• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vozes na Floresta das Trevas (O Hobbit)

Nessä Nólatáry

Mademoiselle de Volanges
Na vedd é mais um enigma (suponho eu) do professor! Tava aqui relembrando a passagem da comitiva pela floresta das trevas, da qual é a parte mais legal da historia hehehe......

Mas a minha caixola não compreendeu um certo trecho relatado, nao me lembro a pág. mas quando os viajantes seguem seu percurso na trilha é dito que em certos trechos dela eles OUVIAM vozes belas e assustadoras cantado em uma lingua da qual eles não compreendiam e logo tratavam de apressar o passo!

Pensei..... são Elfos! mas isso é relatado antes deles atravessarem o rio encantado (eu acho, não me lembro bem) e os elfos não perambulam muito longe de seus salões elficos!!! Tbm pensei q fosse os homens da floresta, mas estes por sua vez estão muito ao sul da comitiva; não tem como ter alguma ligação com isso!

No livro não ha mais descrições destas vozes e nem de quem poderiam ser; porem eu não creio que sejam dos elfos.......

Então vos pergunto:

:seta:De quem vcs acham que seriam estas vozes que vieram a assombrar nossos viajantes?
:seta:Qual era a intenção de Gandalf ao mandar a comitiva seguir pela trilha dos elfos? pois seguindo em linha reta eles iriam para no salão de Thanduil; e o mago não os aconselhou a confiar nele!!
 
Última edição:
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Realmente eu acho que as vozes eram dos elfos saltitantes e cantantes da floresta.

Sobre a escolha do caminho feita por Gandalf, acho que o trecho abaixo vai responder a sua dúvida:


— Não! Não! — disse Bilbo. — Não quis dizer isso. Queria dizer, não há um caminho por fora?

— Há, se você se dispuser a desviar-se do caminho umas duzentas milhas ao norte, e duas vezes isso ao sul. Mas, mesmo assim, não acharia uma trilha segura. Não há trilhas seguras nesta parte do mundo. Lembrem-se de que passaram do Limiar do Ermo e agora estão expostos a toda a sorte de divertimento, onde quer que possam ir. Antes que contornassem a Floresta das Trevas no norte estariam entre as encostas das Montanhas Cinzentas, que estão simplesmente infestadas de orcs da pior espécie. Antes que pudessem contorná-la ao sul, entrariam nas terras do Necromante, e nem você, Bilbo, vai precisar que lhe conte histórias daquele feiticeiro negro. Não os aconselho a se aproximarem de nenhum lugar que seja vigiado por sua torre escura! Fiquem na trilha da floresta, mantenham o ânimo, esperem pelo melhor e, com uma grande sorte, pode ser que um dia vejam os Pântanos Compridos estendendo-se abaixo de vocês, e além deles, no leste, lá no alto, a Montanha Solitária, onde vive o velho Smaug, embora eu tenha esperanças de que ele não esteja aguardando vocês.
 
Re: Outra duvida sobre O hobbit

"O fogo parecia atrair centenas de olhos ao redor deles, embora as criaturas, oque quer que fossem, tomassem o cuidado de nunca exibir seus corpos"
Levo-me a entender que tais criaturas seriam aranhas da floresta, e que, do mesmo modo que mais tarde viriam a comunicar-se com a comitiva, deveriam estar conversando entre elas, e como os anões e Bilbo estavam na trilha, não conseguiam entender oque diziam, apesar de escutarem-nas conversando.
 
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Então vos pergunto:

:seta:De quem vcs acham que seriam estas vozes que vieram a assombrar nossos viajantes?
:seta:Qual era a intenção de Gandalf ao mandar a comitiva seguir pela trilha dos elfos? pois seguindo em linha reta eles iriam para no salão de Thanduil; e o mago não os aconselhou a confiar nele!!

Nessa, quanto a primeira pergunta, penso que podem ser os elfos ou as aranhas da floresta, como o pessoal disse acima.

Quanto a segunda pergunta, a trilha da foresta não seguia em linha reta direto ao salão do Thranduil. A trilha na verdade atravessa a floresta de fora a fora. A comitiva chegou aos salões de Thranduil justamente porque eles saíram da trilha. Eles estavam cansados e desmotivados e achando que nunca chegariam ao fim daquela maldita trilha quando viram as luzes e a cantoriam dos elfos e foram investigar. Como a floresta é super escura eles acabam se perdendo, não sabendo mais onde fica a trilha e cada vez que vêem novamente luzes e cantoria tentam se aproximar ficando mais perdidos ainda. Resultado disso é que eles acabaram presos pelo rei élfico. Mas se tivessem se mantido na trilha teriam saído da floresta e nunca chegariam às masmorras de Thranduil.
 
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Gerbur, sobre sua afirmação: "Mas se tivessem se mantido na trilha teriam saído da floresta e nunca chegariam às masmorras de Thranduil"
Estou mais inclinado a achar que terem sido presos por Thranduil foi uma certa "sorte", já que estavam morrendo de fome e poderiam ser atacados pelas aranhas novamente a qualquer momento.
Terem sido presos por um rei élfico acabou mantendo-os vivos no meu ver, ja que se não tivessem sidos mantidos como prisioneiros, acho que nunca teriam saído da floresta, vivos pelo menos :)
 
Última edição:
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Reformulando: Poxa, lendo novamente o trecho com um amigo aqui, estamos debatendo sobre a possibilidade de realmente serem aranhas ...nunca tinha pensado nisso! Faz mais sentido, levando-se em consideração o seguinte trecho: "O fogo parecia atrair centenas de olhos ao redor deles, embora as criaturas, o que quer que fossem, tomassem o cuidado de nunca exibir seus corpos"
 
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Gerbur, sobre sua afirmação: "Mas se tivessem se mantido na trilha teriam saído da floresta e nunca chegariam às masmorras de Thranduil"
Estou mais inclinado a achar que terem sido presos por Thranduil foi uma certa "sorte", já que estavam morrendo de fome e poderiam ser atacados pelas aranhas novamente a qualquer momento.
Terem sido presos por um rei élfico acabou mantendo-os vivos no meu ver, ja que se não tivessem sidos mantidos como prisioneiros, acho que nunca teriam saído da floresta, vivos pelo menos :)

Porém, se tivessem se mantido na trilha, não estariam famintos e nem teriam sido atacados pelas aranhas.
Me parece que a confusão toda começou quando eles atravessaram o rio, onde o Bombur caiu (e cuja água estava enfeitiçada pelos elfos da floresta) e eles perderam as mochilas com os mantimentos.
 
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Gerbur, sobre sua afirmação: "Mas se tivessem se mantido na trilha teriam saído da floresta e nunca chegariam às masmorras de Thranduil"
Estou mais inclinado a achar que terem sido presos por Thranduil foi uma certa "sorte", já que estavam morrendo de fome e poderiam ser atacados pelas aranhas novamente a qualquer momento.
Terem sido presos por um rei élfico acabou mantendo-os vivos no meu ver, ja que se não tivessem sidos mantidos como prisioneiros, acho que nunca teriam saído da floresta, vivos pelo menos :)

Nada de proteger os elfos de O Hobbit, meu caro, pois eles são vilões nessa história.

Além disso, Tolkien diz que eles estavam já bem próximos do fim da trilha. Mais um pouco eles teriam conseguido sair da floresta. Mas como a trilha parecia interminável, e a floresta ser um imenso nada: sem muitos animais nem novidades, todos os dias pareciam idênticos ao anterior: apenas a trilha à frente e a escuridão rodeando-os por todos os lados. Isso quebrou a motivação deles. Sair da trilha seria algo novo, algo diferente e apesar de todos os avisos de Gandalf (e se não me engano de Beorn também), eles acabam cedendo a tentação e saem da trilha para caírem nas garras de Thranduil. Mas no livro está escrito que mais um pouco e eles tinham conseguido sair. Eles não precisavam dos elfos para sobreviver à floresta. Os elfos só os fizeram sofrer sequestrando-os e privando-os da liberdade e da demanda da comitiva.
 
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Realmente eles atuam como vilões, mas aquela cantoria deles tira qualquer moral. Enfim, acho que Gerbur está certo, os anões e Bilbo não precisavam da ajuda dos elfos.Entretanto, sem a ajuda de Frodo, é bem difícil acreditar que os anões espariam dos elfos. Não sei se estou forçando a barra (suspeito que sim), mas agora me lembrei da seguinte fala de Gandalf para Frodo em Moria: For even the very wise cannot see all ends. Será que a intuição que levou Gandalf a convidar Bilbo para a jornada foi algum tipo de premonição sobre esse tipo de situação? O papel de Gandalf na história de modo geral é bem curioso, já que ele tem a missão de guiar os povos livres contra Sauron e, no entanto, Gandalf tem apenas a inspiração dos Valar para guiá-lo. Assim sendo, muitas vezes ele deve agir sem saber o motivo exato, mas tendo a certeza de que deve seguir os seus instintos.
 
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Pensei..... são Elfos! mas isso é relatado antes deles atravessarem o rio encantado (eu acho, não me lembro bem)

Fui atrás do livro "O Hobbit" e tirei a dúvida:

pg.144
"Bombur ainda dormia, e eles estavam ficando muito cansados. "Às vezes ouviam um riso perturbador. Outras, cantoria também na distância. O riso era o riso de vozes belas, não de orcs e a cantoria era bonita, mas soava misteriosa e estranha, e eles não se sentiam consolados; ao invés disso apressavam-se a deixar a região com toda a força que lhes restava.

Eram os elfos. Apesar do medo, logo depois Bombur descreve um sonho profético na pág. 146 (aparentemente esses sonhos nos livros são parte do mundo de Tolkien e funcionam como recurso para inserir acontecimentos futuros na trama):

"...Um rei da floresta estava lá, com uma coroa de folhas, e havia uma cantoria alegre, e eu não poderia descrever as coisas que havia para comer e beber."

Se for referente a essa passagem acima então com certeza não eram aranhas, mas elfos, no que Bombur em seu sonho encantado pareceu estar atento em algum nível à magia dos elfos. Talvez até a água do rio possa ter feito com que ele se sensibilizasse a sentir de antemão essas coisas mágicas. Por outro lado, as aranhas não possuem comida boa e em termos de magia eram discutíveis.

"eles não se sentiam consolados;"

A solidão e dureza da viagem fez com que a floresta tornasse tudo estranho aos olhos dos viajantes, incluindo as músicas dos elfos.
 
Última edição:
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Desculpe-me pelo equívoco, agora que dei uma olhada no mapa de Thror, percebi que realmente estavam bem no final da trilha, mais umas 3 milhas e sairiam da floresta.

Não acho que os elfos são exatamente vilões, afinal, um bando de anões maltrapilhos e barulhentos atrapalham suas festas e entram em seu reino sem sua permissão, ainda mais causando um tumulto daqueles.
Sem contar que quando Thranduil perguntou a Thorin o motivo daquela Confusão, este negou-se a responder, oque os deixava sobre suspeita.

Mas se não fossem capturados, teriam ajuda (mesmo sem intenção) dos elfos na batalha dos cinco exércitos?
 
Última edição:
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Mas se não fossem capturados, teriam ajuda (mesmo sem intenção) dos elfos na batalha dos cinco exércitos?

Não sei se entendi bem a pergunta. Se os anões não tivessem sido capturados, acho que isso não mudaria muita coisa nos acontecimentos. Acredito que era de conhecimento comum na região que o dragão Smaug havia se apossado dos tesouros de Erebor. Enquanto os anões estiveram na Floresta das Trevas, nada foi dito sobre a missão deles para o Rei Élfico, tanto é que Thranduil soube da morte de Smaug através "de seus próprios mensageiros e dos pássaros que amavam seu povo" (trecho do próprio livro). O Rei Élfico para Erebor puramente por cobiçar o seu tesouro. A participação na Batalha dos Cinco Exércitos foi mais por uma confluência de interesses (orcs e wargs eram seus inimigos em comum) do que qualquer outra coisa. É isso, ou perdi alguma coisa?
 
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Em parte é sim, mas oque quis dizer (desculpe-me se não me expressei bem) foi que os orcs só participaram exatamente da batalha por estarem caçando a comitiva, ou não?
Afinal desde que os anões escaparam da montanhas os orcs tentam capturá-los.

Exemplificando: sem os orcs na batalha, esta seria travada entre os anões os elfos e os homens somente, tendo um final diferente e mais trágico, acho eu.

::: Acho que os orcs iriam saber sim sobre a morte de Smaug, mas até partirem e chegarem em Erebor a batalha já teria acontecido
 
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Em parte é sim, mas oque quis dizer (desculpe-me se não me expressei bem) foi que os orcs só participaram exatamente da batalha por estarem caçando a comitiva, ou não?
Afinal desde que os anões escaparam da montanhas os orcs tentam capturá-los.

Exemplificando: sem os orcs na batalha, esta seria travada entre os anões os elfos e os homens somente, tendo um final diferente e mais trágico, acho eu.

::: Acho que os orcs iriam saber sim sobre a morte de Smaug, mas até partirem e chegarem em Erebor a batalha já teria acontecido

Ah, entendi. Então na verdade a sua hipótese não é o que aconteceria se os anões não tivessem sido capturados, mas sim o que aconteceria se os orc e wargs não estivessem perseguindo os anões. Realmente, nesse caso, acho que o resultado seria bem pior mesmo.
 
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Seria ruim a ponto de uma guerra entre anões e homens e elfos?
Se isso viesse a acontecer acho que o norte seria facilmente tomado pelos orcs, ou que pelo menos eles causariam muitos estragos, e todo SdA mudaria.
 
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Seria ruim a ponto de uma guerra entre anões e homens e elfos?
Se isso viesse a acontecer acho que o norte seria facilmente tomado pelos orcs, ou que pelo menos eles causariam muitos estragos, e todo SdA mudaria.

Ja pensei tbm que sou houve ha batalha pq apareceu os orcs, pois os homens de bard, estavam junto com os elfos de Thanduil, e talvez Thorin não fosse botar tudo a perder, ja que tinham em mãos o que ele mais queria!!!

Ta aí uma coisa que acho totalmente errado da parte de Thorin (não me levem a mal anoes), mais a reivindicações feitas eram justas, o dragao fez o limpa na região! Era justo entregar uma certa quantia aos outros...... maldita teimosia dos anões :lol:
 
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Concordo, Thorin foi injusto, mas se ele entregasse de prontidão oque os elfos e homens pediam, talvez estes iriam embora mais cedo,então Thorin não teriam pedido ajuda das Colinas de Ferro, ou seja, teriam sido apanhados sozinhos em Erebor pelos orcs, oque custaria a vida de todos da comitiva.
 
Re: Outra duvida sobre O hobbit

Na verdade não seria bem assim, pq de qualquer forma ele enviaria a mensagem, para as colinas para avisa-los que conseguiram Erebor de novo, entao os anoes viriam de qualquer jeito! Tbm acho que os saloes elficos e a cidade do lago estavam um pouquinho longe, do acampamento entao dava tempo dos orcs chegarem e encontrarem todos ali, como são inimigos a treta ia rolar do mesmo jeito :mrgreen:
 
Não nos esqueçamos que a Floresta das Trevas foi palco de uma das épocas mais terríveis da história da Terra Média.

Eu atribuiria as vozes aos elfos, mas além do encanto do povo de Thranduil, há resquícios do passado terrível daquele lugar, como revela O Silmarillion:

"Ora, desde tempos remotos o nome daquela floresta era Grande Floresta Verde, e seus amplos salões e corredores eram o abrigo de muitos animais e de pássaros de canto belíssimo. E havia o reino do Rei Thranduil à sombra do carvalho e da faia. Entretanto, depois de muitos anos, quando quase um terço daquela Era do mundo se passara, uma escuridão foi cobrindo lentamente a floresta a partir do sul; e o medo ali caminhava em atalhos sombrios. Animais ferozes vinham ali caçar, e criaturas cruéis e nefastas ali instalavam suas armadilhas.
Mudou então o nome da floresta, e ela passou a se chamar Floresta das Trevas, pois era ali densa a sombra da noite, e poucos ousavam passar por ela, à exceção apenas do norte, onde o povo de Thranduil ainda mantinha o mal a distância. De onde vinha, poucos saberiam dizer, e demorou muito até que os próprios Sábios descobrissem o que era."

Interpreto isso como se fossem os 'miasmas' remanescentes da má influência de Sauron, e as criaturas nefastas muito antigas atraídas por sua energia maligna dele ainda deveriam perdurar por ali, durante a passagem da comitiva de Thorin:

"Entretanto, a sombra na Floresta das Trevas cada vez se adensava mais, e a Dal Guldur afluíam seres nefastos, de todos os lugares sinistros do mundo; e eles estavam mais uma vez unidos sob o comando de uma única vontade; e sua maldade era dirigida aos elfos e aos sobreviventes de Númenor."

Ou seja, a magia dos elfos das trevas mantém esses 'miasmas' sob controle - somente para sua própria proteção, claro - mas eles ainda estão ali, existindo.
As aranhas são apenas algumas dessas criaturas, cujas vozes também são ouvidas e cujos olhares são atraídos pelo fogo. :yep:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo