1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

what the fuck is rpg?

Tópico em 'RPG' iniciado por ungoliantbadspider, 24 Fev 2002.

1. eu vejo rpg aqui,rpg lah
    oq eh rpg?eh um jogode pc ,de jogar sem aparelho nenhum ,de video game
    o que eh issso??????????????????

2. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

naum é tão complicado...

pense no RPG como num teatro de improvisação. o diretor (mestre) dá aos atores (jogadores) todo um cenário e os jogadores interpretam da maneira que acham que os seus personagens agiriam. a diferença é que os jogadores (na maioria das vezes) criam seus próprios personagens, além de existir regras para manter o jogo justo, de modo que um jogador naum tenha um personagem lindo, inteligente, forte, famoso e tudo mais e outro burro, anti-social e fracote.

-------------------------
    Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média

3. FALCON

FALCON Usuário

quote:
    naum é tão complicado...

pense no RPG como num teatro de improvisação. o diretor (mestre) dá aos atores (jogadores) todo um cenário e os jogadores interpretam da maneira que acham que os seus personagens agiriam. a diferença é que os jogadores (na maioria das vezes) criam seus próprios personagens, além de existir regras para manter o jogo justo, de modo que um jogador naum tenha um personagem lindo, inteligente, forte, famoso e tudo mais e outro burro, anti-social e fracote.

-------------------------
    Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média

falou tudo...

--->Dos pequenos q os grandes são formados, mas o todo é mais do q a união das partes.
    --->Diciplina e treinamento poder fazer um bom guerreiro, mas um grande heroi é moldado pelos Deuses.

4. Primula

Primula Moda, mediana, média...

Hmmm esse tópico foi esquecido, mas podiamos fazer um pequena explicação.

RPG: Role Playing Game.

Jogo de interpretação de papéis.

Como muitos disseram é um jogo. Nele o jogador desempenha um papel, um personagem. E no jogo ele terá de interagir com outros jogadores/personagens, sob a tutela de um mestre do jogo, em um determinado cenário.

Ao montar seu personagem, ele tem de seguir determinadas regras. O mestre do jogo vai ajudá-lo nessa tarefa, se for novato. Mas não se preocupe com as regras. Elas existem para que você não tenha de parar de se divertir e entrar na cansativa briga "ele trapaceou"

A montagem do personagem é um exemplo. Ninguém monta um super-Homem, com poderes infinitos, sabedoria completa, onipotente, onipresente etc.. Isso não tem graça.

Mestre: Diante de vocês surge um Balrog.
    Jogador 1: Eu sou Eru e mando nessa joça! Go to the Hall of Mandos!

Viu? As regras servem como limitantes, e também como desafio aos jogadores. É legal ter de se virar para não ser nocauteado no jogo.

Ao mesmo tempo, não é legal ser totalmente regrado. É um jogo de tabuleiro, mas você tem de dar voz ao seu personagem, interpretá-lo. A maior parte da graça vem disso: das discussões, das trapalhadas e das confusões que os personagens se metem.

Por isso é um jogo de interpretação. Não adianta dizer: o Zorg vai lá e detona eles. Você diz isso, mas ao mesmo tempo tem de interpretar.

"Seu orc mal cheiroso de uma figa! Tome isto! Ai, essa doei, seu gosmento dum troll"

E por fim, lembre-se que é um jogo. Não é vencer que importa, mas se divertir. E como neste tipo de jogo não há vencedores, nem adinta ficar grilando muito com isso, né?

5. Megara

Megara Princesa do Figo Bichado

E tem como aprender? :roll:

6. Primula

Primula Moda, mediana, média...

A se divertir? :wink:

7. Skywalker

Skywalker Great Old One

Compra um livro. Recomendo o Livro do Jogador do Dungeons & Dragons. Alguns podem te recomendar um tal de 3d&t. Não aceite. Fuja. Fuja muito. Jogar 3d&t faz o teu cérebro derreter e trocar de sexo e começar a fazer cocô pelas orelhas...

8. Barbárvore.

Barbárvore. Beatlemaniac

Hmmm aprender comprando o livro é melhor não.. eu aprendi em 3 encontros sem livro, na prática... claro que algumas coisas tu temq ver...

9. Megara

Vou procurar o livro! Obrigada gentes! :wink:

Mas porenquanto, por aqui, onde posso ter uma "amostrinha"? :roll:

10. inominavell

inominavell Usuário

jogando com qualquer grupo ué!

11. Conan

Conan Cavaleiro Pendragon

Assitir um grupo jogando é a melhor maneira!

12. Barbárvore.

Barbárvore. Beatlemaniac

Assistir ou jogar! FIcar vendo livros não é uma boa, mesmo tu aprendendo mais na teoria

13. Barlach

a melhor maneira de aprender e com alguém q já sabe ensinando. se naum tiver ninguém, junte uns amigos, e apredam juntos...

14. Skywalker

Skywalker Great Old One

Eu aprendi na cara e na coragem.....eu e um amigo compramos o D&D da grow e quebramos a cabeça pra aprender a jogar.....não conhecíamos ninguém que jogasse...

15. Barlach

eu aprendi com um cara q comprou ou ganhou, naum lembro, o hero quest da grow, leu, aprendeu as regras e ensinou a gente. naum era bem experiente, afinal, ele nunca tinha jogado...

16. KADU

KADU Estão vendo esta caneta?

Comecei com livrinhos de aventuras fantasticas(como gostava deles!) e logo migrei pra AD&D, no começo me assustei com as regras mas fui me acostumando e tive ajuda de um amigo tb...

17. Megara

Bem, vou procurar o livro, e vou me "infiltrar" por aqui, pra ver como são as coisas... :roll: Vamos ver no que dá... :roll:

Obrigada galera! :wink:

18. mAlkAviAn

mAlkAviAn Usuário

se quiser Megara posso te passar alguns "tutoriais" simples mesmo sobre o rpg e suas classes, algo bem simples mesmo com as explicacoes do pessoal ai em cima, posso passar tambem sites muito bons sobre rpg e alguns onde rolam algumas partidas de varios sistemas seja apenas com interpretação no forum ou com rolador de dados e fichas mais partipativas..... mas realmente o principal é acompanhar um jogo em andamento para ter noção da base, e aqui no forum é um otimo lugar.... alias... onde estao rolando os jogos no forum?

19. Mighty Warrior

Mighty Warrior Usuário

Os "livros-jogos" eram fantásticos. Tenho um monte deles. Achei que era de leitura e comecei a ler e não entendi pq os parágrafos eram numerados. Hahahaha. Daí li as regras no começo e comecei a jogar. E nem sabia que isso era RPG. Tanto que, quando fui jogar rpg de mesa, eu achava que não conhecia, mas logo me toquei que era quase idêntico aos livros-jogos. Penas que eles são difíceis de achar...

Se quer aprender, procure quem saiba e jogue. Mas procure alguém paciente e compreensivo. A minha primeiro aventura de Vampiro foi uma bosta e fiquei esquecido no canto da mesa, pois os outros jogadores já eram esxperientes e o mestre não me dava a devida atenção.

20. MalKain

MalKain Usuário

RPG

Megara, escolha a forma q vc costuma aprender melhor. Tipo, tem gente q aprende só vendo as pessoas jogarem, nem precisar entrar pra saber jogar. Tem outras q lêem o livro e ficam experts no assunto e quase dão um banho nos veteranos (jah vi muito isso! :mrgreen: ).
    :arrow: Didáticamente falando, seria bom vc procurar alguém q jah conheça o jogo e te explique com o livro ao lado, mostrando na prática o q ele está tentando lhe dizer.

Existem vários sites relacionados ao rpg, uma simples busca em um buscador lhe trará um leque bem recheado :eek: .

A unica coisa q posso te adiantar é q o jogo é intrigante e bem divertido. Em geral os jogadores de rpg costumam ser pessoas no mínimo críticas, pois passam a questionar fatos sociais, políticos e etc. decorrentes de um cotidiano nunca antes suposto. Humanizando assim cada vez. Existem é claro as exceções, mas pelo menos no brasil esses lunáticos costumam ter pouca aceitação.

Bom espero ter te ajudado. :D :mrgreen:

Compartilhar