• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Melkor não houvesse se tornado Morgoth?

Ka Bral o Negro

Tchokwe Pós-Moderno
Como seria Arda no fim da Terceira Era (ou seja, na época do Senhor dos Anéis) se o grande Vala Melkor não tivesse se corrompido e ajudado arduamente seus irmãos na construção de Arda? E se Melkor fosse o líder benevolente que Eru designara no Início?
 
Realizamos uma pequena mudança nas regras:

O número de tópicos acontecendo ao mesmo tempo será limitado, para que não aconteça uma "avalanche" de tópicos, o que acabaria dimuindo a produtividade dos debates. Portanto, somente os moderadores poderão abrir os respectivos tópicos neste sub-fórum.

Portanto, esse tópico está aberto para discussões. Mandem ver. :D
 
Sauron não teria sido corrompindo, o Um Anel não teria sido feito, a Guerra do Anel não teria acontecido, Tolkien não teria escrito o SdA :dente:
 
Nem mesmo Beleriand teria sido destruída na Guerra da Ira, conseqüentemente a Terra-média da Terceira Era jamais existiria.
 
Pensando bem, outro Vala poderia ter se revoltado no lugar de Melkor, e o mal existiria do mesmo jeito :think:
 
Pensando bem, outro Vala poderia ter se revoltado no lugar de Melkor, e o mal existiria do mesmo jeito :think:

Mas seria bem menos, porque seria trucidado bem mais facilmente esse outro Vala. O negócio é que o Melkor era o mais forte, o que nasceu com o dom para ser o principal. Ele ainda foi o principal, de certa forma, mas não como Eru pediu.

Se Melkor não tivesse se rebelado Arda seria perfeita desde o início. Os Valar e Maiar começariam a fazer o mundo, os elfos terminariam. Os Homens viriam, viveriam sempre com os elfos, e seria uma felicidade só.

Na verdade, eu estou esquecendo uma coisa. Na versão que conhecemos, os elfos que ficam na Terra-Média desvanecem, eles vão "sumindo", ou melhor, os espíritos consomem os corpos. Numa realidade sem o mal, isso não seria assim. Eu sabia uma explicação para como seria Arda Não-Desfigurada, mas esqueci. :disgusti:
 
Acho que o fato de Melkor se tornar Morgoth foi só um ponta pé inicial para acontecimentos ruins. Acho que ocorreriam coisas piores se não houvesse um mal declarado, ainda mais sabendo que os elfos ter uma vida tão longa (eles devem se enjoar de serem "certinhos") e acabariam se tornando subversivos apenas para se "divertir", logo, um novo mal seria declarado; os vala teriam que intervir na existência dos elfos, humanos e anões, e na minha opinião não era bem isso que Eru queria. Mas uma vez afirmo que o mal só existe como conseqüência do bem.
 
Acho que aconteceria o que aconteceu com Númenor: tinham toda a paz do mundo, tudo o que precisavam, um bom relacionamento com os Valar e com os elfos, e mesmo assim se deixaram corromper. Mente desocupada...
 
Arda seria perfeita como Iluvatar havia proposto.

Pensando bem, outro Vala poderia ter se revoltado no lugar de Melkor, e o mal existiria do mesmo jeito :think:

Os outros Ainur que se rebelaram foram corrompidos por Melkor não acho que eles teriam coragem de desafiar Iluvatar se não fosse Melkor. E eles eram bem menos poderosos que os outros Valar, seriam derrotados facilmente, como Maglor ja disse.
 
Eu, particularmente, acho que Arda foi exatamente o que Ilúvatar queria. Está logo no começo de O Silmarillion, naquela parte sempre citada nos debates sobre livre arbítrio. Ilúvatar disse claramente que nada poderia ser feito, nem mesmo por Melkor, sem ter nele sua fonte.

De qualquer forma, se Melkor fosse sempre bom e obediente, ele não teria criado a dissonôncia durante a música. Provavlemtne nenhum dos que o seguiram teria coragem para cantar um tema diferente do que os outros cantavam.

Pelo que sei, ao fim do mundo, todos os filhos de Eru cantariam uma nova música, uma música perfeita. Assim, talvez Eru nem criasse Arda, pois a primeira música já teria sido perfeita.
 
Se Melkor não se tornasse Morgoth, ele continuaria sendo mau e fazendo merda, pois mesmo sem ser chamado assim ele já era o senhor do mau ! ;)
 
Eu, particularmente, acho que Arda foi exatamente o que Ilúvatar queria. Está logo no começo de O Silmarillion, naquela parte sempre citada nos debates sobre livre arbítrio. Ilúvatar disse claramente que nada poderia ser feito, nem mesmo por Melkor, sem ter nele sua fonte.

Esse trecho é metafórico, então é um dos mais controvertidos de todos. Nesses casos a gente tem que interpretar pelo contexto. Não tenho como discordar que a intenção de Eru sempre irá dar certo, porque a Vontade dele é soberana. Mas se a partir disso entendermos que tudo que qualquer ser criado é simplesmente uma extensão da vontade dele, além de ficar em contradição com o LA, teríamos uma contradição com outro trecho do próprio Ainulindalë; o trecho diz que Melkor tentou aumentar o papel que Eru lhe designara.
 
Eu não acredito que o mal de Melkor fosse da vontade de Eru. Talvez seria, se fosse minha estória. Na de Tolkien, não.



Acredito que se Melkor permancesse bom, talvez os Elfos em Valinor, entediados, aprontassem alguma... :tedio:
 
Provavelmente outro Senhor do Escuro surgiria para enfrentar os Ainur. Desde o início tudo foi feito por Eru com um único propósito, dar existência aos seus Filhos. Enquanto que os elfos seriam os mais belos e mais parecidos com os Ainur, os homens teriam o dom da escolha entre o bem e o mal e não seriam presos aos Círculos de Arda. Se não houvesse o mal, não haveria razão para a existência da Dádiva de Eru.
 
Se Melkor não tivesse se rebelado outro teria que fazê-lo. Poderia ser Manwë (não era ele que estava logo abaixo de Melkor no conhecimento que tinham da mente de Eru?).

Pois bem, continuando assim, Melkor teria se casado com Varda. E Manwë teria construido Angband e se tornado o Sr do Escuro. (que viagem!)

Mas sobre as interpretações sobre Melkor e Eru, quando eu li, pensei assim: Eru não tinha vontade de que o mal surgisse com Melkor, mas ele permitiu que a canção fosse dissonante. Permitir e querer são coisas diferentes.
 
O mal ia existir, de qualquer forma. Com ou sem Melkor :uhum:
 
Mas sobre as interpretações sobre Melkor e Eru, quando eu li, pensei assim: Eru não tinha vontade de que o mal surgisse com Melkor, mas ele permitiu que a canção fosse dissonante. Permitir e querer são coisas diferentes.

Permitir e Querer são diferentes mas se ele permitiu foi conivente. Ele poderia ter muito bem parado a música quando Melkor começou a mudar o tema e não o fez.
Acho que por ele ter feito Melkor o mais sábio, talvez tenha dado a ele a dádiva de conhecer o bem e o mal(algo como Adão, Eva e a Serpente) e o fato de ter havido a dissonância, apesar de não ter sido planejado por Eru, fosse esperada. Talvez ele realmente esperava que isso acontecesse para que todo mundo labutasse em Arda para que depois recebessem a Terra Prometida(que seria erguida do tema aonde todos, Eru, Valar, Maiar, e os filhos de Eru participariam).
Pô, viagei.......
 
Se não houvesse a dissonância de Melkor na Música, Ilúvatar não teria criado os dois outros temas, que seriam os Elfos e Homens. :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo