• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Neuralink, de Elon Musk, prepara testes clínicos para implantar chips em cérebros humanos

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Tecnologia já foi testada em animais


Neuralink, de Elon Musk, prepara testes clínicos para implantar chips em cérebros humanos


A Neuralink, empresa que tem Elon Musk como um dos fundadores, está se preparando para implantar chips em cérebros humanos (via The Guardian).

A empresa está em busca de um diretor para começar os testes clínicos em pessoas. A informação foi descoberta com a divulgação da vaga, que diz:

“Como diretor dos testes clínicos, você estará ao lado de alguns do médicos e engenheiros mais inovadores do mundo, além de trabalhar com os primeiros participantes dos testes clínicos da Neuralink.”
Tal tecnologia já foi testada em um macaco e em uma porca e, segundo Musk, pode ajudar a recuperar os movimentos de pessoas tetraplégicas:
“Esperamos ter isso nos nossos primeiros testes humanos, que serão feitos com pessoas que possuem lesões graves na medula espinhal, como tetraplégicos, etc. (…) Acho que temos uma chance, com o Neuralink, de restaurar as funções do corpo inteiro em alguém com lesões na medula espinhal. O Neuralink funcionou bem em macacos, e estamos atualmente fazendo muitos testes para garantir que ele é confiável e pode ser removido com segurança.”
A companhia divulgou anteriormente um vídeo que mostra o macaco Pager jogando ping-pong com o auxílio da tecnologia. Confira abaixo:


O The Guardian afirma que, além do diretor, a empresa está em busca de um coordenador de testes clínicos, para gerir a equipe e ficar em contato com as agências reguladoras.

Apesar da divulgação das vagas, ainda não há previsão de quando os testes realmente começarão.

 
A meta real do Elon Musk nesse caso é "aumentar a largura de banda" entre humanos e máquinas. Hoje já somos integrados de diversas formas a diversas máquinas. Por exemplo: somos integrados com os celulares através dos olhos, que fazem interface entre o celular e o cérebro.

Mas a largura de banda é baixa, a máquina oferece muito mais informação do que a visão consegue transmitir ao cérebro - ele quer usar a Neuralink pra fazer uma interface mais direta, como se você tivesse um celular direto na cabeça e usasse o cérebro pra fazer buscas, absorver informações e por aí vai. Sem usar dedos ou olhos ou ouvido.

Dizem as lêndeas que ele não está muito distante...
 
Já demos passos importantes em bons avanços na neurociência nos últimos anos, uma ciência fantástica e o filão a ser explorado dentro dela é enorme.

O problema fica apenas quando o assunto esbarra em implantação de chips neurais em humanos, pois sempre vem o medo inicial que todos tem de sermos rastreados e controlados.
 
Eu acho que o unico problema dessa tecnologia, é que ela é invasiva, e precisa de procedimento cirurgico para ser colocada e retirada.

Uma tecnologia que fosse por sensores, bastando apenas você "colocar" e "tirar" da cabeça, teria muito mais aceitação pelo publico em geral.

Agora para o publico que tem a necessidade, acho que pode ir muito bem, apesar de duvidar que ele esteja fazendo isso para esse publico.

Fora o fato da privacidade, como o @Deriel disse, imagina quantidade de informação que ele não vai ter sobre você? E a quantidade de propaganda que vai poder enfiar na sua cabeça?

Ou manipulando seus transmissores de serotonina, que ele ja disse que é um dos objetivos do projeto, para você liberar mais quando ver uma propaganda.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo