• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O ínicio do Silmarillion retrata a Genêsis da Bíblia??

Quem escreveu o Geneses da Biblia?? oÔ

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Moisés escreveu Gênesis.

E quanto à semelhançca de Gênesis com O Simarillion, acredito que aqui bem se aplica aquela frase: "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Tolkien não queria e nem fez alegorias, mas por tratarem de assuntos tão parecidos, lembrou sim! Influência é inevitável como já disse e como já disseram em milhares de tópicos sobre as influências de Tolkien, mas não era querer representar a Bíblia o objetivo dele...
 
Quando é que vão parar de comparar a cosmogonia de Tolkien com as cosmogonias mitológicas e religiosas? :roll:

Só pelo fato de que em tal e tal lugar (Silmarillion e Gênesis no caso) se narra a criação do mundo, isso não quer dizer que seja igual/parecido/copiado. Houve inspiração? Lógico. Mas só pelo fato de que se sente a necessidade de explicar dessa forma a origem da terra. Enquanto houver necessidade de uma explicação do tipo, haverá similaridades, mas não uma pretensa cópia/alegoria/homenagem.
 
Claro que é uma fonte de inspiração... eu diria que as mitologias que mais influenciaram Tolkien foram a Nórdica ( varios elementos entre eles possivelmente o Anel dos Nibelungos? ) Grega ( Os Vala na minha visão são quase iguais aos deuses gregos ) e a "Mitologia Cristã" porque independente de você acreditar em Deus ou não metade do que esta na Biblia é histórinha... E sim Aiundale é uma espécie de Genese, não é igual mas tem la sua semelhança.
Aham, a Bibilia foi mesmo uma inspiração pra Tolkien...
 
Não. Assim como os Anjos não tem paralelo com os Ainur pelo simples fato de que não participaram da criação do mundo. Nenhum deles cantou para Deus e nem este deu Existência aos pensamentos dos anjos.

Não há outra raça capaz de rivalizar e superar os Homens em nível intelectual, cultural ou mesmo na força. Deus não criou elfos, anões ou Ents. Deu vida ao Homem e tornou-lhe o senhor de todos os animais.

E o que é mais engraçado? Ilúvatar em momento algum surgiu para elfos ou homens para que o louvassem. Os edain sequer sabiam da existência do Um antes de terem contato com os moriquendi que viviam à leste das Montanhas das Sombras. Oe eldar, que conviveram com os Ainur, não eregiram templos para Eru e sim, dirigiam suas preces à Varda. E os Homens à Ëarendil. Foram poucas as passagens em que o nome do Um é mencionada.
 
Moisés escreveu Gênesis.


Poxa, essa é nova, nao sabia que o Geneses tinha sido escrito por Moisés...Achei que fosse uma especie de seleçao das versoes de muitos autores...

Pois bem, nem sempre sabemos tudo né!!

Obrigado pela informaçao caro Juliano!!
 
acho um pouco absurda a idéia d querer comparar o Gênese com Tolkien... não querendo ser ignorante =]

mas acredito q seja apenas uma semelhança entre as duas obras:
Gênese = criação do mundo em que realmente vivemos
Criação de Arda = é como Tolkien quis que o SEU mundo fosse criado, pois pensem bem, no contexto todo d sua obra ele seria o proprio Eru, aquele q tudo sab a todas as horas da vida dos diversos personagens.
 
Desculpa falar Wilwarin, mas, embora eu ache a comparaçao um tanto irreal, acha-la absurda é um tanto extremista, nao acha nao?? Tudo bem Tolkien nao querer fazer alegorias quanto à crença cristã, mas é inegavel que existe influencia, embora Tolkien nao quisesse fazer mençao ao Genese biblico.
 
Desculpa falar Wilwarin, mas, embora eu ache a comparaçao um tanto irreal, acha-la absurda é um tanto extremista, nao acha nao??

Extremista nada. A única semelhança é a criação do Universo. Se uma "copia" a outra, a teoria do Big Bang científica também retrata o Gênesis da Bíblia...:eek:
 
Tolkien era bem católico mas não, a Bíblia é a Bíblia, e não se parece em nada com qualquer coisa que Tolkien tenha escrito.
 
Sem problemas Ulmo, estamos aí para discutir...
Saitor Kainof eu gostei da idéia xD

O que eu quis dizer, foi que Tolkien "construiu" um mundo seu e usou as palavras para fazer uma descrição de como foi... Pois afinal, a criação do mundo como é mostrada na Bíblia (q é o livro em q eu creio), não tem "nada a ver" com o que Tolkien mostra, pois ele cria, digamos, um gênese totalmente diferente para o seu mundo, um imaginário, uma ilusão, composta d mais d um "deus", d elementos diferentes para uma criação como a canção criada pelos valar, o poder não está concentrado apenas na mão d um criador, então por isso que eu digo que não há semelhança entre a Bíblia e A Criação de Arda.
Podemos sim nos referir de que os dois textos falam d criação, MAS DE MUNDOS DIFERENTES, onde o único autor para Arda é Tolkien, que na história, para mim é Eru, ou seja, é como se ele se perssonificasse dentro da história como o superior, ok?

Abraços a todos!
 
Foi justo esse paralelo e outros espalhados pelo SdA que fizeram o pastor da minha igreja ler SdA...
e o melhor é que ele é bem sem preconceito.... gostou muito dos livros...
 
Extremista nada. A única semelhança é a criação do Universo. Se uma "copia" a outra, a teoria do Big Bang científica também retrata o Gênesis da Bíblia...:eek:

Argumento incisivo, suficiente para me fazer rever a minha opiniao...Se bem que o Big Bang é a maneira cientifica de enchergar o momento em que tudo foi criado, assim como o Genese é a maneira cristã, religiosa, de ver o começo de tudo!! Pode ser que a comparaçao seja um pouco absurda sim, mas nem tanto.

Abraços a todos...

P.S.: Nao vale comprar a briga da sua aprendiz Kainof...KKKKKKKKKKKKK
 
Influências de uma obra em outra, existem e sempre existirão. Sei que tem muita gente aqui no Forum que repudia a possibilidade de Tolkien ter se inspirado no Gênesis, na Bíblia ou qualquer outra obra... mas eu penso que, sendo ele um católico e muito conhecedor da Bíblia, porque não existir uma certa conexão? Pode nem ter sido proposital... existem assuntos, informações, que ficam armazenadas em nosso sub-consciente e que se manifestam das maneiras mais diversas.
Não acredito que "retrata" a Gênesis, mas que existem influências e semelhanças, isso é inevitável.
Toda a descrição de como Arda foi criada, apesar de não ter sido pelas mãos de um único criador e não ter um único deus e sim, vários, é uma semelhança (vejam bem, semelhança, não cópia, retrato) com o que Gênesis conta.

[]s
 
Eu sempre entro nessa briga, então vamos lá:

1)Não podemos esquecer que Arda É a Terra. Não dá pra simplesmente escapar dizendo que Tolkien é o Eru de sua obra. Ela via a pré-história da Terra-média como uma pré-história imaginativa da nossa própria Terra.

2)É incorreto dizer que Eru não era adorado. Exemplos claros da adoração de Eru são os festivais organizados em Valinor antes do fim das Árvores e depois em Númenor, em três momentos do ano.

3)Pra todos os efeitos, se Arda é a Terra, então Deus é Eru, os Ainur são os anjos e Melkor é o Demônio. Sorry ;-)

4)Tolkien não queria simplesmente recontar o Gênese porque acharia até blasfemo fazer isso. Ele queria uma visão ao mesmo tempo imaginativa e fiel à ESSÊNCIA do relato cristão. Daí o Ainulindalë. A maneira mais certa de encará-lo é como visão "transfigurada" do Gênese, eu acho.

Abraços,
 
A propósito, os humanos nunca adoraram Eärendil. Não sei de onde vcs tiraram essa, hehehe...
 
O Genêsis seria equivalente ao momento em que os ainur viraram os valar e começam a construir o mundo que planejaram.
 
Logo quando comecei a ler, foi isso que eu pensei.

Só que, como já foi dito, tem suas diferênças.. e são grandes.
Mas, convenhamos, a forma de "início" do Tolkien é bem mais legal do que a forma como Deus fez. xD
 
Logo quando comecei a ler, foi isso que eu pensei.

Só que, como já foi dito, tem suas diferênças.. e são grandes.
Mas, convenhamos, a forma de "início" do Tolkien é bem mais legal do que a forma como Deus fez. xD

Bom, mas segundo alguns textos antigos e excluídos da Biblía, Deus teve que lutar contra outros seres universais tão poderosos quanto ele, teve que derrotar vários monstros, se tornando o Unico, e poder fazer algo que todos queriam: Criar.
 
Bom, mas segundo alguns textos antigos e excluídos da Biblía, Deus teve que lutar contra outros seres universais tão poderosos quanto ele, teve que derrotar vários monstros, se tornando o Unico, e poder fazer algo que todos queriam: Criar.

Corretíssimo!
Segundo alguns textos, Deus criou os anjos - que não foram agraciados com o livre arbírtrio e são parte, digamos, do pensamento de Deus - para ajudá-lo nessas batalhas primevas contra outras divindades.

E esses deveriam ajudá-lo na criação, er..., manutenção da terra...

Tolkien quis criar o conto dos contos...
Esse trabalho foi baseado no cristianismo.
Sendo assim, ele escreveu a criação da terra e se seguiu uma trajetória cristã, sim tem tudo a ver com todas essas questões levantadas aqui e resumidas pelo Imrahil.
 
Também dá para traçar um certo paralelo entre o episódio da iminente destruição dos Anões por Aulë a mando de Eru e o sacrifício de Isaac pelo próprio pai, Abraão, também a mando de Deus; a similaridade dos episódios é imensa, mesmo que em dimensões diferentes.

Os Anões eram os "filhos" de Aulë (da mesma forma que Elfos e Homens são chamados de "Filhos de Ilúvatar") por terem sido criados por ele, da mesma forma que Isaac era filho de Abraão; ambos foram ordenados por Eru/Deus a sacrificarem suas "criações" (por motivos diferentes, claro), mas o ponto aqui é que tanto Aulë como Abraão realmente iriam fazer isso por pura obediência ao seu Criador; e, no fim, ambos foram impedidos no último instante de fazer tal ato e seus filhos poupados.

Detalhe que a história de Abraão é contada justamente no Gênesis. E outro detalhe interessante é que o sacrifício de Isaac deveria ocorrer justamente em uma terra chamada Moriah - mas aí fica mesmo só a curiosidade, pois tal origem do nome foi negada veementemente por Tolkien na carta 297.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo