• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Unificação Títulos Copa Sulamericana + Copa Conmebol

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Unificação da Copa Conmebol e Sul-Americana: veja quem votou a favor e contra


Potencial unificação afeta diretamente a pontuação do ranking da Conmebol

Potencial unificação afeta diretamente a pontuação do ranking da Conmebol / Ernesto Ryan/GettyImages

A definição se aproxima. Depois de algumas idas e vindas, a Conmebol definiu a formação do comitê de clubes que se reuniu nesta segunda-feira, 12, para avaliar o pedido liderado pelo Atlético Mineiro de que a extinta Copa Conmebol seja reconhecida como Copa Sul-Americana. A situação permanece indefinida.

Cuca, técnico do Atlético-MG

Galo liderou o pedido da unificação / Alexandre Schneider/GettyImages

As 16 equipes que chegaram às oitavas de final da Libertadores 2022 participaram da construção do comitê. Dessas, 10 votaram favorável à unificação das competições. São elas:
  • Athletico-PR;
  • Atlético-MG;
  • Boca Juniors-ARG;
  • Colón-ARG;
  • Estudiantes-ARG;
  • Fortaleza;
  • Libertad-PAR;
  • River Plate-ARG;
  • Talleres-ARG;
  • Vélez Sarsfield-ARG;
Foram contrários: Corinthians, Flamengo e Palmeiras. Cerro Porteño-PAR, Emelec-EQU e Tolima-COL se abstiveram.
Em caso de reconhecimento da unificação, Atlético-MG, Botafogo, Santos e São Paulo, vencedores do extinto torneio, ganharão pontos no ranking da Conmebol, que influencia diretamente a composição dos cabeças de chave da Libertadores. A potencial mudança também transforma os pesos dos títulos da entidade máxima do futebol sul-americano.

Abel Ferreira, treinador Palmeiras

Verdão votou contra / Ricardo Moreira/GettyImages

A possível unificação ainda dependerá de uma reunião do Conselho Executivo da Conmebol, que deve acontecer apenas no mês de outubro. As confederações nacionais, que ainda não votaram, pediram um prazo maior para uma decisão no conselho. A definição, embora mais próxima, deve levar alguns meses.

 
Pra mim nada mais justo unificar competições equivalentes e que uma antecedeu a outra. Nos anos 90 quem não ia pra Libertadores ia pra Copa Conmebol que nessa época o Galo do @fcm e @Melian foi o que mais disputou finais.
 
acho frescura essas unificações.
Galo foi bi-campeão da Copa Conmebol...
 
Esse é um dos pouquíssimo casos que concordo unificar apenas porque eram torneios com mesmo critério técnico e um é a continuidade exata do outro.

Seria ridículo se fizerem o mesmo com Supercopa e Mercosul, pois eram dois torneios elitistas.
 
Tenho sentimentos conflitantes: entendo os motivos para unificar, mas sou saudosista; acho um charme o time ser bicampeão (sem hífen :wink: ) de uma copa que não existe mais.​
 
Tenho sentimentos conflitantes: entendo os motivos para unificar, mas sou saudosista; acho um charme o time ser bicampeão (sem hífen :wink: ) de uma copa que não existe mais.​
O problema é que vai ficar esquecido na história. Quem vai lembrar será apenas o pessoal antigo e os torcedores do time, isto se tiverem curiosidade de pesquisar.
 
O problema é que vai ficar esquecido na história. Quem vai lembrar será apenas o pessoal antigo e os torcedores do time, isto se tiverem curiosidade de pesquisar.
Mas quem tem de lembrar são os torcedores, mesmo. Por exemplo: quem "viu" o Galo ser Campeão do Gelo, já morreu, mas eu acho mó legal isso ter ficado eternizado no hino e ter sido passado para as gerações futuras de torcedores, porque é divertido saber que temos uma taça que poderia ser chamada de Elsa. :rofl:
 
Tenho sentimentos conflitantes: entendo os motivos para unificar, mas sou saudosista; acho um charme o time ser bicampeão (sem hífen :wink: ) de uma copa que não existe mais.​
O fato é que toda essa história nem estava sendo contabilizada no ranking deles e agora passa a valer. Mesmo que não unificasse achei bom por esse lado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo