• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

José Dirceu condenado a 23 anos na Lava Jato. Mais uma condenação, e ele pede música no Fantástico.

  • Criador do tópico Calib
  • Data de Criação
C

Calib

Visitante
A notícia repercutiu hoje nos jornais. No Facebook, quase nada. Só aquele silêncio constrangedor dos petistas...
Veja algumas manchetes e trechos das notícias.


Moro condena Dirceu a 23 anos de prisão, maior pena da Lava Jato
É a segunda sentença contra o petista por crimes de corrupção – em 2012, ele recebeu pena no mensalão

"José Dirceu de Oliveira e Silva está preso em Curitiba – sede da Lava Jato – desde agosto de 2015. Ele cumpria prisão em regime domiciliar, decorrente da pena no mensalão, quando foi detido pela Polícia Federal acusado de envolvimento no caso Petrobrás.
Os procuradores da força-tarefa afirmaram que “no núcleo político da organização criminosa” alvo da Lava Jato, Dirceu “ocupava papel de destaque” e foi beneficiário final de valores desviados, além de ser um dos responsáveis pela criação do “complexo esquema criminoso praticado em variadas etapas e que envolveu diversas estruturas de poder, público e privado”.
[...]

Mais do que beneficiário, a acusação transformada em pena por Moro, aponta Dirceu como peça central da “profissionalização” do esquema de desvios e lavagem, que abasteceu o PT e outros partidos, além de políticos e agentes públicos."

"Moro condenou José Dirceu à prisão perpétua", diz defesa de ex-ministro

Ex-ministro da Casa Civil do governo Lula tem 70 anos e foi condenado a 23 anos de prisão

— É desproporcional. Aplicar uma pena de 23 anos de prisão a um homem que tem 70 anos de idade é uma pena de prisão perpétua. O que Sergio Moro fez foi condenar José Dirceu a prisão perpétua — avaliou.
[...]
— Se comparar com outros indivíduos condenados, você vai ver que é desproporcional. Isso teve mais um viés politico de condenar o que Dirceu representa no momento político conturbado que estamos vivendo. Nós já havíamos feito um apelo na tentativa de sensibilizar o juiz Sérgio Moro parar separar o símbolo José Dirceu, do homem José Dirceu, mas infelizmente não obtivemos êxito — disse.


 
E vai conseguir reverter tudo em dois anos de cadeia e o resto em cesta básica. :osigh:
 
E vai conseguir reverter tudo em dois anos de cadeia e o resto em cesta básica. :osigh:

Vai não. 1/3 da pena (7 anos) ele vai cumprir em regime fechado. Depois, entre 7 e 14 anos, semi-aberto. Só depois de 2030 é que ele tem a possibilidade de progredir a pena para regime aberto.
 
E vai conseguir reverter tudo em dois anos de cadeia e o resto em cesta básica. :osigh:
Você viu isso em algum lugar ou é uma especulação genérica? Recorrendo, acho que até conseguem tirar uns 10 anos da pena, aí sim dá pra fazer uma conversão tão radical. Tirar 20 anos na execução da pena acho complicado, mesmo se tratando de idoso.
 
Um amigo advogado disse que uma plot twist dessa não é algo impossível de acontecer, ainda mais sendo quem é.
 
Na fase de execução de pena, mesmo entre os presos mais poderosos, não se costuma ver 90% da pena convertida. Mas você acha que eu vou botar minha mão no fogo? Sabe lá. :lol:

Meu palpite é que, com recurso e execução, ele deve ficar detido mesmo uns 6/7 anos.
 
Última edição:
Eu considero pena de reclusão uma merda para o caso desses velhos corruptos e safados. Não interessa pra ninguém a punição dele, que ele morra velho na cadeia.

Ele tem que devolver o que desviou. Existem processos correndo nesse sentido? Há ações exigindo reparação por danos ao erário? Se tiver, é o ideal mesmo. Meu professor de Penal vive falando isso e eu concordo: não tem que prender esses caras, tem que atacar onde doi mais, no bolso dos fdp.
 
Peraí, Paggy tá fazendo Direito agora?
lol, só soube agora?

Estou sim.

Mas eu penso nisso já há muito tempo. Não vejo nenhuma vantagem 'social' em prender essa gentalha, o Estado deveria se focar no sequestro dos bens, apurar e tentar recuperar os valores desviados, não? Não seria bem mais proveitoso?

Em certo sentido a Delação Premiada é uma tipo de entendimento nessa direção, priorizar o enfrentamento dos comandos das cadeias de operações de corrupção em vez de se focar unica e exclusivamente em processar indivíduos.
 
A prisão do Dirceu no meu ponto de vista, ao menos cumpre a função que o que fez não passe totalmente impune. É sempre um primeiro pensamento.

Porém entendo e até concordo com essa observação do @Caio Alves partindo do princípio que todo preso representa um custo ao Estado e se ele não for nem um pouco produtivo, acaba na prática sendo até um estorvo.
 
Pensei que a pena seria menor. Ele chegou a devolver alguma coisa?

A Lava-Jato devolveu mais de R$2bi até o fim do ano passado. É um avanço.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo