• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Samurai Executor (Kubi-kiri Asa) por Kazuo Koike e Goseki Kojima

Primula

Moda, mediana, média...
Eu realmente arrependi-me de ter desconfiado do velho "aproveitar o filão que deu certo". Devia imaginar que Kazuo Koike e Goseki Kojima não fariam tal coisa na onda do sucesso que tiveram com Lobo Solitário.

(que Kojima me perdoe lá no céu dos desenhistas)

Ao folhear as páginas do 3o. volume, percebi logo quem era este novo personagem. Na verdade, não era um novo personagem, mas um personagem que eu já conhecia das páginas de Lobo Solitário.

Era Asaemon Yamada, que em determinado ponto da história do Lobo foi o único samurai que teria alguma chance (fora Retsudo Yagyu) de enfrentar Itto Ogami.

Porém, a injustiça das injustiças, é que o personagem tão cativante e intrigante morreu em uma ÚNICA estória.

Creio que prevendo e para compensar a frustração que os leitores sentiriam, a dupla Koike/Kojima resolveu realmente pensar em como teria sido a vida de um homem à altura de Itto Ogami. Ou talvez... eles mesmos ficaram frustrados naquela época mais de vinte anos atrás...
 
O Asa é um personagem bem interessante mesmo, mas acho que o forte desse série nem é ele, e sim as histórias das pessoas "comuns" que são contadas e nas quais ele acaba envolvido de um modo ou de outro. É um retrato mais "cru" da sociedade japonesa da época, focado justamente nas classes inferiores, enquanto que em Lobo Solitário mesmo quando essas classes apareciam sempre era em contraste com a dos samurais e a ênfase era sempre nesta última.

Ainda há um contraste, claro, mas agora as histórias são do ponto de vista do "povão", e um povão com todas as suas coisas boas e as podres também. Há relatos de coisas como pedofilia, piromania e outras coisas "singelas". É tão impactante quanto às questões levantadas em Lobo Solitário, mas enquanto lá a coisa era mais profunda, calcada no budismo e no bushido, aqui a coisa é mais "tapa na cara e espada no cangote" mesmo. Muito bom e recomendado. =]
 
Pra quem leu e gostou de lobo solitário, pode ter certeza que vai gostar também de Samurai Executor.
 
O Asa é um personagem bem interessante mesmo, mas acho que o forte desse série nem é ele, e sim as histórias das pessoas "comuns" que são contadas e nas quais ele acaba envolvido de um modo ou de outro. É um retrato mais "cru" da sociedade japonesa da época, focado justamente nas classes inferiores, enquanto que em Lobo Solitário mesmo quando essas classes apareciam sempre era em contraste com a dos samurais e a ênfase era sempre nesta última.

Ainda há um contraste, claro, mas agora as histórias são do ponto de vista do "povão", e um povão com todas as suas coisas boas e as podres também. Há relatos de coisas como pedofilia, piromania e outras coisas "singelas". É tão impactante quanto às questões levantadas em Lobo Solitário, mas enquanto lá a coisa era mais profunda, calcada no budismo e no bushido, aqui a coisa é mais "tapa na cara e espada no cangote" mesmo. Muito bom e recomendado. =]

Não sei se são do ponto de vista do povão... :think:

Vemos o povão, mas o olhar é do samurai ainda... não o Asaemon, mas do espírito que permeia o escritor/roteirista.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo