• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

Re: Pequena duvida sobre Deus.

e acho que ele não criaria algo que não esta em seu alcance, pois se ele sabia que não iria conseguir carregar a pedra, por que então ele a criaria?
O ponto é que, por ser uma divindade onipotente, tudo deveria estar ao seu alcance. Se ele, nesse caso, não consegue levantar a pedra, ele não pode ser considerado uma onipotência, indo de encontro ao seu status de divindade, saca? É um paradoxo e tal.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Acho que:

1) Deus não se curva aos preceitos de lógica. Está além dela.

2) Deus pode sim fazer o descrito no primeiro post. Isso está além da lógica, mas como ele é onipotente ele pode quebrá-la.

3) Como, não sei? Mais logicamente, para mim parece claro que na medida que ele pode fazer tudo, ele pode deixar a lógica de lado. Isso tudo pensando logicamente.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Pra mim é mais ou menos como o Haran falou. Deus está acima da lógica humana, ele é onipotente, e, se pode tudo, pode fazer uma pedra que ele não consiga carregar, e, depois, conseguir carrega-la, Deus tudo pode!
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Por que deus está acima da lógica? O que o fez chegar a esse ponto? Como eu posso ficar acima da lógica?
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

1 - Deus é onipotente.
2 - Deus pode fazer tudo.
3 - Se Deus pode fazer tudo, ele pode ficar acima da lógica.
4 - Se ele pode ficar acima da lógica, obviamente está acima dela em todos os sentidos.

Agora, o fato de Deus respeitar ou não a lógica são outros quinhentos (ele pode "querer" não fazê-lo). O negócio é que, se Deus quiser burlá-la (como no problema), ele poderia fazê-lo.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

1 - Deus é onipotente.
Pq? Que evidências você tem disso? Como isso acontece? Por que apenas ele é onipotente?

2 - Deus pode fazer tudo.
Vide acima.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Ué, isso é a premissa básica do problema. :blah: O que eu quis provar com isso é que paradoxos como a da pedra não "descartam" a idéia de um Deus onipotente, que é, em geral, um dos principais objetivos do problema (tornar essa existência inviável). Agora se você prefere acreditar ou não são outros quinhentos.

Enfim, o objetivo do post é afirmar que um Deus onipotente está (ou estaria) acima da lógica. Não faz sentido, nesse contexto, você questionar a existência de Deus (já que não é o que é discutido).
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

1 - Eu sou onipotente.
2 - Eu posso fazer tudo.
3 - Eu estou sempre certo.
4 - Você está sempre errado.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Eu, particularmente, não acredito em uma entidade onipotente e onipresente. Para mim, isso é conto de fadas (desculpem o ceticismo).

Notem minha lógica:

1 - Eu sou ninguém.
2 - Ninguém é perfeito.
3 - Deus é perfeito.
4 - Portanto, ou Deus é ninguém ou eu sou Deus.

E esqueci de dizer uma coisa:

Se cada um tem seu próprio Deus, então cada um é seu Deus e pode controlar tudo a seu redor mesmo quando as coisas fogem de seu controle. Então, Deus levanta a pedra pesada demais para ele.

Um pouco de filosofia de vez em quando não mata ninguém.
 
Última edição:
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Eu acho que sempre fomos ensinados
a acreditar que se Deus existe, ele é onipotente
e tudo mais!
Mas por que não acreditamos que ele existe
e não onipotente, pois naminha concepção
se le fosse tão onipotente não aconteceria as
monstruosidades que atualmente acontece,
sei que eles nós deu o livre arbitrio,
mas mesmo assim, como que um pai,
vê seus filhos sendo mostruosamente assassinados
ou torturados e não tenta interceder.
Eu sou bem pessimista em relação a isso,
não acredito na biblia e
se realmente existe um Deus, ele não é perfeito
e muito menos onipotente e onipresente.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Bem, eu acredito que Deus seja algo mais grandioso... acho que é a energia de tudo e está em todos, não importa. É como se Deus não existisse se nós não existíssemos, e eu não falo de nós, humanos, mas sim de tudo como um todo.

Não acho a biblía um resumo sobre a vida de Jesus e como ele quis ensinar aos seres humanos a coniverem, só acho que Jesus foi mais um espírito super evoluído que quis deixar uma marca de sua sabedoria. Deus não pode ser 1 só, é tanto amor, tanta grandiosidade que existe no universo e em todo os lugares que ele não é algo física, ou uma estátua á no céu.. não pode ser.
Eu não consigo imaginar a vida dos cosmos sem energia, pois ela é vital, portanto Deus é vitalpara nós, pois ele é tudo isso.
Eu não sei se consegui explicar direito, mas espero uqe entendam. E eu acho estranho cada um defender uma tese de quem é Deus, se ele pode fazer tudo ou não, etc... minha vida sempre foi sinta o que vem de você que aí sim estarão as grandes respostas... então é melhor cada um dar sua opinião e todos os outros pensarem a respeito, mas pensarem mesmo, e muito bem pensado.
BAh....
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Eu apenas quis demonstrar que seu post foi tão inútil quanto o meu.
Afirmativas sem qualquer embasamento.

:doh:

Meu post teve todo o embasamento necessário para discutir se o paradoxo da pedra torna ou não inviável uma suposta existência de um Deus onipotente - sendo que tal paradoxo é usado por muitos pseudos-intelectuais para afirmar com toda a certeza que Deus não existe. O que não teve propósito nenhum foram os seus posts pedindo para eu provar a possibilidade de Deus ser onipotente (já que o que está sendo discutindo é a possibilidade de uma suposta existência - a existência até o momento é uma questão de fé). Já essa sua lógica que você postou depois não acrescenta muita coisa aqui.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Tentar explicar Deus é inútil, pois é impossível, e inútil, pois não tem utilidade alguma. Tão inútil quanto este post (o meu).
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Não há falhas em Deus.Há falhas na nossa mente que não é sufucientemente sábia pra entendê-lo.
Está aí a resposta.

Nossa mente humana é fraca demais para entender os desígnios de Deus. Não entendemos como Ele sempre existiu; não houve começo e não haverá fim.

O que posso dizer em resposta a muitos que perguntam por que Deus deixam seus filhos sofrerem, matarem e fazerem guerra é o seguinte:
-Se desviem do preconceito de não querer aprender sobre religião e sobre o que Deus é.
-Leiam livros espíritas; por mais que pareçam irrelevantes, explicam muitissímas coisas, que quem não lê não entende.

Eu sei muitas coisas, mas muitos aqui não acreditam em Deus ou não querem aprender, então fica o meu conselho para quem quer realmente entender.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Concordo plenamente com Estrela Branca, sou cristão católico romano, mas eu leio livros espiritas, budistas, hindus, judeus e muçulmanos, pois se queremos entender os outro, devemos tentar conhece-los. Deus realmente não tem esplicação Ele é dogma da fé, seja lá qual for a sua,a fé é uma crença, uma confiança. Deveriamos parar de fazer perguntas como esta de se Deus pode ou não, Ele pode! Mas Ele também deixou que nós escolhessemos o que nós podemos ou não, por isso há tanta desgraça, porque o homem acha que também pode tudo. Mas não pode, porque ele não é Deus, e se o Pai não proibe seus filhos de cometerm erros, é porque eles devem aprender com seus erros, e se os filhos cometem atrocidades é porque não ouviram os ensinamentos do Pai.

Deus é amor e o amor não é cego, pelo contrário Ele tudo vê...
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Acho que:

1) Deus não se curva aos preceitos de lógica. Está além dela.

2) Deus pode sim fazer o descrito no primeiro post. Isso está além da lógica, mas como ele é onipotente ele pode quebrá-la.

3) Como, não sei? Mais logicamente, para mim parece claro que na medida que ele pode fazer tudo, ele pode deixar a lógica de lado. Isso tudo pensando logicamente.


:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Assino embaixo!
:yep:
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Concordo plenamente com Estrela Branca, sou cristão católico romano, mas eu leio livros espiritas, budistas, hindus, judeus e muçulmanos, pois se queremos entender os outro, devemos tentar conhece-los. Deus realmente não tem esplicação Ele é dogma da fé, seja lá qual for a sua,a fé é uma crença, uma confiança. Deveriamos parar de fazer perguntas como esta de se Deus pode ou não, Ele pode! Mas Ele também deixou que nós escolhessemos o que nós podemos ou não, por isso há tanta desgraça, porque o homem acha que também pode tudo. Mas não pode, porque ele não é Deus, e se o Pai não proibe seus filhos de cometerm erros, é porque eles devem aprender com seus erros, e se os filhos cometem atrocidades é porque não ouviram os ensinamentos do Pai.

Deus é amor e o amor não é cego, pelo contrário Ele tudo vê...
Achei seu texto muito bonito e bem explicado, foi isso o que quiz dizer =]
E que bom que tu concorda.

Acho que temos que lebrar do que Jesus disse: "Ama a teu próximo como a ti mesmo." O problema é que hoje em dia o mundo é materialista, e depende do dinheiro e de bens materias para ser feliz. Por isso as guerras e rebeliões, o que é muito triste.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo