1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Vozes na Floresta das Trevas (O Hobbit)

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Nessä Nólatáry, 7 Mar 2013.

  1. Nessä Nólatáry

    Nessä Nólatáry Mademoiselle de Volanges

    Na vedd é mais um enigma (suponho eu) do professor! Tava aqui relembrando a passagem da comitiva pela floresta das trevas, da qual é a parte mais legal da historia hehehe......

    Mas a minha caixola não compreendeu um certo trecho relatado, nao me lembro a pág. mas quando os viajantes seguem seu percurso na trilha é dito que em certos trechos dela eles OUVIAM vozes belas e assustadoras cantado em uma lingua da qual eles não compreendiam e logo tratavam de apressar o passo!

    Pensei..... são Elfos! mas isso é relatado antes deles atravessarem o rio encantado (eu acho, não me lembro bem) e os elfos não perambulam muito longe de seus salões elficos!!! Tbm pensei q fosse os homens da floresta, mas estes por sua vez estão muito ao sul da comitiva; não tem como ter alguma ligação com isso!

    No livro não ha mais descrições destas vozes e nem de quem poderiam ser; porem eu não creio que sejam dos elfos.......

    Então vos pergunto:

    :seta:De quem vcs acham que seriam estas vozes que vieram a assombrar nossos viajantes?
    :seta:Qual era a intenção de Gandalf ao mandar a comitiva seguir pela trilha dos elfos? pois seguindo em linha reta eles iriam para no salão de Thanduil; e o mago não os aconselhou a confiar nele!!
     
    Última edição: 7 Mar 2013
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Realmente eu acho que as vozes eram dos elfos saltitantes e cantantes da floresta.

    Sobre a escolha do caminho feita por Gandalf, acho que o trecho abaixo vai responder a sua dúvida:


     
    • Gostei! Gostei! x 2
  3. Duan HoW

    Duan HoW Usuário

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    "O fogo parecia atrair centenas de olhos ao redor deles, embora as criaturas, oque quer que fossem, tomassem o cuidado de nunca exibir seus corpos"
    Levo-me a entender que tais criaturas seriam aranhas da floresta, e que, do mesmo modo que mais tarde viriam a comunicar-se com a comitiva, deveriam estar conversando entre elas, e como os anões e Bilbo estavam na trilha, não conseguiam entender oque diziam, apesar de escutarem-nas conversando.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Nessa, quanto a primeira pergunta, penso que podem ser os elfos ou as aranhas da floresta, como o pessoal disse acima.

    Quanto a segunda pergunta, a trilha da foresta não seguia em linha reta direto ao salão do Thranduil. A trilha na verdade atravessa a floresta de fora a fora. A comitiva chegou aos salões de Thranduil justamente porque eles saíram da trilha. Eles estavam cansados e desmotivados e achando que nunca chegariam ao fim daquela maldita trilha quando viram as luzes e a cantoriam dos elfos e foram investigar. Como a floresta é super escura eles acabam se perdendo, não sabendo mais onde fica a trilha e cada vez que vêem novamente luzes e cantoria tentam se aproximar ficando mais perdidos ainda. Resultado disso é que eles acabaram presos pelo rei élfico. Mas se tivessem se mantido na trilha teriam saído da floresta e nunca chegariam às masmorras de Thranduil.
     
    • Gostei! Gostei! x 4
  5. Duan HoW

    Duan HoW Usuário

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Gerbur, sobre sua afirmação: "Mas se tivessem se mantido na trilha teriam saído da floresta e nunca chegariam às masmorras de Thranduil"
    Estou mais inclinado a achar que terem sido presos por Thranduil foi uma certa "sorte", já que estavam morrendo de fome e poderiam ser atacados pelas aranhas novamente a qualquer momento.
    Terem sido presos por um rei élfico acabou mantendo-os vivos no meu ver, ja que se não tivessem sidos mantidos como prisioneiros, acho que nunca teriam saído da floresta, vivos pelo menos :)
     
    Última edição: 7 Mar 2013
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Naiara Tinuviel

    Naiara Tinuviel Usuário

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Reformulando: Poxa, lendo novamente o trecho com um amigo aqui, estamos debatendo sobre a possibilidade de realmente serem aranhas ...nunca tinha pensado nisso! Faz mais sentido, levando-se em consideração o seguinte trecho: "O fogo parecia atrair centenas de olhos ao redor deles, embora as criaturas, o que quer que fossem, tomassem o cuidado de nunca exibir seus corpos"
     
  7. Clara

    Clara Antifa Usuário Premium

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Porém, se tivessem se mantido na trilha, não estariam famintos e nem teriam sido atacados pelas aranhas.
    Me parece que a confusão toda começou quando eles atravessaram o rio, onde o Bombur caiu (e cuja água estava enfeitiçada pelos elfos da floresta) e eles perderam as mochilas com os mantimentos.
     
  8. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Nada de proteger os elfos de O Hobbit, meu caro, pois eles são vilões nessa história.

    Além disso, Tolkien diz que eles estavam já bem próximos do fim da trilha. Mais um pouco eles teriam conseguido sair da floresta. Mas como a trilha parecia interminável, e a floresta ser um imenso nada: sem muitos animais nem novidades, todos os dias pareciam idênticos ao anterior: apenas a trilha à frente e a escuridão rodeando-os por todos os lados. Isso quebrou a motivação deles. Sair da trilha seria algo novo, algo diferente e apesar de todos os avisos de Gandalf (e se não me engano de Beorn também), eles acabam cedendo a tentação e saem da trilha para caírem nas garras de Thranduil. Mas no livro está escrito que mais um pouco e eles tinham conseguido sair. Eles não precisavam dos elfos para sobreviver à floresta. Os elfos só os fizeram sofrer sequestrando-os e privando-os da liberdade e da demanda da comitiva.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Realmente eles atuam como vilões, mas aquela cantoria deles tira qualquer moral. Enfim, acho que Gerbur está certo, os anões e Bilbo não precisavam da ajuda dos elfos.Entretanto, sem a ajuda de Frodo, é bem difícil acreditar que os anões espariam dos elfos. Não sei se estou forçando a barra (suspeito que sim), mas agora me lembrei da seguinte fala de Gandalf para Frodo em Moria: For even the very wise cannot see all ends. Será que a intuição que levou Gandalf a convidar Bilbo para a jornada foi algum tipo de premonição sobre esse tipo de situação? O papel de Gandalf na história de modo geral é bem curioso, já que ele tem a missão de guiar os povos livres contra Sauron e, no entanto, Gandalf tem apenas a inspiração dos Valar para guiá-lo. Assim sendo, muitas vezes ele deve agir sem saber o motivo exato, mas tendo a certeza de que deve seguir os seus instintos.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  10. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Fui atrás do livro "O Hobbit" e tirei a dúvida:

    Eram os elfos. Apesar do medo, logo depois Bombur descreve um sonho profético na pág. 146 (aparentemente esses sonhos nos livros são parte do mundo de Tolkien e funcionam como recurso para inserir acontecimentos futuros na trama):

    Se for referente a essa passagem acima então com certeza não eram aranhas, mas elfos, no que Bombur em seu sonho encantado pareceu estar atento em algum nível à magia dos elfos. Talvez até a água do rio possa ter feito com que ele se sensibilizasse a sentir de antemão essas coisas mágicas. Por outro lado, as aranhas não possuem comida boa e em termos de magia eram discutíveis.

    A solidão e dureza da viagem fez com que a floresta tornasse tudo estranho aos olhos dos viajantes, incluindo as músicas dos elfos.
     
    Última edição: 8 Mar 2013
  11. Duan HoW

    Duan HoW Usuário

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Desculpe-me pelo equívoco, agora que dei uma olhada no mapa de Thror, percebi que realmente estavam bem no final da trilha, mais umas 3 milhas e sairiam da floresta.

    Não acho que os elfos são exatamente vilões, afinal, um bando de anões maltrapilhos e barulhentos atrapalham suas festas e entram em seu reino sem sua permissão, ainda mais causando um tumulto daqueles.
    Sem contar que quando Thranduil perguntou a Thorin o motivo daquela Confusão, este negou-se a responder, oque os deixava sobre suspeita.

    Mas se não fossem capturados, teriam ajuda (mesmo sem intenção) dos elfos na batalha dos cinco exércitos?
     
    Última edição: 8 Mar 2013
  12. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Não sei se entendi bem a pergunta. Se os anões não tivessem sido capturados, acho que isso não mudaria muita coisa nos acontecimentos. Acredito que era de conhecimento comum na região que o dragão Smaug havia se apossado dos tesouros de Erebor. Enquanto os anões estiveram na Floresta das Trevas, nada foi dito sobre a missão deles para o Rei Élfico, tanto é que Thranduil soube da morte de Smaug através "de seus próprios mensageiros e dos pássaros que amavam seu povo" (trecho do próprio livro). O Rei Élfico para Erebor puramente por cobiçar o seu tesouro. A participação na Batalha dos Cinco Exércitos foi mais por uma confluência de interesses (orcs e wargs eram seus inimigos em comum) do que qualquer outra coisa. É isso, ou perdi alguma coisa?
     
  13. Duan HoW

    Duan HoW Usuário

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Em parte é sim, mas oque quis dizer (desculpe-me se não me expressei bem) foi que os orcs só participaram exatamente da batalha por estarem caçando a comitiva, ou não?
    Afinal desde que os anões escaparam da montanhas os orcs tentam capturá-los.

    Exemplificando: sem os orcs na batalha, esta seria travada entre os anões os elfos e os homens somente, tendo um final diferente e mais trágico, acho eu.

    ::: Acho que os orcs iriam saber sim sobre a morte de Smaug, mas até partirem e chegarem em Erebor a batalha já teria acontecido
     
  14. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Ah, entendi. Então na verdade a sua hipótese não é o que aconteceria se os anões não tivessem sido capturados, mas sim o que aconteceria se os orc e wargs não estivessem perseguindo os anões. Realmente, nesse caso, acho que o resultado seria bem pior mesmo.
     
  15. Duan HoW

    Duan HoW Usuário

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Seria ruim a ponto de uma guerra entre anões e homens e elfos?
    Se isso viesse a acontecer acho que o norte seria facilmente tomado pelos orcs, ou que pelo menos eles causariam muitos estragos, e todo SdA mudaria.
     
  16. Nessä Nólatáry

    Nessä Nólatáry Mademoiselle de Volanges

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Ja pensei tbm que sou houve ha batalha pq apareceu os orcs, pois os homens de bard, estavam junto com os elfos de Thanduil, e talvez Thorin não fosse botar tudo a perder, ja que tinham em mãos o que ele mais queria!!!

    Ta aí uma coisa que acho totalmente errado da parte de Thorin (não me levem a mal anoes), mais a reivindicações feitas eram justas, o dragao fez o limpa na região! Era justo entregar uma certa quantia aos outros...... maldita teimosia dos anões :lol:
     
  17. Duan HoW

    Duan HoW Usuário

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Concordo, Thorin foi injusto, mas se ele entregasse de prontidão oque os elfos e homens pediam, talvez estes iriam embora mais cedo,então Thorin não teriam pedido ajuda das Colinas de Ferro, ou seja, teriam sido apanhados sozinhos em Erebor pelos orcs, oque custaria a vida de todos da comitiva.
     
  18. Nessä Nólatáry

    Nessä Nólatáry Mademoiselle de Volanges

    Re: Outra duvida sobre O hobbit

    Na verdade não seria bem assim, pq de qualquer forma ele enviaria a mensagem, para as colinas para avisa-los que conseguiram Erebor de novo, entao os anoes viriam de qualquer jeito! Tbm acho que os saloes elficos e a cidade do lago estavam um pouquinho longe, do acampamento entao dava tempo dos orcs chegarem e encontrarem todos ali, como são inimigos a treta ia rolar do mesmo jeito :mrgreen:
     
  19. Duan HoW

    Duan HoW Usuário

    Tens razão:mrgreen:
    Mas enquanto as vozes, ainda acho que são as aranhas.
     
  20. Seiko-chan

    Seiko-chan Retardada

    Não nos esqueçamos que a Floresta das Trevas foi palco de uma das épocas mais terríveis da história da Terra Média.

    Eu atribuiria as vozes aos elfos, mas além do encanto do povo de Thranduil, há resquícios do passado terrível daquele lugar, como revela O Silmarillion:

    Interpreto isso como se fossem os 'miasmas' remanescentes da má influência de Sauron, e as criaturas nefastas muito antigas atraídas por sua energia maligna dele ainda deveriam perdurar por ali, durante a passagem da comitiva de Thorin:

    Ou seja, a magia dos elfos das trevas mantém esses 'miasmas' sob controle - somente para sua própria proteção, claro - mas eles ainda estão ali, existindo.
    As aranhas são apenas algumas dessas criaturas, cujas vozes também são ouvidas e cujos olhares são atraídos pelo fogo. :yep:
     
    Última edição: 9 Mar 2013
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar