• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Wicca: a nova "modinha"

Eru disse:
Talvez alguém acredite... Mas esse alguém certamente é discreto o suficiente para não ficar cantando por aí que é wiccan como se anunciasse que comprou uma camisa de marca na Guess... :disgusti:

Mas Eru, você pode acabar julgando as pessoas que realmente sao, por causa disso. Ninguem é obrigado a esconder essas coisas pras outras pessoas nao saberem, como se fosse um pecado enorme. O fato é que os verdadeiros, sempre serao prejudicados, pelos outros falsos. É uma questao injusta, mas é a questao que sempre acontece, seja em qualquer out6ro tipo de preconceito.

bom eu estudo religiões estudo a 6 anos, tipo para se falar vc deve saber para argumentar tipo a wicca não é uma religião é uma seita ou comunidade, pra início de conversa, e outra essa wicca de banca de jornal e resvista tipo harry potter eu nem considero, a verdadeira wicca está num livro muito antigo chamado eu acho que a tradução dele é .... wicca o poder oculto eu acho que a tradução é essa. quem quiser falr sobre religiões ou tem alguma dúvida sobre mande um mp ou pegue meu icq ficarei feliz em ajudar.

O povo Celta era um povo como outro qualquer. Não há motivo para romantizar e dizer que eles tinham comunhão com a natureza e sabiam o segredo da felicidade

E eram daqueles povos bem afeitos à guerra.

:lily têm pessoas que usam esse lance de Wicca como modismo realmente, e outras, acredito, de maneira séria.
Quem leva á sério faz dos preceitos da filosofia ou religião q. segue um modo de viver e agir . Quem segue pela "onda" ou moda, já pensa diferente, precisa aparecer e parecer alguma coisa pq. ainda não se achou de verdade....
é que nem o lance dos punks de boutique, metaleiros de boutique, pacifistas (que se pudessem cortariam o pescoço de alguém em nome da Paz).... :lily:
"O Espírito sopra onde quer" :anjo:

Converter-se a qualquer religião de "brincadeirinha" é de certa forma perigoso. A Wicca tem seus ritos e códigos que devem ser respeitados. Adolescentes com síndrome de Harry Potter simplesmente não vêem seriedade nisso tudo.

Acredito que isso tudo tenha um pouco a ver com a falta de compromisso que a sociedade emprega para tudo e todos hoje em dia. Já não há fidelidade aos outros, muito menos à religião. Já não há o ideal de se dedicar àquilo que se acredita.

Os que são verdadeiramente Wiccan têm todo o direito de se revoltar contra os deslumbrados com a "modinha". Isso tem feito a seita(??) perder credibilidade frente à sociedade.

Mas também é necessário um mínimo de discernimento por parte dos não-Wiccan para entenderem a religião(??) e não a julgarem pelos que a seguem como modistas. As pessoas têm essa mania de julgar pela primeiras impressões (que geralmente vêm de fonte errada). Buscar compreender a crença dos outros pela "embalagem" também é um erro muito grande. Os que julgam os Wiccan pelas revistas de banca precisam rever seus conceitos.

Editado: É "Wiccan" mesmo?

Que pena eu ter perdido essa discussão no começo. Eu não vou ficar citando posts de dois meses atras, nem rola.

Gostei de ver que existem divergencias dentro da própria crença Wicca. Na verdade os Wiccan (se escreve assim?) se apropriaram de uma vasta herança pagã européia, que não é o paganismo celta de fato, mas os resquicios folclóricos que permaneceram na tradição oral cristã ocodental. Essa tradição não é direta com a práticada na antiguidade, foi sofrendo várias releituras cristãs ao longo dos séculos, sendo que hoje em dia recebeu a dada pela Wicca, que parece estar se organizando razoavelmente bem.

Por isso é engraçado ver as pessoas discutindo a veracidade ou não do conceito de Magia Branca, Magia advinda da natureza, etc. Mesmo sem estudar sobre isso, me parece claro que cada conceito tem seu espaço em determinada crença, muitas vezes dentro de uma mesma crença.

Sim Faramir, é Wiccan ;)

Mas também é necessário um mínimo de discernimento por parte dos não-Wiccan para entenderem a religião(??) e não a julgarem pelos que a seguem como modistas. As pessoas têm essa mania de julgar pela primeiras impressões (que geralmente vêm de fonte errada). Buscar compreender a crença dos outros pela "embalagem" também é um erro muito grande. Os que julgam os Wiccan pelas revistas de banca precisam rever seus conceitos.

Não condeno nem um pouco quem julga as pessoas, porque nunca podemos condenar algo nos outros, que você tambem faz. Julgar está na nossa essencia, sempre iremos julgar, independentemente do assunto. Alguns julgam e nao saiem por aí dizendo, outros julgam para todos ouvirem, mas nao tem nenhuma pessoa que eu conheci até agora, que nunca julga se quer uma pessoa, se quer um tipo de cultura, se quer qualquer coisa. Simplesmente porque NÃO DA.

Eu condeno sim, quem nao tem maturidade pra entender o julgamento das outras pessoas, observar, talvez contestar, mas seguir em frente. Tem gente que liga muito pro que os outros vao pensar, se vao achar que eles participam de alguma moda e etc, na verdade você deveria gostar das coisas, ser você mesmo, e ponto. O que os outros pensarem de você é uma consequencia de você ser livre do julgamento de você mesmo.

Por isso que eu acho, que sim, a moda prejudica muito algumas coisas, mas é inevitavel, é só sentar e relaxar, que logo logo isso passa.

Litzhel disse:
Eru disse:
Talvez alguém acredite... Mas esse alguém certamente é discreto o suficiente para não ficar cantando por aí que é wiccan como se anunciasse que comprou uma camisa de marca na Guess... :disgusti:

Mas Eru, você pode acabar julgando as pessoas que realmente sao, por causa disso. Ninguem é obrigado a esconder essas coisas pras outras pessoas nao saberem, como se fosse um pecado enorme. O fato é que os verdadeiros, sempre serao prejudicados, pelos outros falsos. É uma questao injusta, mas é a questao que sempre acontece, seja em qualquer out6ro tipo de preconceito.

Não as julgo... Mas quem é não precisa ficar cantando por aí que é... O que se vê hoje em dia são pessoas declarando que são Wiccan pq é moda. Não se trata de admitir que é (credo não deve despertar vergonha, exceto quando vc diz que vê duendes na orelha), mas ostentar é até ofensivo contra quem acredita. É uma tênue linha... É fácil distinguir um praticante fiel de um Paulo Coelho... Normalmente os primeiros não ficam por aí evangelizando, ou melhor, wiccando os outros, nem estufando o peito com ar misterioso pra dizer que crêem numa Deusa de uma seita cuja base é uma religião da qual provavelmente pouco sabem. Eu não estou generalizando. Afinal, eu sou Eru :mrgreen: , eu sei distinguir meus bons filhos dos fanfarrões modistas. :tsc:

Na política, chama-se a ala da esquerda equivalente a esses tipos, que o é por moda de esquerda festiva. :wink:

Ringil disse:
Ps. Rousoku, o que eu quero saber é por exemplo porquê vc tem escrito em runas essa frase em latim. A frase tem poder ou significado por ela mesma? Tem alguma razão para ela estar escrita em latim e em runas?

Pergunta muito boa mesmo.

a) A frase não é inútil. Mas vc disse "por ela mesma", então eu digo, que "por ela mesma", não tem poder algum. A utilidade dela é influenciar o subconsciente de forma subliminar.

b) Está em latim e em runas por três razões:

b.a) Valorizar as tradições, tanto celtas com as runas, como referencias a antigos escritos em latim.

b.b) Identificar e ser identificado apenas por pessoas do meio. Ninguém precisa saber quem eu sou

b.c) Evitar que seja lido por qualquer pessoa que passe. Tanto que eu até agora não disse o significado da frase, e não vou dizer.

Litzhel disse:
Não condeno nem um pouco quem julga as pessoas, porque nunca podemos condenar algo nos outros, que você tambem faz. Julgar está na nossa essencia, sempre iremos julgar, independentemente do assunto. Alguns julgam e nao saiem por aí dizendo, outros julgam para todos ouvirem, mas nao tem nenhuma pessoa que eu conheci até agora, que nunca julga se quer uma pessoa, se quer um tipo de cultura, se quer qualquer coisa. Simplesmente porque NÃO DA.

Com certeza deixar de julgar é tão impossível como deixar de ter algum tipo de preconceito, mas isso não torna nenhuma das duas coisas menos condenável.

Eu não propus que deixássemos de ter nossas próprias idéias, mas sim que tentássemos, com pelo menos um mínimo de esforço, compreender o outro.

Eru, tudo bem, eu já tinha entendido que você pensava assim no outro post, só queria ter certeza, muitas vezes algo pesa pra um lado, mas se você for perguntar mais a fundo a pessoa já se embola toda, mas agora eu entendi ;)

Glorwendel, tia! :P Eu entendi o que você quis dizer desde o começo, só usei seu comentario como uma brecha pra eu colocar as coisas que estão ali

E existe sim Anoriell, diferença entre magia negra e magia branca, são diferentes formas de colocar seus pensamentos em prática. Magia negra é aquilo ligado ao seu bem proprio, e nao ao bem de outros seres humanos. Magia branca é aquilo que é ligado ao bem mutuo.
Td bem, mas n é assim q eu vejo. E continuo dizendo q as coisas podem tomar ambos os rumos.N sei se vc me entende mas o q quero dizer é q se vc faz uma coisa pra ajudar alguem, pode, inconcientemente acabar atrapalhando.Ou o contrario. Ou os dois.N ei se deu pra entender.
E sim, wicca é moda, como milhares de outras coisas. E não é porque é moda, que todos e tudo será pertencente a esta. Ainda existe muitos wiccans verdadeiros, e muitos que se dizem verdadeiros, criticam a moda, mas nao sao
Melhor dizendo. P/ alguns a wicca n passa de modismo. Outros levam a serio. Wicca n É moda. Ser wiccan , melhor dizendo, ser bruxo(a) é moda. :wink:

Uma coisa que eu queria discutir aki.

Alguns Wiccans dizem que pra vc se tornar Wiccan vc precisa "ouvir o chamado da Deusa." caso contrario vc n pode ser wiccan.

Eu acho isso extremamente "elitista". Tipo dá um ar de "escolhido" ou coisa assim.Por outro lado seria uma forma de os wiccans evitarem q certas pessoas entrassem pra wicca por modinha.(q por acaso é o q estamos discutindo aki)

Deem suas opiniões. Qual a validade desse conceito de "o chamado da Deusa."A maioria pensa assim mesmo?

Tipo, eu n tive nenhuma visão mágica. Nunca acordei uma noite com um clarão entrando pela minha janela.Nunca ouvi vozes.Mas uma vez (n lembro qd nem pq) eu acordei, abri a janela,olhei a lua, senti a brisa no meu rosto,e percebi q a partir desse dia minha vida seria diferente.

Isso conta??? :o?: :anjo: :mrgreen: :mrgreen:

:lily: Anoriel, na minha humilde opinião isso que vc. falou, essa experiência que passou é o bastante, essa paz que vc. sentiu naquele momento é que vale.

"O Espírito sopra onde quer" :grinlove:

Bom...pelo q eu sei...magia naum se difere em boa ou má, branca ou negra..magia é sempre magia...agora a finalidade dela é q a difere... :wink:

Lestat disse:
Bom...pelo q eu sei...magia naum se difere em boa ou má, branca ou negra..magia é sempre magia...agora a finalidade dela é q a difere... :wink:

Exatamente Lestat, é como eu disse em outro post. Magia branca pensa em seu bem, mas no bem mutuo. E a Negra pensa no seu proprio bem. A questao é que as pessoas sempre gostam de associar preto com mal, branco com bem.

Anoriell disse:
Wicca n É moda. Ser wiccan , melhor dizendo, ser bruxo(a) é moda.

Ao contrário. Ser Wiccan é que é moda. Talvez ser "bruxa", no feminino, seja moda tb. Mas "bruxo" não. Não conheço ninguém, pessoalmente, que se diga bruxo por moda (mas sei de gente que diz isso e nunca ouviu falar de Wicca - e o é)

Uma coisa que queria discutir é a origem do pentagrama. Pra mim, que sou católico, é o símbolo do diabo, etc, mas quem é Wicca diz que para eles esse simbolo significa outras coisas. Qual conceito surgiu primeiro?

Minas disse:
Uma coisa que queria discutir é a origem do pentagrama. Pra mim, que sou católico, é o símbolo do diabo, etc, mas quem é Wicca diz que para eles esse simbolo significa outras coisas. Qual conceito surgiu primeiro?
Bem, qd o catolicismo começou a "predominar" , digamos assim, começaram a inventar todas akelas historias sobre bruxas q a gente ja conhece. Na wicca além da Deusa Mãe vc tem o Deus de chifres q é seu consorte. Este foi rapidamente associado ao diabo do cristianismo (justamente por causa dos chifres q, no paganismo, simbolisa a sua ligação c/ os animais). Dai q começou a dizer q as bruxas cultuavam o diabo etc.

Mas lembre-se q o diabo é uma entidade cristã. Pagãos na creditam na existencia do diabo.

Minas Ecthelion disse:

Vou explicar um pouco mais detalhado do que a Anoriell. Eu tenho custume de estudar as coisas, e imprimir tudo e guardar numa pasta, e eu tenho um texto sobre o pentagrama, que diz bem direitinho, entao vou dar uma resumida e colocar aqui.

Desde o começo da humanidade, o ser humano se sentiu envolto por forças superiores, que nem sempre soube identificar. Sujeito a "perigos" teve a necessidade de captar forças beneficas, e para isso criou simbolos para poder entrar em sintonia com as forças superiores. Um desses simbolos é o pentagrama.
As cinco pontas poem em acordo a uniao fecunda, o 3 que significa o principio masculino e o 2 que significa o principio feminino. Ele simboliza entao o androgino. Sempre sendo associado com magia... é chamado de laço infinito, porque deve ser traçado em uma unica linha.
Hoje, é um simbolo dos neo-pagãos, que é atribuido a deusa Morrigan. Mas ele foi usado em muitos outros antigos "mundos". Mesopotamia (simbolizava o poder imperial que se estendia 'aos quatro cantos do mundo'), Hebreus (simbolo designado como a Verdade), Druidas (simbolo divino), e no Egito (simbolo do utero da terra)...

E pra você ver, Minas, de uma olha nisso:
Os primeiros cristãos, relacionavam o pentagrama as cinco chagas de Cristo, desde entao até os tempos medievais, era um símbolo Cristao :aham:
Antes da inquisiçao, nao havia nenhuma associaçao do pentagrama a forças malignas, pelo contrario, era a representaçao da verdade do misticismo religioso e do trabalho do Criador.
Agora, no ápice da Inquisição, mentiras e acusaçoes falsas contra as pessoas que eram ditas bruxos, foram condenadas. A Igreja mergulhou por um periodo no diabolismo na qual buscou se opor. (pra você ver... :roll:) Por causa disso, o pentagrama começou a ser visto como o baphomet, simbolizando a cabeça de um bode ou diabo. E era o Baphomet que a Inquisiçao acusou os Templarios de adorar.

Depois o pentagrama veio a simbolizar a relaçao entre a cabeça e os quatro membros do corpo. Depois ainda como terra, agua, ar e fogo - o espirito representado pela quinta essencia dos alquimistas e agnosticos.

Nenhuma ilustraçao (vejam bem, ilustraçao) conhecida associando o pentagrama ao mal, aparece até o seculo 19. Elphas Levi (:grinlove:) ilustra o pentagrama vertical do homem microcósmico ao lado do pentagrama invertido (Baphomet como dizem). Em decorrencia dessa ilustraçao a figura do pentagrama foi levada ao conceito do bem e do mal.

Em torno de 1940, Gerald Gardnes, adotou o pentagrama vertical, como um simbolo usado em rituais pagãos. Era tambem o pentagrama desenhado nos altares dos rituais, simbolizando os tres aspectos da Deusa, e os dois aspectos do Deus, nascendo entao a nova religiao: Wicca.

Por volta de 1960, o pentagrama retomou força como poderoso talismã, juntamente com o grande interesse entre bruxaria e Wicca, e levou a publicaçao de muitos livros sobre, ocasionando entao uma reaçao da Igreja, preocupada com essa nova força emergente (pra vocês verem como a Igreja Catolica é e era uma beleza :roll:)
Um dos aspectos extremos dessa reaçao, foi causado pelo estabelecimento do culto satânico "A Igreja de Satanás", por Arton La Vay (ó o satanismo aí geeeente :mrgreen: ), que adotou o pentagrama invertido, insipirado no livro do Levi.

Entao, é por isso que hoje, o pentagrama é visto como um simbolo que prega o mal, seja ele invertido ou nao. A Wicca, tentou mostrar que o Pentagrama adotado por eles, nao era fonte do mal.. até criaram a frase "Não faças ao proximo, o que nao quiseres que volte pra vós, com tres vezes mais força daquela que desejaste". Mas mesmo assim, por mais que os wiccans escreviam coisas para diferenciar o pentagrama dessa religiao, do uso do pentagrama invertido pelo Satanismo, nao adiantou em nada.

Explicado? :aham:

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
190 Dias 12 Horas 52 Minutos 9 Segundos

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$270,00
Termina em:
190 Dias 12 Horas 52 Minutos 9 Segundos
Back