• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Wicca: a nova "modinha"

E o que eu quero dizer é que esse efeito, apesar de existente, não é muito flexível. É possível sim, que haja uma diferença. Mas ela será muito pequena para validar o seu argumento.

Sim, ela pode ter um nível de maturidade alto comparado às outras pessoas de sua idade, mas será pouca coisa mais alto. Idade limita muito isso, e tais diferenças nunca são gritantes.
 
Claro...tipow...naum tem nada haver com o topico diretamente, mas so um exemplo...tave eu um dia sem porra nenhuma pra fazer e liguei a TV...tava passando no Ratinho uma criança q acordava de manha pra trabalhar etentar sustentar a familia e a crianca naum tinha nem 13anos...o q eu digo é q maturidade ela tem alguma..a vida lhe ensinou muitas coisas, porem responsabilidade ela tem muita...mas nem todos os casos são assim e naum devemos gereralizar mas tb naum podemos tratar de cada caso...deve ser tratado sim é a maioria...
 
Se nos nao tratarmos de casos isolados, nao da pra discutir esse assunto, uma vez que a maioria das pessoas nao tem maturidade superior a sua idade :P
Mas se a gente generalizar fica mei dificil. Rousoku, eu acho que a diferenca pode ser grande sim, e que em alguns casos a diferenca pode ser gritante sim. Claro que na maioria dos casos isso nao acontece. O que eu quero dizer eh que eh uma possibilidade.
 
Possibilidade é uma coisa. Ser o que normalmente acontece é outra.

Nós não somos um grupo de cientistas tentando provar alguma coisa... onde um único sucesso num experimento prova uma possibilidade. Estamos falando de pessoas, onde é normal generalizar.

Eu não tenho mais o que dizer sobre esse assunto. Já disse o necessário, e acho que vocês tb já se expressaram. Se passarmos daqui, ocorrerão hostilidades.

O que não queremos :mrgreen:
 
E pra essa criancas q naum tem conciencia nem maturidade pra lidar com a wicca, o simples fato de se iniciar sozinha não faz mal as proprias?
 
Muitas delas irão ver a Wicca quase como um Harrypottismo da vida. Esse é o problema. Não entendem direito o que fazem. Assim como elas vão para a escola apenas por obrigação: sem orientação, muitas coisas perdem seu propósito.
 
Tipow como se elas quizessem sair da realidade pra uma coisa mais legal ou nova ou ate mesmo diferente...e muitas vezes querendo aparecer...
 
Não li o tópico todo, mas vou responder assim mesmo... :obiggraz:

O Wicca tem seu lado modinha sim, mas da mesma forma que qualquer seita ou religião pode ser moda.

Respeito os wiccans, apesar de não conhecer muito bem. E sei que tem muita gente séria que é wiccan.

Já a respeito de maturidade...

Concordo com Routosko... uma criança dificilmente vai encarar a espiritualidade com profundidade suficiente pra isso, ela não tem maturidade pra isso. E principalmente se tratando de fé, tempo é necessário pra ganhar essa maturidade.
 
Decidi resgatar esse tópico, pois passados alguns anos o movimento pagão Wicca deu uma crescida

Interessante é essa enquete aberta por essa ONG

O que você acha que falta para a religião Wicca nos dias de hoje?

( ) Mais união entre os seguidores da religião
( ) Mais informações sobre os fundamentos da religião
( ) Voltar a ser fechada e não interegir com as outras religiões
( ) Um maior controle de seus Sacerdotes, Sacerdotisas e Covens através de um cadastro nacional
( ) Não falta nada, deixa como está
 
Eu tive uma conhecida - filha de uma amiga da minha mãe - que dizia que era Wicca.
Só que me parecia ser do mesmo tipo que diz no começo do tópico [aliás, isso foi na mesma época que esse tpc foi aberto]: por moda! E eu também acho errado... Moda não me agrada nem em roupa... Mas em roupa, sapato e etc dá pra engolir... já religião, é algo muito sério!
Tem que se acreditar e sentir aquilo!

É a mesma coisa de quando católicos e evangélicos tentam me obrigar a fazer parte da religião deles porque "você TEM que acreditar que nós estamos certos..."

Não, colega! Eu NÃO tenho que nada... Eu não sou falsa e não finjo que acredito no que não acredito!

E basicamente eu acho que é isso: entrar em qualquer religião, seja pelo motivo que for [moda, agradar namorado, fazer parte de uma turma, etc...], sem realmente ACREDITAR e SENTIR o que é pregado, é falsidade. E isso sim eu considero um pecado!

Anos depois eu conheci uma amiga que dizia que era Wicca. Não sei dizer até que ponto ela estava comprometida... mas ela não parecia levar realmente a sério!!!

Uma vez eu comprei uma revista Wicca pra tentar entender um pouco melhor... e vi que não era de fato minha praia. Me pareceu mais um guia para escrever histórias de fantasia... sei lá, achei estranho.

Não sei se tem alguém Wicca no fórum atualmente. Não lembro de nenhum, mas se tiver gostaria que se apresentasse para nos explicar mais a respeito...



P.S.: Paganus, por favor, não tulmutue o tópico... esse tópico não é sobre catolicismo, nem sobre filosofia, nem sobre teologia, etc... vc entendeu!
 
Última edição:
Olha, concordo com você, mas queria acrescentar que uma revista de wicca não é lá o melhor modo de compreender a religião. Elas são escritas justamente para os seguidores de modinha. Só falando com um wiccano de verdade vc vai entender do que se trata. Ou lendo livros especializados e confiáveis, mas quem é que vai saber quais são esses? É, o cara que já é wiccano de verdade há um tempo. Vê o problema?
 
Eu tenho aqui um texto com algumas definições que foram passadas por um amigo meu é que o moderador de um dos maiores grupos de discussão de Wicca do Brasil no Yahoogroups.

Fonte:


O QUE É WICCA?
A Wicca é uma religião baseada na Terra e em suas manifestações. Wicca é o nome alternativo que se dá às práticas modernas da Bruxaria. Muitos dos seus rituais e filosofia são inspirados nos ritos da Europa Antiga, recorrendo no entanto à fontes mitológicas clássica, sumeriana, egípcia, nórdica e de inúmeras outras culturas do mundo. É uma religião de princípios Xamanísticos, fundamentada na natureza e seus ciclos, reverenciando duas Divindades Primordias: A Grande Deusa Mãe e o Deus Cornífero, Seu Filho e Consorte.

EM QUE ASPECTOS DIVINOS OS WICCANIANOS ACREDITAM
Nós Wiccanianos acreditamos na Deusa como a Criadora de tudo e de todos. A Deusa é a principal Deidade Wiccanianna, Ela é simbolizada pela Lua e pela Terra e recebeu diferentes nomes em diferentes culturas onde foi cultuada e celebrada. Ela é eterna,imortal e exerce supremacia em nossas práticas e rituais.
A Wicca é uma religião polarizada e por isso também acreditamos no princípio criador masculino, o Deus Cornífero, simbolizado pelo Sol, representante da fauna, flora e animais, um antigo Deus das primeiras culturas da humanidade responsável pela caça e fartura. Ele é considerado o filho e Consorte da Deusa.

QUAIS SÃO ALGUMAS DAS CRENÇAS BÁSICAS DA WICCA?

As crenças básicas que mais distinguem a Wicca são:

* O papel preponderante da Deusa em suas práticas e mitos, o papel secundário do Deus, cultuando também os Antigos Deuses da natureza que são vistos como vários aspectos da Deusa e do Deus.
* A utilização da magia natural, como o conjunto operacional da Religião
* A crença da reencarnação, vista não somente como forma de evolução, mas também como o desejo de retornar no mesmo tempo e local das pessoas amadas.

VOCÊS SEGUEM ALGUM CALENDÁRIO LITÚRGICO?
Sim. Por ser uma religião centrada na natureza basicamente o calendário litúrgico Wiccaniano baseia-se nas mudanças que ocorrem na natureza. O calendário litúrgico consiste de 21 rituais anuais. São realizados basicamente 13 Esbats(ritos de Lua Cheia) e 8 Sabbats(Ritos que marcam as mudanças sazonais).

A WICCA POSSUI ALGUM DOGMA?
Sim, um único, chamado de Dogma da Arte: "Faça o que quiser, sem prejudicar a nada e nem a ninguém!". Esta é a única Lei Pagã.

WICCANIANOS PRATICAM MAGIA?
Sim. A Magia entendida como um conjunto de técnicas capazes de transformar a natureza ao nosso próprio favor, de acordo com a nossa vontade, é parte operacional da Wicca. Todos os rituais mágicos sempre são executados visando efeitos benéficos, de forma que outros jamais sejam prejudicados.

WICCANIANOS ACREDITAM EM SATANAS?
Não. A Wicca é uma crença que busca inspiração para a sua religiosidade nas antigas manifestações religiosas pré-cristãs, por isso antes do conceito monoteísta de um Deus masculino criador do Universo e da criação do Diabo ou do Demônio.

BRUXOS POSSUEM ALGUM LIVRO SAGRADO?
Não. Os conhecimentos da Bruxaria sobreviveram através da tradição oral , transmitidos de boca a boca pelos seus praticantes, por isso não há um livro sagrado que os Wiccanianos devam seguir. Apesar de haverem inúmeros livros publicados sobre a Arte, nenhum deles é o livro padrão para rituais e práticas. Os interessados na Wicca devem buscar seus conhecimentos em diferentes livros de diferentes autores, na natureza e através de Bruxos mais experientes, lembrando sempre que a Wicca é uma religião libertária e não hierárquica. Por isso, não existem autoridades que devem ser acatadas. Porém, orientações de pessoas mais experientes devem ser consideradas sempre.

BRUXOS REALIZAM SACRIFÍCIOS ANIMAIS OU HUMANOS EM SEUS RITUAIS?
Não. A Wicca é uma religião fundamentada na natureza e de amor incondicional a ela por isso qualquer ato contra a vida é terminantemente proibído.

BRUXOS PRATICAM O MAL?
Não. A Wicca é uma religião que centra todas as suas práticas em apenas um Dogma, chamado de Dogma da Arte: "Faça o que quiser, desde que não prejudique nada nem ninguém". Por isso, um Bruxo jamais pratica qualquer ato maléfico, com intuitos prejudiciais. Ainda ecoam estigmas que associam as práticas Pagãs ao mal e infelizmente devemos isso a época medieval da Inquisição, onde Bruxos foram associados ao Demônio e ao mal por interesses políticos e religiosos da época. Hoje a Bruxaria encontra nova luz e vem resgatando sua dignididade como religião. Bruxos não praticam o mal e nem são anti-cristão, apenas não são cristãos.

EXISTEM TEMPLOS SAGRADOS NA WICCA?
Sim, a natureza é o templo dos Antigos Deuses. Nosso rituais são sempre realizados na natureza quando possível. Apesar de muitos Wiccanianos realizarem seus rituais em casa ou locais fechados por uma questão de privacidade, a natureza é sempre vista como o local ideal para a celebração dos rituais.

A WICCA POSSUI ALGUM SÍMBOLO SAGRADO?
A Wicca possui muitos símbolos sagrados como o Triskle, o Espiral, a Triluna, o Labirinto, o Labrys. Porém o símbolo mais associado à Wicca é o Pentagrama, uma estrela de 5 pontas, com uma das vértices para cima, dentro de um círculo. O Pentagrama representa o homem de braços abertos dentro do Círculo Mágico e os 4 elementos mais o espírito. Ele é símbolo sagrado mais utilizado e aceito por todas as Tradições da Arte.

EXISTEM DIFERENTES GRUPOS DE BRUXOS?
Sim. Diferentes grupos de Bruxos são chamados de Tradições. Existem inúmeras Tradições na Bruxaria e a cada dia surgem novas. A Bruxaria é uma religião, marcadamente individualista, onde todas as pessoas encontram possibilidade de extravazarem sua religiosidade, noção do Divino e forma de cultuar. Por isso existem vários ramos diferentes, capazes de comportarem cultos a panteões diferentes, com diferentes ritos e diferentes estruturas.


CRENÇAS COMUNS À MAIORIA DOS WICCANIANOS

Certamente existem muitas variações de crenças e conceitos entre os vários ramos da Wicca. Embora os ritos, símbolos e costumes possam ser diferentes, todas as Tradições apoiam-se em pontos comuns:

* Convicção na reencarnação
* Crença nos aspectos femininos e masculinos do Divino
* Respeito na mesma proporção não só a seres humanos, mas para a Terra, animais e plantas
* Observação da mudança das Estações do ano, com 8 Sabás Solares e entre 12 e 13 Esbás Lunares(21 ritos anuais)
* Repúdio ao proselitismo, pois pessoas só se tornam Bruxas por escolhas própria
* Igualdade à mulheres e homens, pois ambos são complementares, apesar de sempre a mulher ser enfocada
* Realização dos Ritos no interior de um Círculo Mágico, pois os Círculo é um espaço sagrado usado para a adoração
* Importância aos "3 Rs" : REDUZIR, REUTILIZAR , RECICLAR
* O sentido de servidão à Terra
* A estima por todas as Religiões e liberdade religiosa
* O Repúdio por qualquer forma de preconceito
* Conscienciosidade em relação à cidadania

RESPOSTAS PARA AS DIVERSAS DETURPAÇÕES ATRIBUÍDAS À BRUXARIA

* Bruxos não acreditam nem honram a Deidade conhecida como Satã
* Bruxos não sacrificam animais ou humanos
* Bruxos não usam fetos abortados em rituais
* Bruxos não renunciam formalmente o Deus Cristão, apenas creditam em outros aspectos divinos
* Bruxos não odeiam os cristãos, a bíblia ou Jesus, nem são anti- cristãos, apenas não são cristãos
* Bruxos não são sexualmente anticonvencionais
* Nos Sabás e Esbás não são utilizadas nenhuma droga ou são feitas orgias sexuais
* Bruxos não praticam necessariamente Magia Negra
* Bruxos não forçam ninguém à fazer algo que agrida o seu interior
* Bruxos não estão tentando subverter o Cristianismo
* Bruxos não profanam Igrejas Cristãs, hóstias ou bíblias
* Bruxos não fazem pacto com o Diabo
* Bruxos não cometem crime em nome de sua Religião
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo