• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

TV [HBO] Game of Thrones (5ª Temporada)

E daí?

Enfim. Stannis fez merda. Mt mas mt merda nesse ep.
 
Última edição por um moderador:

Outro exemplo clássico é Agamênon, que precisou sacrificar sua filha Ifigênia para que os navios gregos conseguissem deixar o porto rumo à Troia.

Um heroi realiza grandes proezas não apenas por ser alguém bom - o que é muito fácil dependendo do contexto -, mas por precisar tomar decisões difíceis que tragam benefícios a longo prazo - o que é mais claro nas tragédias gregas, com personagens que não fogem do seu destino, antes o aceitam, tendo em vista levar a uma evolução social ou questionamento das normas de então. (E Martin deve conhecer o gênero.)

No entanto, acho que essa visão do Stannis tentando incorporar o heroi do passado não se sustenta pela série, pois nós nem ouvimos falar disso. Para os espectadores, Stannis é apenas mais um que quer o trono de ferro, e o único mérito dele, até então, era o amor pela filha.
 
N se aplica a stannis. Q há de heroico em sacrificar os outros por si próprio?

Alguns diriam que ele estaria sacrificando a filha não por si, mas pelo povo dele e pelo bem de Westeros. :rofl: (Hum, isso se assemelharia ao caso de Agamênon que mencionei acima.)

Fato é que o carisma que a personagem tinha meio que se perdeu com aquela cena - principalmente pela reação dele, impassível. Se bem que eu acho que esse último item foi problema de escrita do roteiro, pois qual é, a mãe da garota, desde sempre mandando queimá-la, perde a cabeça naquela cena e ele, que ama a menina, fica austero ali? Ninguém achou estranha essa (falta de) reação das personagens considerando tudo quanto aprendemos sobre elas? :tsc:
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Eu meio que concordo, só acho justificavel a cena ter sido menos foda pq a batalha do apisódio anterior foi muito boa e deve ter custado uma boa grana, então aceito que a Arena tenha perdido um tanto da força.

Só não lembro do Drogon ser ferido pelas lanças. Isso tem nos livros?
Tem sim.

Stannis não quis matar o sobrinho mas matou a própria filha? o_O

Edit: usaram sanguessugas antes de colocar na fogueira e tals
Mas ele queria queimar o garoto sim. Davos é q salvou o dia. Na cabeça dele, era só um bastardo. Meio difícil usar isso como justificativa p fazer qualquet coisa c a filha.
 
Última edição por um moderador:
Leitura recomendada: Ifigênia em Áulis, de Eurípides. Só pra constar: Eurípides ficou tão chocado com essa história mitológica quanto vocês ficaram com a morte da Shireen, e a crítica que ele faz ao culto do heroi é muito mais clara no texto dele que nos demais autores do gênero trágico como Ésquilo e Sófocles.

EDIT: Aliás, em algumas versões do mito grego que Eurípides menciona, Ifigênia é trocada por uma corça graças à intervenção de Ártemis.

** Posts duplicados combinados **
Meio difícil usar isso como justificativa p fazer qualquet coisa c a filha.

Não falei que ficou um momento "WTF?!"? :tsc:
 
Mas ele queria queimar o garoto sim. Davos é q salvou o dia. Na cabeça dele, era só um bastardo. Meio difícil usar isso como justificativa p fazer qualquet coisa c a filha.
Sim, mas usou sanguessugas antes de jogar na fogueira, se Davos não tivesse atrapalhado. Pq não usou sanguessugas com Shireen?
 
Honestamente, eu não estava esperando por isso também, fiquei meio tipo :o:o:o:o
Só não chorei e me descabelei pq à tarde eu já tinha visto em algumas comunidades as imagens que vazaram, então eu já tinha preparado o meu coraçãozinho para aquela cena...
Na verdade, a cena da fogueira em si não foi tão chocante pra mim, o que eu achei pior foi a cena antes e como ele foi frio em ir dizer pra ela que precisava da ajuda dela e fazer com que ela, na inocência, concordasse com aquilo e ainda perdoasse ele por antecipação, ele foi muito mau caráter e, se eu já não era muito fã dele antes, agora então, quero que ele morra em meio a sofrimento e dor! Independente da lenda do Azor Ahai falar sobre isso, sobre sacrificar alguém que o herói ama ou qualquer coisa do gênero, sou obrigada a de novo (totalmente contra a minha vontade) concordar com o @Grimnir de que nada de bom pode advir do sacrifício de uma criança inocente. E nem adianta o @Bruce Torres querer justificar com tragédia grega, aquilo ali não tem justificativa!
Quanto ao restante do episódio, eu fiquei muito apreensiva na hora que o Jon Snow está chegando com os selvagens na muralha, juro que achei que o Thorne não ia mandar abrir o portão!
Eu não gostei da trama da Arya desviando do objetivo principal dela de se transformar em "outro alguém" para seguir o Trant, sei lá, achei realmente que ela ia seguir com o plano e ganhar a confiança dos Faceless pra depois ir atrás de vingança, não lembro como exatamente para a trama dela nos livros, mas acho que o Trant nem vai pra Braavos lá, né??
Eu não achei que a cena da arena ficou ruim, os efeitos não foram os melhores, óbvio, como foi comentado anteriormente muito foi investido naquela batalha do E08, que pra mim valeu a temporada inteira! Mas eu gostei de como Sor Jorah defendeu a Danny e de como ela viu que precisava tomar uma iniciativa com o dragão pra salvar os outros ou todos iriam morrer ali. Aaahh!! E eu também adorei o Tyrion salvando a Missandei :amor: (sim, sou TOTALMENTE Team Tyrion #mejulguem).
PI-REI nele olhando a Danny voar com o dragão pra longe e já viajei na teoria do Tyrion Targaryen e imaginando ele voando em um dos outros dois dragões :joy:
Enfim, no geral foi um episódio bom, mas aquela cena do Stannis eu não vou conseguir engolir nem em um milhão de anos.
 
Paradigmas diferentes, @Erendis . :lol: Eu achei a cena questionável por problemas de roteiro - se fosse uma tragédia grega, é, até faria sentido. Talvez o Martin ou os showrunners quisessem mostrar quão intelectualizados eles são, mas deu nisso: a falta de desenvolvimento para uma cena com execução pífia. Bom, essa temporada tá que nem Lost: de vez em quando aparece algo interessante acontecendo - e também alguma bagunça. :tsc:
 
"It is not a question of wanting. The throne is mine, as Robert's heir. That is law. After me, it must pass to my daughter, unless Selyse should finally give me a son. I am king. Wants do not enter into it. I have a duty to my daughter. To the realm. Even to Robert. He loved me but little, I know, yet he was my brother. The Lannister woman gave him horns and made a motley fool of him. She may have murdered him as well, as she murdered Jon Arryn and Ned Stark. For such crimes there must be justice. Starting with Cersei and her abominations. But only starting. I mean to scour that court clean. As Robert should have done after the Trident.[29]"

Desenvolveram um Stannis diferente na série, então a decisão retardada dele condiz com o personagem que criaram. Até onde se sabe dos livros (vide trecho acima) é indefensável o que fizeram com ele.
 
TV Tropes resumiu bem o sentimento geral em relação ao Stannis agora:

"The death of sweet Shireen chopped the fandom clean in half. Some thought it necessary for the plot and an important reminder that Stannis, despite his Pet the Dog moments is still a religious fanatic. Others thought that it completely wrecked Stannis's Character Development and caused a major case of Darkness-Induced Audience Apathy."

Fonte: http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/YMMV/GameOfThronesS5E9TheDanceOfDragons#ixzz3cTwjkyBM

Mesmo que foquemos no primeiro ponto (o fanatismo religioso), o segundo (a reconciliação com os laços fraternais) se tornou mais forte nos últimos tempos. Se é pra seguir por um outro caminho, você apresenta pistas para tal. Mas olha, tá difícil...
 
TV Tropes resumiu bem o sentimento geral em relação ao Stannis agora:

"The death of sweet Shireen chopped the fandom clean in half. Some thought it necessary for the plot and an important reminder that Stannis, despite his Pet the Dog moments is still a religious fanatic. Others thought that it completely wrecked Stannis's Character Development and caused a major case of Darkness-Induced Audience Apathy."

Fonte: http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/YMMV/GameOfThronesS5E9TheDanceOfDragons#ixzz3cTwjkyBM

Mesmo que foquemos no primeiro ponto (o fanatismo religioso), o segundo (a reconciliação com os laços fraternais) se tornou mais forte nos últimos tempos. Se é pra seguir por um outro caminho, você apresenta pistas para tal. Mas olha, tá difícil...

Todas as pistas indicavam que Selyse jogaria a própria filha na fogueira e que Stannis a salvaria. Os roteiristas viraram 180º enquanto gritavam "foda-se".
** Posts duplicados combinados **
Curiosamente eu vi no fds um episódio em q Melisandre conversa com Shireen e fala para ela que o Deus Vermelho é o deus do amor. Tô vendo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo