1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos Hobbits

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Administração Valinor, 31 Jan 2008.

1. Administração Valinor

Administração Valinor Administrador Colaborador

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Ao analisarmos toda a história da Comitiva do Anel, perceberemos
    inúmeros desafios, perigos, emoções, e principalmente algo que pode de
    certa maneira passar desapercebido, o fator distância.

<!-- br-->
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Última edição por um moderador: 31 Jan 2008
  2. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Caramba! Do Oiapoque ao Chuí sem carro? Andando? (tirando o barco do Anduin)

Meu Deus...eles andaram muito, hein?

Muito bom artigo Belfalas, meus parabéns (mais uma vez)!

Muito bom o gráfico de altitudes também. Bem esclarecedor.

3. Dáin-Pé-de-Ferro

Dáin-Pé-de-Ferro Citando posts esquecidos

Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Um dos links está quebrado... De qualquer jeito muito legal o artigo!

4. Tarik Khalil

Tarik Khalil Usuário

Ainda se fosse de bike xD

Realmente, a distância foi um bocado longa. Teremos um artigo semelhante em relação a O Hobbit?

Muito bom o artigo.

5. Pandatur

Pandatur Usuário

Tive preguiça de ler o artigo mas me pareceu bem estruturado. Dei uma olhada na tabela, e realmente, os nanicos andaram bagarai.

6. Guilherme Thorikan

Guilherme Thorikan Eu?? Eu não sou um

Caramba, se Sam não emagreceu dessa vez, ele vai morrer gordinho mesmo. =D brincadeira.

Mas, eles andaram hem, andaram pra caramba.
    Certo, que eu como sou um pouco retardado, teria adorado a longa caminhada. Caminhar faz bem pra circulação e ajuda a perder uns quilinhos. =D
    Mas, andar mais de 4 mil quilometros é exagerado kkkk

Abraços!

7. Valacirca

Valacirca Youth Gone Wild

Meu Deus o.o'''

uma vez eu fui de carro, daqui de guarulhos-SP até fortaleza-CE de carro...

e foi cansativo!

Agora imagine ir á pé...

sempre tive curiosidade de saber essa questão da distância percorrida por eles!

8. luckkas

luckkas Usuário

poxa, eles andaram muito,os hobbits devem ter emagrecido uns 100Kg rsrsrsrsrs
    acho que uma pessoa normal não aguentaria tudo isso

9. CirdanDoOeste

CirdanDoOeste Lord sobre Mithlond

vale me deus. o cara não se aqueta, so fazendo topico bom! XD
    parabens novamente bellfalas_77
    hehehehehe
    creio que vc é o que tem mais pontos de karma ate agora...
    otimo artigo

10. Bilbo Bolseiro

Bilbo Bolseiro Bread and butter

Muito legal mesmo o artigo.
    Isso é uma coisa que eu gosto nas estórias ambientadas em épocas antigas: quando alguém dizia que atravessou o mundo em uma jornada é porque atravessou mesmo, já que teve que ir a pé ou no máximo a cavalo ou em carroças. Nos tempos atuais é fácil alguém dizer que já "cruzou o mundo", pois é só pegar um avião que você já vai de um continente a outro.

11. WaneArwen

WaneArwen Usuário

muito bom o artigo: eu pensava que iriam falar diretamente sobre a distância, mas houve uma preocupação em falar dos trajetos separadamente, o que ficou ótimo.
    Acho que algo que deve ter te ajudado nos cálculos são as escalas que Tolkien disponibilizou em alguns mapas que ele desenhou da Terra-Média. Nunca tinha parado pra pensar na distância que Frodo e Sam percorreram... no mínimo interessante. Agora, imagine outros personagen e outras histórias... como por exemplo, Tuor em suas "andanças" antes de chegar a Gondolin... ele deve ter andado um pouquinho tbm, hein? hehehehe

12. Jackson Duarte

Jackson Duarte Usuário

Ótimo artigo.:joy::obiggraz:

Parabéns ao Alberto Pelliccione Filho.

13. Deriel

Deriel Administrador

Temos que considerar o tempo em que eles percorreram esse caminho. Eles sairam do Condado 23 de setembro e chegaram na Montanha da Perdição em 25 de março do ano seguinte. Então são 7 dias de setembro + 31 de outubro + 30 de novembro + 31 de dezembro + 31 de janeiro + 28 de fevereiro e mais 25 de março: 182 dias.

Só de ida foram 2624 quilômetros, então dá uma média de 14 quilômetros por dia, a pé. Isso em média, porque eles pararam algum tempo em Valfenda e em Lothlórien. Ok, já que estamos fazendo a coisa correta, vamos lá. Eles ficaram em Valfenda de 20 de outubro a 25 de dezembro, são 11 + 30 + 25 = 66 dias. Eles ficam de 17 de janeiro a 16 de fevereiro em Lothlórien = 30 dias. Então dos 182 eles viajaram apenas 86 dias.

Portanto são 2624 quilômetros em 86 dias = 30,5 km por dia !!!! Uma pessoa normal, andando, faz 4 km por hora. Eles eram hobbits, então deveriam fazer menos do que isso e em terreno ruim.

14. Elring

Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

PQP! Trinta quilômetros e meio por dia?!! Imagino que Tolkien teve de queimar muito neurônio para tornar verossímil essa viagem dos Hobbits. E ainda havia para paradas forçadas em Ithilien e na Torre dos Dentes em Mordor. Onde será que ele buscou informações sobre marchas aceleradas e o tempo gasto nos percurssos?

15. Deriel

Deriel Administrador

Sim, buscou sim. 30,5 km por dia são coisa de 10 horas andando, o que não é pouco, mas não é sobre-humano também. E uma parte da viagem foi feita (10 dias) foi feita por barco - e eu não tenho a menor idéia da velocidade de um barco, mas deve ser no mínimo o dobro da andança a pé

16. CirdanDoOeste

CirdanDoOeste Lord sobre Mithlond

Caramba Deriel! bom calculo.
    Mas ja tinha reparado nisso, esse tamanhã de territoria que eles andarram e pelos dias
    eles estrapolaram.

17. Re: A distância que Frodo e Sam percorreram da Vila dos Hobbits a Mordor e Vila dos H

Olá Pessoal,

Muito interessante o artigo, mas fiquei com uma dúvida ... faz um certo tempo que li o Silmarillion ... neste artigo foi somado o episódio em que Sam e Frodo saem da Vila dos Hobits e passam pela Floresta Velha, onde encontram Tom Bombadil e Fruta d'Ouro ... dai ocorre um certo percurso ... até encontrarem Aragorn e mais percurso até chegarem em Valfenda?!

Alguém sabe?! Não me recordo deste lugar Imlandris... rsrs

:oops:<!-- google_ad_section_end -->

18. Conan

Conan Cavaleiro Pendragon

canoas:

em rios rápidos: 7 a 8km/hora
    em rios lentos: 5 a 6km/hora
    em represas: 4 a 5km/hora

sendo que são canoas elficas, pode-se colocar a favor da correnteza 10km/hora...

este trecho de canoa foi fundmental e adiantou em dias a viagem.

no War game de SDA que tenho, que vc percorre hexagono a hexagono(com passagem dos idas, com o sauron ficando mais forte), vc percebe a puta diferença que faz tomar este atalho no rio

19. Sindar Princess

Sindar Princess Que deselegante...

nossa...
    como caminharam...
    to imaginando as bolhas nos pés de todos... será que os elfos ficavam com bolhas nos pés? :mrgreen:

20. wsnjr

wsnjr Sir Auron

Puts eles percorreram uma distância maior que a do 5º maior país do mundo 8-O e se não me engano toda a história de SdA rola em um período de mais ou menos um ano né? Haja fôlego. E as àguias são demais mesmo né? aposto que só levaram algumas horas pra percorrerem aqueles 240 Km :yep:

Compartilhar