• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vida ou ética?

Malva, parece que vc concorda com a diminuição da população. Isso eu concordo, mas acabar com todos é idiotice. Bem, talvez o mundo seja melhor mesmo sem nós, mas... acho que temos que continuar vivos.

Pode me explicar PORQUE a nossa espécie é superior às outras? Sim, pq animais tb somos. Compostos por células que possuem mitocôndria e outras coisas características dos animais.
Não somos superiores, mas se não esperimentarmos coisas com animais, como vamos desenvolver tecnologias capazes de salvar vidas humanas? Mas eu concordo que não podemos abusar da vida dos animais também, eles são seres vivos como nós.
 
Qnto à eliminação total ou não da nossa espécie eu penso depois que a população já tiver diminuido bastante...

E o Samwise Portugues disse sim que nós somos superiores. Eu queria saber porque ele pensa assim...
 
Disse que nós eramos superiores e rearfimo isso. Somos superiores porque somos dotados de razão e sentimentos. Os animais não tem razão, seguem os seu instintos, sem pensar no que fazem (embora os homens as vezes tambem o façam). Quanto aos sentimentos, não tendo razão é impossivel ter sentimentos, tem o instinto, que faz com que gostem de quem os alimenta, ou ser fiel a quem o criou, mas não tem sentimentos coomplexos como homem tem.
Para além disso acredito na alma do homem e na imortalidade da mesma.
 
Na verdade o fato de TER consciência é o grando peso CONTRA a humanidade. Como você pode culpar uma leoa que mata para comer? Esse é o instinto dela. Ela não é má. Ela não é uma homicida. São instintos. E no caso de alguém que atira num vizinho porque ele está ouvindo música alto demais (e olha que o cara hipotético estava ouvindo Nightfall - Blind Guardian, que "por conicidência" e o que eu estou escutando agora)? O cara que atirou no vizinho tinha conciência do que fazia. Ela sabia que resolveria o problema se conversasse. Ele sabia que matar é errado. Ele fez algo ijustificável (isso existe?). Ele sim é um bom candidadato para a diminuição populacional no planeta.

Eu também acredito na alma. Mas os animais também tem alma. O espirito dorme no mineral, sonha no vegetal e desperta no animal.

Quanto os sentimentos eu concordo. Mas sentimentos não tem fazem supeirores se você não os usa. Do que adianta PODER amar se você contamina esse sentimento puro com desejos carnais? (Não que eu esteja falando contra sexo, é que desejo e amor não podem ser confundidos)

Eu também acho que esse planeta está superpopuloso e se alguém quizer ajuda para um suicídio em massa, estamos aí.
 
Eu mesmo escrevi (vamos parar de usar inglês):
O espirito dorme no mineral, sonha no vegetal e desperta no animal.


Está errado, desculpem-me, por favor. A frase correta é:

O espirito dorme no vegetal, sonha no animal e desperta no homem.

Depois eu explico a frase se alguém não entender...
 
Tambem acho que a razão é um peso, não podemos culpar um animal por fazer algo que ele não sabe que ta mal, porque para haver ética tem que haver razão.
Quando a pessoas que são concientemente mas, eu acredito no valor de cada vida humana, que é irrepetivel, e acredito que uma pessoa se pode arrepender do aml que vez. Tolkien dá varios exemplos disso, sendo o mais conhecido o de Boromir.
 
O que eu acho interessante o volume de pessoas que vem nos tópicos de ciências com frases de "eu acredito". No caso acredita-se em alma sem sequer provar que ela existe. Afirma-se que animais não possuem sentimentos (vc pode provar isso para TODOS os animais - desde o cachorro que aparentemente sente afeição pelo dono aos golfinhos que são extremamente inteligentes e possuem consciência da própria existência???).

Quanto a pesquisas com células-tronco já dei minha opinião em outro post. Elas virarão lixo um dia se não forem usadas, então não vejo porque não realizar perquisas com elas. Ética muitas vezes é usada como desculpa para assumir posições hipócritas (não sou eu mesmo que tenho Parkinson, então que se dane qualquer pesquisa "anti-ética" que possa trazer uma cura para essa doença, seja com células-tronco ou ratinhos fofinhos).

E que faz o o homem superior? Construir ferramentas e moldar o mundo? Se isso for sinal de superioridade estamos literalmente ferrados. Vai pelado e desarmado falar isso para um leão no meio da savana africana e veremos o "superior" na cadeia.
 
Vatho disse:
O que eu acho interessante o volume de pessoas que vem nos tópicos de ciências com frases de "eu acredito". No caso acredita-se em alma sem sequer provar que ela existe. Afirma-se que animais não possuem sentimentos.

Estamos aqui pra discutir opiniões, não verdades provadas.
 
Eönwë disse:
Estamos aqui pra discutir opiniões, não verdades provadas.

Só se for para discutir opinião que carece de pensamento lógico e científico. Sinto lhe informar, mas indiretamente dizer "respeite a opinião dos outros" é apelação (e como adoro dizer, falacioso). Se vc exprime o que acha, não adianta querer ficar livre de contestação.
 
Por que a vida humana tem mais valor? Porque somos humanos. É simples, nós damos mais valor ao semelhante. Não quer dizer que somos superiores, que somos mais importantes, mas para nossa espécie temos mais valor sim, filosófico e emocional. Tentar dizer que somos superiores por termos razão e sentimentos é errado, é ver o humano como um ser alheio a natureza.

Já quanto aos embriões, eu acho o mesmo que a Anigel, é errado. Não se pode matar um ser em benefício de outro, ou mesmo de muitos outros. É muito importante que a vida humana seja inviolável. Até porque há outra fonte de células-tronco, cordões umbilicais, que são desperdiçados aos milhares sempre.
 
O que eu acho interessante o volume de pessoas que vem nos tópicos de ciências com frases de "eu acredito".
Se fosse pra falar "eu tenho certeza" não haveria discussão alguma. :roll: Podemos usar razão e lógica para tentar chegar a uma conclusão.
 
Sapiens disse:
Se fosse pra falar "eu tenho certeza" não haveria discussão alguma. :roll:

Haveria sim. O fato de se dizer "eu tenho certeza" não prova nada e pode muito bem "ter certeza" errando.
 
Haveria sim. O fato de se dizer "eu tenho certeza" não prova nada e pode muito bem "ter certeza" errando.
Se a pessoa tem certeza é porque está certo. :| Ou alguém fala: eu tenho certeza, mas pode estar errado?
 
Sapiens disse:
Se a pessoa tem certeza é porque está certo. :| Ou alguém fala: eu tenho certeza, mas pode estar errado?

Óbviamente pode. Quer dizer que se eu chegar aqui dizendo "tenho certeza que Deus, Papai Noel e bicho papão existem" eu estou certo? CLARO que não.
 
sinceramente acho que a vida de todos os seres vivos têm um peso igual, todos têm (ou pelo menos deveriam ter), as mesmas chances, sempre respeitando as leis da natureza.
acho que sacrificar embriões não é anti-ético para mim, acho que simplesmente estamos fazendo uma pesquisa a mais... esse tipo de discussão também se aplica a clones, que também acho serem só mais uma pesquisa...
quanto à superpopulação humana, acho simplesmente que sim, ela existe, e em alguns lugares em excesso, como nas grandes cidades (Nova Iorque, São Paulo, Tóquio), onde essas simplesmente são blocos gigantes artificiais feitas pelo homem, que modifica a natureza local drasticamente...
 
acho que sacrificar embriões não é anti-ético para mim, acho que simplesmente estamos fazendo uma pesquisa a mais... esse tipo de discussão também se aplica a clones, que também acho serem só mais uma pesquisa...

As discussões são completamente diferentes porque uma envolve vida e morte de vidas humanas. Embriões são seres humanos, e sacrificá-los é assassinato frio.
 
As discussões são completamente diferentes porque uma envolve vida e morte de vidas humanas. Embriões são seres humanos, e sacrificá-los é assassinato frio.
eu considero sacrificar animais também um assassinato, talvez não tenha expressado isso, mas acho que a vida humana e a vida de animais valem o mesmo tanto, não é só porque nós nos apegamos mais aos semelhantes nós devemos pensar que somos superiores...
 
Não é questão de superioridade, mas valor dado a nós mesmos. Um humano tem mais valor para um humano, e na nossa sociedade (humana) nossas leis nos privilegiam. Assim um sacrifício animal nunca vai ter a importância de um humano.
 
Vatho disse:
O que eu acho interessante o volume de pessoas que vem nos tópicos de ciências com frases de "eu acredito". No caso acredita-se em alma sem sequer provar que ela existe. Afirma-se que animais não possuem sentimentos (vc pode provar isso para TODOS os animais - desde o cachorro que aparentemente sente afeição pelo dono aos golfinhos que são extremamente inteligentes e possuem consciência da própria existência???).

Vatho? Vatho? Você existe? 8O

Bem... com certeza, você acabou de falar algo que Mayoros concordaria com você... ninguém provou que temos alma.

Com relação a sentimentos, idem... na verdade, creio que é até possível medir esses sentimentos um dia, e compará-los aos estímulos neuroquímicos que temos no homem. Na verdade, com a ciência "superior" humana é capaz de provarmos que não somos diferentes de muitos animais inferiores.

Quanto a pesquisas com células-tronco já dei minha opinião em outro post. Elas virarão lixo um dia se não forem usadas, então não vejo porque não realizar perquisas com elas. Ética muitas vezes é usada como desculpa para assumir posições hipócritas (não sou eu mesmo que tenho Parkinson, então que se dane qualquer pesquisa "anti-ética" que possa trazer uma cura para essa doença, seja com células-tronco ou ratinhos fofinhos).

Muito se discute sobre ÉTICA na ciência. No entanto, a ética tem de ser do ser humano, antes de tudo. Muita coisa descoberta na ciência com um objetivo nobre acabou por ser deturpada, e muita coisas cuja meta era massacrar pessoas terminou com objetivo de salvar.

Não adianta nada o cientista sozinho ter a ética, se a sociedade e a humanidade resolvem construir uma arma bioquímica.

E que faz o o homem superior? Construir ferramentas e moldar o mundo? Se isso for sinal de superioridade estamos literalmente ferrados. Vai pelado e desarmado falar isso para um leão no meio da savana africana e veremos o "superior" na cadeia.

Na verdade, Vatho, o seu exemplo de superioridade não deve convencer muito as pessoas. Vou dar um mais trabalhado :mrgreen:.

Se o fato de moldar o mundo nos faz superior, tamos ferrados sim...

Imagine que precisamos respirar. Até hoje não sentimos nenhuma perturbação nas queimadas... porque o oxigênio que respiramos vem dos oceanos.

Imagine que o homem está jogando bostas e merdas nas poucas águas potáveis do mundo. Imagine que estamos jogando venenos e detergentes e sabões em pó, e outras porcarias em nome do progresso.

Imagine que as correntes marítimas dependem das diferenças de temperaturas, da vida que existe nas terras secas.

Imagine um mar morto, a quantidade de animais e de vida que vai morrer logo no começo (peixes para começar...).

Não sei se sabem... mas a composição da atmosfera de nosso planeta impede duas coisas: que sufoquemos com falta de oxigênio ou que entremos em combustão espontânea por excesso.

Imagine que não exista mais diversidade biológica, pois as florestas e animais foram padronizados para apenas vacas, porcos e galinhas... que estes não sobrevivam às condições hostis de um mundo seco.

Imagine você plantar, regar, mas a planta não se desenvolver porque não tem atmosfera apropriada para isso.

Se a prova de nossa superioridade é ferrar com todo o planeta, então seria melhor não ser superior nunca na nossa vida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo