• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

what the fuck is rpg?

naum é tão complicado...

pense no RPG como num teatro de improvisação. o diretor (mestre) dá aos atores (jogadores) todo um cenário e os jogadores interpretam da maneira que acham que os seus personagens agiriam. a diferença é que os jogadores (na maioria das vezes) criam seus próprios personagens, além de existir regras para manter o jogo justo, de modo que um jogador naum tenha um personagem lindo, inteligente, forte, famoso e tudo mais e outro burro, anti-social e fracote.

-------------------------
Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média
 
quote:
naum é tão complicado...

pense no RPG como num teatro de improvisação. o diretor (mestre) dá aos atores (jogadores) todo um cenário e os jogadores interpretam da maneira que acham que os seus personagens agiriam. a diferença é que os jogadores (na maioria das vezes) criam seus próprios personagens, além de existir regras para manter o jogo justo, de modo que um jogador naum tenha um personagem lindo, inteligente, forte, famoso e tudo mais e outro burro, anti-social e fracote.

-------------------------
Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média


falou tudo...

--->Dos pequenos q os grandes são formados, mas o todo é mais do q a união das partes.
--->Diciplina e treinamento poder fazer um bom guerreiro, mas um grande heroi é moldado pelos Deuses.
 
Hmmm esse tópico foi esquecido, mas podiamos fazer um pequena explicação.

RPG: Role Playing Game.

Jogo de interpretação de papéis.

Como muitos disseram é um jogo. Nele o jogador desempenha um papel, um personagem. E no jogo ele terá de interagir com outros jogadores/personagens, sob a tutela de um mestre do jogo, em um determinado cenário.

Ao montar seu personagem, ele tem de seguir determinadas regras. O mestre do jogo vai ajudá-lo nessa tarefa, se for novato. Mas não se preocupe com as regras. Elas existem para que você não tenha de parar de se divertir e entrar na cansativa briga "ele trapaceou"

A montagem do personagem é um exemplo. Ninguém monta um super-Homem, com poderes infinitos, sabedoria completa, onipotente, onipresente etc.. Isso não tem graça.

Mestre: Diante de vocês surge um Balrog.
Jogador 1: Eu sou Eru e mando nessa joça! Go to the Hall of Mandos!

Viu? As regras servem como limitantes, e também como desafio aos jogadores. É legal ter de se virar para não ser nocauteado no jogo.

Ao mesmo tempo, não é legal ser totalmente regrado. É um jogo de tabuleiro, mas você tem de dar voz ao seu personagem, interpretá-lo. A maior parte da graça vem disso: das discussões, das trapalhadas e das confusões que os personagens se metem.

Por isso é um jogo de interpretação. Não adianta dizer: o Zorg vai lá e detona eles. Você diz isso, mas ao mesmo tempo tem de interpretar.

"Seu orc mal cheiroso de uma figa! Tome isto! Ai, essa doei, seu gosmento dum troll"

E por fim, lembre-se que é um jogo. Não é vencer que importa, mas se divertir. E como neste tipo de jogo não há vencedores, nem adinta ficar grilando muito com isso, né?
 
Megara disse:
E tem como aprender? :roll:

Compra um livro. Recomendo o Livro do Jogador do Dungeons & Dragons. Alguns podem te recomendar um tal de 3d&t. Não aceite. Fuja. Fuja muito. Jogar 3d&t faz o teu cérebro derreter e trocar de sexo e começar a fazer cocô pelas orelhas...
 
Hmmm aprender comprando o livro é melhor não.. eu aprendi em 3 encontros sem livro, na prática... claro que algumas coisas tu temq ver...
 
Vou procurar o livro! Obrigada gentes! :wink:

Mas porenquanto, por aqui, onde posso ter uma "amostrinha"? :roll:
 
a melhor maneira de aprender e com alguém q já sabe ensinando. se naum tiver ninguém, junte uns amigos, e apredam juntos...
 
Eu aprendi na cara e na coragem.....eu e um amigo compramos o D&D da grow e quebramos a cabeça pra aprender a jogar.....não conhecíamos ninguém que jogasse...
 
eu aprendi com um cara q comprou ou ganhou, naum lembro, o hero quest da grow, leu, aprendeu as regras e ensinou a gente. naum era bem experiente, afinal, ele nunca tinha jogado...
 
Comecei com livrinhos de aventuras fantasticas(como gostava deles!) e logo migrei pra AD&D, no começo me assustei com as regras mas fui me acostumando e tive ajuda de um amigo tb...
 
Bem, vou procurar o livro, e vou me "infiltrar" por aqui, pra ver como são as coisas... :roll: Vamos ver no que dá... :roll:

Obrigada galera! :wink:
 
se quiser Megara posso te passar alguns "tutoriais" simples mesmo sobre o rpg e suas classes, algo bem simples mesmo com as explicacoes do pessoal ai em cima, posso passar tambem sites muito bons sobre rpg e alguns onde rolam algumas partidas de varios sistemas seja apenas com interpretação no forum ou com rolador de dados e fichas mais partipativas..... mas realmente o principal é acompanhar um jogo em andamento para ter noção da base, e aqui no forum é um otimo lugar.... alias... onde estao rolando os jogos no forum?
 
Os "livros-jogos" eram fantásticos. Tenho um monte deles. Achei que era de leitura e comecei a ler e não entendi pq os parágrafos eram numerados. Hahahaha. Daí li as regras no começo e comecei a jogar. E nem sabia que isso era RPG. Tanto que, quando fui jogar rpg de mesa, eu achava que não conhecia, mas logo me toquei que era quase idêntico aos livros-jogos. Penas que eles são difíceis de achar...

Se quer aprender, procure quem saiba e jogue. Mas procure alguém paciente e compreensivo. A minha primeiro aventura de Vampiro foi uma bosta e fiquei esquecido no canto da mesa, pois os outros jogadores já eram esxperientes e o mestre não me dava a devida atenção.
 
RPG

Megara disse:
E tem como aprender? :roll:
Megara, escolha a forma q vc costuma aprender melhor. Tipo, tem gente q aprende só vendo as pessoas jogarem, nem precisar entrar pra saber jogar. Tem outras q lêem o livro e ficam experts no assunto e quase dão um banho nos veteranos (jah vi muito isso! :mrgreen: ).
:arrow: Didáticamente falando, seria bom vc procurar alguém q jah conheça o jogo e te explique com o livro ao lado, mostrando na prática o q ele está tentando lhe dizer.

Existem vários sites relacionados ao rpg, uma simples busca em um buscador lhe trará um leque bem recheado :eek: .

A unica coisa q posso te adiantar é q o jogo é intrigante e bem divertido. Em geral os jogadores de rpg costumam ser pessoas no mínimo críticas, pois passam a questionar fatos sociais, políticos e etc. decorrentes de um cotidiano nunca antes suposto. Humanizando assim cada vez. Existem é claro as exceções, mas pelo menos no brasil esses lunáticos costumam ter pouca aceitação.

Bom espero ter te ajudado. :D :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo