1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Copa 2014 Voce é a favor da descentralização das copas do mundo?

Tópico em 'Esportes' iniciado por Elessar Hyarmen, 3 Dez 2010.

?

Você é a favor da descentralização das copas do mundo

  1. Sim, sou a favor, nos dias de hoje só a tradição não conta.

    91,7%
  2. Não, prefiro que continue apenas nas potências do futebol.

    8,3%
  1. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Vou direto à pergunta:

    Você é a favor da copa do mundo sair do eixo dos países centrais do mundo com tradição em conquistas futebolísticas, tipo Inglaterra, Alemanha, Itália, França e Espanha?

    O que você achou da decisão da Fifa levar os próximos eventos para a Rússia e Catar?

    Você acha legal essa associação entre o poder do capital do mundo do futebol com países que tradicionalmente não possuem histórico futebolístico?
     
  2. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Entre tradição e dinheiro nos bolsos dos cartolas, prefiro tradição.
     
  3. Sentinela

    Sentinela .............

    O Blatter usou o argumento de "disseminar" o futebol em outras culturas para justificar as escolhas de Rússia e Qatar. Claro que isso é papo furado, ela tá de olho é no dinheiro do petróleo, mas pode ser um efeito colateral positivo.

    Eu apoio a descentralização.
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Já tivemos copas no México (2), Chile, Coréia do Sul, África do Sul... nenhum desses países é potência no futebol e mesmo assim fizeram grandes Copas. Não vejo nenhum sentido em querer mudar essa tradição pra algo tão jacu quanto "só pode nas potências". Nunca foi assim.

    O que mostra que a Enquete está desinformada: nunca ficou só nas potências não.
     
  5. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Caro Deriel!

    É claro que alguns países que não são potências como vc citou, além da Suiça e (EUA) já sediaram copas.

    Mas o que eu quis dizer com relação a enquete é porque grande parte das copas do mundo sabemos que foram realizadas em potências futebolísticas com tradição. Isso é fato!

    Foi mal se a enquete está desinformada, mas eu tinha consciência das não potências do futebol que foram sedes.
     
  6. Deriel

    Deriel Administrador

    Uma parte foi em potências do futebol e outra parte não foi não. Então meio que sempre existiu esse conceito de "uma fora e uma dentro", não vejo razão pra espanto. O que estamos vendo é o esperneio dos vencidos.
     
  7. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri


    Isso é verdade.

    Aproveitando a oportunidade, eu pessoalmente gostei da escolha da Rússia.

    Tudo bem! Nunca fez grande coisa em copas, embora com uma história legal nas olimpiadas, mas já tava na hora dela sediar uma copa e tem tudo pra ser a melhor copa.

    O interessante é que as copas de 18 e 22 serão as copas dos extremos.

    A Russia, maior país do mundo e depois o Catar, um dos menores. Me parece que só na capital do Catar serão 6 ou 7 sedes próximas umas das outras.

    Outros países que a meu ver são interessantes para sediar copas seriam o Canadá, Egito (embora esteja longe disto), Marrocos, Colombia (já teve sua chance e deu bobeira) além da Polônia.
     
  8. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Pra mim a questão não é da Copa ser numa potência ou não, mas ter uma identificação com o futebol, dele ser o esporte mais importante do país.

    México não é potência mas é um país altamente identificado com o futebol. Já os Estados Unidos ainda não.

    A Rússia ao meu ver esta faz por merecer representar o Leste Europeu, região que historicamente foi celeiro de grandes jogadores e nenhum país daquela região jamais sediou uma Copa. Tem uma ótima identidade com o futebol.

    Já o Catar pra mim disparado é a escolha mais bizarra e esdrúxula de todos os tempos. No mundo árabe futebol ainda prevalece aquele regra que só homem pode frequentar estádio e nos países daquela região nos campeonatos locais a imensa maioria dos jogos vivem com estádios vazios. Sou totalmente contra a copa ir a países com relevância zero neste esporte. É o mesmo que tentarem organizar Olimpiada de Inverno no Brasil.
     
  9. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    O problema não é a descentralização, e sim o motivo. A fifa usa a desculpa de expandir o futebol, mas só quer o dinheiro. Escolher Qatar a EUA, Australia ou Japão foi muito estranho.
     
  10. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Sou a favor que pelo menos uma copa sim e outra não seja obrigatoriamente em países que estejam no Top 10 do ranking de todas as Copas.
     
  11. Urso Sentado

    Urso Sentado Usuário

    Acho que só vai ter "quebra" da tradição quando um país africano ou asiático ganhar uma copa (os africanos tavam chegando bem perto ultimamente, mas decaiu mais uma vez). Essa de ficar escolhendo local na Conchinchina não tem nada a ver. É só um lugar pra fazer os jogos, melhorar a economia e dar uma desculpa plausível pra poderem invadir os morros e acabar com o tráfico. De qualquer forma, as torcidas vão praonde os jogos vão. Teve até torcida norte-coreana na Africa do Sul, manolo!

    Agora licença que eu vou comer burritos.
     
  12. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Num overall, realmente não é um dominio dos países tradicionais. Foram 12 copas de 20 (contando 2014 no Brasil) em países potencias. Serão 12 em 22 contando Russia e Qatar.

    Mas algumas dessas copas fora das potências se devia apenas pelo fato que a copa era disputada quase sempre alternadamente entre a america e europa. Sendo que por aqui não dava pra ser Brasil ou Argentina o tempo todo. Então espirrava pra chile, méxico, colombia (que não pôde). Na Europa a unica que eu acho estranho ter sido escolhida foi a Suécia, já que a Suíça é sede da FIFA quase que desde que essa foi criada. Mas mesmo a Suécia se vê um pouco da história do futebol nas copas, com boas participações e bons jogadores.


    Se for olhar apenas pelo lado da popularização do futebol, sediar a copa realmente é um grande incentivo. Mas eu também vejo a copa como um certo premio para quem realmente contribui para ele ser o que é hoje.

    Por isso que acho que a minha opinião hoje em dia sobre esse assunto é que eu não acho ruim levar pra algumas regiões a copa pela primeira vez. Mas levar pra lá uma segunda vez quando o primeiro fez pouquissimo efeito (como nos EUA), em detrimento de outros países amantes do esporte, aí eu acho errado.
     
  13. Deriel

    Deriel Administrador

    Os EUA eu acho furada total e completa mesmo, mas o Qatar não, eles podem não jogar muita coisa, mas o Oriente Médio ama futebol
     
  14. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Não é o que dizem os nossos jogadores que atuam ou um dia já atuaram lá e o Esporte Espetacular já fez várias matérias a respeito. Quem não viu não sabe o que perdeu.

    Médias de público nos estádios nos campeonatos locais muito baixas e nos estádios ainda reinando a forte cutura que estádio não é lugar pra mulheres. Só por isso nenhum país do oriente médio no meu conceito não merece sediar este evento. Preferia pela terceira vez uma Copa no Mexico do que no lixo do Catar

    A Copa lá lotará estádios porque são os turistas que farão isso, mas fora isso serão eternos elefantes brancos.

    Pelo menos nos EUA serviram pra futebol americano ou beisebol.
     
  15. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    O Qatar eu não sei.
    Se fosse arabia saudita ou até o Irã.

    O Qatar tá me parecendo meio os EUA. Cheios da grana querendo contratar um bando de craques em fim de carreira pra ver se alavanca o esporte.
     
  16. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Pode ser ainda pior

    Corre um boato que pelo fato deles terem 12 anos pra essa Copa, como agora eles tem garantida uma vaga que jamais conquistariam via eliminatória, não será surpresa alguma se ao longo dos próximos anos eles despejarem um caminhão de dinheiro pra importar e naturalizar jovens sulamericanos pra montar uma legião estrangeira que não faça um fiasco pior que a África do Sul que foi o anfitrião de pior desempenho da história das Copas.
     
  17. BeorZenni

    BeorZenni Usuário

    concordo com a copa em países que normalmente não são feitas as copas, e concordo com o Deriel, nunca ficou só nas potencias do futebol, mas o que eu não concordei foi com a "compra" da copa que os sheiks fizeram para sediar a copa (pelo menos é o que esta parecendo) e é claro que todo mundo que gosta de futebol tenta se enganar pra não acreditar nisso, mas sempre no futebol e em todos os países houve corrupção, compra de titulos e etc, todos sabemos que isso existe, mas poucos tem coragem de acreditar, a maioria prefere acreditar que não existe pra poder sentir a emoção do futebol, como se nenhum resultado fosse previsto/comprado, pois se passarem a verem a corrupção que existe por tras de tudo, acabaria com a emoção
     
  18. Eu curti a escolha da Rússia. Do Catar foi uma bosta, pelo menos uma seleção horrível nós já teremos na Copa 2022.
     
  19. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Tem que se espalhar, como a de 2022(?) que vai ser no Qatar.
     
  20. Urso Sentado

    Urso Sentado Usuário

    Adoro quando times aleatórios jogam uma copa. Sempre torço pra eles. A Coréia do Sul em 2002 foi minha queridinha (ok, ok, o Japão tb foi). Também torci muito pra Coréia do Norte e pra Africa do Sul, nesta última. Acho que esses times tem direito de jogar uma Copa para representar sua nação e dar um "up" na moral da torcida. Claro que seria um nojo por os coitados num grupo com um time "top", tipo a Coréia do Norte contra Brasil e Portugal.
     

Compartilhar