• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Viagem sem volta a Marte

Na minha opinião de fã de sci-fi: se formos nos basear pelos "não dá", nem a América teria sido descoberta. Há riscos? Claro! Mas sabemos que é possível, embora perigoso.

E nunca deve ser pensado em termos financeiros - é uma viagem científica, de desbravamento e nunca vai se pagar. Não é um empreendimento comercial. Aliás, acredito que seja por isso que nunca foi tentado - $$
 
Na minha opinião de fã de sci-fi: se formos nos basear pelos "não dá", nem a América teria sido descoberta. Há riscos? Claro! Mas sabemos que é possível, embora perigoso.

E nunca deve ser pensado em termos financeiros - é uma viagem científica, de desbravamento e nunca vai se pagar. Não é um empreendimento comercial. Aliás, acredito que seja por isso que nunca foi tentado - $$

O problema é o tempo em que querem jogar humanos lá, daqui a uma década e meia. Eu acho um tempo muito curto e ontem mesmo estava lendo um artigo que falava dos riscos de uma viagem a Marte que enumerava os desafios em solo marciano: a começar pelo tem de viagem ida-e-volta de três anos, a poeira das tempestades que encobrem o planeta e a variação climática absurda na linha do equador; caso uma pessoa ficasse de pé na linha imaginária sentiria um calor de 24º graus nos pés e 0º na altura da cabeça.

Mas o que mais me chamou a atenção foi o perfil que a NASA busca nos futuros colonos: alguém que coleciona selos, gosta de ler e adora filmes em detrimento daquele de perfil atlético, esportista e pró-ativo :lol:
 
Provavelmente porque esse seja o perfil de pessoas mais calmas, silenciosas, pacientes e íntimas da solidão.

Ou seja, é o perfil de pessoas com possibilidades muito menores de sucumbir à depressão ou ficar maluco - é o que pode acontecer quando cai a ficha de quem vai ficar isolado na puta que o pariu, entocado no mesmo lugar pelo resto da vida do que um mega atleta hiperativo ou um militar de cabeça quente.
 
Até que os conceitos de terraformação estejam completamente viabilizados, essa não me parece uma ideia muito atraente.

Terraformação pra mim seria algo fundamental pro sucesso de uma missão com morada permanente. Se o ser humano conseguir êxito nisso, aí pra se pensar em coisas maiores.
 
Terraformação pra mim seria algo fundamental pro sucesso de uma missão com morada permanente. Se o ser humano conseguir êxito nisso, aí pra se pensar em coisas maiores.

Né? Por mais que esse seja um grande passo - como o Deriel citou, os principais avanços se deram graças a pessoas que passaram por cima do 'não dá' e inovaram - ainda penso no custo logístico de uma missão com contingente humano. As cifras ainda me parecem muito inviáveis, sem contar os problemas inerentes a esse tipo de projeto que inclui isolamento hermético do ambiente externo. Eu me lembro bem do fracasso do Projeto Biosfera 2, e olha que era na Terra...

Nisso concordo com o @Elring : uma década é muito pouco tempo para um passo dessa magnitude.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo