1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O ínicio do Silmarillion retrata a Genêsis da Bíblia??

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Ardanos, 28 Jan 2008.

  1. Ardanos

    Ardanos Usuário

    O Começo do Silmarillion é muito parecido com o primeiro livro da biblia,

    Tolkien se inspirou nele para fazer o inicio do livro, onde Eru representa o próprio Deus dos cristãos???
     
  2. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Não tem lá muitas semelhanças. De acordo com o Gênesis, Deus criou a Terra, e foi criando, criando...já Eru Criou Arda, e deixou os Valar "brincarem de massinha" Afinal, Deus formou mares e montanhas, florestas e vales....já em Arda, foram as guerras entre os Valar que deram forma a ela.
     
  3. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Claro que é uma fonte de inspiração... eu diria que as mitologias que mais influenciaram Tolkien foram a Nórdica ( varios elementos entre eles possivelmente o Anel dos Nibelungos? ) Grega ( Os Vala na minha visão são quase iguais aos deuses gregos ) e a "Mitologia Cristã" porque independente de você acreditar em Deus ou não metade do que esta na Biblia é histórinha... E sim Aiundale é uma espécie de Genese, não é igual mas tem la sua semelhança.
     
  4. Larissa

    Larissa Usuário

    Tolkien era bem católico sim, e talvez tenha se inspirado. Mas acho que ficou parecido mais por ser uma "criação de mundo". :yep:
     
  5. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    A pergunta-título do tópico e a pergunta do (seu) primeitro post são diferentes...

    A primeira resposta é não.
    Como disseram, Deus criou tudo e todos por si próprio.

    E a segunda é sim.
    Pq são poucos registros monoteístas que revelam a criação.

    Maaaassss isso tem muito pano, pra muitas mangas... hehehe
    Pq se for pensar, os Ainur são criações dele, por sua vez, o que por eles for criado, poderá ser submetido ao Único.

    E por aí vai...
     
  6. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Pode ser, talvez inconscientemente, talvez proposital. Muitas religiões falam de "Um" criador, talvez o Mestre tenha se encontrado, como ele gostava de dizer, na história da Bíblia.
    Uma diferença da criação do Mestre, é que o seu "criador", fez indivíduos para compartilhar da existência com ele. E este, fez o mundo para os indivíduos criados por ele desenvolver um local material para desempenharem papéis diferentes e em conjunto.
    Talvez o "criador" do Mestre seja onipresente e onipotente, para saber do rumo que seu mundo seguiria. Agora essa é uma questão que ainda fica sem resposta, pois esta se foi com o Mestre!:cerva:
     
  7. Tolkien se inspirou na Bíblia, como sistema mitológico hebreu, da mesma forma que se inspirou por outros contos da criação do mundo!
    Além de filólogo formado, ele era um estudioso de história antiga... Mas creio que nunca ele quis fazer um paralelo com a Bíblia. A Bíblia entra somente como mais um conto como os outros... Na verdade Tolkien nos mostra sua forma teológica de ver o mundo que o cerca ou que poderia cercar... Todos nós temos nossos próprios sistemas teológicos, nenhum Deus é igual ao de outra pessoa, apesar de varias pessoas terem aprendido a reconhecerem um só Deus, nossas experiências pessoais e espirituais é que irão dar a forma final nesta pessoa tão importante para todos os homens.
     
  8. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    O Silmarillion tem fundamento cristão sim, quem conhece a Biblia e outras fontes cristãs e as obras de Tolkien profundamente perceberá elementos cristãos, judaicos, elementos nórdicos bem como certas ponderações à margem mas não desconsiderando, árabe.
    Deve-se ressaltar a influência que Tolkien e CS Lewis (Crônicas de Nárnias) tinha um com o outro, e Lewis possui um caráter a meu ver cristão.
     
  9. Asca

    Asca Usuário

    Concluindo, Tolkien teve grande fonte de inspiração na Bíblia, mas em momento algum procurou fazer uma digamos assim, nova. Apenas transcreveu sua estória baseada em conceitos cristãos sobre a criação do mundo.
     
  10. beatrizvexille

    beatrizvexille Usuário

    Sim, tb acho que há influências, mas não dá para considerar o Sillmarillion uma "versão" de Genesis.
     
  11. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Sim Tolkien teve muitas influências por ser um cristão fervoroso (ser praticamente criado por um padre), mas tbm existem muitas inspirações em mitos pagãos, e ocultismo. Suas obras podem ser consideradas analogicamente falando bem abrangentes quanto a mitologia envolvida!
     
  12. Tis

    Tis There and back again...

    Não.
    Não há como negar algumas semelhanças entre as obras, mesmo porque, como já disseram, Tolkien era declaradamente católico e isso acaba influenciando a forma de pensar dele e por conseqüência a sua escrita.
    Mas não acho que seja certo dizer que
    , afinal existem muitas outras influências claras nesta parte da obra, e que historicamente não batem com as crenças católicas, como os Ainur por exemplo.
     
  13. Lew Morias

    Lew Morias Luck is highly overrated

    Não. Tolkien deve ter sido influenciado afinal era católico, mas dizer que é o Genesis é demais. Eu, particularmente, detesto essas comparações. O Ainunlidale não é o Genesis, os Valar não são anjos, Eru não é Deus. O conceito de anjo, de Deus e da criação variam de cultura pra cultura e assimilar esses termos pode causar uma baita confusão.

    Comparar isso, é como comparar Tolkien a Rowling. São escritores diferentes, em épocas diferentes, com objetivos diferentes. Não tem porquê ficar comparando.

    [Desculpem se meu post pareceu meio mau educado. Mas eu não gosto dessas comparações nem vejo sentido nelas. Espero ter deixado minha posição bem clara.]
     
  14. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Bem, concordando com a opiniao geral, parece bem claro que Tolkien teve sim a sua inspiraçao na Biblia, por exemplo o Unico(Eru), a criaçao de Arda pelo poder do criador, e por ai vai, mas de maneira nenhuma ele tentou manter um relaçao paralela com a Biblia, até porque um dos motivos pelo qual ele se afastou de Lewis(As Cronicas de Narnia) foram as mensoes claras e diretas que esse fazia à crença catolica cristã.
     
  15. Jackson Duarte

    Jackson Duarte Usuário

    Também notei isso, até cheguei a comentar com minha irmã.

    Até ahistória de Melkor pareceu-me bem parecida com a História do Anjo que se revoltou contra Deus.
     
  16. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Eu penso que o que há de semelhante entre o Genesis e Ainunlidale é que ambos os textos falam da criação do mundo (ponto). Todo o restante é bastante diferente, os autores que escreveram ambos os textos, as visões que cada autor teve ao escrever o texto, as razões que cada um teve ao escrever seu texto, o modo como cada texto foi utilizado e empregado no nosso mundo, na nossa cultura e em cada cultura, e é claro o conteúdo do texto propriamente dito.

    É claro que influências existem, nada é completamente original, mas houve influências de outros textos também e quem sabe de muitas coisas que nem Tolkien nem o "autor" do Gênesis desconhecem e que os influenciaram em suas obras.

    No geral, acredito que suas diferenças são muito superiores às suas semelhanças e por fim, não, um texto não é o outro.
     
  17. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    Quais diferenças, por exemplo?
     
  18. angeloalvarenga

    angeloalvarenga Seria eu um

    Vejo um GênesE mais poético sob a ótica de Tolkien. Acredito que Tolkien quis criar a sua versão.
     
  19. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Quem escreveu o Geneses da Biblia?? oÔ

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
     
  20. Breno C

    Breno C Quack

    Essa foi ótima, mas tenho que concordar. Eru fez a base, mas quem modelo foram os valar. Na biblia Deus cria, mas em pouco momentos os anjos tem sua paarticipação...
     

Compartilhar