• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Giuseppe

Melian

Período composto por insubordinação.
Menino Giuseppe fez uma listinha de respeito, e nem falo isso por ele ter colocado O Senhor dos Anéis e estarmos em um fórum sobre a obra de Tolkien. Uma coisa que eu acho linda demais da conta em todas as listinhas que recebo é o fato de a gente, pelo estilo do texto, imaginar quem escreveu, porque é isso. O jeito de o Giuseppe escrever o texto é o modo com o qual ele fala sobre as coisas no fórum. E foi tão bonito vê-lo falar sobre o livrinho protagonizado pelo lendário Drácula. Acredito que a lista fale por si, o que não vai me impedir de, em breve, aparecer por aqui e falar um cadinho mais sobre as obras selecionadas pelo Giuseppe. Peguem um café, ou um chá, ou água, mesmo, e saboreiem os Cinco Livros Favoritos com Giuseppe:

1 - O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien)

1622547444614.png
Esse é o livro mais especial para mim. Muito para se dizer e ao mesmo tempo me faltam as palavras. A história, os personagens, a narrativa, tudo nesse livro é incrível. Sempre será o meu favorito e, toda vez que o releio, eu aproveito tanto como foi na primeira vez em que o li; é uma história que realmente estará sempre no meu coração.

2 - Harry Potter e as Relíquias da Morte (J. K. Rowling)

1622547608276.png
Esse é o meu favorito da saga Harry Potter. Eu gosto muito da forma como a história foi concluída, e a narrativa se mantém emocionante o tempo todo. Eu li a saga anos após a publicação, mas isso não tirou nem um pouco a empolgação de se terminar um dos livros e já querer partir para o próximo. Fico feliz que o meu favorito seja justamente o último volume, já que eu sempre gostei quando a melhor parte de uma história é o final e, na minha opinião, é justamente o que acontece na saga Harry Potter. Mas deixo uma menção honrosa aos volumes 5 e 6 que, para mim, estão praticamente no mesmo nível de qualidade.

3 - Drácula (Bram Stoker)

1622560119305.png
Não costumo ler muito horror, mas esse livro é realmente incrível. Me surpreendi na época em que o li e, rapidamente, se tornou um dos meus favoritos. É intrigante e arrepiante, sem se sujeitar a velhos clichês (os clichês de histórias de vampiros vieram depois, com as cópias mal feitas, né?) e os personagens são interessantíssimos, sem mencionar uma ou duas reviravoltas na trama, que deixam tudo mais empolgante. Realmente não dá pra parar de ler até chegar ao fim!

4 - A Volta ao Mundo em Oitenta Dias (Jules Verne)

1622560312485.png
Estranho que um livro sobre uma viagem seja um dos meus favoritos. Eu, que, praticamente, nem viajo. Mas eu adoro o Phileas Fogg e seus companheiros; e é uma aventura que me marcou. Vocês se lembram, de que falei, ali em cima, sobre gostar de histórias em que o final é a melhor parte? Pois bem, esse livro é um desses casos, mas não vou dar spoiler, se quiser saber mais, vá e leia-o, que vale a pena!

5 - Toda Luz que Não Podemos Ver (Anthony Doerr)

1622560502919.png
Não tão conhecido quanto os outros da lista, este é um romance que se passa na Segunda Guerra Mundial, e que mostra como a vida de alguém pode mudar completamente por eventos que estão além do seu controle; mas mostra, também, que mesmo em situações extremas o ser humano tem a escolha de decidir qual caminho seguir, seja fazendo algo bom ou ruim. É o tipo de história que mostra o melhor e o pior da humanidade e, muito tempo depois de ler, você ainda vai estar pensando nos personagens e eventos do livro. Um romance realmente notável!

Menções honrosas:

Um Conto de Duas Cidades (Charles Dickens)
O Apanhador no Campo de Centeio (J. D. Salinger)
Saga A Roda do Tempo (Robert Jordan)
No Caminho de Swann (Marcel Proust)
Demais livros da saga Harry Potter (J. K. Rowling)
O Silmarillion + O Hobbit + demais livros da Terra-média (J. R. R. Tolkien)

Entre muitos outros...
 
Última edição:
Eu bem que imaginei que a lista dele teria aqueles livros que ele largamente de fio a pavio, de trás pra frente (e vice-versa) já comentou/divulgou naquela fase que em que foi um usuário com uma fome enorme de participação aqui (com uns 30 a 50 posts por dia mais ou menos) :lol:.

Só errei achando que o quinto indicado seria um do Stephen King ou do Robert Jordan, mas foi bom ter colocado um pouco conhecido, pois esse nunca ouvi falar e achei interessante a sua breve resenha. Me interessou.
 
Só li o Drácula, mas a listinha bastaria só por ele.
Li duas vezes — a primeira, vinte anos atrás, na edição da L&PM Pocket; a segunda, dez anos atrás, na faculdade, em inglês mesmo. Quero ler a terceira vez agora, na tradução do Botelho (Penguin/Cia), que é um tradutor/escritor/poeta de mão cheia, e só por acaso meu grande amigo :grinlove:. Tenho certeza de que será uma delícia. Leiam leiam leiam.

Segunda menção ao Verne... Hum. Ao mesmo livro. Hum...
Parece que ele não poderá continuar esquecido na minha prateleira.
:think:
 
Adorei a lista.
Tem um equilíbrio muito bom entre os temas, aventura, terror e romance.
Fiquei curioso com esse livro Toda luz que não podemos ver. Adoro histórias da segunda guerra.
 
Eu li os 3 primeiros livros da lista. Acho quem lê Drácula uma pessoa muito corajosa, porque eu tive que ler esse livro todinho durante o dia (se eu lia de noite, tinha pesadelo - e sim, eu tenho 36 anos na cara).
Eu acho que a gente nem precisa comentar sobre as escolhas de SdA e HP, são livros que estão no coração da maioria do pessoal do fórum, não é mesmo?
Agora, vendo as listas citando o Verne, confesso que fiquei com vontade de ler também (eu já falei que as pessoas comentando os livros me dá vontade de ler???) mas, infelizmente vai lá pro final da fila.
Confesso que o último livro da lista eu nunca tinha ouvido falar, mas gostei da capa e do comentário. E vários dos melhores livros que eu já li, eu nunca tinha ouvido falar antes.
 
a segunda, dez anos atrás, na faculdade, em inglês mesmo.
Isso, esfrega na cara das pessoas que só sabem pedir socorro em inglês por causa da musiquinha dos Beatles.
Quero ler a terceira vez agora, na tradução do Botelho (Penguin/Cia), que é um tradutor/escritor/poeta de mão cheia, e só por acaso meu grande amigo :grinlove:. Tenho certeza de que será uma delícia. Leiam leiam leiam.
Li há não sei quantos anos, e não sabia que tinha saído/tava pra sair outra tradução.

Acho quem lê Drácula uma pessoa muito corajosa, porque eu tive que ler esse livro todinho durante o dia (se eu lia de noite, tinha pesadelo - e sim, eu tenho 36 anos na cara).
Eu acho que não me assustei quando li Drácula. Mas faz muito tempo.

Amiga, vou te contar o trem de terror que me apavora: POSSESSÕES DEMONÍACAS. Eu tenho pavor da Regan, de O Exorcista. (Por favor, gente, não botem gif ou imagem dela, aqui. É sério: fobia do tipo que tenho com taruíra e palhaços).


Toda luz que não podemos ver me lembra, muito, da época em que eu trabalhava em BH. O prédio ficava de frente para uma Livraria Leitura. E, quase sempre, eu passava lá, na hora do almoço, para dar uma olhada nos livros. Por diversas vezes, cheguei a pensar em comprar o livrinho em questão, mas acabei não comprando.
 
Toda luz que não podemos ver me lembra, muito, da época em que eu trabalhava em BH. O prédio ficava de frente para uma Livraria Leitura. E, quase sempre, eu passava lá, na hora do almoço, para dar uma olhada nos livros. Por diversas vezes, cheguei a pensar em comprar o livrinho em questão, mas acabei não comprando.
Eu descobri essa obra por acaso: um dia, zanzando numa biblioteca, vi o livro e gostei da capa. Li a sinopse e achei interessante; resolvi ler e realmente gostei, acabou me marcando.
 
Isso, esfrega na cara das pessoas que só sabem pedir socorro em inglês por causa da musiquinha dos Beatles.
:rofl: :timido:

Li há não sei quantos anos, e não sabia que tinha saído/tava pra sair outra tradução.
Não entendi bem a questão. Existe uma dezena de traduções no mercado brasileiro. Essa do Botelho, que saiu pela Penguin/Cia, tem uns anos já; mas só agora tomei vergonha na cara pra comprar e ler. Depois vou pegar um autógrafo do tradutor kkk... Mas nem preciso ler para indicá-la com prioridade sobre as demais, ainda que a edição em si seja bem simples em comparação com outras que tenham capa dura, firulas mil etc.

Eu descobri essa obra por acaso: um dia, zanzando numa biblioteca, vi o livro e gostei da capa. Li a sinopse e achei interessante; resolvi ler e realmente gostei, acabou me marcando.
Esse livro aí andou por muito tempo entre os mais vendido da Amazon. Foi nessa onda que acabei comprando, numa promo, e dando de presente à minha mãe, que leu e curtiu bastante (não o bastante para me empolgar a ler também :dente:)...
 
Esse livro aí andou por muito tempo entre os mais vendido da Amazon. Foi nessa onda que acabei comprando, numa promo, e dando de presente à minha mãe, que leu e curtiu bastante (não o bastante para me empolgar a ler também :dente:)...
Ah, mas eu estou sempre por fora do que é ou não é mais vendido. Podia ser um baita livro famoso e acho que eu nem saberia. Na época que eu li eu nunca tinha ouvido falar do autor, e desde então raramente vi alguém falando sobre esse livro.

No quinto lugar da minha lista eu não sabia bem qual livro colocar, podia ser qualquer um das menções honrosas, mas eu gosto bastante desse e também não quis ficar pensando demais, porque quando eu passo muito tempo tentando decidir alguma coisa, eu geralmente acabo não decidindo nada, então... 😵
 
Há alguns dias mencionei que imaginava alguns dos livros que estariam na lista do Giu.

Acertei dois: O Senhor dos Anéis e Harry Potter (só não sabia qual livro especificamente). Os outros dois que achei que estariam eram O Apanhador... e No Caminho de Swann, que, não por acaso, ficaram na honrosa lista de menções honrosas.

Da lista mesmo eu só li os dois primeiros, além da versão juvenil de A Volta ao Mundo em 80 Dias. Tenho certeza que adoraria os outros dois da lista original, e adoraria mais ainda a lista de menções honrosas, porque se tem alguém que é especial e tem bom gosto, esse alguém é o Giu.
 
As menções honrosas da listinha do menino Giu são ótimas. Muito lúcida a citação de Harry Potter e a Ordem da Fênix. :hihihi:

Já devo ter mencionado em outras oportunidades, mas, a meu ver, o melhor livro do Tolkien é O Silmarillion, que, inclusive, quero reler, mas só o farei quando comprar a edição da HarperCollins. E, pelo amor de Ilúvatar, gente: Melian, rainha; o resto, nadinha.

Sobre o Verne, que nasceu no dia mais lindo do ano, cheguei a comentar, na lista do migo Fúria, sobre a novela que se inspirou, mal e parcamente, numa obra dele, né? Mas acho que não falei que, à época, a Indily me deu um trenzinho de dinossauro. Coisa fofa demais da conta. Vou botar uma foto, aqui, procês verem:

1622573001107.png
 
Amiga, vou te contar o trem de terror que me apavora: POSSESSÕES DEMONÍACAS. Eu tenho pavor da Regan, de O Exorcista. (Por favor, gente, não botem gif ou imagem dela, aqui. É sério: fobia do tipo que tenho com taruíra e palhaços).
Amiga, vou te contar o trem de terror que me apavora: qualquer coisa. Eu sou uma "cagona" (como se diz por aqui, de gente medrosa) de marca maior. Eu tenho medo de tudo que é coisa que entre no espectro do desconhecido. Vampiros, assombração, lobisomem, zumbi, ET e qualquer coisa que me pareça meio estranho. Eu raramente leio livros de horror, terror e etc., nos poucos que li estão Drácula e alguns contos do H.P. Lovecraft, coisa básica, e bem antiga.
Não lembro pq, na época, me encasquetei em ler o livro do Drácula, mas quando fui ler, descobri que se lesse à noite antes de dormir, me dava pesadelo. Então li uma vez (pq é um clássico e eu queria muito poder dizer que tinha lido) e depois despachei ele lá pro Morfs :dente:
 
Eu tenho medo de tudo que é coisa que entre no espectro do desconhecido. Vampiros, assombração, lobisomem, zumbi, ET
Miga, adoro vampiros (Buffy foi a série da minha adolescência, né?); odeio lobisomens em livros de vampiros, sempre torço por estes, não por aqueles. Mas não tenho medo. Inclusive, acho fantásticas as variações da lenda dos lobisomens. Meus irmãos e eu temos a tradição de, na quaresma, revermos Um Lobisomem Americano em Londres. Tradição devidamente quebrada pelo Coronavírus.

Eu odeio zumbis. PQP. Entra no mesmo balaio de palhaço, a Regan e taruíras. (Mais cedo, vi que a Clara tinha postado, no FB, patinhas de taruíras, e quase morri de susto. Fechei o FB, na hora hahahahahaha).

Pô, miga, não pode ter medo de ET. Qualquer dia desses, eu vou te mostrar uma foto minha, quando criança, eu era um etzinho muito fofo. Vontade de apertar e morder.
 
No gênero terror, confesso que eu não sou muito fã de vampiros, mas o Drácula do Stoker é realmente assustador, a ambientação é o que mais me agrada nessa obra e é o melhor que li com esse tipo de personagem.
 
Essa lista tem ótimas escolhas, mas realmente não conheço o quinto livro com esse titulo eu passaria longe, mas poxa, é a primeira vez que vejo um potteriano que coloca relíquias da morte na frente do prisioneiro de azkaban, como assim relíquias da morte!
 
Toda listinha tem aquele livro sobre o qual geral se debruça, e, de certo modo, o tópico gira em torno dele, né? Adoro isso. Adoro, ainda mais, que o livro desta vez seja Drácula. Isso faz jus a fama de sedutor do vampirão, porque em meio a tantos livros cativantes, só temos olhos para o lendário Drácula. :grinlove:
 
Gostei da lista. Vou tentar ler Drácula quando a minha lista de leituras pendente ficar menor k. Também nunca tinha visto esse quinto, aliás sobre as Guerras Mundiais estou com certo interesse em ler um do Ernst Jünger (Tempestades de Aço, se não me falha a memória), então talvez concilie essas duas ficções "próximas", temporalmente falando.

Mas, assim como o Loveless, só li os dois primeiros; O Senhor dos Anéis, aliás, preciso reler...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo