dois aí que podem ser Valar: a moça com a flor, forte suspeita de Yavanna; e o homem com a espada em formato de cavalo poderia ser Oromë?

O homem com a corda no ombro pode ser Aldarion? Ou Círdan, o Armador? Muito simples para ser Círdan, mas cai bem para Aldarion.

Um dos anões certamente é Narvi, já que o mesmo foi um grande amigo de Celebrimbor e figura chave para retratar o período de prosperidade e amizade entre elfos e anãos, fora a questão de ser o principal artífice anão da época e que ensinou muita coisa a Celebrimbor. Chuto que seja o anão com o martelo, simbolizando o ofício.

Seria Galadriel a mão feminina segurando uma adaga e usando armadura? Se reparar nos detalhes da adaga, é dividida ao meio em prata e ouro (referência à Laurelin e Telperion) e tem três detalhes redondinhos no comprimento, possível referência às Silmarils,

Mostrar os Valar será algo ousado, mas seria realmente algo interessantíssimo. Não sei se eles obrigatoriamente precisam aparecer, pensando em termos de narrativa. Há espaço para aparecerem, mas em tese acho que teriam pouco tempo de tela (o prólogo terá eventos da Primeira Era; a criação da ilha de Númenor; o envio dos Istari). De toda forma, gostei do palpite sobre Yavanna.

Sobre o anão, não me pareceu tão óbvia assim a participação de Narvi, ainda mais se a série focar no fim da Segunda Era. É um possibilidade, claro, mas não me pareceu super provável. Achei que a aposta mais segura seria Dúrin III (embora a barba ruiva seja curiosa, já que a linhagem de Dúrin pertence aos Barbas-longas e não aos Barbas-de-Fogo).

Genial seu comentário sobre a adaga élfica. Será surpreendente se não for Galadriel na imagem.
 
Última edição:
@Mellime, essa é a pergunta literalmente de quase meio bilhão de dólares. Definitivamente não parece ser algo simples e direto.




Edit: Faltou a fonte.



Mostrar os Valar será algo ousado, mas seria realmente algo interessantíssimo. Não sei se eles obrigatoriamente precisam aparecer, pensando em termos de narrativa. Há espaço para aparecerem, mas em tese acho que teriam pouco tempo de tela (o prólogo terá eventos da Primeira Era; a criação da ilha de Númenor; o envio dos Istari). De toda forma, gostei do palpite sobre Yavanna.

Sobre o anão, não me pareceu tão óbvia assim a participação de Narvi, ainda mais se a série focar no fim da Segunda Era. É um possibilidade, claro, mas não me pareceu super provável. Achei que a aposta mais segura seria Dúrin III (embora a barba ruiva seja curiosa, já que a linhagem de Dúrin pertence aos Barbas-longas e não aos Barbas-de-Fogo).

Genial seu comentário sobre a adaga élfica. Será surpreendente se não for Galadriel na imagem.
Os Valar são importantíssimos! O pessoal que não leu os livros precisa saber, mesmo que por alto, por que houve o exílio dos Noldor e a Ocultação de Valinor, porque esses fatos estão diretamente ligados com a Queda de Númenor. Annatar utilizou muito disso para criar desconfiança e temor dos Valar entre os Númenorianos, bem como disseminou o pânico por causa dos Salões de Mandos, já que nem mesmo os Valar sabem para onde vão os homens após a morte, enquanto os elfos podem descansar bem belos nos Salões. E Valinor aparece no primeiro pôster oficial, então faz muito sentido eles aparecerem!

O Narvi também é importantíssimo! A série vai focar nos anéis de poder e muito dessa arte, pelo menos na questão artística e ornamental, foi passada para Celebrimbor e para os elfos artifíces de Eregion por Narvi e os anãos de Moria. Temos dois anãos nos posteres, um que claramente é um rei, pela riqueza das vestimentas e acessórios (e aí sim, quase certo ser Durin III) e outro que parece mais um ferreiro, o que tá segurando um martelo (esse é meu chute no Narvi).

@Mellime impossível ser rohirrim, Rohan foi fundada por Eorl já bem avançado na Terceira Era. Talvez, bem talvez, seja um ancestral de Rhovanion.
 
Joseph Mawle aparentemente interpretará um líder orc, anteriormente um elfo irmão de Galadriel que fora então corrompido por Sauron.
Eu ainda estou super enojado com isso aqui. Eles inventarem esse irmão já seria tosco, agora imaginem se eles transformarem Finrod, Angrod ou Aegnor num orc...! Peter Jackson já assassinou um personagem numa batalha em que ele nunca esteve, e não me parece que essa nova produção seja mais escrupulosa.
Não houve nenhum novo indício de que isso pode ser verdade não, né, Grimnir?
 
Peter Jackson já assassinou um personagem numa batalha em que ele nunca esteve
Ia fazer uma piada, citando aquele filme Troia do Wolfgang Petersen, em que matam o Menelau e o Agamêmnon... mas daí lembrei que ao menos eles foram para Troia de fato, embora tenham retornado à Grécia com vida. Liberdades criativas... Ruim com elas, pior sem elas. :hxhx:
 
Pode ser algo do naipe de Gwindor, mas um pouco mais radical, até transformá-lo num orc. Não é tão implausível em termos da lógica interna do legendário, pelo menos se assumirmos que elfos podem virar orcs. Tolkien foi "sublimando" os elfos com o passar da décadas, inclusive isso o fez dispensar os elfos como possível ingrediente para os orcs... mas eu prefiro (porque mais consonante com a maioria dos contos) a ideia de que elfos são basicamente homens imortais.[1][2]
 
@Mellime impossível ser rohirrim, Rohan foi fundada por Eorl já bem avançado na Terceira Era. Talvez, bem talvez, seja um ancestral de Rhovanion.


Sim, tu tem razão! Mas tu está sendo bem boazinha com os produtores da série. O que eu estou dizendo é que ao invés de pensar como NÓS, eu estou tentando pensar como ELES, e fazer uma navalha de occam.

Isto é: longas horas estudando o lore de LotR? naaaahhhh. galera gosta de "humanos nobres altivos" com os aliados "humanos menos nobres dos cavalos", meme do "gondor calls for aid - and rohan will answer!". Então eu acho mais provável que os herois humanos da linhagem de numenor tenham um sidekick menos nobre ligado em cavalos do que acreditar que alguem na amazon leu o silmarilion.

no mínimo acho que vai aparecer tipo um ancestral do shadowfax, a julgar pelo tipo de cavalo daquela espada, para fazer uma referência a LotR.

Aliás, permitam-me reiterar: ELES CRIARAM UMA NOVA ESPADA-QUE-FOI-QUEBRADA. Eles vão reciclar até a prótese do pé do Frodo nessa série.
 
Última edição:
Pode ser algo do naipe de Gwindor, mas um pouco mais radical, até transformá-lo num orc. Não é tão implausível em termos da lógica interna do legendário, pelo menos se assumirmos que elfos podem virar orcs. Tolkien foi "sublimando" os elfos com o passar da décadas, inclusive isso o fez dispensar os elfos como possível ingrediente para os orcs... mas eu prefiro (porque mais consonante com a maioria dos contos) a ideia de que elfos são basicamente homens imortais.[1][2]
Ah, eu não me importo que eles mostrem elfos se transformando em orcs*; só repudio a ideia de eles usarem um personagem real, que tem sua própria história contada nos livros - sabemos como viveram e como morreram - para isso. Criar um personagem do zero para isso, ainda que com um parentesco forçado com Galadriel, seria menos detestável.

* Mas esperaria que, no mínimo, eles o apresentassem como um processo longo, não como uma espécie de White Walkers.
 
Ah, eu não me importo que eles mostrem elfos se transformando em orcs; só repudio a ideia de eles usarem um personagem real, que tem sua própria história contada nos livros - sabemos como viveram e como morreram - para isso. Criar um personagem do zero para isso, ainda que com um parentesco forçado com Galadriel, seria menos detestável.
Mas eu acho que é justamente isso, é um irmão da Galadriel inventado.
Sim, tu tem razão! Mas tu está sendo bem boazinha com os produtores da série. O que eu estou dizendo é que ao invés de pensar como NÓS, eu estou tentando pensar como ELES, e fazer uma navalha de occam.

Isto é: longas horas estudando o lore de LotR? naaaahhhh. galera gosta de "humanos nobres altivos" com os aliados "humanos menos nobres dos cavalos", meme do "gondor calls for aid - and rohan will answer!". Então eu acho mais provável que os herois humanos da linhagem de numenor tenham um sidekick menos nobre ligado em cavalos do que acreditar que alguem na amazon leu o silmarilion.

no mínimo acho que vai aparecer tipo um ancestral do shadowfax, a julgar pelo tipo de cavalo daquela espada, para fazer uma referência a LotR.
Tendo a concordar. Embora contradiga o cânon a figura ser um rohirrim, acho assim será pq algum executivo falou que não poderiam faltar os cavaleiros de Rohan.
 
E, por mais que eu quisesse ver os Valar, acho que a flor é uma humana da casa da família real sobre as árvores brancas que cruzaram o mar, e, como já falei antes, a espada com cavalo seria um proto-rohirim. E a espada que foi quebrada um heroi numenoreano mal compreendido, talvez? acho que o que mais me empolgou foi a espada com as duas árvores.
 
Tolkien Estate não deve deixar furar tanto assim o espaço-tempo, já que estão batendo tanto na tecla da Segunda Era e tals. Isso dos rohirrim é algo que uma pesquisa de 3s mostra, não exige um estudo tão profundo e horas de debate, como a questão de um possível irmão da Galadriel que caiu nas mãos das forças de Morgoth e foi fruto de experimentos físicos, tortura intensa e magia maligna até se tornar um orque. Aí, é só enfiar uma vibe bem "não falamos do Bruno" para esse irmão (quem viu Encanto, sabe do que tô falando heheheh) e pronto, "justificado". Ainda mais a Galadriel, que tem uma história familiar que o próprio Tolkien mexeu e remexeu várias vezes, até o casamento e filhos (já foi mãe do Amroth, depois deixou de ser).
 
New leaks...

Anãos:
1. Rainha anã (Sophia Nomvete)
2. Dúrin
Imagem
Imagem
Humanos numenorianos:
1. Pharazôn
2. Elendil
3. Carine, irmã (inventada) de Isildur
4. Isildur
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Elfos:
1. Elrond
2. Galadriel
3. Celebrimbor
4. Gil-Galad
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Sauron & friends:
1. "Adar" (A corrupted Elf, known as ‘Adar’ (Sindarin for ‘father’) is set up as a show-original villain. He’s in charge of Orcs, and temporarily falls out with Sauron.)
Imagem
NRA:
1. A criatura que veio do espaço
Imagem
 
Última edição:
1. Rainha anana (Sophia Nomvete)

Faz sentido, ouro, e lembro de algo nesse estilo triangular em reis de O Hobbit.

Agora, que papo é esse de "anano"? Termo de tradução que nem acabou rolando....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo