• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

Re: Pequena duvida sobre Deus.

Eu conheço pessoas criadas em famílias religiosas que são ateias, e o contrário também. Será que é o meio que define? Acho que não.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Edrahil disse:
Eu conheço pessoas criadas em famílias religiosas que são ateias, e o contrário também. Será que é o meio que define? Acho que não.

Ajuda a definir sim, mas não é em 100% dos casos. Se o meio não ajudasse a definir, isso que você citou ocorreria em maior proporção, e não como uma exceção.
Muitas pessoas sequer colocaram algum dia em questionamento rigoroso os porquês de seguir aquilo que a sociedade e família lhes colocaram como idéia a seguir.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

O meio não define.

Influencia, é diferente.

E claro, pode influenciar inversamente ou favoravelmente.

Melhor explicado em H. Taine.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Eu ñ acredito mt nesse negocio de "influencia" ñ. Pois vejamos alguns fatos q podem ajuda-los a entenderem meu ponto de vista:

1º) Quando uma pessoa q usa drogas ve outra na pior, o q esse usuario fara?????
Resp: O usuario dira a pessoa: "po experimenta isso aqui e vc se sentira melhor!"

Nesse caso essa pessoa tm 2 escolhas: ou aceita ou nega. No caso de ela aceitar o usuario ñ teve participaçao nenhuma na decisao dela, pois ele ña obrigou a ingerir a substancia, ou usou de violencia p/ q a pessoa consumisse a droga. E assim funciona da mesma forma se essa pessoa recusar a droga.

2º) Se uma pessoa q usa tatuagem chega p/ vc e diz: "Olha a tatuagem q eu fiz! Legal ne? Po pq vc ñ faz uma tb? Vamo la fazer!?"

Nesse caso vc tm, tb, 2 escolhas: ou aceita o convite e faz a tatuagem, ou recusa e ñ faz. Mas mesmo q vc aceite, o seu concentimento partiu da sua kbça, foi vc qm decidiu, e ñ o outro q t o brigou. Da mesma forma q vc decidiu, por exemplo, por ñ fazer a tatuagem.

3º) Vc precisa de grana p/, sei la, alguma coisa, pagar uma conta q ja vencida ha 2 meses, por exemplo; e vendo a sua cituaçao um "amigo" ou "amiga" seu (sua) chega p/ vc e diz: "Ai kra vc ta precisando de $$$ ne? Eu tenho a soluçao, eu conheço um pessoal q ta afim de assaltar a loja da esquina, pq vc ñ vem c/ agente q depois nos repartimos a grana e vc se livra dessa conta de uma vez por todas? E ai ta afim??" Mas vc recusa, pois segundo as suas convicçoes isso e totalmente errado, isso e um crime. Mas mesmo assim esse (a) seu (sua) "amigo (a)" fica te enchendo o saco tentando te "influenciar":

Opçoes: vc pode manda-lo i "toma suco de caju" e para d t encher o saco, pois vc ja disse q ñ fara nada d errado p/ conseguir a $$$ q precisa. Ou vc pode aceitar e roubar o "Brecho do Seu Jurandir", e na pior das hipoteses ser morto, pelos policiais ou pelo proprio Seu Jurandir, c/ um tiro na cara. De qualquer jeito em nunhum momento, seja qual for a sua escolha, ninguem te obrigou a nada; ninguem pegou a sua mao e empunhou uma arma, ninguem te levanto e c/ os proprios pes t levou ate o brecho p/ fazer o assalto. Vc fez ou deixou de faze-lo pq VC QUIZ.

4º) Vc qr i p/ a festa sexta a noite e so voltar domingo de manha, mas seus pais ñ qrem q vc va e t proibem de sair. Entao diante disso vc discute c/ eles e se v entre 3 opçoes: "eu posso ficar em ksa e pertubar meus pais, ou eu posso esperar ate q eles durmam e sair escondido, ou eu posso virar as costas p/ meus pais e fugir agora mesmo de casa e q se danem eles"

Se vc escolheu uma das 2 ultimas azar o seu! Mas nos devemos atentar p/ o fato de q foi VC QM ESCOLHEU essa opçao e mais ninguem; ninguem chegou p/ vc e disse: "se vc ñ fugir agora de ksa eu t mato ou mato tua mae e teu pai", ou te rapitou de ksa e gentilmente te levou p/ a festa, pois sabia q vc qria i e quiz ser legal c/ vc. assim funciona p/ a 1ª alternativa, pois foi VC QM QUIZ fikr em ksa e perder a festa p/ assitir ao "Zorra Total" ou "A Praça e nossa" e no domingo assitir "Domingao do Faustao" ou "Domingo legal"; ninguem te acorrentou na kma ou no sofa, ou te trancafiou em ksa.



Resumindo: Somos nos q escolhemos o q iremos fazer e ñ os outros: nos escolhemos nos drogar ou ñ, fazer ou ñ uma tatuagem, assaltar ou ñ qualquer brecho e ate mesmo decidimos se vamos ter q aguentar nossa avo vendo a "Roda da fortuna" ou se abandonaremos nossa ksa. Pois em momento algum chegou alguem e te obrigou, de qualquer forma, a fazer o q vc ñ qria fazr. Eu acredito q ninguem influencia eo e influenciado por ninguem, eu acredito q existem aqlas pessoas q sao "mentes-fracas", q sao aqlsa pessoa q ñ conseguem fazer nada sozinhas ou se decidirem por si mesmas e estao sempre a espera de alguem q decida por elas o q e melhor p/ elas mesmas, independentemente de alguem chegar p/ elas e fikr enchendo o saco ou a kbça c/ kraminholas. Pois p/ o "Mente-Fraca" basta alguem chegar e contar uma histotiazinha q ele acredita.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Legolas, o livre arbítrio se aplica muitíssimo ao q vc está falando. Cada um é "dono" de si mesmo, e é recompensado ou condenado por suas próprias escolhas ...
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Mas de qualquer forma é naturalmente influenciado pelo meio. Um exemplo tosco: você não fala português porque está em seu DNA; fala porque todas as outras pessoas a sua volta falam ou falavam também (suponho).
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Eu pensei que eles ensinassem as teorias de Taine na escola e tal. :eh:
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Morpheu disse:
Mas de qualquer forma é naturalmente influenciado pelo meio. Um exemplo tosco: você não fala português porque está em seu DNA; fala porque todas as outras pessoas a sua volta falam ou falavam também (suponho).

Mas ai, dentro desse contexto, ñ resta outra escolha p/ as pessoas se ñ aprender a sua lingua natal, sendo assim ñ seria influencia, pois o individuo ja esta "pre-disposto" a se "encaixar" nesse meio. Voce entende o q eu qro dizer???????
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Entendo. Mas para quem vive em uma família e/ou sociedade altamente religiosa, a influência seria pouco menor do que a que eu citei.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

gente,...os homens criaram deus (ou deuses),nao o contario, sinceramente.... eh muito dificil acreditar que um ser PERFEITO criou os humanos, afinal um ser perfeito nao pode fazer algo IMPERFEITO, e creio que ninguem aqui defende a ideia de que o homen eh perfeito....afinal, ERRAR É HUMANO e DEUSES NAO ERRAM!. se vamos crer em deuses que esses deuses sejamos nós pois o que seria do sol se nao estivemos aqui para apreciar? ^^
deus ou deuses sao uma bobagem nao percamos tempo nisso e vamos discutir assuntos mais inteligentes, afinal..... se todos aqui nao estivessemos perdendo tempo com uma questao tao superficial como algo que pode vir da imaginação, no que estariamos pensando?
se nao perdessemos tempo com deus estariamos tentando descobrir a verdade sobr o que???


^^
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Longe de mim criticar, mas o homem realmente não é perfeito, entretanto Deus assim o fez, perfeito, ele é que se deixou corromper (e ainda o faz).
Quanto a todas as teorias, não podemos tentar entender o que Deus poderia o não fazer ou porque ele poderia ou não levantar a bendita pedra, ou o que quer que fosse, simplesmente porque não cogitamos das coisas de Deus, ora Deus é espírito, e como homens, cogitamos das coisas da carne.
Longe de mim querer tirar de você sua fé (ou sua "não fé"), embora sinceramente desejasse que estivessemos na mesma, mas pense:
Deus disse ao homem que ele não poderia comer do fruto, pois certamente morreria, entretanto o homem foi lá e o comeu. Deus se colocou em um dilema, pois ele não poderia discumprir sua palavra, pois é justo. Porém seu amor, queria nos poupar.
O preço do pecado sendo a morte, todos deveriamos morrer, mas seu amor não permitiu isso. Deus então achou a solução:
Alguém teria que morrer em nosso lugar.
E indempendente se ele possa ou não levantar pedras, ou fazer coisas mais poderosas que ele próprio, sou grato por quem tomou meu lugar.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

gente,...os homens criaram deus (ou deuses),nao o contario, sinceramente.... eh muito dificil acreditar que um ser PERFEITO criou os humanos, afinal um ser perfeito nao pode fazer algo IMPERFEITO, e creio que ninguem aqui defende a ideia de que o homen eh perfeito....afinal, ERRAR É HUMANO e DEUSES NAO ERRAM!. se vamos crer em deuses que esses deuses sejamos nós pois o que seria do sol se nao estivemos aqui para apreciar? ^^
deus ou deuses sao uma bobagem nao percamos tempo nisso e vamos discutir assuntos mais inteligentes, afinal..... se todos aqui nao estivessemos perdendo tempo com uma questao tao superficial como algo que pode vir da imaginação, no que estariamos pensando?
se nao perdessemos tempo com deus estariamos tentando descobrir a verdade sobr o que???
^^

Ah, sua opinião não conta, olha seu nick! :dente:
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Postei algo sobre o assunto “livre-arbítrio e destino” na área Tolkien:






Eu acredito numa mistura entre livre-arbítrio e destino.

Deus dá livre-arbítrio aos seres, o que naturalmente faz desenrolar vários acontecimentos.

Porém Deus conhece também cada um de seus seres e sabe como cada ser vai reagir sobre os acontecimentos que ocorre ao seu redor.

Como ele sabe a reação dos seres, ele sabe quais serão os novos acontecimentos, e de novo saberá como os seres reagirão aos novos acontecimentos, assim indefinidamente. Assim ele sabe o futuro.

Imagine que você tem um filho que odeia jiló. Você dará jiló a ele e ele recusará. Você sabe que ele recusará pois o conhece bem, mas não é por isso que não se trata de uma escolha dele.

Talvez o seu filho seja uma criança irritante que chore ou corra por qualquer motivo. Você sabe que ele irá correr. Se tem alguém na casa (avô, pai, etc) que não tem paciência com birras você sabe que haverá uma confusão. E, sabendo tudo isso, você poderá evitar acontecimentos ruins.

Mas agora imagine uma entidade infinitamente sábia. Ele saberá exatamente tudo o que você fará sobre determinada ação, pois conhece toda a mente da pessoa. Lembre-se quando Frodo corre de Boromir quando este lhe tenta roubar o anel: Deus sabe quais argumentos Boromir irá usar, sabe quais Frodo irá refutar, sabe quando Boromir irá perder a paciência, sabe quando ele irá partir para cima de Frodo, sabe quais reações Frodo vai tomar, sabe para que lado ele irá correr, sabe por que árvores passará, etc. Pois todas essas decisões foram tomadas a partir de várias decisões e pensamentos intuitivos, e estes por sua vez provém de toda experiência e personalidade da pessoa que Eru conhece infinitamente bem.

Lembre-se que, até para atitudes simples, como pegar um objeto caído, há ações que dependem da constituição da pessoa: quando ela vai abaixar, há que velocidade, de que jeito irá pegar o objeto, etc. Uma pessoa ansiosa tentará pegar o objeto rapidamente, já uma preguiçosa demorará para pegar o objeto, talvez até adiando a tarefa.

Assim Deus sabe toda a História, desde acontecimentos insignificantes até grandes momentos de guerra. Pois sabe como as pessoas irão reagir aos acontecimentos, e o que é um acontecimento mais do que um resultado de ações de diversas pessoas? Assim ações levam a acontecimentos, e acontecimentos levam a ações e reações.

Só há um porém: se o Deus cristão sabe tudo o que vai acontecer, sabe quem merece o céu e quem merece o inferno. É claro que ele pode interferir dando oportunidades de salvação, mas mesmo assim ele sabe quais intervenções terão sucesso e quais não. Deus simplesmente sabe então qual pessoa irá para o inferno mas não faz nada (ou faz interferências que previsivelmente fracassarão), talvez porque tenha interferido o bastante e não pode interferir a partir de um certo ponto, ou seja, ele faz o que pode, mas não pode fazer tudo.

[No meu caso que acredito no renascimento e na evolução do espírito esse problema não existe, pois o ser passará por quantas vidas necessárias até que alcance a iluminação. Deus pode interferir também (e acredito que o faça), mas o faz para apenas poupar o espírito de sofrimento. Se não o fizesse, o ser apenas passaria por excessivas reencarnações, mas alcançaria a iluminação pelo caminho mais longo. Porém, há outras complicações que não cabe colocar aqui]
 
Última edição:
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Acabo de conversar com deus e ele disse que tudo isso é muito engraçado.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Acabo de conversar com deus e ele disse que tudo isso é muito engraçado.

Eu conversei com o meu deus, e ele me revelou que isso tudo é uma heresia, e que vocês arderão num poço de piche cáustico.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

"Foi assim que eu descobri que eu sou Deus... Toda vez que eu falava com ele, me descobria falando comigo mesmo."
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Esse tópico apesar de ter dados interessantes, e piadinhas nada convencionais tem uma idéia interessante.
Sou meio cética quando se trata de religião, e fé, crença, mistérios, essas coisas, são sempre coisas difíceis de se discutir. Aliás, nem se pode discutir sobre assunto como esses, pode-se apenas trocas pontos de vista.
O motivo pelo qual eu venho a "ressucitar" este tópico foi uma citação que meu irmão me disse. Ele é anti-religiões, mas tem uma visão totalmente científica do assunto. Me disse o seguinte: Deus é um ET. Eu perguntei a ele o motivo dessa afimação, ele me respondeu: Se Deus de algum modo criou o planeta Terra, ele estava fora do planeta, certo??? Então eu analisei: certo. "E se ele estava fora da Terra, ele é um Extra-Terestre, certo??". Correto. Apesar de ter um tom meio de piada, essa analogia me fez pensar. Sem querer discutir religião, é só um detalhe que desejo ressaltar, mesmo sendo uma piada, analisando do modo crítico a observação do meu irmão era verdadeira. Particularmente, eu acredito na teoria do evolucionismo. Mas essa observação é uma coisa interessante...

:D
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

eu gosto, e acredito em Deus, mais não da forma que a igreja diz.
eu acho que ele é um ser muito mais poderoso e evoluído que noz, e que de alguma forma inexplicavel para nós, ele consegue controlar as coisas por aqui, por isso ele é o todo poderoso que todos falam.
e acho que ele não criaria algo que não esta em seu alcance, pois se ele sabia que não iria conseguir carregar a pedra, por que então ele a criaria?
só se Deus tivesse certeza de que conseguiria se superar e conseguir carregar a "big pedra"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo