• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos Hobbits

Administração Valinor

Administrador
Colaborador

Ao analisarmos toda a história da Comitiva do Anel, perceberemos
inúmeros desafios, perigos, emoções, e principalmente algo que pode de
certa maneira passar desapercebido, o fator distância.





<!-- br--> Leia Mais...
 
Última edição por um moderador:
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Caramba! Do Oiapoque ao Chuí sem carro? Andando? (tirando o barco do Anduin)

Meu Deus...eles andaram muito, hein?

Muito bom artigo Belfalas, meus parabéns (mais uma vez)!

Muito bom o gráfico de altitudes também. Bem esclarecedor.
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Um dos links está quebrado... De qualquer jeito muito legal o artigo!
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Ainda se fosse de bike xD


Realmente, a distância foi um bocado longa. Teremos um artigo semelhante em relação a O Hobbit?

Muito bom o artigo.
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Tive preguiça de ler o artigo mas me pareceu bem estruturado. Dei uma olhada na tabela, e realmente, os nanicos andaram bagarai.
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Caramba, se Sam não emagreceu dessa vez, ele vai morrer gordinho mesmo. =D brincadeira.


Mas, eles andaram hem, andaram pra caramba.
Certo, que eu como sou um pouco retardado, teria adorado a longa caminhada. Caminhar faz bem pra circulação e ajuda a perder uns quilinhos. =D
Mas, andar mais de 4 mil quilometros é exagerado kkkk

Abraços!
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Meu Deus o.o'''

uma vez eu fui de carro, daqui de guarulhos-SP até fortaleza-CE de carro...

e foi cansativo!

Agora imagine ir á pé...

sempre tive curiosidade de saber essa questão da distância percorrida por eles!
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

poxa, eles andaram muito,os hobbits devem ter emagrecido uns 100Kg rsrsrsrsrs
acho que uma pessoa normal não aguentaria tudo isso
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

vale me deus. o cara não se aqueta, so fazendo topico bom! XD
parabens novamente bellfalas_77
hehehehehe
creio que vc é o que tem mais pontos de karma ate agora...
otimo artigo
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Muito legal mesmo o artigo.
Isso é uma coisa que eu gosto nas estórias ambientadas em épocas antigas: quando alguém dizia que atravessou o mundo em uma jornada é porque atravessou mesmo, já que teve que ir a pé ou no máximo a cavalo ou em carroças. Nos tempos atuais é fácil alguém dizer que já "cruzou o mundo", pois é só pegar um avião que você já vai de um continente a outro.
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

muito bom o artigo: eu pensava que iriam falar diretamente sobre a distância, mas houve uma preocupação em falar dos trajetos separadamente, o que ficou ótimo.
Acho que algo que deve ter te ajudado nos cálculos são as escalas que Tolkien disponibilizou em alguns mapas que ele desenhou da Terra-Média. Nunca tinha parado pra pensar na distância que Frodo e Sam percorreram... no mínimo interessante. Agora, imagine outros personagen e outras histórias... como por exemplo, Tuor em suas "andanças" antes de chegar a Gondolin... ele deve ter andado um pouquinho tbm, hein? hehehehe
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Ótimo artigo.:joy::obiggraz:

Parabéns ao Alberto Pelliccione Filho.
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Temos que considerar o tempo em que eles percorreram esse caminho. Eles sairam do Condado 23 de setembro e chegaram na Montanha da Perdição em 25 de março do ano seguinte. Então são 7 dias de setembro + 31 de outubro + 30 de novembro + 31 de dezembro + 31 de janeiro + 28 de fevereiro e mais 25 de março: 182 dias.

Só de ida foram 2624 quilômetros, então dá uma média de 14 quilômetros por dia, a pé. Isso em média, porque eles pararam algum tempo em Valfenda e em Lothlórien. Ok, já que estamos fazendo a coisa correta, vamos lá. Eles ficaram em Valfenda de 20 de outubro a 25 de dezembro, são 11 + 30 + 25 = 66 dias. Eles ficam de 17 de janeiro a 16 de fevereiro em Lothlórien = 30 dias. Então dos 182 eles viajaram apenas 86 dias.

Portanto são 2624 quilômetros em 86 dias = 30,5 km por dia !!!! Uma pessoa normal, andando, faz 4 km por hora. Eles eram hobbits, então deveriam fazer menos do que isso e em terreno ruim.
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Temos que considerar o tempo em que eles percorreram esse caminho. Eles sairam do Condado 23 de setembro e chegaram na Montanha da Perdição em 25 de março do ano seguinte. Então são 7 dias de setembro + 31 de outubro + 30 de novembro + 31 de dezembro + 31 de janeiro + 28 de fevereiro e mais 25 de março: 182 dias.

Só de ida foram 2624 quilômetros, então dá uma média de 14 quilômetros por dia, a pé. Isso em média, porque eles pararam algum tempo em Valfenda e em Lothlórien. Ok, já que estamos fazendo a coisa correta, vamos lá. Eles ficaram em Valfenda de 20 de outubro a 25 de dezembro, são 11 + 30 + 25 = 66 dias. Eles ficam de 17 de janeiro a 16 de fevereiro em Lothlórien = 30 dias. Então dos 182 eles viajaram apenas 86 dias.

Portanto são 2624 quilômetros em 86 dias = 30,5 km por dia !!!! Uma pessoa normal, andando, faz 4 km por hora. Eles eram hobbits, então deveriam fazer menos do que isso e em terreno ruim.

PQP! Trinta quilômetros e meio por dia?!! Imagino que Tolkien teve de queimar muito neurônio para tornar verossímil essa viagem dos Hobbits. E ainda havia para paradas forçadas em Ithilien e na Torre dos Dentes em Mordor. Onde será que ele buscou informações sobre marchas aceleradas e o tempo gasto nos percurssos?
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Sim, buscou sim. 30,5 km por dia são coisa de 10 horas andando, o que não é pouco, mas não é sobre-humano também. E uma parte da viagem foi feita (10 dias) foi feita por barco - e eu não tenho a menor idéia da velocidade de um barco, mas deve ser no mínimo o dobro da andança a pé
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Caramba Deriel! bom calculo.
Mas ja tinha reparado nisso, esse tamanhã de territoria que eles andarram e pelos dias
eles estrapolaram.
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Olá Pessoal,

Muito interessante o artigo, mas fiquei com uma dúvida ... faz um certo tempo que li o Silmarillion ... neste artigo foi somado o episódio em que Sam e Frodo saem da Vila dos Hobits e passam pela Floresta Velha, onde encontram Tom Bombadil e Fruta d'Ouro ... dai ocorre um certo percurso ... até encontrarem Aragorn e mais percurso até chegarem em Valfenda?!

Alguém sabe?! Não me recordo deste lugar Imlandris... rsrs

:oops:<!-- google_ad_section_end -->
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Sim, buscou sim. 30,5 km por dia são coisa de 10 horas andando, o que não é pouco, mas não é sobre-humano também. E uma parte da viagem foi feita (10 dias) foi feita por barco - e eu não tenho a menor idéia da velocidade de um barco, mas deve ser no mínimo o dobro da andança a pé

canoas:

em rios rápidos: 7 a 8km/hora
em rios lentos: 5 a 6km/hora
em represas: 4 a 5km/hora

sendo que são canoas elficas, pode-se colocar a favor da correnteza 10km/hora...

este trecho de canoa foi fundmental e adiantou em dias a viagem.

no War game de SDA que tenho, que vc percorre hexagono a hexagono(com passagem dos idas, com o sauron ficando mais forte), vc percebe a puta diferença que faz tomar este atalho no rio
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

nossa...
como caminharam...
to imaginando as bolhas nos pés de todos... será que os elfos ficavam com bolhas nos pés? :mrgreen:
 
Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Puts eles percorreram uma distância maior que a do 5º maior país do mundo 8-O e se não me engano toda a história de SdA rola em um período de mais ou menos um ano né? Haja fôlego. E as àguias são demais mesmo né? aposto que só levaram algumas horas pra percorrerem aqueles 240 Km :yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo