Minas Ecthelion disse:
Uma coisa que queria discutir é a origem do pentagrama. Pra mim, que sou católico, é o símbolo do diabo, etc, mas quem é Wicca diz que para eles esse simbolo significa outras coisas. Qual conceito surgiu primeiro?
Vou explicar um pouco mais detalhado do que a Anoriell. Eu tenho custume de estudar as coisas, e imprimir tudo e guardar numa pasta, e eu tenho um texto sobre o pentagrama, que diz bem direitinho, entao vou dar uma resumida e colocar aqui.
Desde o começo da humanidade, o ser humano se sentiu envolto por forças superiores, que nem sempre soube identificar. Sujeito a "perigos" teve a necessidade de captar forças beneficas, e para isso criou simbolos para poder entrar em sintonia com as forças superiores. Um desses simbolos é o pentagrama.
As cinco pontas poem em acordo a uniao fecunda, o 3 que significa o principio masculino e o 2 que significa o principio feminino. Ele simboliza entao o androgino. Sempre sendo associado com magia... é chamado de laço infinito, porque deve ser traçado em uma unica linha.
Hoje, é um simbolo dos neo-pagãos, que é atribuido a deusa Morrigan. Mas ele foi usado em muitos outros antigos "mundos". Mesopotamia (simbolizava o poder imperial que se estendia 'aos quatro cantos do mundo'), Hebreus (simbolo designado como a Verdade), Druidas (simbolo divino), e no Egito (simbolo do utero da terra)...
E pra você ver, Minas, de uma olha nisso:
Os primeiros cristãos, relacionavam o pentagrama as cinco chagas de Cristo, desde entao até os tempos medievais, era um símbolo Cristao
Antes da inquisiçao, nao havia nenhuma associaçao do pentagrama a forças malignas, pelo contrario, era a representaçao da verdade do misticismo religioso e do trabalho do Criador.
Agora, no ápice da Inquisição, mentiras e acusaçoes falsas contra as pessoas que eram ditas bruxos, foram condenadas.
A Igreja mergulhou por um periodo no diabolismo na qual buscou se opor. (pra você ver...

) Por causa disso, o pentagrama começou a ser visto como o baphomet, simbolizando a cabeça de um bode ou diabo. E era o Baphomet que a Inquisiçao acusou os Templarios de adorar.
Depois o pentagrama veio a simbolizar a relaçao entre a cabeça e os quatro membros do corpo. Depois ainda como terra, agua, ar e fogo - o espirito representado pela quinta essencia dos alquimistas e agnosticos.
Nenhuma ilustraçao (vejam bem,
ilustraçao) conhecida associando o pentagrama ao mal, aparece até o seculo 19. Elphas Levi

grinlove

ilustra o pentagrama vertical do homem microcósmico ao lado do pentagrama invertido (Baphomet como dizem). Em decorrencia dessa ilustraçao a figura do pentagrama foi levada ao conceito do bem e do mal.
Em torno de 1940, Gerald Gardnes, adotou o pentagrama vertical, como um simbolo usado em rituais pagãos. Era tambem o pentagrama desenhado nos altares dos rituais, simbolizando os tres aspectos da Deusa, e os dois aspectos do Deus, nascendo entao a nova religiao: Wicca.
Por volta de 1960, o pentagrama retomou força como poderoso talismã, juntamente com o grande interesse entre bruxaria e Wicca, e levou a publicaçao de muitos livros sobre, ocasionando entao uma reaçao da Igreja, preocupada com essa nova força emergente (pra vocês verem como a Igreja Catolica é e era uma beleza

)
Um dos aspectos extremos dessa reaçao, foi causado pelo estabelecimento do culto satânico "A Igreja de Satanás", por Arton La Vay (ó o satanismo aí geeeente

), que adotou o pentagrama invertido, insipirado no livro do Levi.
Entao, é por isso que hoje, o pentagrama é visto como um simbolo que prega o mal, seja ele invertido ou nao. A Wicca, tentou mostrar que o Pentagrama adotado por eles, nao era fonte do mal.. até criaram a frase "Não faças ao proximo, o que nao quiseres que volte pra vós, com tres vezes mais força daquela que desejaste". Mas mesmo assim, por mais que os wiccans escreviam coisas para diferenciar o pentagrama dessa religiao, do uso do pentagrama invertido pelo Satanismo, nao adiantou em nada.
Explicado?