Shazan
siscapuliu
Eu estava folheando a EGM Brasil desse mês e em meio às tantas notícias de lançamentos e previsões estava uma notícia para a qual foi dada pouca atenção mas chega a ser surreal: a China tem planos de limitar a jogatina diária do jovem menor de 18 anos a 3 horas diárias. Não ficou claro para mim o sistema, mas me parece que quem ultrapassar essas 3 horas, sofre perdas de supostos "créditos" (se eu interpretei direito). E ultrapassar 5 horas é o fim da jogatina, provavelmente por um longo período; quem sabe pra sempre. Eu não me surpreenderia.
O que mais assusta é, tentando ao máximo ignorar a política envolvida na coisa, pensar em como isso influencia o mercado dos games e se há possibilidade de outros governos tomarem medidas semelhantes em algum momento.
Consideremos esse número divulgado pela EGM Brasil: 18 milhões de Chineses menores de 18 anos preferem jogar games online nas horas vagas.
Será que isso preocupante? Apesar da média mundial de idade dos jogadores hoje já ter batido a casa dos 20 anos, estamaos falando de uma grande maioria que ultrapassou sua maioridade JOGANDO, o que intimidaria HOJE os gamers de amanhã, na China. Provavelmente há quem diga que uma limitação de 3 horas por dia (que, fazendo as contas, dá 21 horas por semana, o que é bastante), não assustaria tanto. Mas nao estamos falando de gamers casuais e sim de HARDCORE gamers, que jogam online. A tendência de quem pode jogar pouco online é perder o "tesão" por não poder ser tão forte ou habilidoso quanto quem joga mais tempo.
Algumas previsões minhas pra isso tudo (algumas não podem coexistir, como se nota)
- Menos pivetada na rede para a alegria dos já maiores de idade
- Pivetes na rede saindo no meio das partidas para não estourarem sua "cota" e destruindo longas partidas.
- Mais pivetada na rede e estrondo no governo após descobertas de como burlar o sistema.
- Jogos offline ascendendo em vendas no mercado Chinês, devido à limitação de jogatina online.
- Sistema de controle ineficaz, indo por água abaixo pouco depois de implantado e tudo volta ao normal.
Digam o que pensam a respeito, mas tentemos não levantar questão como o que eles (os chineses) estão fazendo em relação a suas políticas nacionais em nome de seu progresso, a menos que seja necessário.
O que mais assusta é, tentando ao máximo ignorar a política envolvida na coisa, pensar em como isso influencia o mercado dos games e se há possibilidade de outros governos tomarem medidas semelhantes em algum momento.
Consideremos esse número divulgado pela EGM Brasil: 18 milhões de Chineses menores de 18 anos preferem jogar games online nas horas vagas.
Será que isso preocupante? Apesar da média mundial de idade dos jogadores hoje já ter batido a casa dos 20 anos, estamaos falando de uma grande maioria que ultrapassou sua maioridade JOGANDO, o que intimidaria HOJE os gamers de amanhã, na China. Provavelmente há quem diga que uma limitação de 3 horas por dia (que, fazendo as contas, dá 21 horas por semana, o que é bastante), não assustaria tanto. Mas nao estamos falando de gamers casuais e sim de HARDCORE gamers, que jogam online. A tendência de quem pode jogar pouco online é perder o "tesão" por não poder ser tão forte ou habilidoso quanto quem joga mais tempo.
Algumas previsões minhas pra isso tudo (algumas não podem coexistir, como se nota)
- Menos pivetada na rede para a alegria dos já maiores de idade
- Pivetes na rede saindo no meio das partidas para não estourarem sua "cota" e destruindo longas partidas.
- Mais pivetada na rede e estrondo no governo após descobertas de como burlar o sistema.
- Jogos offline ascendendo em vendas no mercado Chinês, devido à limitação de jogatina online.
- Sistema de controle ineficaz, indo por água abaixo pouco depois de implantado e tudo volta ao normal.
Digam o que pensam a respeito, mas tentemos não levantar questão como o que eles (os chineses) estão fazendo em relação a suas políticas nacionais em nome de seu progresso, a menos que seja necessário.
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