• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Melkor não houvesse se tornado Morgoth?

Claro, entendo perfeitamente. Só discuti tanto porque acho que uma das perguntas mais interessantes, curiosas e significativas da Terra-Média, seria certamente "Porque Melkor criou a dissonância na música, e porque ele se tornou aquele que depois foi chamado de Morgoth, pelos Elfos?"

No Silmarillion não é respondida satisfatoriamente (é tudo atribuído à sua inveja e ódio, sentimentos que me parecem explicar de modo simples demais todas as coisas que Melkor fazia. Ele não era um elfo, era um Vala, o primeiro de todos os seres que Eru criou). Não creio que somente razões superficiais sejam suficientes para o que decorreu de sua existência.

E veja... se Melkor nunca tivesse feito o que fez, que história restaria a contar? Nenhuma, pois tudo seria eterna paz entediante em Valimar para todo o sempre. Após a derrota de Melkor no final da Primeira Era, muito da antiga magia se perdeu para sempre... resgatada um pouco por Sauron, na forjadura dos Anéis, que deram uma pequena luz ao mundo. No final da Terceira Era, com o fim de Sauron, toda a magia foi finalmente perdida e a era dos Homens começou, uma era em que as coisas antigas não tardariam a ser esquecidas, e o mundo não era mais lugar para coisas como Anéis de Poder.

Assim, se me permitem a relação oculta, o "mal" de Melkor e Sauron que permitiu a Magia antiga vigorar no mundo da Terra-média e de Beleriand.

Agora, eu estou traduzindo o Morlindalë na seção "Influências"... nesse link: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?p=1349096#post1349096

Leiam se interessarem-se.
 
Última edição:
Se não fosse Melkor,outra pessoa assumiria o lugar de "origem do mal".

Mas talvez ele fosse um aliado de peso contra esse alguem.Logicamente não dá p/ prever quem seria,ou o que aconteceria...

O máximo que dá p/ fazer é especular sobre uma ou outra coisa.Mas a verdade é que não dá p/ saber,porque quase todas as transformações dependeram dele.Direta ou indiretamente.
 
Se não fosse Melkor,outra pessoa assumiria o lugar de "origem do mal".

Mas talvez ele fosse um aliado de peso contra esse alguem.Logicamente não dá p/ prever quem seria,ou o que aconteceria...

O máximo que dá p/ fazer é especular sobre uma ou outra coisa.Mas a verdade é que não dá p/ saber,porque quase todas as transformações dependeram dele.Direta ou indiretamente.
Concordo com você, mas de acordo com as origens humanas(e dos deuses também, que compartilham características como vingança e inveja), se não fosse Melkor, provavelmente outro deixaria "florescer" seu lado mal...
 
Concordo com você, mas de acordo com as origens humanas(e dos deuses também, que compartilham características como vingança e inveja), se não fosse Melkor, provavelmente outro deixaria "florescer" seu lado mal...

Sempre tem um ser com tendências ruins para assumir um papel desse tipo. Também acredito que outro faria algo parecido, talvez não com a mesma "força" que Melkor, mas haveria outro.
 
Concordo com você, mas de acordo com as origens humanas(e dos deuses também, que compartilham características como vingança e inveja), se não fosse Melkor, provavelmente outro deixaria "florescer" seu lado mal...

Sendo tudo bom, qualquer coisa que fosse diferente daquilo, seria ruim. A própria dissonância de Melkor é um exemplo disso. Ela era "diferente" do tema proposto por Eru e se tornou... ãhn... diferente, logo, ruim.
 
Sendo tudo bom, qualquer coisa que fosse diferente daquilo, seria ruim. A própria dissonância de Melkor é um exemplo disso. Ela era "diferente" do tema proposto por Eru e se tornou... ãhn... diferente, logo, ruim.

E também porque Melkor era ávido por mudanças nada sutis; valendo-se da posição de "chefe" dos Ainur, ele tentou impor suas correções na Música à força sobre seus irmãos. Na ótica de Melkor, ele tentava criar outros temas dentro do Tema que Eru propôs. E o mais curioso disso é que ele nunca impôs aos Ainur quaquer restrição, deu-lhes liberdade e o primeiro a fazer isso foi Melkor... e apresentou-a com a sutileza de um Mumakil.
 
E também porque Melkor era ávido por mudanças nada sutis; valendo-se da posição de "chefe" dos Ainur, ele tentou impor suas correções na Música à força sobre seus irmãos. Na ótica de Melkor, ele tentava criar outros temas dentro do Tema que Eru propôs. E o mais curioso disso é que ele nunca impôs aos Ainur quaquer restrição, deu-lhes liberdade e o primeiro a fazer isso foi Melkor... e apresentou-a com a sutileza de um Mumakil.

Isso me faz pensar em um outro "E se..."

E se a dissônancia de Melkor tivesse sido aceita?

:hanhan:
 
Pelo que eu entendi, os elfos e os homens não foram criados para combater a dissonância de Melkor.

Partindo disso, eu imagino que o mal poderia vir dos próprios homens.
Acho que ocorreria algo semelhante ao que aconteceu em Numenor, quando os homens quiseram tomar Valinor para obterem a suposta vida eterna.
Eles eram destinados a serem mortais, mas os homens de Numenor que tinham uma vida mais longa que o normal não queriam morrer pois consideravam a vida muito boa e não queriam deixá-la.

Sendo assim, acho que os homens tentariam lutar contra os elfos e contra os Valar para obter a vida eterna.

Claro que não seriam todos, mas creio que alguns sim.
 
E esses alguns seriam destruídos facilmente, portanto não acho que o mal que surgiria dos homens seria suficiente para "tapar" o buraco da maldade de melkor, se esse fosse bonzinho...

Mas acho que depois de milhões de anos os elfos entrariam em guerra contra os Valar pois já estariam cansados de Arda e desejariam morrer e sair do mundo, como os humanos. Isso sim, seria mal suficiente.
 
Pode até ser que o mal causado pelos homens não fosse tão grande quanto o de Melkor, mas ainda assim seria um grande mal.

Só o fato de, como você mesmo diz, esses alguns serem destruídos, isso já seria trágico, pois o sangue dos filhos de Eru seria derramado de qualquer forma.
 
arda seria um mundo iluminado de paz e harmonia , onde os povos covivem em paz e quase nunca brigando, ou seja, seria muito chato!
agradecimentos a Melkor!!

Pelo que eu entendi, os elfos e os homens não foram criados para combater a dissonância de Melkor.

Partindo disso, eu imagino que o mal poderia vir dos próprios homens.
Acho que ocorreria algo semelhante ao que aconteceu em Numenor, quando os homens quiseram tomar Valinor para obterem a suposta vida eterna.
Eles eram destinados a serem mortais, mas os homens de Numenor que tinham uma vida mais longa que o normal não queriam morrer pois consideravam a vida muito boa e não queriam deixá-la.

Sendo assim, acho que os homens tentariam lutar contra os elfos e contra os Valar para obter a vida eterna.

Claro que não seriam todos, mas creio que alguns sim.

mas os homens de numenor só se rebelaram pois foram istigados por sauron, este só é maligno por causa de Melkor!
 
Última edição por um moderador:
Simplismente nada! nem mesmo os personagens que conhecemos existiriam.

Acho improvável que Eru tenha criado alguém mais poderoso que Melkor
Portanto é difícil que esse alguém fosse longe tendo "Aquele-que-sobe-em-poder" como adversário
Claro isso baseando-se em que se Melkor não tivesse tornado-se mal, ele seria como um vice de Eru e Manwë ficaria como o rei de Arda e dos filhos de Eru tendo de receber ordens de seu irmão.
 
Última edição por um moderador:
Juntei os posts múltiplos desta página. Por favor, não façam isso, é flood e contra as regras do fórum, etc.

Acho improvável que Eru tenha criado alguém mais poderoso que Melkor
Portanto é difícil que esse alguém fosse longe tendo "Aquele-que-sobe-em-poder" como adversário
Claro isso baseando-se em que se Melkor não tivesse tornado-se mal, ele seria como um vice de Eru e Manwë ficaria como o rei de Arda e dos filhos de Eru tendo de receber ordens de seu irmão.

Já pensaram que se Melkor continuasse bom, poderia haver uma certa briga pelo poder em Arda? Digo, os sentimentos ruins (como inveja) poderiam nascer deste lance de quem manda e taus... É algo a se pensar...
 
Gostei!!! Imaginem "Melkor" ao lado de Aulë, disputando amigavelmente quem faria o melhor metal precioso, o metal mais resistente, a melhor espada... De certo que até então não haveria uso para uma espada. Mas surgiu a tempestade e Manwe fica enciumado, e torna-se o vilão da estória, mas só que ele se torna mais cruel que Melkor ousou ser pois ele conhecia o bem...
Agora imaginem Manwe tornando-se o vilão?:lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo