• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gays

Eu não sei se o fato de você ter 15 anos é bom ou ruim. Por um lado, você ainda tem bastante tempo pra poder rever suas idéias, com base em fatos que vai ver por aí. Por outro lado, você só tem 15 anos e já tem tanto preconceito irracional.
 
Eu tb não sou norte-americana, mas o que o Bush fala me interessa. Pq? pq ele tem poder sobre o pais mais poderoso do mundo. É o mesmo com o Papa, ele tem mais influência sobre as pessoas do que a maioria de nós; ainda que o poder da Igreja Católica já tenha sido maior no passado, ignorar sua presença e força é um grande erro.


Primeiro erro. O Bush é presidente de uma País democrático. Influencia diretamente minha vida civil. A.K.A economia, política & afins. O papa pode querer, mas ele dizer que é contra o protocolo de Kyoto ou acha o capitalismo uma bosta não muda em nada. Já se o bush diz isso, teremos problemas xD


Só para não ficar mto off-topic, já que o assunto é Gays: como nesse caso que eu citei aí em cima, em que houve mudança de postura da Igreja, o que impediria de um dia a homossexualidade ser aceita como parte de alguns seres humanos, e portanto deixando de ser um pecado??


A intervenção de santo agostinho (acho que foi ele). Antes deste senhor a homossexualidade não era condenada. Não expressamente. Hoje dizem que é condenada por uma visão um tanto quanto parcial das escrituras. Mas essa parte eu relevo, pq eu memo não perco meu tempo lendo a bíblia

Agora vem uma parte realmente divertida:


Infelizmente, ser gay, É PECADO.
acredito que Deus fez o homen para conviver, procriar e apreciar a MULHER.
nao se esgueirar para o indivíduo do mesmo sexo.
isto chega a ser, doentio em certos casos...vestir de mulher?" trocar de sexo?
QUE ISSO MINHA GENTE


continuando =P


mas é claro que nao estou brincando, eu me orgulho das minhas convicçoes e bases sólidas.


Pra meio entendedor, esses dois quotes são auto-explicativos. Mas vamos lá.

Argumentos sólidos, mencionando "pecado", "deus"? Eu acho qiue vc não sabe, e aproveitando o rumo histórico do tpc, vou dar uma aulinha super-básica de história:

Desde o iluminismo (e posteriormente com a revolução francesa) que os argumentos baseados em religião, deus, transcendentes, foram relegados a segundo plano. Argumentos sólidos são aqueles que podem ser provados racionalmente. Através de pesquisas, estudos idôneos. E não aqueles baseados em uma escritura, cuja interpretação tem fundamento religioso.

Desde essa época, o que importa é a ciência e não a fé. Ao menos não nesses casos. Se vc vier conversar com algum argumento que não seja "isso é pecado", "deus fez o homem pra amar a mulher", eu estarei pronto para ler, refletir e, quem sabe, responder.

Mas não espere que alguém te leve a sério, num debate, com argumentos tão inconsistente, fracos, como esse.


a, e mais uma coisa, posso saber POR QUE?


Escrever ofenSa como ofenCa é um bom motivo? ^^

E eXistem como eSistem?

Não sei quanto ao resto, mas eu ri muito com isso.
 
Irei reafirmar a minha opnião. Não gosto de gays escandalosos, assim como não gosto de nada escandaloso. Quer ser gay, a vontade, mas desde que primeiramente saiba que ainda é homem.

Nada de afinar a voz, se vestir como uma mulher e tal. O que cada um faz dentro de 4 paredes é problema deles, mas eu não saio na rua com um gay que fica gritando, usa roupas coladas, exuberantes, passe maquiagem e tal.

Assim como tb não saio na rua com minha namorada super arrumada e eu um trapo humano...
 
Como a Ana fez, eu vou ignorar alguns posts, pq eu não vou bater palma pra maluco dançar....
A Igreja forma seu posicionamento com base na Bíblia, doutrina e tradição.

De forma bem específica, e colocando o tema no Novo testamento (existem outras citações que poderiam ser feitas do Antigo e Novo Testamento), cito esta passagem:

"Não vos iludais! Nem os impudicos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os depravados, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os injuriosos herdarão o Reino de Deus"
(1Cor 6,9-10).

Como poderia a Igreja ir contra aquilo que a Bílbia diz? Não há menor posssibilidade de isso acontecer. Seria como dizer que a Igreja recopnhece que a Bíblia estaria errada, e por isso, toda a fé cristã cairia.

Este é o principal fundamento.

Mas deixo bem claro que a Igreja, na condição de mãe (que acolhe a todos) e mestra (que tem o dever de ensinar o caminho correto, segundo suas convicções) não irá deixar de acolher o homossexual, mas não não quer dizer que apoia (ou aceita) o homossexualismo.

Bom estou postando como uma pessoa que tem fé em Deus, acredita em MUITA coisa da bíblia...
Acredito sim que a bíblia foi escrita por vários homens (isso já perde um pouco de credibilidade... Pq não existe nenhum livro da bíblia escrito por mulher) que tiveram iluminação divina, mas não podemos afirmar que tudo o que esta escrito é providencia divina, não podemos ter certeza que em nenhum momento o homem escreveu suas “próprias idéias” sem nenhuma influencia divina... Alem disso tbm existe o fato de que os textos da bíblia, foram compilados por outros homens que tbm escolheram os textos que mais os agradavam e condiziam com os fatos inerentes aquela época (vide os evangelhos apócrifos). Infelizmente não podemos mensurar o que pode ter sido perdido, excluído deliberadamente, ou incluído arbitrariamente dentro das palavras de Deus...
Há passagens na bíblia que poderiam até ser consideradas absurdas nos dias de hoje, como fazer sacrifícios, estar em pecado se comer crustáceos ou condenar o casal que tenta fazer sexo estando a mulher menstruada... Sempre que se põe este assunto em pauta alguém afirma que a maioria dessas passagens está no velho testamento, e que o novo testamento as coisas não são assim... Bom o fato de que a vontade de Deus mudou de um período histórico para outro, me gera algumas perguntas:
1-Se o velho testamento foi “substituído” pelo novo, pq ele ainda é estudado e tomado como referencia (tirando a parte histórico-religiosa, ou seja fatos ocorridos)???
2-Se algum ensinamento do velho testamento ainda vale para nós, pq todos ele não valem???
3-Tendo em vista que alguns valem e outros não, Qual é a ferramenta utilizada para diferenciar o que vale do que não vale???
4-Se temos um velho e um novo testamento, o que impede de ser gerado um “mais novo testamento”???

Sempre que alguém me condena pelo fato de eu ser gay, e para isso se utiliza de passagens da bíblia, respondo com uma famosa passagem:
“Não cabe ao homem julgar ninguém”.
 
Infelizmente, ser gay, É PECADO.
acredito que Deus fez o homen para conviver, procriar e apreciar a MULHER.
nao se esgueirar para o indivíduo do mesmo sexo.
isto chega a ser, doentio em certos casos...vestir de mulher?" trocar de sexo?
QUE ISSO MINHA GENTE
Zeltrax, esta será a única vez que eu falarei algo a você sobre o tema.

Antes de condenar e excluir alguém, lembre-se do maior mandamento nos deixado por Cristo (que tem sido lembrado e muito neste período Pascal da Igreja): amar o próximo como Deus nos ama.

Cabe lembrar que Deus nos ama infinitamente, sem impor condições. Isso não significa que ele goste de nossas atitudes, mas sim que seu amor é pessoal.

Se Deus ama a todos de forma igual, deveria você fazer o mesmo. Lembre-se que amar é diferente de gostar. Se seus "fundamentos" são cristãos, você deve amar a todos, independentemente de seus atos, mas gostar você pode escolher.

Não seja discriminatório.

Há passagens na bíblia que poderiam até ser consideradas absurdas nos dias de hoje, como fazer sacrifícios, estar em pecado se comer crustáceos ou condenar o casal que tenta fazer sexo estando a mulher menstruada... Sempre que se põe este assunto em pauta alguém afirma que a maioria dessas passagens está no velho testamento, e que o novo testamento as coisas não são assim...
Damasco, o fato de estar no VT (usarei siglas por economia de dedos :mrgreen: ) não quer dizer que "não está mais valendo".

Mas, o que com certeza mudou é a atitude. A principal mudança pedida e feita por Cristo é que se deixe de lado o que ficou classificado como farisaísmo, ou seja, o que Deus pede é que os sacríficios sejam feitos com e pelo coração, e não de forma "mecânica", de forma "legal".

Um exemplo é o fato dos fariseus virem contestar Jesus porque os discípulos estavam trabalhando em dia de sábado (dia destinado a não se fazer nada, para os judeus, para se dedicar a Deus). Jesus diz: o sábado é feito para o homem, e não o homem para o sábado. Existem outras passagens que demonstram isso.

Mas, se você ler o Ato dos Apóstolos, chegou-se a um momento em que foi-se deparado com um problema: muitos dos convertidos não eram judeus, não eram circuncidados. Ou seja, não tinham os hábitos religiosos judeus.

Então, ao se deparar com isso, e por inspiração do Espírito Santo (aqui entra a fé), viu-se que muitos dos preceitos, de forma especial sacrifícios que antes eram realizados, tornaram-se desnecessários, em virtude de que Cristo se fez cordeiro e fez o sacrifício maior, para que não fosse mais necessário sacrificar animais.

Então, não é fato de estar no VT que ele não vale mais, mas em virtude da vinda de Cristo, preceitos mudaram.

O típico exemplo é que os judeus faziam (acho que ainda fazem) o sacrifício de um cordeiro branco, sem manchas para a remissão dos pecados, e Cristo instituiu o perdão dos pecados através da confissão.

Veja que não se tornou desnecessário ter que pedir a Deus o perdão dos pecados, mas sim a forma. Muitas coisas sofreram mudanças assim, ou seja, não o conteúdo, mas sim a forma.

Então, se alguém dizer, de forma generalizada, que não vale porque está no VT, está equivocado.

Bom o fato de que a vontade de Deus mudou de um período histórico para outro, me gera algumas perguntas:
1-Se o velho testamento foi “substituído” pelo novo, pq ele ainda é estudado e tomado como referencia (tirando a parte histórico-religiosa, ou seja fatos ocorridos)???
2-Se algum ensinamento do velho testamento ainda vale para nós, pq todos ele não valem???
3-Tendo em vista que alguns valem e outros não, Qual é a ferramenta utilizada para diferenciar o que vale do que não vale???
4-Se temos um velho e um novo testamento, o que impede de ser gerado um “mais novo testamento”???
Damasco, na verdade cada caso é um caso. Como te disse antes, muitas coisas mudaram a forma, outras se tornaram desnecessárias. Não tem uma fórmula.

Mas acerca o "mais novo testamento", observe que o NT se inicia co os Evangelhos, ou seja, com a vida humana de Cristo e suas palavras. E olhe que os livros seguintes do NT são apenas reflexos dos Evangelhos.

Para se ter um "MNT", seria necessário que o próprio Cristo viesse novamente e nos dissesse novas coisas.

Sempre que alguém me condena pelo fato de eu ser gay, e para isso se utiliza de passagens da bíblia, respondo com uma famosa passagem:
“Não cabe ao homem julgar ninguém”.
Damasco, a misericórdia de Deus é tão grande que nós não sabemos até onde ela pode chegar. Não sou eu que vou condenar ninguém, na certeza de que eu mesmo terei de me apresentar um dia a Deus e dar conta de minha vida.

Em virtude disso, não posso eu condenar ninguém. Sempre tive, e sempre terei, grande respeito pelos homossexuais (já que esse o assunto do tópico), o que não quer dizer que eu concorde com seus atos. Mas essa divergência não pode me afastar dos mesmo, não pode criar em mim uma repulsa (como já vi aqui alguns fazerem).

Para mim, homossexuais e heterossexuais são iguais, assim como para Deus. Se para Ele é assim, por que eu agiria de forma diferente?

Não obstante eu tenha divergências em relação à vida que muitos levam, não os deixo de amar, de me preocupar, assim como com qualquer outra pessoa.

Se em algum momento eu passei uma imagem de que os condeno, peço perdão, não é a minha opinião. Por escolha minha (religião nós escolhemos, graças ao livre-arbítrio que Deus nos deu), a minha decisão é amar a todos, certos ou errados, e defender as pessoas quando for necessário, ainda que discorde de seus atos.
 
Como a Ana fez, eu vou ignorar alguns posts, pq eu não vou bater palma pra maluco dançar....


Bom estou postando como uma pessoa que tem fé em Deus, acredita em MUITA coisa da bíblia...
Acredito sim que a bíblia foi escrita por vários homens (isso já perde um pouco de credibilidade... Pq não existe nenhum livro da bíblia escrito por mulher) que tiveram iluminação divina, mas não podemos afirmar que tudo o que esta escrito é providencia divina, não podemos ter certeza que em nenhum momento o homem escreveu suas “próprias idéias” sem nenhuma influencia divina... Alem disso tbm existe o fato de que os textos da bíblia, foram compilados por outros homens que tbm escolheram os textos que mais os agradavam e condiziam com os fatos inerentes aquela época (vide os evangelhos apócrifos). Infelizmente não podemos mensurar o que pode ter sido perdido, excluído deliberadamente, ou incluído arbitrariamente dentro das palavras de Deus...
Há passagens na bíblia que poderiam até ser consideradas absurdas nos dias de hoje, como fazer sacrifícios, estar em pecado se comer crustáceos ou condenar o casal que tenta fazer sexo estando a mulher menstruada... Sempre que se põe este assunto em pauta alguém afirma que a maioria dessas passagens está no velho testamento, e que o novo testamento as coisas não são assim... Bom o fato de que a vontade de Deus mudou de um período histórico para outro, me gera algumas perguntas:
1-Se o velho testamento foi “substituído” pelo novo, pq ele ainda é estudado e tomado como referencia (tirando a parte histórico-religiosa, ou seja fatos ocorridos)???
2-Se algum ensinamento do velho testamento ainda vale para nós, pq todos ele não valem???
3-Tendo em vista que alguns valem e outros não, Qual é a ferramenta utilizada para diferenciar o que vale do que não vale???
4-Se temos um velho e um novo testamento, o que impede de ser gerado um “mais novo testamento”???

Sempre que alguém me condena pelo fato de eu ser gay, e para isso se utiliza de passagens da bíblia, respondo com uma famosa passagem:
“Não cabe ao homem julgar ninguém”.

Damasco, minha vez de tirar o chapéu para você.

Edrahil, foi mais ou menos isso que eu quis dizer quando questionei as mudanças da Igreja ao longo do tempo. A citação que você colocou é bastante clara, de fato; mas o Damasco colocou em palavras todas as minhas dificuldades religiosas. Eu acredito e confio em Deus; minha dificuldade é confiar e acreditar no Homens, que escreveram e interpretam até hj os textos da bíblia.

(eu estava pensando em homens como sinônimo de Ser Humano, mas lembrei que o fato de que apenas aos homens=sexo masculino é permitida voz real na Igreja também é uma dificuldade, já que sabidamente homens e mulheres tem níveis de sensibilidade diferentes, e nós perdemos isso ao só ouvir oficialmente a voz masculina dentro da religião).

No caso deste tópico especificamente, minha dificuldade está em: acredito que uma pessoa não escolhe por quem vai se apaixonar; isso inclui se a pessoa é do mesmo sexo ou não, tudo está fora do nosso controle.
Se isso está acima de nós, pode-se partir do pressuposto que é parte da nossa natureza. Se Deus é amor, porque ele colocaria escolheria alguns e lhes puniria com uma natureza que vai contraseus próprios preceitos?

Para mim, isso se aproxima da visão que havia no velho testamento de que, se uma criança nascia defeituosa, os pais certamente eram pecadores. Ora, a criança não tem culpa nem fez nada de errado. O homossexual É assim, não tem poder sobre isso; então ele nasceu para pecar?

edit: ps, essamsg foi escrita antes de ler a msg do Edrahil :mrgreen:
 
(eu estava pensando em homens como sinônimo de Ser Humano, mas lembrei que o fato de que apenas aos homens=sexo masculino é permitida voz real na Igreja também é uma dificuldade, já que sabidamente homens e mulheres tem níveis de sensibilidade diferentes, e nós perdemos isso ao só ouvir oficialmente a voz masculina dentro da religião).
Você se esquece de Santa Teresa dÁvila e Santa Teresinha do Menino Jesus. Isso para citar duas que são doutoras da Igreja, e suas palavras não só são ouvidas, como muito bem aceitas.

No caso deste tópico especificamente, minha dificuldade está em: acredito que uma pessoa não escolhe por quem vai se apaixonar; isso inclui se a pessoa é do mesmo sexo ou não, tudo está fora do nosso controle.
Se isso está acima de nós, pode-se partir do pressuposto que é parte da nossa natureza. Se Deus é amor, porque ele colocaria escolheria alguns e lhes puniria com uma natureza que vai contraseus próprios preceitos?

Para mim, isso se aproxima da visão que havia no velho testamento de que, se uma criança nascia defeituosa, os pais certamente eram pecadores. Ora, a criança não tem culpa nem fez nada de errado. O homossexual É assim, não tem poder sobre isso; então ele nasceu para pecar?
Segundo os antropólogos, todo ser humano é um assassino em potencial. Ainda, todos nós temos desejos e vontades, em diversas áreas, mas não quer dizer que devemos atende-los. Cito como exemplo nos momentos de raiva em que temos a vontade de dar uma porrada em alguém (muitas vezes em alguém em específico). Também, o desejo de ficar em casa, descansando, em um dia que temos que ir trabalhar. Ou ainda, a vontade de comer algo, que sabemos que poderia nos fazer mal naquele momento.

O que a Igreja prega, e eu sei que não é fácil (e mesmo tendo todo respeito e carinho pelos homossexuais, respeito ainda mais aqueles que conseguem, pela sua força de vontade), é que embora exista o desejo/atração/paixão/etc. por alguém do mesmo sexo, que não se deixe levar por este desejo.

Mas, de forma alguma, pode-se deixar de amar o homossexual, assim como outra pessoa qualquer.

edit: ps, essamsg foi escrita antes de ler a msg do Edrahil :mrgreen:
Confesso que foi demorado a escrever tudo aquilo. Espero que te ajude a esclarecer alguma coisa.
 
Segundo os antropólogos, todo ser humano é um assassino em potencial. Ainda, todos nós temos desejos e vontades, em diversas áreas, mas não quer dizer que devemos atende-los. Cito como exemplo nos momentos de raiva em que temos a vontade de dar uma porrada em alguém (muitas vezes em alguém em específico). Também, o desejo de ficar em casa, descansando, em um dia que temos que ir trabalhar. Ou ainda, a vontade de comer algo, que sabemos que poderia nos fazer mal naquele momento.

O que a Igreja prega, e eu sei que não é fácil (e mesmo tendo todo respeito e carinho pelos homossexuais, respeito ainda mais aqueles que conseguem, pela sua força de vontade), é que embora exista o desejo/atração/paixão/etc. por alguém do mesmo sexo, que não se deixe levar por este desejo.

Mas, de forma alguma, pode-se deixar de amar o homossexual, assim como outra pessoa qualquer.
Se a questão fosse apenas atração sexual, eu seria capaz de concordar com vc. Porque, afinal de contas, a repressão ao desejo sexual faz parte da nossa sociedade, é inclusive uma das cláusulas do casamento.
Mas e quando se trata de amor, o amor do companheirismo, de querer construir uma vida juntos, e quem sabe até uma família? Como é que um sentimento bonito como esse pode ser pecado, apenas porque é entre pessoas do mesmo sexo?

Eu imagino que vc vá me responder que o companheirismo pode existir, a relação sexual, não. Mas nesse caso, na minha opinião, o amor não seria plenamente vivido; e o simples fato de vc prioibir já é diminuir/menosprezar o amor que existe entre essas pessoas...
 
Se a questão fosse apenas atração sexual, eu seria capaz de concordar com vc. Porque, afinal de contas, a repressão ao desejo sexual faz parte da nossa sociedade, é inclusive uma das cláusulas do casamento.
Mas e quando se trata de amor, o amor do companheirismo, de querer construir uma vida juntos, e quem sabe até uma família? Como é que um sentimento bonito como esse pode ser pecado, apenas porque é entre pessoas do mesmo sexo?

Eu imagino que vc vá me responder que o companheirismo pode existir, a relação sexual, não. Mas nesse caso, na minha opinião, o amor não seria plenamente vivido; e o simples fato de vc prioibir já é diminuir/menosprezar o amor que existe entre essas pessoas...
Anna, na verdade não sei se responderia dessa forma, mas é por aí sim. Como te disse, não é fácil, mas sei que o catolicismo (e neste momento falo tão somente por ele) não é fácil de ser vivido, inclusive ouvi de judeu que seria a religião mais difícil de ser vivida (não tenho como mensurar isso), mas aqueles que porventura decidirem abraçar a fé cristã na Igreja Católica, terá (pelo menos deveria ser assim) que abraçar o todo.

Encontra a mesma dificuldade aqueles que não conseguem manter-se somente com uma pessoa ao seu lado.
 
Anna, na verdade não sei se responderia dessa forma, mas é por aí sim. Como te disse, não é fácil, mas sei que o catolicismo (e neste momento falo tão somente por ele) não é fácil de ser vivido, inclusive ouvi de judeu que seria a religião mais difícil de ser vivida (não tenho como mensurar isso), mas aqueles que porventura decidirem abraçar a fé cristã na Igreja Católica, terá (pelo menos deveria ser assim) que abraçar o todo.

Encontra a mesma dificuldade aqueles que não conseguem manter-se somente com uma pessoa ao seu lado.
discordo desta sua comparação. A pessoa que não consegue ficar com apenas uma pessoa, provavelmente não tem uma ligação muito forte com ninguém. Essa pessoa sempre pode viver na esperança de um dia encontrar alguém que lhe faça sentir que vale a pena abrir mão de todos os outros.

O Homossexual não vive esta esperança, especialmente se já encontrou o companheiro p/ toda a vida. Ele sabe que vai passar a vida sem se sentir completo; porque ele vai ter que escolher entre Deus e o companheiro.

Só para constar, eu concordo que aquele que abraça uma fé tem que abraçá-la como um todo, e é exatamente por isso que me abstenho de frequentar a Igreja enquanto não resolver minhas dúvidas mais primordias. Mas vale lembrar que algumas questões não são unânimes, hápolêmica mesmo dentro da Igreja.
 
Mas vale lembrar que algumas questões não são unânimes, hápolêmica mesmo dentro da Igreja.

Sim, é verdade, e isso, quando bem discutido, pode gerar bons frutos.

Mas quando a Igreja tem um posicionamento já firmado, até que seja mudado, o católico deveria não ser motivo de divisão. Por exemplo, um grpo da Igreja não deveria sair por aí dizendo que é a favor do aborto e ao mesmo tempo se dizer católico.

Respeito a sua posição de se afastar da Igreja em virtude de suas divergências, e acho que seria melhor assim. Entendo que as pessoas deveriam parar de se dizer católicos quando na verdade não abraçam a Igreja como um todo. O mesmo vale para qualquer outra religião.

Dizer que se aproxima mais dessa ou daquela, é uma coisa, dizer por aí que é sem ser, não dá.
 
hmm..deixa eu explicar melhor entao.
eu nao gosto, portanto nao me misturo. concordo plenamente em que alguns casos é doença psicologica ou falta de hormonio.
e eu já dei minha opniao, Homen com mulher, sim, mesmo sexo, nao. pra min é errado.
esistem vários tipos de gay, os doentes, nos quais eu respeito, os gays comuns, no qual procuro nao me envolver, e os gays "safados" estes sim, me considero melhor do que eles.

Não sou radical como o Zeltrax, pois convivo com gays (meu tio é gay), e não sinto nojo, nem desprezo, mas não aceito, e não acho de maneira nenhuma uma coisa normal....concordo com os conceitos cristão tambpem, e creio que se fosse normal, Deus teria feito Adão e Ivo, ou Amélia e Eva.....
Respeito os Gays, mas acho ridículo a homossexualidade. (deu pra entender?)
 
Não sou radical como o Zeltrax, pois convivo com gays (meu tio é gay), e não sinto nojo, nem desprezo, mas não aceito, e não acho de maneira nenhuma uma coisa normal....concordo com os conceitos cristão tambpem, e creio que se fosse normal, Deus teria feito Adão e Ivo, ou Amélia e Eva.....
Respeito os Gays, mas acho ridículo a homossexualidade. (deu pra entender?)
não use a palavra ridículo, pq ela remete a um conceito mais baixo. De resto, embora eu discorde de vc, acho que sua posição é respeitável.
 
Damasco, minha vez de tirar o chapéu para você.

Edrahil, foi mais ou menos isso que eu quis dizer quando questionei as mudanças da Igreja ao longo do tempo. A citação que você colocou é bastante clara, de fato; mas o Damasco colocou em palavras todas as minhas dificuldades religiosas. Eu acredito e confio em Deus; minha dificuldade é confiar e acreditar no Homens, que escreveram e interpretam até hj os textos da bíblia.

(eu estava pensando em homens como sinônimo de Ser Humano, mas lembrei que o fato de que apenas aos homens=sexo masculino é permitida voz real na Igreja também é uma dificuldade, já que sabidamente homens e mulheres tem níveis de sensibilidade diferentes, e nós perdemos isso ao só ouvir oficialmente a voz masculina dentro da religião).

No caso deste tópico especificamente, minha dificuldade está em: acredito que uma pessoa não escolhe por quem vai se apaixonar; isso inclui se a pessoa é do mesmo sexo ou não, tudo está fora do nosso controle.
Se isso está acima de nós, pode-se partir do pressuposto que é parte da nossa natureza. Se Deus é amor, porque ele colocaria escolheria alguns e lhes puniria com uma natureza que vai contraseus próprios preceitos?

Para mim, isso se aproxima da visão que havia no velho testamento de que, se uma criança nascia defeituosa, os pais certamente eram pecadores. Ora, a criança não tem culpa nem fez nada de errado. O homossexual É assim, não tem poder sobre isso; então ele nasceu para pecar?

edit: ps, essamsg foi escrita antes de ler a msg do Edrahil :mrgreen:
Ana é incrível como agente consegue pensar muito parecido :mrgreen:
Uma das minhas maiores dificuldades no meu processo de aceitação de minha condição sexual era a questão do pecado...
Mas o que que eu fiz pra nascer gostando de homem??? É um castigo ??? Sei que vai ter um monte de gente que vai dizer que eu não posso dizer que eu nasci assim... Mas eu posso sim em toda a minha vida não houve um momento em que eu não sentisse uma “curiosidade” (curiosidade pq antes da puberdade não era atração propriamente dita) por homens... E isso NUNCA aconteceu para com as mulheres...
Se Deus faz nossos “instintos” para serem vencidos, pq eu tenho que lutar mais do que os outros??? Deus não ama a todos da mesma forma????

Você se esquece de Santa Teresa dÁvila e Santa Teresinha do Menino Jesus. Isso para citar duas que são doutoras da Igreja, e suas palavras não só são ouvidas, como muito bem aceitas.
Cara me desculpe, mas o numero de mulheres que influenciam diretamente e formam opinião dentro das igrejas (aqui eu não estou falando de mulheres que fazem o bem, só das que pregam e tem destaque fazendo isso) é irrisório... E falar que isso não gera um pouco (por menor que seja) de machismo é hipocrisia... Vc citou 2 mulheres, em quanto homens que tiveram o mesmo destaque delas, todos podem citar uma centena...
Não to com isso querendo dizer que a igreja é injusta, mas imparcial nós não podemos afirmar que seja... E todos sabemos que a mulher por muitas vezes é apontada com “elo fraco da corrente” e mais susceptível ao mau nas escrituras, e na idade media as religiões que tinham mulheres como destaque eram consideradas satânicas...
Cito fato do passado só pq foi muito próximo desse passado que a homossexualidade foi considerada pecado tbm....
Falo isso pra pararmos e pensarmos se essas coisas são realmente a vontade divina, ou se é o homem querendo manipular (consciente ou não) a vontade Deus...
O que a Igreja prega, e eu sei que não é fácil (e mesmo tendo todo respeito e carinho pelos homossexuais, respeito ainda mais aqueles que conseguem, pela sua força de vontade), é que embora exista o desejo/atração/paixão/etc. por alguém do mesmo sexo, que não se deixe levar por este desejo.
Isso na teoria e fácil mas na pratica é diferente... Se o desejo não fosse uma coisa constante e imutável seria bem diferente... vc não sente vontade de bater em alguém todos os dias da sua vida... vc não sente vontade de faltar o trabalho todos os dias da sua vida...
Eu nunca senti atração por mulher... Já fui estimulado sexualmente por mulheres... E eu simplesmente não senti nada... Constituir família com uma mulher ao meu lado no sentido “religioso” da coisa pra mim é inviável... Então o que a igreja indica pra mim??
O celibato?? Mas ai eu sendo celibatário e não tendo vocação para sacerdote, eu tbm não estou indo contra um dos preceitos do cristianismo que é o de mutiplicar-se???

Se a questão fosse apenas atração sexual, eu seria capaz de concordar com vc. Porque, afinal de contas, a repressão ao desejo sexual faz parte da nossa sociedade, é inclusive uma das cláusulas do casamento.
Mas e quando se trata de amor, o amor do companheirismo, de querer construir uma vida juntos, e quem sabe até uma família? Como é que um sentimento bonito como esse pode ser pecado, apenas porque é entre pessoas do mesmo sexo?
Repressão sexual é indicada enquanto solteiro ou sem fins de multiplicação... O que hj em dia muita gente (independente de ser casada,solteira, hetero ou homo) não segue...

Anna, na verdade não sei se responderia dessa forma, mas é por aí sim. Como te disse, não é fácil, mas sei que o catolicismo (e neste momento falo tão somente por ele) não é fácil de ser vivido, inclusive ouvi de judeu que seria a religião mais difícil de ser vivida (não tenho como mensurar isso), mas aqueles que porventura decidirem abraçar a fé cristã na Igreja Católica, terá (pelo menos deveria ser assim) que abraçar o todo.

Encontra a mesma dificuldade aqueles que não conseguem manter-se somente com uma pessoa ao seu lado.

discordo desta sua comparação. A pessoa que não consegue ficar com apenas uma pessoa, provavelmente não tem uma ligação muito forte com ninguém. Essa pessoa sempre pode viver na esperança de um dia encontrar alguém que lhe faça sentir que vale a pena abrir mão de todos os outros.

O Homossexual não vive esta esperança, especialmente se já encontrou o companheiro p/ toda a vida. Ele sabe que vai passar a vida sem se sentir completo; porque ele vai ter que escolher entre Deus e o companheiro.
Acho que ai ele estava se referindo somente a religião, não a sexualidade....


Mas agora voltando a falar sobre a questão de que Deus criou o homem e a mulher para amar um ou outro... Então pq cargas d'agua ele me fez gostando de homens??? Essa é a resposta que procuro a minha vida toda...
 
Repressão sexual é indicada enquanto solteiro ou sem fins de multiplicação... O que hj em dia muita gente (independente de ser casada,solteira, hetero ou homo) não segue...
eu estava falando do desejo que uma pessoa pode sentir por outra que não é seu companheiro. É idiota pensar q qdo vc se apaixona, automaticamente todosos outros seres humanos deixam de ser interessante. Assumir um compromisso é abrir mão de estar com todos os outros, e por isso eu chamei de repressão, pq o desejo existe mas nós não damos vazão a ele por escolha própria. tvz não seja a melhor expressão, acho q agora me expliquei melhor.

Acho que ai ele estava se referindo somente a religião, não a sexualidade....
não entendi.


Mas agora voltando a falar sobre a questão de que Deus criou o homem e a mulher para amar um ou outro... Então pq cargas d'agua ele me fez gostando de homens??? Essa é a resposta que procuro a minha vida toda...
sim, essa é A pergunta.
 
O celibato?? Mas ai eu sendo celibatário e não tendo vocação para sacerdote, eu tbm não estou indo contra um dos preceitos do cristianismo que é o de mutiplicar-se???
Não estaria indo contra um dos preceitos não. O celibato, como estado de vida de leigos dentro da Igreja é muito bem aceito, e até praticado.

Mas agora voltando a falar sobre a questão de que Deus criou o homem e a mulher para amar um ou outro... Então pq cargas d'agua ele me fez gostando de homens??? Essa é a resposta que procuro a minha vida toda...
Meu caro, como já disse São Paulo, e depois Santo Agostinho, Deus não permite ninguém ser tentado acima do que pode suportar.

Pode ser esse o seu caso? Não sei. Isso cabe a você descobrir, talvez com ajuda, mas de forma especial através da oração. Como já disse, sei que não é uma situação fácil, mas um Deus de tamanho amor não deixará ninguém desamparado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo