• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O ínicio do Silmarillion retrata a Genêsis da Bíblia??

O paralelo q mtos fazem entre o Gênesis da Bíblia e o Silmarillion é algo inevitável, visto q Tolkien era católico.
Não vejo como alegoria, mas como uma licença poética do autor, q sem dúvida alguma deu espiritualidade e um certo lirismo a sua obra. Posso até estar falando bobagem, mas em mtos momentos, durante a leitura, eu ficava pensando " ele se inspirou em tal passagem da Bíblia...". Acho q foi isso q me atraiu tanto na obra em questão. O modo em que ele se inspirou, na sua fé pessoal e conhecimento, pra narrar a criação de um mundo incrível, sem medo de parecer fanático ou piegas.
 
Oi Juliano,

Concordo plenamente contigo em relação à interpretação ATUAL, CRISTÃ do plural do Gênese.

No entanto, é impossível que essa fosse a visão DO REDATOR DO TEXTO HEBRAICO, uma pessoa que não tinha a menor idéia do que viria a ser o dogma da Santíssima Trindade. Os estudiosos da Bíblia enquanto documento literário-histórico acham que o mais provável é que esse "nós" se refira a uma assembléia de seres divinos mas subordinados a Deus que os antigos israelitas imaginavam - um resquício do politeísmo original deles, podemos dizer.

Vc está correto tb ao dizer que a autoria do Pentateuco é atribuída a Moisés, porque esse é uma antiga tradição judaica e cristã. Mas há uma série de anacronismos esquisitos que mostram que, se (e esse é um grande se) Moisés existiu mesmo, ele não teria como ter escrito o Pentateuco.

Só pra dar uma idéia, a autoria do Deuteronômio é atribuída a ele tb. Só que Moisés MORRE no fim do Deuterenômio. Logo, não daria para ele escrever o livro.

Abraços,
 
Vc está correto tb ao dizer que a autoria do Pentateuco é atribuída a Moisés, porque esse é uma antiga tradição judaica e cristã. Mas há uma série de anacronismos esquisitos que mostram que, se (e esse é um grande se) Moisés existiu mesmo, ele não teria como ter escrito o Pentateuco.

Só pra dar uma idéia, a autoria do Deuteronômio é atribuída a ele tb. Só que Moisés MORRE no fim do Deuterenômio. Logo, não daria para ele escrever o livro.

Abraços,

Você esta equivocado em fazer essa declaração, pois o Moisés pode ter escrito todo o livro menos essa parte que alguem escreveu e adicionou após a morte de Moises, mas isso não tira a autoria dele e nem dá a autoria do livro inteiro a outra pessoa!!!

Esse caso é igual ao dos livros de Tolkien que foi publicado após sua morte, e seu filho fez algumas alterações, mas isso não tira a autoria de Tolkien!!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo