• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa Sulamericana 2008

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Fase nacional confrontos:

Vasco x Palmeiras
Atlético-PR x São Paulo FC
Atlético-MG x Botafogo
Grêmio x Internacional

O torneio pode ser (e é) ainda sem sal e sem açucar, mas ao menos terá 4 bons confrontos que andaram acontecendo recentemente em decisões importantes em outros torneios.

A se destacar o maior clássico em rivalidade do Brasil sendo disputado pela primeira vez em nivel internacional. Pena que o torneio é microscópico demais pra grandeza do classico.

O São Paulo já declarou antecipadamente que irá promover vários juniores, fazendo uma nova versão do Expressinho. Fico torcendo que seja um time inteiro assim, pois da última vez que fez isso foi campeão justamente deste torneio quando tinha o antigo nome de Copa Conmebol.
 
Não estou muito otimista quanto ao Galo quebrar a escrita contra o Botafogo no jogo do Engenhão, mas tem o jogo do Mineirão, e resta torcer.
 
Problema que nem dá pra fazer muitas apostas já que alguns dos claros favoritos não jogarão com força máxima.
O único que seria equilibrado de verdade se ambas as equipes jogassem 100% é o Grenal.

Mas acho que dá pra apostar em Botafogo e Palmeiras.


PS: Acho que já teve um Grenal em Sul-Americana.
 
Última edição:
Já teve grenal na sul-americana, em 2004. Primeiro jogo: Inter 1x0 Grêmio. Segundo jogo: Grêmio 2x1 Inter.

Deu Inter que apanhou pro Boca na Bonbonera (4x2) e empatou em casa (0x0).
 
É difícil imaginar um time brasileiro campeão da Sulamericana, ela aparece bem na hora que o Brasileirão começa a pegar fogo, aí acontece de alguns times pouparem jogadores, e os que não poupam, quando chegam na fase internacional, chegam desgastados devido a maratona de jogos e acabam perdendo...

Desses confrontos inciais destaco o Grenal, se os dois times entrarem completos vão ser dois jogaços.
 
O São paulo vai com o time reserva recheado de juniores... Só o Sérgio Motta que tá amchucado não vai jogar (eu juroi que os Deuises da Bola devem em odiar! Era a chance do moleque!).

Vai ser bemn legal, tomara que apssem e tenham uma meia duzia de jogos pelo menos... e que joguem bem. Quem sabe o Muricy não escala eles pro time tiular?
 
É uma pena que os grandes times brasileiros ainda não valorizem a Sul-Americana.

São Paulo e Grêmio já declararam que jogarão com times reservas. Fico surpreso pelo grêmio, pois Gre-Nal é sempre Gre-Nal. Os gaúchos podem confirmar o que eu digo: uma derrota num Gre-Nal pode transformar uma fase ótima em um verdadeiro inferno astral.

Eu acho que passam Inter, São Paulo, Botafogo e Vasco.
 
Seria legal se esses torneios fossem realmente valorizados... seria legal ter quase 2 libertadores por ano. Mas é um sonho meio impossível. Uns anos atrás eu lembro que o Inter chegou numas fases finais e começou a colocar os reservas no Brasileiro, o resultado foi que não ganhou nem a sul americano e perdeu a vaga pra libertadores naquele ano.
E não sei porque os times ficam brigando no Brasileiro por uma "vaga na sul americana" se quando chega na hora o negócio não vale porra nenhuma.
 
Com todo o respeito, essa competição só é desvalorizada aqui no Brasil, na minha opinião porque até agora nenhum clube brasileiro conseguiu vencê-la. É transmitida para todo o continente e vale vaga para a Recopa. Quem diz que não vale nada simplesmente está rasgando dinheiro, muito dinheiro (premiações, arrecadações, televisão...)

Faz tempo que um clube brasileiro não ganha um título internacional. Ja ta na hora.
 
O grêmio esta certo em colocar o time reserva, a muito tempo eles não podem sonhar com um título brasileiro e é um campeonato longo que exige elenco...se dividir em duas competições sem dúvida vai cair muito o rendimento. Mas pra quem esta mais em baixo da tabela é a chance de ganhar moral.
 
Com todo o respeito, essa competição só é desvalorizada aqui no Brasil, na minha opinião porque até agora nenhum clube brasileiro conseguiu vencê-la. É transmitida para todo o continente e vale vaga para a Recopa. Quem diz que não vale nada simplesmente está rasgando dinheiro, muito dinheiro (premiações, arrecadações, televisão...)
Pode ser que sim, pelego.

Mas também pode acontecer como o que aconteceu com o Atlético-MG, quando venceu a extinta Copa Conmebol. Ninguém deu muita bola e tem gente que nem sabe que torneio era esse. Aconteceu algo muito parecido também com o próprio Internacional quando ganhou a Recopa. Pra muita gente (a maioria!) esse título serviu unica e exclusivamente pra encher um pouco mais os cofres colorados.

Eu tenho uma visão diferente. Como admirador de futebol, acredito que título internacional reconhecido por uma entidade como a Conmebol é sempre importante. Como torcedor, eu gostaria de ver meu time entrando pra vencer todo e qualquer torneio. Ainda não me convenceram de que jogar às quartas e aos domingos é "exaustivo" ou "desumano". Eu penso que, se for pra optar por um time reserva, que seja como o São Paulo faz na década de 90. Cria-se um time B, um "expressinho", um "ventania" (como chamavam os reservas do Atlético-PR aqui em Curitiba :lol: ) ou seja lá qual acunha você queira dar a esse time B.

O que não pode é sair dizendo por aí que a competição não é importante ou que perderam porque não deram muita bola. Muito menos, justificar uma derrota do time dizendo que o time entrou com os reservas. A camisa que entra em campo é a mesma.
 
Com todo o respeito, essa competição só é desvalorizada aqui no Brasil, na minha opinião porque até agora nenhum clube brasileiro conseguiu vencê-la. .

Com esse nome não, mas no equivalente antigo sim

Mesmo nos anos 90 quando o torneio se chamava Copa Conmebol, não se dava muito valor. A Globo por exemplo jamais transmitiu um jogo sequer. E o São Paulo ganhou com um time inteiro de reservas.

O critério era o mesmo, quem não se classificava pra Libertadores disputava a Conmebol. A diferença é que naquela década foi o inverso, vários times brasileiros ganharam em sequência (Atlético-MG 2 vezes e Botafogo, São Paulo e Santos 1 vez cada) e só depois de um bom tempo um argentino ganhou.
 
Última edição:
E o CSA já foi vice da Conmebol, não me lembro mais nem por qual critério se classificou para a competição.

Quanto ao valor da Sul-Americana, a razão pela qual a mesma não impõe grande valor é simples: os times não dão a mínima, e quem faz os torneios são, no final das contas, as equipes. Penso que, como incentivo à rivalidade regional e mesmo para chamar mais atenção ao futebol sul-americano, os clubes deveriam se comprometer a disputar de forma mais intensa esse torneio. Sem contar que é uma ótima oportunidade para times que não têm muito dinheiro em caixa.
 
O problema, ao menos aqui no sul, é que se criou uma cultura de não disputar um torneio por causa da taça, do título, mas sim porque esse torneio te dá direito a disputar outro torneio. Como a Sul Americana só te permite disputar a Recopa, que é um torneio irregular, que nem sempre acontece (além de ser um campeonato menor), quase ninguém dá importância, ainda mais comparando com a possibilidade de, indo bem no Brasileiro, conseguir uma vaga pra Libertadores.

O que eu acho besteira. Pra mim campeonato é taça no armário e comemoração nas ruas. O direito de competir outro campeonato é secundário.
 
Hoje, um mistão. Mas, no PAPEL, o misto do Palmeiras é melhor que o titular do Vasco. Então, vamos ver no que vai dar.

Eu não acho a Sulamericana um lixo! A Libertadores, demorou pra engrenar aqui no Brasil. Quando o Santos ganhou aqueles títulos, ninguém ligava muito. Só começou a ter valor lá pra década de 80. Hoje, é super cobiçada.

Lógico, a Sulamericana, NUNCA chegará ao nível da Libertadores, pois os times são oturos. Mas, pode ser uma cópia da UEFA. Por que não?
 
Problema daqui da américa do sul é que não dá pra aliciar muito os clubes na questão financeira também.
As premiações costumam ser bastante escassas.
Acho que a que teve maior premiação era aquela Copa Mercosul. Mas cujo critério era convitão.

Além de achar meio ridiculo essa fase nacional. Acaba dando um ar muito caseiro pra competição neste inicio.
Deviam misturar de cara todos os times de todos os países.
 
A Sulamericana em premiações não paga nem a metade da metade que a Mercosul pagava.

E tem essa 1a. fase nacional e a proxima confrontos Brasil x Argentina pra justamente economizar com longas viagens.

Eu sou da opinião que nesse torneio se deveria viajar mais e na Libertadores menos como era até o ano de 1999 quando se tinha em cada grupo 2 times de cada país e quando se saía pra jogar fora na 1a fase se fazia apenas uma única viagem fazendo os dois jogos no exterior na mesma semana. Atualmente são 3 em 3 países diferentes e se der o azar de pegar Colômbia, México e Equador complica bastante.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo