• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem estaria disposto??

My

Usuário
Bem, pessoal...

Não estou 100% tranqüila ao criar este tópico, afinal não sei se é aqui que ele deveria estar, ou se é inédito, ou se despertará interesse, mas lá vai...

Pensando sobre Frodo e Sam (ontem, eu acho), me ocorreu de repente: será que eu estaria disposta a fazer como Sam, ir com Frodo (não somente sair do Condado, porque nesse caso foi mais uma ordem - apesar de Sam ter adorado a idéia de ir ver os elfos)? E não só estaria disposta, mas será que eu teria coragem suficiente, fidelidade suficiente, amor suficiente? Primeiro em Valfenda, e na verdade, nesse caso, Sam não conhecia de fato a grandiosidade da missão a qual estava se dispondo, e depois quando Frodo decidiu largar a Comitiva e ir para Mordor sozinho. Algo me leva a pensar que, desde antes de Sam tomar a decisão de ir com Frodo aonde este fosse, ele já estava destinado a ir. Mas, será que eu, no lugar dele, iria, ou me disporia? Gostaria muito de fazê-lo, mas nunca vivi algo parecido. Contudo, acho mesmo que o faria.

E vocês? Digo, quem mais estaria disposto?? Ou, quem faria tal coisa? Quem, primeiramente, sairia do Condado, seu lar, do qual nunca havia verdadeiramente saído na vida? E, em segundo lugar, de Valfenda, e em terceiro, iria para Mordor?? Ou, melhor, trazendo para nossa realidade, quem faria, ou já fez algo parecido, ou vagamente semelhante, com um amigo?

Se puderem responder, ficarei grata.

Beijinhos a todos!!!

PS: se houver algo errado com este post, por favor, desconsiderem, e me informem do ocorrido. Ainda não peguei as manhas direito e ainda tenho medo de pisar na bola sem querer.
 
eu acho que teria coragem para ir ate um certo ponto...
seguir junto com um amigo, mas nao sei se teria a coragem necessaria para poder continuar qndo surgic na minha frente alguma coisa maior do que eu poderia suportar...

acho que nao iria em frente, porem nao iria deixar que o meu amigo andasse mais um pouco sem o acompanhamento de outra pessoa...

ou eu encontraria alguem que eu pudesse confiar o meu amigo, e que iria trazer ele de volta para casa, são e salvo, ou entao eu tentaria convencer ele de que aquele caminho nao seria o mais seguro a se trilhar, tentaria de qualquer forma encontrar um caminho mais seguro para chegar ate o objetivo final, mas se isso nao fosse possivel e se o meu amigo teimac um pouquinho, acabaria indo com ele ate o final...
mesmo que o caminho estivesse cheio de obstaculos, pedrinhas e montanhas...

no fim das contas... eu acompanharia ele por livre e espontane vontade ou medo de perde-lo...

acho que a coisa mais bonita é ver alguem feliz... e isso fica mais bonito ainda qndo a gnt sabe que parte dessa felicidade foi proporcionada por nos...

:)
 
Huum... Eu acredito que iria. Não posso dizer com certeza pois nunca tive na vida algo semelhante ao passado no livro, sequer levemente parecido. Entretanto se pudesse haver alguma aventura, perigosa ou não, grandiosa ou não, e a questão da amizade fosse levantada comigo, e maior ainda, a questão de uma missao importantíssima, acho que faria o mesmo que Sam. Mas com toda certeza não acho ser possível dizer, afinal, como citado, nunca passei por algo levemente semelhante àquelas situações. Mas me considero uma aventureira :D
 
Eu poderia ir até talvez Imlad Morgul, mas duvido que conseguisse ir além. Não por falta determinação, mas provavelmente eu morreria assim que pisasse em Mordor.
 
Eu penso que eu sou meio Théoden, onde é o perigo? Então eu pego um cavalo e saio correndo para lá! rs.

Ou como diria Gimli, quando os outros heróis falavam de ir até o Morannon: "Poucas chances de vitória, quase certa a derrota... o que estamos esperando?"


Isso é o que eu acho né, talvez pense assim por nunca ter passado por uma situação dessas e se tivesse vivendo isso na pele poderia pensar diferente, mas a priori eu iria sim, quem sabe até pra buscar a própria morte e com ela quem sabe, a imortalidade? Pelos meus feitos na Guerra do Anel.
 
Acho que teria coragem sim. Se fosse pra ajudar ou pra contar com um amigo verdadeiro, com certeza que eu iria. Gostaria mais que fosse com amigos, porque isso nos dá todo aquele clima de aventura e eu penso que tem coisas que vc passa com algumas pessoas na sua vida, que não tem como simplesmente abandoná-las ou desistir. Pra mim a viagem de Sam e Frodo é uma dessas. Tantos perigos e privações, que a cumplicidade fica pra sempre.
 
Eu iria. Mesmo encontrando a morte certa, eu iria. Afinal, ainda teria alguma chance de ajudar a Terra-média.
 
Teria coragem. Até um certo ponto, como já foi dito. Não me posso por aqui a gabar a dizer que tinha coragem de aquilo tudo. Acabaria por ceder, não sou nenhum super homem, e mesmo não o tendo comigo, penso que não aguentaria tanto tempo perto do anel sem o tentar roubar. Devo admitir que não tenho uma mente muito forte, já me deixei levar por bastantes vicios, faria pelo anel...

É preciso ter em conta, que eu com isto não digo que recusaria ir com um amigo nessa demanda, quero dizer que provavelmente, numa parte da viagem, cederia a tentação do anel, já sei como sou. Seria arriscado eu ir, poderia por em perigo a expedição, tentaria tirar o anel apesar de saber que era enrrado.

Apesar de tudo, aceitaria ir logo de inicio.
 
Eu teria que sair do Condado de qualquer maneira pois os Nazgul me matariam, eu iria até Valfenda, mas na formação da comitiva, talvez eu relutasse em levar o anel até Mordor concerteza conversaria muito com Gandalf e Aragorn antes, será que teria força de espírito e sabedoria o suficiente para carregar o anel? Mas uma coisa sim eu não iria fazer, era levar Smeagou junto, daria um jeito de chegar até Mordor sem ele.
 
Teria sim, e iria até o final.
Passaria por tudo o que Frodo e Sam passaram e até um pouco mais se preciso, não nadaria para morrer na praia, iria até Mordor, mesmo que para isso eu tivesse que sacrificar minha vida(o que não seria em vão), estaria tentando salvar a TM, e ajudando meu melhor amigo com seu fardo.
 
Pensando sobre Frodo e Sam (ontem, eu acho), me ocorreu de repente: será que eu estaria disposta a fazer como Sam, ir com Frodo (não somente sair do Condado, porque nesse caso foi mais uma ordem - apesar de Sam ter adorado a idéia de ir ver os elfos)? E não só estaria disposta, mas será que eu teria coragem suficiente, fidelidade suficiente, amor suficiente? Primeiro em Valfenda, e na verdade, nesse caso, Sam não conhecia de fato a grandiosidade da missão a qual estava se dispondo, e depois quando Frodo decidiu largar a Comitiva e ir para Mordor sozinho. Algo me leva a pensar que, desde antes de Sam tomar a decisão de ir com Frodo aonde este fosse, ele já estava destinado a ir. Mas, será que eu, no lugar dele, iria, ou me disporia? Gostaria muito de fazê-lo, mas nunca vivi algo parecido. Contudo, acho mesmo que o faria.

E vocês? Digo, quem mais estaria disposto?? Ou, quem faria tal coisa? Quem, primeiramente, sairia do Condado, seu lar, do qual nunca havia verdadeiramente saído na vida? E, em segundo lugar, de Valfenda, e em terceiro, iria para Mordor?? Ou, melhor, trazendo para nossa realidade, quem faria, ou já fez algo parecido, ou vagamente semelhante, com um amigo?
My, acho que você captou bem a essência da coisa!!!

A proposta de SdA é mostrar que as aventuras, como são contadas nos livros e filmes, na realidade nunca são daquela forma. Sam diz isso em algum momento do Retorno do Rei. Ele fala sobre todas as histórias de aventura que ele ouviu quando era criança e que, agora, ele próprio estava dentro de uma dessas histórias. Mas na prática, vivendo tudo aquilo, sentindo na pele o que é uma aventura, Sam viu que não existia glamour nenhum se comparado com as histórias que ele conhecia.

É legal ver todo mundo aqui dizendo que sim, que iria sem pensar, ou que iria até certo ponto. Me desculpem duvidar da coragem e da boa vontade de vocês, mas eu não acredito que vocês iriam.

Basta alguém dizer que a Terceira Grande Guerra Mundial começou neste exato momento e todos vão correr atrás de um pistolão para não serem convocados!!

Devemos lembrar que Sam e Frodo não foram vonlutários a "entrar no Inferno". Foram volutários apenas para levar o Anel até Mordor. E esta palavra, Mordor, era apenas uma palavra de mau agouro para eles. Ambos não tinham a menor idéia do perigo que estariam realmente correndo. Até então eles só haviam sofrido com os Cavaleiros Negros, que eles nem sequer conheciam o total poder. E, após Valfenda, os hobbits estavam protegidos por 4 guerreiros e um mago. Tinham lá certa sensação de segurança.

Bom... Frodo é o primeiro a perceber o verdadeiro perigo. Talvez por influência do Anel (que queria voltar pra casa), mais do que por própria coragem, Frodo tomou o caminho de Mordor sozinho. Sam o acompanhou por pura amizade e inocência.

Eu, se estivesse no exato lugar de Sam, inocente e ignorante, com certeza seria leal a Frodo, um verdadeiro amigo, e o seguiria para ajudá-lo!

Mas se soubesse realmente o que me esperava pela frente... bom... realmente não sei. Nunca passei por situação parecida. Talvez eu tivesse ido... talvez não!
 
Última edição:
Essa de sair ou não é como dar um tiro no escuro. É muito difícil abandonarmos nossas vidas pacatas, tranqüilas e sem nenhuma preocupação (como era a vida no Condado) por algo tão incerto quanto uma viagem pelo mundo afora. Não sei se eu estaria tão disposto quanto Sam a fazer o que ele fez, mas sendo realmente amigo dos que estavam ao meu lado, eu certamente não desistiria tão facilmente da missão. É algo muito complexo, eu realmente só terei certeza se eu faria ou não no dia que tiver de enfrentar alguma situação parecida.
 
Olha eu provavelmente iria, assim como muitos de vocês. Realmente os hobbits não tinham nossão do perigo que enfrentariam antes de sair do condado, acho que eu iria até onde pudesse, digo fisicamente mesmo. A coragem de Sam só é mostrada no decorrer da jornada onde ele mostra seu real valor.

Nunca fiz nada do tipo, na verdade é raro alguém que tenha feito.
 
PS: se houver algo errado com este post, por favor, desconsiderem, e me informem do ocorrido. Ainda não peguei as manhas direito e ainda tenho medo de pisar na bola sem querer.

Não nada no tópico para que ele seja desconsiderado, pelo contrário: é um ótimo tópico. =]
A única coisa que eu fiz foi movê-lo para o sub-fórum "De Fã para Fã", que é mais indicado para essas discussões.


Sobre a disposição para acompanhar um amigo em uma jornada dessas, eu acredito que eu iria sim. Claro que não é uma decisão fácil, mas não seria nem um pouco confortante você saber que seu melhor amigo partiu em tal missão, e você se negou a ir junto. Eu acho que ensse caso a consciência e o senso de amizade falam muito mais alto.

Se não houvesse um motivo de força maior (doença prórpia ou na família, etc.) com certeza eu estaria disposto a partir junto.
 
Uma coisa que eu já observei do ser humano é que ele ganha um fôlego absurdo sempre que há uma situação extremamente difícil, mas alguém surge para o acompanhar, seja no que for... Acho que rola até um pouco de -Não vou me f**** sozinho- HuAHuA
 
Bom posso te dizer a verdade...?
primeiramente eu sou uma hobbit, minha mãe conheceu
o Tom bombadillo e casou com ela, mas voltando o caso
eu estava enteressada no Frodo Baggins, se fosse para ir no lugar do Sam
eu iria mas simplesmente ele me ignoraria e preferiria o Sam... Maldito o Sam que me tirou o Frodo...8-O
 
Bom posso te dizer a verdade...?
primeiramente eu sou uma hobbit, minha mãe conheceu
o Tom bombadillo e casou com ela, mas voltando o caso
eu estava enteressada no Frodo Baggins, se fosse para ir no lugar do Sam
eu iria mas simplesmente ele me ignoraria e preferiria o Sam... Maldito o Sam que me tirou o Frodo...8-O

Cynthia... achei interessante sua colocação, rsrsrs. Faz sentido, rs.
Mas, no caso da amizade, fiquei curiosa. Você iria? Gostaria de ir? Se disporia a ir? Não é encheção, é só curiosidade, por assim dizer.

Abraço. ;)
 
Eu iria, faço qualquer coisa por um amigo verdadeiro...:kiss:
só ñ sei se eu seria tão forte, tão pura, tão fiel, e tão copreensiva quanto o Sam... :roll:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo