• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Windows 10: vale a pena o upgrade?

Isso de Windows não ser confiável é pura birra. Usei Windows 10 versão Insider e baixei a chave de ativação. A diferença de desempenho é gritante, e o Windows Defender não deixa passar nenhum trojan ou cookies se instalarem sem permissão. Meu SuperAntispyware que sempre pegava 200 ou trezentos adware a cada semana, agora fica ocioso. E dia 14 ou 15 deste mes vem a nova atualização que vai trazer o Edge versão chromium em definitivo e já estão trabalhando em um versão Windows em Linux. Eu desisti de instalar essa OS, muitos paranauês só na instalação e ainda você tem de escolher qual versão você quer pois são diferentes.
 
Existe alguém que não tenha envolvimento com programação que usa Linux? Nunca vi. Não vale parentes de programadores que passaram a usar apenas para encerrar a pregação dos mesmos. :lol:
 
  • Haha
Reactions: fcm
Existe alguém que não tenha envolvimento com programação que usa Linux? Nunca vi. Não vale parentes de programadores que passaram a usar apenas para encerrar a pregação dos mesmos. :lol:

Ja soube de varias partições publicas que usam para uso comum (office).

Em termos de usabilidade só da trabalho se precisar ficar instalando/desinstalando programas frequentemente. (e claro conforto, se você sente confortavel usando umas das interfaces)

Para redução de custo publico, é absurdo. O engraçado é que soube que uma das partições que usava linux, após elegerem uma trupe seguindo o governo atual, quiserem mudar para Windows. Qual a lógica para economizar dinheiro publico?
 
Última edição:
ou para dias que eu quiser deixar o PC sem pressa compilando ou baixando algo...
Compilando por dias? O_O

com que tipo de sistema vc tem trabalhado?

—-

Isso de Windows não ser confiável é pura birra. Usei Windows 10 versão Insider e baixei a chave de ativação. A diferença de desempenho é gritante, e o Windows Defender não deixa passar nenhum trojan ou cookies se instalarem sem permissão. Meu SuperAntispyware que sempre pegava 200 ou trezentos adware a cada semana, agora fica ocioso. E dia 14 ou 15 deste mes vem a nova atualização que vai trazer o Edge versão chromium em definitivo e já estão trabalhando em um versão Windows em Linux. Eu desisti de instalar essa OS, muitos paranauês só na instalação e ainda você tem de escolher qual versão você quer pois são diferentes.
veja bem, no meu Linux eu nem tenho anti-* instalado. Apenas firewall e olhe lá. O sistema de permissão por processo / usuário combinado com os quase instantâneos e amplamente testados patches transparentes que a comunidade disponibiliza inviabiliza essas bizarrices que rolam com Windows.

e veja lá, nem é uma característica de sistema *nix; até OSX é largamente superior nisso
 
Última edição:
Compilando por dias? O_O

com que tipo de sistema vc tem trabalhado?
Dias que eu quero compilar, não compilar por dias... Alguns dias posso deixar compilando, ir trabalhar, e ver o resultado quando chegar em casa, por exemplo. Ou baixar um filme pra ver de noite.

Ja soube de varias partições publicas que usam para uso comum (office).
Mas isso aí é um argumento contra o Linux, se repartições públicas tão usando, é porque é ruim. :lol: Eriadan tá aí pra não me deixar mentir...
 
Compilando por dias? O_Oe veja lá, nem é uma característica de sistema *nix; até OSX é largamente superior nisso

OSX é baseado em Unix (mais especificamente uma variação do BSD). Mas é uma caracteristisca aplicada a outros sistemas imagino.
 
Última edição:
Existe alguém que não tenha envolvimento com programação que usa Linux? Nunca vi. Não vale parentes de programadores que passaram a usar apenas para encerrar a pregação dos mesmos. :lol:

Essa pergunta tinha bastante sentido uns quinze/vinte anos atrás, quando o Linux era ainda muito desconhecido.

Mas hoje com o recondicionamento de computadores antigos ou semi-novos para comunidades carentes ou então para usuários leigos que precisam de um computador confiável apenas para aplicações mais simples e básicas, o Linux se tornou uma opção mais atraente e tá deixando aos poucos cada vez mais de ser o eterno patinho feio da história, até porque hoje tem uma variedade bem maior de distribuições e a estética gráfica do sistema operacional que durante muito tempo sempre foi um objeto de muita rejeição por parte dos mais leigos, em algumas distribuições melhorou e está mais agradável e mais prática de usar.

Hoje já conheço algumas pessoas que nada entendem de programação, mas como usuários básicos de computador estão usando o Linux sem nenhum problema.
 
Mas isso aí é um argumento contra o Linux, se repartições públicas tão usando, é porque é ruim. :lol: Eriadan tá aí pra não me deixar mentir...
Hahaha curiosamente eu faço o inverso: uso Windows no serviço (eles mantêm a licença porque senão esse bando de promotor velho ia encher a paciência do pessoal de TI) e Linux no pessoal. O meu caso como usuário de Linux começou parecido como essa segunda hipótese que você levantou:

Existe alguém que não tenha envolvimento com programação que usa Linux? Nunca vi. Não vale parentes de programadores que passaram a usar apenas para encerrar a pregação dos mesmos
Meu irmão é programador e sempre foi o "IT guy" da casa, então eu preguiçosamente me ajustava às preferências dele, porque era ele quem resolvia tudo. Quando ele se tornou entusiasta de software livre, passamos a usar Linux e Br Office, e eu me acostumei tanto que quando comprei meu notebook e ele veio com o SATANÁS do Windows 8 fiz questão de (pedir a ele para) instalar o Ubuntu, que é a melhor das versões de Linux que a gente experimentou. Como 90% do meu uso de computador é para funcionalidades básicas (internet e edição de texto), prefiro o Ubuntu ao Windows, porque é muito leve e o risco de vírus é bem menor. Mas eu mantenho o Windows instalado também, para jogos. Para você que é gamer, não recomendo o Linux: muita coisa do Steam, por exemplo, não é compatível.

Eu me acostumei tanto com o Ubuntu e Libre Office que mesmo trabalhando em um setor que tem direito às poucas unidades do pacote Office adquiridas pelo estado (porque eventualmente precisa usar alguns recursos mais avançados), continuo usando o BrOffice para o básico. Colegas de outros setores me odeiam por isso.

O problema da minha iniciação como usuário de Linux é que até hoje eu recorro a meu irmão quando preciso instalar alguma coisa mais sofisticada. :lol:
 
Essa pergunta tinha bastante sentido uns quinze/vinte anos atrás, quando o Linux era ainda muito desconhecido.

Mas hoje com o recondicionamento de computadores antigos ou semi-novos para comunidades carentes ou então para usuários leigos que precisam de um computador confiável apenas para aplicações mais simples e básicas, o Linux se tornou uma opção mais atraente (...). Hoje já conheço algumas pessoas que nada entendem de programação, mas como usuários básicos de computador estão usando o Linux sem nenhum problema.
(...) Como 90% do meu uso de computador é para funcionalidades básicas (internet e edição de texto), prefiro o Ubuntu ao Windows, porque é muito leve e o risco de vírus é bem menor. Mas eu mantenho o Windows instalado também, para jogos. Para você que é gamer, não recomendo o Linux: muita coisa do Steam, por exemplo, não é compatível.

(...)

O problema da minha iniciação como usuário de Linux é que até hoje eu recorro a meu irmão quando preciso instalar alguma coisa mais sofisticada. :lol:
Conclusão: no Linux, faça tarefas que um Windows 95 já daria conta (office, e-mail, navegador, etc), do contrário chame um programador. ¯\_(ツ)_/¯
 
Se for só pra um usuário básico, o Linux mesmo um Xubuntu ou Lubuntu que são versões mais enxutas do Ubuntu, faz aquela máquina de 10 anos atrás voltar a ter um bom desempenho, não totalmente igual, mas pelo menos algo mais próximo possível de quando essa mesma máquina foi o modelo mais top de sua época.
 
Conclusão: no Linux, faça tarefas que um Windows 95 já daria conta (office, e-mail, navegador, etc), do contrário chame um programador. ¯\_(ツ)_/¯
A conclusão que eu faria é a seguinte:

Você pretende utilizar o computador para:

A) Somente internet, edição de texto, programas básicos... -> UBUNTU.

B) Eventualmente para jogos e programas mais sofisticados -> UBUNTU, com o Windows instalado como alternativa para essas eventualidades (na hora que inicia o computador, ele pergunta qual sistema operacional utilizar).

C) Frequentemente para jogos e programas mais sofisticados.
C1) Você tem um conhecimento intermediário/avançado em TI; ou básico com disposição para executar tutoriais -> UBUNTU com o Windows instalado (talvez nem precise).
C2) Você tem um conhecimento básico de informática e preguiça de aprender -> WINDOWS.

Deixo o Windows como última opção para uso principal porque dou muito valor às vantagens do Linux, especialmente a rapidez e a segurança.
 
Eu concordo com quase tudo que o Eriadan postou, reforçando apenas como adendo se sua máquina já está um pouco ultrapassada trocar o Ubuntu por Lubuntu ou Xubuntu que são mais leves e dão uma bela sobrevida áquela máquina que você já não dava mais nada por ela.
 
Um dia talvez eu pegue meu notebook positivo para colocar uma versão linux onde eu não tenha de correr atrás de codecs de audio e sem ficar apertando f2 para entrar no modo de segurança.
 
Win 7 é uma versão que gosto muito também, mas felizmente a versão 10 corrigiu as falhas que a versão 8 excluiu e resgatou boa parte do que 7 tem de melhor, não me fazendo sentir tanta falta dele.
 
Conclusão: no Linux, faça tarefas que um Windows 95 já daria conta (office, e-mail, navegador, etc), do contrário chame um programador. ¯\_(ツ)_/¯
Hmpf

e quais tarefas o Windows 10+ consegue fazer que o Windows 3.11 não conseguia? Só aqueles features inúteis que ninguém usa, tipo (Alexa? É esse o nome daquela desculpa de AI? Ou o diagnóstico de problemas que nunca encontra a solução?)
 
Ontem o Win 7 foi oficialmente aposentado, mas se houvesse fator merecimento, o mais justo seria o 8 ter sido aposentado antes, pois esse não deixará saudade.
 
Única vez que comprei um Windows original foi o 7 uns anos atrás, e logo em seguida já veio a Microsoft me assediar para fazer upgrade pro 10 etc.... :dente:
Vontade monstra de mudar prum Linux ou sei lá, mas são 25 anos só usando Windows, e bem... No mercado editorial a galera usa Word e InDesign; e eu ainda pretendo jogar uns joguinhos no PC de quando em quando. Não sei se compensaria ter os dois instalados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo