• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Wicca e Tudo Relacionado a Magia

Status
Fechado para novas mensagens.
Magia pode ser definida de muitas formas e é um assunto extremamente complexo. Segundo Papus, famoso ocultista, magia é a ciência (ciência aqui com outro sentido - não-acadêmico comum, mais próximo de "sistema de conhecimento") da aplicação da vontade, ou seja, do exercício da vontade sobre ao plano de formação do mundo material, o chamado Plano Astral. É através da Vontade que o mago põe em ação uma força hiperfísica: é a força da vida ou energia vital. Nas palavras de Papus: " Podemos já definir magia - a ação consciente da vontade sobre a vida".

A grosso modo, é através das práticas mágicas, da internalização e auto-análise profunda, que o praticante conscientiza-se de sua vontade (aqui direcionada a um fim específico), e modifica energias (comuns e próprias, digamos) em função de um objetivo...

Mas, por favor: esse é um assunto complexo, só tentei contribuir com um pouquinho para elucidar a questão... o tema, acredito, também não deve ser julgado sobre os olhos da racionalidade científica, já que está inserido em outro sistema de conhecimento...
 
O memso poder da fé, talvez sinônimos, embora de aplicabilidade diversa em certos casos. Eu perguntei pela própria dificuldade da questão no tocante a algumas pesquisas minhas sobre a espiritualidade celta.
 
A fé encontra-se dentro do processo mágico - isso sem dúvida... mas magia não está dentro de todas as formas de fé - apenas daquelas que se utilizam sistemas mágicos...

Fé não é a mesma coisa que magia... a fé está em todas as religiões, a magia não!

As práticas mágicas possuem fé, mas a transcende em nível infinitamente mais profundo, pois a conscientização da vontade e do objetivo leva o indivíduo ao encontro da manipulação consciente de níveis energéticos e planos mais complexo... não basta apenas ter fé e acreditar num processo mágico - o indivíduo é o autor e participante consciente de todo o processo... o próprio processo mágico diz mais respeito a este indivíduo do que a qualquer coisa...

Logo, tudo isso não se aprende da noite para o dia (uma vida inteira nem sempre é o suficiente), e nem nos tornamos "magos" apenas afirmando que somos... há muito estudo, muitas coisas a se experimentar, muito contato e busca de si próprio, e isso nem sempre é fácil...
 
Hah, eu sabia que o Moisés utilizou o poder mutante para abrir o mar vermelho.

By Raphael Silvério
Funny Magic Sword
 
A fé encontra-se dentro do processo mágico - isso sem dúvida... mas magia não está dentro de todas as formas de fé - apenas daquelas que se utilizam sistemas mágicos...

Fé não é a mesma coisa que magia... a fé está em todas as religiões, a magia não!

As práticas mágicas possuem fé, mas a transcende em nível infinitamente mais profundo, pois a conscientização da vontade e do objetivo leva o indivíduo ao encontro da manipulação consciente de níveis energéticos e planos mais complexo...
Manipulação? Isso não vai contra a Natureza?
 
Ai meu... por favor, né?! Manipulação no sentido de interação...

Tá. Foi só uma dúvida. Eu sou suspeito pra falar, o cristianismo condena essas práticas porque isso é emergir no criado, negligenciando o Criador e fazendo as vezes de Deus, pecado contra o primeiro mandamento: "Amarás a teu Deus sobre todas as coisas". Fora que essa manipulação é antinatural, essa interação desrespeita a vida e seu feitor, nos põe no lugar de Deus.

Mas como sou curioso é bom sempre aprender coisas novas, enriquecer-nos com novos conhecimentos.
 
Tá. Foi só uma dúvida. Eu sou suspeito pra falar, o cristianismo condena essas práticas porque isso é emergir no criado, negligenciando o Criador e fazendo as vezes de Deus, pecado contra o primeiro mandamento: "Amarás a teu Deus sobre todas as coisas". Fora que essa manipulação é antinatural, essa interação desrespeita a vida e seu feitor, nos põe no lugar de Deus.

Mas como sou curioso é bom sempre aprender coisas novas, enriquecer-nos com novos conhecimentos.

Essa interação é mecânica, natural e involuntária...

Antinatural só se for para você...

Desrespeitosa é sua postura, pois esse é um tópico de discussão sobre Wicca, e você não pode julgar uma religião enaltecendo outra... daqui a pouco, voltaremos a era das fogueiras, né?!

A relação criador/criatura do jeito que você coloca, não cabe na Wicca (tema do tópico)... não concebemos culpa ou pecado da mesma forma que o cristianismo, bem como não seremos condenados por ele!!!

NINGUÉM AQUI QUER SE PÔR NO LUGAR DE NINGUÉM...
 
Última edição:
Essa interação é mecânica, natural e involuntária...

Antinatural só se for para você...

Desrespeitosa é sua postura, pois esse é um tópico de discussão sobre Wicca, e você não pode julgar uma religião enaltecendo outra... daqui a pouco, voltaremos a era das fogueiras, né?!

A relação criador/criatura do jeito que você coloca, não cabe na Wicca (tema do post)... não concebemos culpa ou pecado da mesma forma que o cristianismo, bem como não seremos condenados por ele!!!

NINGUÉM AQUI QUER SE PÔR NO LUGAR DE NINGUÉM...
Nem eu, querida. Disse que era suspeito pra falar, foi só uma colocação da minha fé. Eu já desmistifiquei essa relação com o divino e vomito por cima dela. Mas respeito suas crenças, só quis fazer um pequeno comparativo.

Beijo no cérebro.


P.S.: para não sair do tema do tópico, proponho uma outra questão aqui: a metafísica da magia. Como explicar essa relação em termos filosóficos?
 
Eu já desmistifiquei essa relação com o divino e vomito por cima dela.

Ótimo! Vomite, então, seu preconceito e desconhecimento longe... bem longe daqui...

Fica para outra pessoa responder sua pergunta...

(Acho meio falho responder questões sobre um sistema a partir de outro que o condena.... pq teria que responder a partir da filosofia? ela dá maior credibilidade ao tema? Não preciso desse aval...)
 
Ótimo! Vomite, então, seu preconceito e desconhecimento longe... bem longe daqui...

Fica para outra pessoa responder sua pergunta...

(Acho meio falho responder questões sobre um sistema a partir de outro que o condena.... pq teria que responder a partir da filosofia? ela dá maior credibilidade ao tema? Não preciso desse aval...)

Nem eu preciso da teologia para ter fé em Deus. Mas ela é útil, interessante e muito me agrada. Vejamos:

Se eu puder considerar a relação sujeito-objeto como conhecimento, para falar em apreensão do último pelo primeiro em forma, pelo menos, posso chamar a magia de conhecimento?

Óbvio está que necessita de muito estudo e treino, como você disse, Daisy. Isso me faz pensar em contemplação e meditação. Não nos sentidos cristãos e/ou budistas, mas em termos mais objetivos, se possível. Um treinamento de volta para si, de retorno a um Eu mais profundo e muito menos subjetivo, um Eu que se impõe no mundo como Ente criador e mantenedor da Vida. Que vida? Não minha vida tomada pela ótica hodierna, contemporânea de realização de desejos carnais, consumistas, depravação moral e sexual.

Distinção prima: como pagão, não me obrigava a considerar libertinagem como depravação, mas assim a considerava se não associada a uma espiritualidade forte, vibrante, simbólica. Simbólica tem a ver não com uma língua de signos, mas como uma procura pela outra metade, um encontro com meu Eu a partir de algo que não seja Eu. Como? Porque todos os seres estão ligados pelo amor, nem é amor sexual, natural, nem comum por laços (sangue, tribo, país, raça, religião), mas amor através do Eu.

Essa relação simbólica, a procura do meu Eu no que não seja eu mesmo (eu individual, eu enquanto ser do mundo material, homem, mesmo o Caio com toda a sua personalidade, atividade e pensamento prático) é o que os cristãos chamam de fé e os pagãos de magia. De que forma?

O leigo se engana com o cristão quando pensa em fé como puro 'creio' em uma lenda, história ou sacramentos. Há compromisso, busca do Eu em Deus, porque o cristão tem um atalho: sua fé, sua busca por seu Eu, está radicada na busca em Deus e ele a consegue pela fé eclesial, diferente da fé pessoal que só é misticismo barato, busca do Eu em uma filosofia que é pessoal, individual. Querendo ou não, essa é a natureza do pensar filosófico.
A fé eclesial, por outro lado, é uma reunião de pessoas que buscam seu Eu nas outras através da fé e do amor, alimentados pela esperança na vida eterna, que é, ao mesmo tempo, antinatural enquanto localizada fora da natureza animal do homem e naturalíssima, por ser gênese da natureza espiritual dele, uma busca de sua Natureza através do mergulho em si mesmo. O atalho cristão é a realização dessa 'viagem' pela via eclesial, grupal, pela via da comunhão entre os fiéis, sacerdotes, pastores, Igrejas, Sés. Essa comunhão é representada, atualizada e realizada pela Eucaristia.
Chega de cristianismo agora.

O leigo se engana com o pagão quando pensa que ele adere indefectivelmente a uma mitologia morta, um conjunto de práticas nada dogmáticas (o que é verdade) mas cheias de uma ritualística vazia. Quão pouco o cristão conhece do paganismo para considerá-lo inferior! Ainda que admitem a plenitude, maior sacralidade do Eu em Cristo, deveriam ver no paganismo uma religião mais crística que o hinduísmo, tão respeitado graças à grande mídia global e suas novelas exageradas. Aqui o atalho é árduo, mas muito curto! Fácil de se perder, pois não há garantia de repouso, de descanso na busca do Eu pagão. Esse Eu é buscado através de uma riquíssima simbologia, busca de Si enquanto elo espiritual em relação íntima com o Sagrado, com Mãe-terra ou com os Deuses, imanentes no mundo. Riquíssima simbologia, caminho ao divino, por que? Tanto a wicca como os paganismos hodiernos reconstrutivistas prezam a superioridade do espírito sobre a matéria, mas a matéria não é desprezada como pelos cristãos, é valorizada como verdadeiro symbolon, elo de fato, caminho de encontro ao Eu, esse Eu que nos encontra com Deus, que é, para o pagão, a sua própria imanência no Mundo, mundo que é o verdadeiro divino em sua essência ou pela onipotência caridosa de Gaia e/ou pelo equilíbrio imanêntico e natural do Mundo enquanto espelho e essência das divindades, a beleza de um rio expressa como a beleza de uma deusa, escondida pelas águas. Nada espiritual é superior ao material porque ambos são uma coisa só! Daí pra relativizar o Bem e o Mal é um pulo ou seria o platonismo doentio cristão o responsável pela moralidade excessiva e pelo superioridade do espírito, a obsessiva preocupação com o racionalismo, com o espírito filosófico?

Mas há ética no paganismo? Humana ou divina? Se for humana, não o torna falso? Se for divina, não é algo muito cristão? De forma alguma, pois o equilíbrio pagão é mais que uma convenção, é a metafísica pura da relação eterna do eu humano com o Eu Divino. Essa relação é pessoal, e contém traços eclesiais, grupais hoje em dia, o que é muito positivo do ponto de vista ético-espiritual, mas é eminentemente indivdual. Por isso, é muito mais perigoso perder-se mas a essa relação que os cristãos chamam de fé, os pagãos chamam de magia. Esse simbolismo todo, não é ritualística vazia, é a Eucaristia pagã: representação, atualização e realização. O feitiço é um desses sinais. Se o equilíbrio é quebrado em favor de uma manipulação ampla, se quebra a ética, a alma pagã, o equlíbrio morre e o eu individual se corrompe. Como com os cristãos.
 
Eu não vou tomar partido, mas é fato que, se pesquisadas a fundo, todas as religiões tem interconexões entre si. Nada é "original" pq desde que o homem se desenvolveu como ser pensante ele se pergunta de onde vem, para onde vai e se há alguma força externa guiando o universo.


Eu fui criado como católico, mas não pratico há algum tempo. Mas eu creio que sim, existe algum poder superior por trás de tudo isso.
 
Bando de emo. Tsc tsc.-_-

Todo mundo acredita em algo. Mesmo os que náo querem acreditar em nada já estão acreditando em alguma coisa.

Quem não crê na religião católica, ou a wicca, ou qualquer outra forma de crença já formou a própria crença na cabeça, a pessoa pode acreditar na ciência ou dizer que nada existe, mas mesmo assim são outras crenças.

A verdadeira verdade popular universal é:
Futebol, política e religião não se discutem.
E a crença está na religião.

Não chorem. Está todo mundo certo e todo mundo errado e agente nem tem garantias se vai descobrir quem estava mais certo no final.

By Raphael Silvério
Capítulo 9 Versículo 3 do Livro das Grandes Iluminações de 2025
 
Nossa, Caio, como você é fodástico!!! Realmente se superou no seu tópico (digo... no tamanho dele...).

Você está equiparando termos que não possuem a mesma natureza: fé não é simplesmente magia, não da forma que você afirma aqui... já expliquei em que sentido estes termos se diferem, que magia é um processo muito mais complexo... acho que ainda isso não ficou muito claro para você... esse engano é a base da confusão que você está tentando fazer...

Essa arte de transformar a consciência pela vontade(magia) é “também” um processo de criação de um novo padrão neurológico, de mudar a maneira como utilizamos nosso cérebro... assim como aprender piano ou uma nova língua, por exemplo, envolve o desenvolvimento de novas possibilidades neurais – desta forma leva tempo e exige prática... assim que o dominamos, levam a canais espirituais e psicológicos grandiosos... a fé, como você a concebeu em seu post, muitas vezes não segue exatamente uma lógica de conscientização... muitas pessoas acreditam simplesmente por acreditar em algo, ou porque foram disciplinadas a isso, ou por terem nascido numa cultura fechada, ou apenas por quererem acreditar para não se destoar em meio a outras pessoas (“ou, acreditasse porque todos acreditam e é isso que é normal”), ou seja o motivo que for... já ouvi isso muitas vezes... para ter fé, não é necessário uma conscientização em níveis profundos...

Se magia é a arte de transformar a consciência pela vontade, como relacioná-las com esse conceito simplista de fé, já que muitas vezes as pessoas abrem mão da vontade própria e de si? Não faz sentido o que você diz...

Na wicca, além da magia, temos também a fé, claro – no sentido simples do termo. Pois acredita-se em algo... mas magia é um exercício, maior que mera meditação ou contemplação... há um acompanhamento dos efeitos, uma super conscientização de tudo... A magia é parte da natureza, pois não contraria as leis naturais. É por meio de estudo e observação da mesma, da realidade física e visível que podemos compreender a realidade subjacente, e interagir com ela. Isso não é uma forma de conhecimento para você? Para mim, não há dúvidas... A espiritualidade dá saltos onde a ciência e a filosofia ainda não são capazes de ir, pois grande parte da experiência humana ainda é incomensurável...

Na Wicca nos integramos com o sagrado através de nós mesmos: não na introspecção da meditação profunda apenas, como vc falou, muito menos a partir da aprovação das leis dogmáticas de uma instituição, mas na celebração de tudo o que humano, pois tudo o que é humano é sagrado... exaltamos o sagrado através das relações humanas, através de bons princípios, através da relação com os demais seres que integram aquilo que comumente chamamos de “natureza” e da qual somos parte, através da dança, do sexo, das discussões políticas e filosóficas como esta... aquilo que na sociedade judaico-cristã é visto muitas vezes como depravação, vulgaridade, obscenidade ou apenas trivialidade, para mim, é possível que seja sagrado! Porque o ser humano é divino... Na Wicca, jamais lutamos contra os interesses pessoais, nós os acompanhamos, com consciência de que se transformam em algo sagrado...

A busca do Eu dentro do cristianismo é margeada e condicionada por vários dogmas... além disso, depende da aprovação dessa entidade que a própria pessoa põe entre si e o sagrado: a Igreja. Mas enfim, isso é um direito do cristão, e é legítimo.

Na Wicca, não precisamos de entidades, pessoas, escritura ou mesmo uma coletividade, um grupo, que nos condicionam ou nos representam... o reconhecimento e a conexão com o divino se faz literalmente a partir de si, do reconhecimento do sagrado em si mesmo... e isso parece que você não entende...

A crença, na Wicca ao menos, não está no símbolo. Imagens e símbolos preenche o vazio entre os tipos de percepção verbal e não-verbal, permitindo que ambos os lados do cérebro se comuniquem, despertando coisas, como emoções e intelecto... Um feitiço é um ato simbólico em um estado supra-consciente onde se projeta energia a partir de um símbolo... mas, como você demonstrou, é comum as pessoas confundirem os símbolos com o próprio feitiço.

Seu desconhecimento sobre paganismo e mais especificamente sobre Wicca é tão grande, tão gigantesco que você tem a ousadia de afirmar que nossa ritualística é vazia... desculpa, mas isso só prova que você nunca foi pagão! Não tente aproximar o paganismo daquilo que você entende por Eucaristia, pois isso não é válido, nem em termos filosóficos. Você tenta um padrão que explique o fenômeno religioso (para discutir tanto o cristianismo quanto o paganismo), eu prefiro visualizá-los dentro daquilo que os difere dos demais – prefiro discutir o paganismo dentro do paganismo, a wicca dentro da wicca (tema do tópico) e o cristianismo (se o quiser discutir) dentro do cristianismo... imergindo dentro de cada sistema, o entendimento se torna muito mais rico...

Algumas pessoas só conseguem enxergar as coisas apenas por uma única ótica... quando se deparam com um outro sistema, com lógica e dinâmicas próprias, não conseguem fazer nada mais que julgá-lo a partir de sua própria realidade... das leis de seus próprios dogmas.

Acredito que esse tópico sirva para se discutir a Wicca pela Wicca, trocar idéias sobre esse tema. Como você desconhece a Wicca e não tem a humildade de procurar entendê-la, muito menos vivenciá-la, leva a discussão para outro terreno... parece que você tem uma necessidade de sobrepor um conceito sempre em relação a outro (percebi isso em outros tópico): cristianismo em relação a wicca, filosofia em relação a wicca, ética em relação a wicca... mas a própria wicca você desconhece...
 
Bando de emo. Tsc tsc.-_-

Todo mundo acredita em algo. Mesmo os que náo querem acreditar em nada já estão acreditando em alguma coisa.

Quem não crê na religião católica, ou a wicca, ou qualquer outra forma de crença já formou a própria crença na cabeça, a pessoa pode acreditar na ciência ou dizer que nada existe, mas mesmo assim são outras crenças.

A verdadeira verdade popular universal é:
Futebol, política e religião não se discutem.
E a crença está na religião.

Não chorem. Está todo mundo certo e todo mundo errado e agente nem tem garantias se vai descobrir quem estava mais certo no final.

By Raphael Silvério
Capítulo 9 Versículo 3 do Livro das Grandes Iluminações de 2025

Minha preocupação não é em saber quem estar certo ou errado, dane-se isso... esse é um tópico sobre wicca e gostaria de discutir o tema... a wicca por si só, e não em relação a outra religião...

Esse é um tópico sobre wicca... há um outro sobre religiões em geral...
 
Última edição:
Minha preocupação não é em saber quem estar certo ou errado, dane-se isso... esse é um tópico sobre wicca e gostaria de discutir o tema... a wicca por si só, e não em relação a outra religião...

Esse é um tópico sobre wicca... há um outro sobre religiões em geral...

Finalmente um post coerente com o tópico! :mrgreen:
 
Respondendo a Daisy:

Eu não afirmei que o paganismo é de uma ritualística vazia, afirmei, pelo contrário, que assimé considerado por muito ignorantes.

A Igreja não é uma instituição, é uma assembléia de espíritos em uma reunião. A fé os move, e os une em um mesmo Corpo Místico. O mistério da Igreja em termos litúrgicos e teológicos é explicado pela Constituição Dogmática 'Lumen Gentium', um dos amsi importantes documentos do Concílio Vaticano II, especialemnte pela sua mariologia. Lá você verá que a Igreja não está entre o homem e Deus, ela os liga. Por Cristo.

Sei que analisar a wicca a partir de uma análise sobre a fé escrita pelo Papa Bento XVI não é o ideal, mas é um pensamento que pode ser estendido a todas as religiões, com as devidas alterações. Mas não pense que sou incapaz de analisar a wicca a partir de outras vertentes.

Eu não desconheço tanto sobre o paganismo assim, aliás até que conheço muito pelas minhas poucas leituras atuais sobre o fascinante assunto.

O meu desencanto pelo paganismo é recente, graças à descoberta de formas de apreensão do mundo que me preenchem mais através da filosofia, por isso não posso discordar que esta seja inferior à magia.

Eu poderia refutá-la dizendo que é arrogância sua afirmar isso e dizer que considero magia pura manipulação psicológica auto-nduzida, assim como a a viagem astral esotérica, mas afirmar isso seria exagerado, arriscado e incerto, já que eu poderia me arrepender.

Nem concordo com os dizeres sobre a meditação. Ela é mais profunda que um descanso mental nem acabo com o paganismo dizendo que ele é SÓ isso.

Se eu sou um ignorante sobre a magia, você é uma ignorante sobre fé. Esse movimentos de manada, coerções e obrigações que levam alguns á Igreja não é fé. Pergunte a um ermitão que não fala com ninguém há anos, exceto com Deus em incessantes orações, e você saberá o que é fé. Procure maçons e rosacruzes também apra conhecer mais sobre o ocultismo e o que eles emprestaram à wicca que não tenha muita relação com o paganismo e sim com os cristianismo (que já não quer dizer muito, pois o próprio cristianismo tem influências pagãs).

E símbolo, querida, não é apenas um objeto que preencha um vazio como você colocou. É antes de mais uma procura pela metade, fora de mim, que me preencha e me torne amsi próximo do Eu.
 
Última edição:
Agora falemos sobre a wicca. Essa união com o naturalíssimo Eu através das práticas mágicas pode ser explicada de forma objetiva? Peço que divida conosco um pouco mais do que você sabe, Daisy.
 
A Igreja não é uma instituição, é uma assembléia de espíritos em uma reunião.

Hum.. ah, então, a Igreja (seja ela qual for) não é uma instituição religiosa?...

O mistério da Igreja em termos litúrgicos e teológicos é explicado pela Constituição Dogmática 'Lumen Gentium', um dos amsi importantes documentos do Concílio Vaticano II, especialemnte pela sua mariologia. Lá você verá que a Igreja não está entre o homem e Deus, ela os liga. Por Cristo.

Isso é problema do cristianismo, não da Wicca (TEMA DO TÓPICO).

Sei que analisar a wicca a partir de uma análise sobre a fé escrita pelo Papa Bento XVI não é o ideal.

Não é mesmo, e esse não é o espaço ideal para isso...

Eu não desconheço tanto sobre o paganismo assim, aliás até que conheço muito pelas minhas poucas leituras atuais sobre o fascinante assunto.

Ler não é vivenciar...


Eu poderia refutá-la dizendo que é arrogância sua afirmar isso e dizer que considero magia pura manipulação psicológica auto-nduzida

Observe um de seus posts acima e verá que foi justamente isso que você fez...

Nem concordo com os dizeres sobre a meditação. Ela é mais profunda que um descanso mental nem acabo com o paganismo dizendo que ele é SÓ isso.

Jamais afirmei que meditação é descanso mental, JAMAIS AFIRMARIA ISSO, e disse justamente o contrário... isso é você novamente tentando criar caso aqui...

Se eu sou um ignorante sobre a magia, você é uma ignorante sobre fé.

Quem é você para afirmar isso? Não sou eu aqui que mudo de "fé" a cada semana... (não há problema em mudar de opinião religiosa, mas é desrespeitoso afirmar que se é algo que nem ousou conhecer direito...).

Procure maçons e rosacruzes também apra conhecer mais sobre o ocultismo e o que eles emprestaram à wicca

Me afiliei a AMORC há dois anos e desde então estudo o material Rosacruz in loco (e nem por isso deixo de ser wiccana)... NÃO PRECISO RECORRER A NINGUÉM PARA SABER O QUE JÁ SEI... o que vc diz que alguns grupos Wiccanos pegaram emprestado desses grupos (e digamos que pegaram) vem de um grande, satisfatório e longo diálogo entre a Wicca esses grupos... influencias fazem parte da história de qualquer sociedade humana (JÁ FOI FALADO ISSO AQUI, mas vc demonstra certa incapacidade de entender isso)...


E símbolo, querida, não é apenas um objeto que preencha um vazio como você colocou. É antes de mais uma procura pela metade, fora de mim, que me preencha e me torne amsi próximo do Eu.

Não vou escrever um tratado de Semiologia aqui só para definir a você o que é um símbolo... O símbolo não é a metade que está fora e que você busca... o símbolo REPRESENTA algo que já está concebido e internalizado...
 
Última edição:
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo