• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Profecias brincalhonas?

<_Witch King_>

O Maior dos Nove
Estava dando uma paginada em alguns mitos de SdA e dentre eles olhei a profecia de que "Nenhum homem é capaz de matar o Rei-Bruxo"
Bom, após ver como o Rei-Bruxo foi destruido, comecei a pensar; "Será que essas profecias eram verdadeiras mas sendo uma brincadeira metafórica? Ou o profeta errou em sua previsão de que nenhum homem poderia matar o Rei-Bruxo?". Afinal, quem destruiu-o foi Éowyn, uma mulher... e ela ainda recebeu ajuda de Merry, um hobbit. Portanto, nenhum era realmente "homem", apenas Éowyn era um "homem" no sentido de humano. Então, liguei os fatos e vi que realmente, ou a profecia estava errada ou era realmente apenas nenhum HOMEM poderia matar o Rei-Bruxo. O que vocês acham dessa idéia?
 
Vou ter que ir direto contra meus princípios para dar essa resposta.
_O/ \O_ (absolutely shocked).
Acho que essas tais profecias só tem sentido metafórico mesmo.
 
As profecias eram uma espécie de metafora, sim. Éowyn, apesar de ser mulher, era uma humana. Pertencia a raça dos homens. Se fossemos analisar a profecia, ela queria dizer que nenhum mortal poderia matá-lo. Ele não diria algo como: "Nenhum homem, mulher, anão, hobbit, etc.. pode me matar!"
Álias, isso não é assunto para o Diga Amigo e Entre?
 
Estava dando uma paginada em alguns mitos de SdA e dentre eles olhei a profecia de que "Nenhum homem é capaz de matar o Rei-Bruxo"
Bom, após ver como o Rei-Bruxo foi destruido, comecei a pensar; "Será que essas profecias eram verdadeiras mas sendo uma brincadeira metafórica? Ou o profeta errou em sua previsão de que nenhum homem poderia matar o Rei-Bruxo?". Afinal, quem destruiu-o foi Éowyn, uma mulher... e ela ainda recebeu ajuda de Merry, um hobbit. Portanto, nenhum era realmente "homem", apenas Éowyn era um "homem" no sentido de humano. Então, liguei os fatos e vi que realmente, ou a profecia estava errada ou era realmente apenas nenhum HOMEM poderia matar o Rei-Bruxo. O que vocês acham dessa idéia?

Mas como a profecia estava errada se REALMENTE Éowyn matou o Rei-bruxo?? Estava certa sim!!

Se a profecia dizesse que "nenhum HUMANO poderia matá-lo" aí sim, ela não conseguiria tbm. Está claro que a profecia não era uma metáfora.
 
Mas como a profecia estava errada se REALMENTE Éowyn matou o Rei-bruxo?? Estava certa sim!!

Se a profecia dizesse que "nenhum HUMANO poderia matá-lo" aí sim, ela não conseguiria tbm. Está claro que a profecia não era uma metáfora.

A palavra homem não significa, em todos os casos, que se refere a um individuo do século masculino.

"Os homens estão destruindo a natureza"
"Os homens avançam tecnólogicamente"
"A Terra é modificada pelo homem"

São exemplos de frases, que embora use a palavra homem, pode se referir a homens e mulheres. Me pareceu bem claro que a profecia se referia mais a mortais. Afinal, a profecia confimava o poder do rei bruxo; nela então não diria que ele seria derrotado por mulheres, anões, ou hobbites, que tambem nao sao homens
 
Sendo o rei bruxo morto por uma mulher, a profecia ganha um tom irônico já que o sentido primal dela era se referir a seres humanos.
 
Mas como a profecia estava errada se REALMENTE Éowyn matou o Rei-bruxo?? Estava certa sim!!

Se a profecia dizesse que "nenhum HUMANO poderia matá-lo" aí sim, ela não conseguiria tbm. Está claro que a profecia não era uma metáfora.

Concordo.
Acredito que foi dito HOMEM no sentido: humano, sexo masculino. Ou então mortal (ou imortal) nenhum poderia terminar com ele.
Tem um topico (não me lembro qual), onde Glorfindel (o da 1ª era) disse isso para alguem.....(vou procurar depois edito o topico)
 
Mas homem era uma raça. Os homens de Gondor, de Rohan, etc. Não se diz: os homens e mulheres de Rohan, os homens e as mulheres de gondor... Os homens (do sexo masculino e feminino), em geral, é que não poderiam matá-lo, segundo a profecia. Talvez um elfo ou um mago pudessem eliminá-lo.
 
Mas homem era uma raça. Os homens de Gondor, de Rohan, etc. Não se diz: os homens e mulheres de Rohan, os homens e as mulheres de gondor... Os homens (do sexo masculino e feminino), em geral, é que não poderiam matá-lo, segundo a profecia. Talvez um elfo ou um mago pudessem eliminá-lo.
Por isso mesmo que eu acho que se fosse generalizar para homens e mulheres estaria "nenhum mortal (ou humano) poderia matá-lo"....

Pra mim a profecia continua sendo certa.....:gotinha:
 
Por isso mesmo que eu acho que se fosse generalizar para homens e mulheres estaria "nenhum mortal (ou humano) poderia matá-lo"....

Pra mim a profecia continua sendo certa.....:gotinha:

Para mim também! :cool:

P.S.: Ainda não achei o que queria.
 
Esta é exatamente a peculiaridade!
Talvez quem fez a profecia pretendia se referir à Raça Humana, porém o sentido de "homem" na prática foi realmente HOMEM, ser humano do sexo masculino. E isso intriga porque as mulheres não eram nada valorizadas para a guerra, tanto é que Éowyn foi às escondidas para o cerco de Minas Tirith com os Rohirrim. Sem falar que Merry, um HOBBIT, conseguiu ferir o Rei-Bruxo de uma forma, segundo o livro, que nem mesmo um Maiar conseguiria com uma simples espada.
A profecia acabou se tornando irônica devido sua "execução" realmente ao pé-da-letra.
 
Eu acho que essa profecia segue a tradição daquelas, como a de Macbeth, de sentido dúbio ou cuja interpretação correta reside no sentido mais literal e menos óbvio. Assim como Macbeth, o Rei-Bruxo foi iludido por sua própria ambição de se achar invencível.
 
Outra parte profética é quando LOGO no começo o Gandalf diz ao Frodo o porque de o Bilbo ter deixado Gollum/Smeagol vivo e fala que pode chegar a hora em que a piedade de Bilbo salvará a todos.
E realmente é assim ^^ Se o Gollum não tivesse arrancado o dedo (e o Anel) do Frodo e depois "cair" era capaz de o Sauron tê-lo pego de volta e aí o mundo acabaria....

Quatno à "profecia" do Glorfindel, acho que ela é "ambígua" assim como muitas profecias. O homem, por poder significar a raça E o sexo, deixa a profecia aberta a vários caminhos ^^
 
Eu acho também q a professia estava correcta. A questão é de interpetação. POdemos interpretar homem como humanidade ou como alguém do sexo masculino. Ela foi verdadeira, porque foi um mulher que matou e não um homem, apesar de esta ser da raça humana.
 
Níniel, não se esqueça da participação decisiva de Merry!
Se Merry nã tivesse ferido o tornozelo do Rei-Bruxo, ele esmagaria Éowyn tranqüilamente, disso ninguém tem dúvida....
 
Eu acho também q a professia estava correcta. A questão é de interpetação. POdemos interpretar homem como humanidade ou como alguém do sexo masculino. Ela foi verdadeira, porque foi um mulher que matou e não um homem, apesar de esta ser da raça humana.

Mas por isso é que está sendo afirmado que a profecia era uma metáfora e, mesmo assim, não se concretizou.
 
Só tem uma forma da genet saber...:think:
Vamos na macumba e pedimos para o Tolkien baixar em algum pai de santo e nos contar a verdade.:lol: :mrgreen:

Brincadeiras aparte...:think: acho que se fosse para generalisar ele usaria homens e mulheres, acho que ele queria dizer realmente que nenhum homem poderia matar o Rei-bruxo. Tanto porque ela devia estar de cabeça coberta na hora, vide o fato de estar em uma batalha, e isso não deixaria que ele visse se o rosto é de mulher ou homem
 
na verdade eu não vejo muito como sendo uma profecia. entendo mais como uma pressão na batalha.
estavam em meio a uma guerra, Eowyn de Elmo...
uma forma de amedrontar o inimigo é atraves da pressão que faz nele, pressão psicologica...
o Rei Bruxo sabia que aquela pessoa era da raça humana, então apenas diz que nenhum homem pode mata-lo, generalizando. da mesma forma que se fosse uma elfa de elmo ele diria que nenhum elfo pode mata-lo. mas não como uma profecia e sim como uma ameça, uma pressão.
 
É dessa forma que vejo também.

Nunca pensei que fosse um profecia e :blabla:, sempre achei que fosse um modo do Rei Bruxo amedrontar quem quer estivesse atrás daquele Elmo.
 
Como prometi:

"Mas, conta-se que, de repente, quando tudo estava perdido, o Rei dos Bruxos apareceu em pessoa, vestido de negro, com máscara preta e montado num cavalo também negro. O medo dominou a todos os que o contemplaram, mas ele escolheu o Capitão de Gondor para descarregar todo o seu ódio, e com grito terrível cavalgou direto contra ele. Earnur ter-lhe-ia feito frente, mas seu cavalo não suportou o ataque, desviou e levou-o para longe antes que Earnur pudesse dominá-lo.
Então o Rei dos Bruxos riu, e ninguém que ouviu aquilo jamais esqueceu o horror daquele grito. Mas Glorfindel então avançou em seu cavalo branco, e, em meio a seu riso, o Rei dos Bruxos virou-se e fugiu para dentro das sombras. Pois a noite caiu sobre o campo da batalha, ele desapareceu, e ninguem viu para onde foi.
Nesse momento Êarnur retornou cavalgando; mas Glorfindel, Olhando em direção á escuridão que se adensava, disse: - Não o persigam! Ele não retornará para esta terra. Muito distante está ainda sua destruição, e ele não cairá pela mão de um homem. Essas palavras muitos guardaram na memória; mas Earnur estava zangado, desejando apenas vingar sua desgraça."

Fonte: O Senhor dos Anéis - Os Reis Numenorianos - - Gondos e os Herdeiros de Anarion - O reino do norte e os dunedain.


"Isso se deve ao fato de que seu braço que carregava o escudo foi quebrado pela maça do Rei dos Bruxos; mas este ficou reduzido a nada, e assim se cumpriram as palavras ditas por Glorfindel ao rei Earnur, de que o Rei dos Bruxos não cairia pela mão de um homem. "

Fonte: Apendices do Senhor dos aneis - A casa de Eorl - Os reis da Terra dos Cavaleiros - Terceira Linhagem
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo