• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ELFOS e elfos

Sobre Elfos e elfos​

Este tópico servirá para explicar a origem dos pequeninos e dos grandes elfos(os da mitologia de Tolkien).
Em sua primeira experiência com OSDA você deve ter se perguntado por quê os elfos de Tolkien são tão altos.Primeiramente falaremos sobre os elfos da mitologia Nórdica,estes eram considerados superiores em beleza e sabedoria aos humanos,mas mesmo assim inferiores aos deuses,e foi esta tradição que Tolkien seguiu,em algumas mitologias como a céltica estes vieram ao mundo antes que os humanos.

-De onde vieram aqueles elfos pequeninos?

A medida que a Europa se tornava primariamente cristã,as pessoas pararam de acreditar em uma criatura que estivesse entre homens e Deus,história sobre grandes elfos e fadas foram postas de lado.
Apesar disso os elfos e fadas não desapareceram,mas foram associados com assuntos menores,tipo um prato que se quebrou misteriosamente.

-Tolkien culpa Shakespeare:

Tolkien culpou Willian Shakespeare eternamente por incluir na literatura elfos e fadas simplórios,mas para ser honesto Shakespeare não foi primeiro a escrever histórias sobre elfos e fadas diminutas,mas fez isso com freqüencia,dessa forma Tolkien tinha a razão de colocar a culpa nele.

Mas na minha opinião Tolkien conseguiu mudar a nossa visão sobre os elfos,apesar de não ter mudado a visão de tantas pessoas que pretendia.
<!-- / message --><!-- sig -->
 
-Tolkien culpa Shakespeare:

<!-- / message --><!-- sig --> Tolkien culpou Willian Shakespeare eternamente por incluir na literatura elfos e fadas simplórios,mas para ser honesto Shakespeare não foi primeiro a escrever histórias sobre elfos e fadas diminutas,mas fez isso com freqüencia,dessa forma Tolkien tinha a razão de colocar a culpa nele.

Thorin! Só para eu me situar melhor:

Eu tenho vários livros do Shakespeare aqui e sempre vejo semelhanças entre os dois escritores, mas desculpe: De onde vc tirou isso, que Tolkien culpa Shekesapeare? :think: Depois eu posto de novo.
Obrigado!
 
Interessante
Me bate até raiva quando aparece em algum lugar, mesmo naqueles desenhos de crianças, fadinhas pequenas e que se chama elfos. Meu primeiro contato com elfos grandes foi com Warcraft, e eu amei aquilo. Depois comprei vários jogos de fantasia e todos tinham elfos fortes e grandes. Então vi a trilogia de SdA e fiquei maravilhado com Valfenda e Lothlórien. Foi assim que eu conheci os elfos grandes. E eles são muito mais interessantes do que os elfos-fadas.
Bem interessante mesmo isso, thorin
 
De fadas pequenas só me lembro agora da "sininho" do Peter Pan. XD

Ei Thorin, eu tenho uma pergunta...

Os Elfos são que nem Sílfides não é? Eles estão entre os Deuses e os Homens. Mas tu acha que eles tem um corpo físico como os homens, ou um corpo diferente, mais parecido com espírito, e que pode desaparecer a qualquer instante?

Será que eles podem ser confundidos com o vento, como as Sílfides?

:think:
 
gente, vamos por partes:

o termo "elfo" não é de autoria de tolkien.

a mitologia grega, uma das mais antigas da europa, já denota resquícios de elfos, e assim foi disseminando-se pelo resto da europa... portanto, devemos estudar um pouco mais as mitologias e lendas européias antes de criticar.

tolkien criou um outro mundo, e sua intenção foi aproximar elfos e homens, não fazer com que os mesmos se parecessem com as fadinhas, gnomos e coisas do gênero, com pele verde, tamanho diminuto, que morassem em flores, etc. apesar das diferenças existentes entre os elfos de tolkien e os homens, eles eram irmãos, digamos assim, pois ambos eram filhos de ilúvatar.

tolkien criou uma nova mitologia, especialmente pq achava que a grã bretanha não tinha uma mitologia própria (além da lenda do rei arthur, que é uma coisa mais "recente", não existe mesmo... e com a chegada do cristianismo num local tão pagão como aquele, as bruxas e seres associados à grande deusa foram aniquilados e transformados em algo mais "delicado", como fadas em flores, delicadas, puras, inocentes, etc... elfos viraram monstrinhos verdes e feios, mas eram os guardiões do verde, das matas e dos bosques, assim como suas companheiras fadas).

tudo isso foi jogado para o mundo infantil... uma coisa sem importância, boba... e sabemos que não é bem assim...

acho que não podemos ter "raiva", pq não podemos simplesmente comparar autores de épocas e estilos tão diferentes. Shakespeare uma coisa... Tolkien outra... etc etc etc...

Os simbolismos e personagens mitológicos sempre existiram e sempre existirão, e todos têm o direito de criar suas próprias histórias e mundos.

cada qual no seu lugar...
 
Sabem que eu nunca tinha ouvido falar de elfos pequenos??? Fadinhas tudo bem, mas para mim, os Elfos sempre foram seres altos, esbeltos, inteligentes e habilidosos.
Foi uma surpresa agradável ver este tópico, vou procurar mais sobre o assunto.
 
Sabem que eu nunca tinha ouvido falar de elfos pequenos??? Fadinhas tudo bem, mas para mim, os Elfos sempre foram seres altos, esbeltos, inteligentes e habilidosos.
Foi uma surpresa agradável ver este tópico, vou procurar mais sobre o assunto.

somos duas!

A única coisa que eu sabia era que Elfo é o masculino de Fada. :lol:
 
Mestre Tolkien nos mostra os Eldar: os seres criados por Ilúvatar para habitarem Arda. Eram parecidos com os Ainur por possuírem muitos dons, entre eles a imortalidade, mas apesar disso poderiam sim sofrer como os Edain, seus irmãos mais novos e mortais.
Talvez o que assemelhe os Eldar de Tolkien aos elfos trazidos pela mitologia nórdica seja a sua semelhança com deuses e a sua intima relação com a Terra em que vivem. E o que diferencie-os dos pequenos elfinhos trazidos em outros contos seja o tamanho, suas habilidades mágicas e suas feições como em Harry Potter, ou até mesmo a sua capacidade de desenvolvimento de tecnologia como nos livros de Eoin Colfer da saga Artemis Fowl.
Mas ao final de tudo penso que o maior problema não seja quem está certo ou errado sobre elfos e sua aparência, mas sim que muitas vezes usa-se uma mesma palavra para tratar de seres que de maneira alguma são iguais.

P.S.: Espero que não tenha fugido ao assunto.Mas nesta bagunça está o que eu penso.

 
Nunca pensei em elfos como aquelas coisinhas diminutas, sempre os imaginei como na mitologia nórdica e na de Tolkien.

Acho que a influência nórdica foi tão forte na área élfica para Tolkien que a teoria dos sábios de... (me esqueci de onde) de os orcs virem de elfos foi inspirada na lenda dos elfos magnus.

Os elfos magnus eram um dos três tipos de elfos, mas ao contrário dos outros dois tipos não era tão belo e tão sábio.
Os elfos dessa raça maltratavam os homens de tal forma que se tornaram criaturas perversas que foram castigados por um deus nórdico (parece que foi Odin) e perderam sua beleza, que já não era grande coisa, seus dentes se tornaram presas saindo de suas bocas e sua pele se tornou esverdeada e rugosa.

Essa é a história dos elfos magnus.
 
Tirei isso de mtas pesquias na net,na verdade esse texto é um quebra cabeça.

Bom esses Elfos de Tolkien são sim os da mitologia nórdica,e em beleza e sabedoria parecem com os Ainur.

MAs apesar disso Shakespeare foi quem -propagou a história de elfozinhos
 
A expressão elfo surgiu para mim em jogos de RPG/estratégia de PC, e nunca imaginei elfos pequenos e diminutos, para mim esses eram gnomos e fadas, os elfos para mim eram grandes como os homnes mas verde como as plantas e muito belos.

Tal qual Age of Wonders e agora noi inicio do ano comprei o 2.
 
lyvio, olha só o que achei na wikipédia, sobre elfos:

Elfo é uma criatura mítica da Mitologia Nórdica e do Paganismo Germânico, que aparece com freqüência na literatura medieval européia.
Nesta mitologia os elfos chamam-se Alfs ou Alfr, também chamados de "elfos da luz" - Ljosalfr. São descritos como seres belos e luminosos, ou ainda seres semi-divinos, mágicos, semelhantes à imagem literária das fadas ou das ninfas. De fato, a palavra "Sol" na língua nórdica era Alfrothul, ou seja: o Raio Élfico; dizia-se que por isso seus raios seriam fatais a elfos e anões.
Eram divindades menores da natureza e da fertilidade. Os elfos são geralmente mostrados como jovens de grande beleza vivendo em florestas, sob a terra, em fontes e outros lugares naturais. Foram retratados como tendo longa vida ou imortalidade, e com poderes mágicos

*************************************************

Na Literatura

As qualidades élficas são bastante exploradas na obra de J.R.R.Tolkien. Inclusive o autor resgatou formas há muito inutilizadas da palavra Elf, Elfo em inglês, cujo plural era comumente Elfs. Em sua obra, Tolkien usava a variedade Elves, e a palavra acabou voltando aos dicionários. O mesmo aconteceu com Dwarf, Dwarfs, Dwarves, Anão.
As mais antigas descrições de elfos vêm da Mitologia Nórdica. Eram chamados álfar, de singular álfr. Outros seres com nome etimologicamente relacionados a álfar sugerem que a crença em elfos não se restringe aos escandinavos, abrangendo todas as tribos Germânicas. Essas criaturas aparecem em muitos lugares.
Shakespeare as imaginava como seres pequeninos, descrição essa que o autor de O Senhor dos Anéis, Tolkien, odiava. Seus próprios elfos eram sábios, altos, belos e imortais.
Literalmente, os elfos são gênios que, na mitologia escandinava, simboliza o ar, a terra, o fogo e etc.
 
Thorin, você andou lendo O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis, de David Colbert? O livro fala sobre esse assunto muitas vezes. Se não leu, recomendo.

No mais eu acho que Tolkien merece crédito não só pelos Elfos, mas também pelos Orcs que nós conhecemos e amamos(?). Ele pode não ter inventado completamente esses seres, mas ele "reciclou" a essência das histórias antigas.
 
isso mesmo, morgomir!

ele elevou os elfos para algo mais próximo dos humanos... mais elevados em alguns aspectos, mas mesmo assim são nossos "irmãos mais velhos". ;)
 
Thorin, você andou lendo O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis, de David Colbert? O livro fala sobre esse assunto muitas vezes. Se não leu, recomendo.

No mais eu acho que Tolkien merece crédito não só pelos Elfos, mas também pelos Orcs que nós conhecemos e amamos(?). Ele pode não ter inventado completamente esses seres, mas ele "reciclou" a essência das histórias antigas.

Wu lí sim,mas essa imformação veio da combinação Wiki e esse livro.
 
Realmente houve muita confusão com o termo "Elfo" através da história, mas isso é unicamente parte do processo de cristianização dos povos que antes tinham uma cultura que acreditava neste tipo de seres e que reio eu eram muito mais Elfos Tolkenianos que Elfos de outras histórias.
A mitologia Inglêsa sobre estes seres foi muito deturpada, mas na verdade o que ocorreu foi uma verdadeira confusão de significados que levou a sobrepor o conceito de duendes e fadas (seres que aí sim são pequeninos e autores de diabruras) ao de elfos, essa mistura acabou se consagrando pelo uso nas obras não só de Shakespeare mas de Michael Drayton também. Seria portanto o crime destes autores não a criação da idéia mas a difusão de informação inverídica por assim dizer.

Há sim alguns autores na modernidade que utilizam este conceito corrompido de elfo, mas, creio eu, o fazem apenas por não ter uma pesquisa séria por trás de suas obras, ao contrário do que fez Tolkien, que antes de escrever sobre seu mundo e as criaturas que o habitavam, teve a consciência e o trabalho de pesquisar e buscar o conhecimento da verdade, seja para não transmitir uma idéia falsa ou supercial ou para revelar a verdade sobre o assunto. Ademais, ainda há o problema das traduções, palavras que tem um significado em Inglês poodem simplesmente terem sido traduzidas de forma erronea para o português, temos como exemplo a situação dos Goblins, que apesar de serem uma sub-raça dos orcs foi classificada absolutamente como orcs pela editora brasileira.

Ademais, os elfos da mitologia inglêsa, podem perfeitamente serem apenas reclassificados como Duendes, Gnomos ou Fadas, trabalho este já realizado por Tolkien e que vem, nos últimos tempos ganhando força e suprimindo a antiga idéia confusa e errônea sobre eles.
 
porem essa é a visão q as pessoas tem ao ler Rowling,elfos feios e sujas.
é, os elfos domesticos...

Ademais, os elfos da mitologia inglêsa, podem perfeitamente serem apenas reclassificados como Duendes, Gnomos ou Fadas, trabalho este já realizado por Tolkien e que vem, nos últimos tempos ganhando força e suprimindo a antiga idéia confusa e errônea sobre eles.

tambem acho


aliás... sempre vi elfos altos e bonitos, e conheci eles pela mitologia grega
depois por Tolkien
 
Uma pergunta...q pode parecer boba..mas tenho duvida...

No Silma Tolkien fala de elfos que não fizeram a Grande Viagem e não estiveram em Aman, os Avari. Queria saber se há algum registro sobre migração desse grupo para a Terra Média, antes do fim de Beleriand..e se na Quarta Era..até esses elfos foram embora para os Portos e de lá para as Terras Imortais...ou se eles permaneceram ainda na Terra-Média?

Alguém pode me ajudar..plix!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo