• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vejam aqui as maiores e menores torcidas dos clubes nacionais.

  • Criador do tópico Não Registrado
  • Data de Criação
Sempre ouvimos falar de Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco, Botafogo, etc.Mas em raras vezes ouvimos falar dos times mineiros, como Cruzeiro, e Atletico mineiro,creio eu devido ao tamanho da torcida e reputação dos times.
 
Sempre ouvimos falar de Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco, Botafogo, etc.Mas em raras vezes ouvimos falar dos times mineiros, como Cruzeiro, e Atletico mineiro,creio eu devido ao tamanho da torcida e reputação dos times.

Nada haver a midia mineira que extremamente é fraca a ponto de Cruzeiro e Atlético Mineiro só terem torcida expressiva só num raio de 200Km de BH fora disso já perde espaço pro eixo Rio-SP vide o ultimo jogo Cruzeiro x Corinthians em Uberlândia.

Sem falar sem querer ofender que o povo mineiro é o que menos da valor as coisas da sua terra natal vide o elevado de brasileiros que são chutados de volta ao Brasil quanto tentam cruzar a fronteira México/EUA. A grande maioria que são deportados de volta são mineiros.

Minas tem que aprender muito com o Rio Grande do Sul onde lá Grêmio e Inter são soberanos em qualquer cidade gaúcha.
 
Última edição:
Minas tem que aprender muito com o Rio Grande do Sul onde lá Grêmio e Inter são soberanos em qualquer cidade gaúcha.

Não exatamente... lá existem times do interior com torcida fiel, como o Brasil de Pelotas, por exemplo. Não é tipo no interior de Rio e SP onde a pessoa torce prum grande e tem simpatia pelo time local... Quem é Brasil lá, é em primeiro lugar, e foda-se Inter e Grêmio. O mesmo vale pro Juventude, Caxias, Inter de Campo Bom...
 
Não exatamente... lá existem times do interior com torcida fiel, como o Brasil de Pelotas, por exemplo. Não é tipo no interior de Rio e SP onde a pessoa torce prum grande e tem simpatia pelo time local... Quem é Brasil lá, é em primeiro lugar, e foda-se Inter e Grêmio. O mesmo vale pro Juventude, Caxias, Inter de Campo Bom...

Balela

Nenhum deles quando vão jogar com a dupla Grenal conseguem maioria absoluta nas arquibancadas. São obrigados a dividir estádio, pois sabem que se não fizer é prejuizo financeiro na certa e outro dado interessante foi o fato da dupla Grenal ter recentemente jogado esse clássico pelo campeonato estadual em outras praças pelo interior como Erechim e Pelotas e deu muito mais apelo que qualquer classico interiorano local.

Aqui em SP nem a Ponte Preta que é torcida interiorana mais fiel do estado é louca de limitar a carga dos ingressos a menos de 10% quando joga contra os 4 grandes de SP em sua casa.
 
Ao invés da Globo, nesses tempos troca-se apenas pelo nome das rádios cariocas que dominavam como a Rádio Nacional por exemplo.
Mas era pra ter tido influencia para torcidas de Botafogo, Flu e Vasco.
O Flamengo antes de 80 era o unico carioca que não tinha conquistado um brasileiro/robertão/taça brasil.
 
Aqui em MG, a coisa é feia em questão de times, porque realmente o povo não dá valor aos times de seu estado, vejamos alguns exemplos.
Tenho amigos e conhecidos, que torcem por times do RJ, SP, ou de outros estados. Vou citar a torcida do Atlético e do Cruzeiro, que são as maiores por aqui, porque realmente a torcida do América não conta é uma taxa bem mínima de torcedores. Bom a torcida de ambos times, são divididas em mafias, e causam o terror de Bh ( claro que brigas entre torcidas são inevitaveis, até hoje não entendo o porque disso?!! ). Não querendo discriminar nada e ninguém mas os torcedores de ambos os times são mais favelados, pinguços e bandidos. Podemos observar em Bh, que as torcidas que tem menos vândalos e da zona sul da cidade ( Savassi, Mangabeiras, Santa Efigênia, etc ... os bairros mais nobres)
penso bem, acho que a maioria das torcidas ( por exemplo de BH ) não vão aos estádios torcer por amor e de coração, vão simplesmente para causar o terror, gerar mais violência, acidentes e perturbar pessoas que realmente são cidadãos.
 
Aqui em MG, a coisa é feia em questão de times, porque realmente o povo não dá valor aos times de seu estado, vejamos alguns exemplos.
Tenho amigos e conhecidos, que torcem por times do RJ, SP, ou de outros estados. Vou citar a torcida do Atlético e do Cruzeiro, que são as maiores por aqui, porque realmente a torcida do América não conta é uma taxa bem mínima de torcedores. Bom a torcida de ambos times, são divididas em mafias, e causam o terror de Bh ( claro que brigas entre torcidas são inevitaveis, até hoje não entendo o porque disso?!! ). Não querendo discriminar nada e ninguém mas os torcedores de ambos os times são mais favelados, pinguços e bandidos. Podemos observar em Bh, que as torcidas que tem menos vândalos e da zona sul da cidade ( Savassi, Mangabeiras, Santa Efigênia, etc ... os bairros mais nobres)
penso bem, acho que a maioria das torcidas ( por exemplo de BH ) não vão aos estádios torcer por amor e de coração, vão simplesmente para causar o terror, gerar mais violência, acidentes e perturbar pessoas que realmente são cidadãos.

Ah vá! Depois de mais de um mês resolvi ler esse tópico e me deparo com isso. Vai dizer que essa galera faz mais estrago que CGE e Galoucura do Barreiro? Não viaja.
 
Bom tópico, mas não vou cair de paraquedas. Pensei em comentar a respeito de alguns posts, mas só vou acompanhar mesmo....

Só uma observação para não passar em branco em algumas coisas:

- Dunga não foi tão ruim como Técnico! Ele errou em seguir a ética dele e o comprometimento que teve com um grupo que o levou à Copa. Alguns jogadores poderiam ter sido trocados, mas ele foi fiel aos caras. O Canalha Teixeira e a Globo é que foram covardes, de uma forma ou de outra. E isso todos sabem. Se o Dunga tivesse o perfil do Andreas Sanches, as coisas seriam muito diferentes... ... ...

- Flamengo sempre esteve na mídia, mesmo nas decadas anteriores à 80. E no Norte e Nordeste, por estes estados não terem times de expressão, sua torcida é grande nesses muitos estados. Neles, não é incomum as pessoas torcerem primeiro por um clube de outro estado e depois para os times locais, e o RJ sempre foi para a Globo a "Capital do Mundo" e do Brasil. Tudo que é referência só vinha de RJ. ( vejam, sou de SP, e para mim, até RJ é Norte, sem discrimanação... )
O grande aumento certamente da torcida do Flamengo foi na era Zico/Seleção 82, e o mesmo se deu com a torcida do curintia. Normal, naquela epoca o Flamengo era demais mesmo, e o Sócrates foi um gênio!
 
Última edição:
Fúria disse:
Nenhum deles quando vão jogar com a dupla Grenal conseguem maioria absoluta nas arquibancadas. São obrigados a dividir estádio, pois sabem que se não fizer é prejuizo financeiro na certa e outro dado interessante foi o fato da dupla Grenal ter recentemente jogado esse clássico pelo campeonato estadual em outras praças pelo interior como Erechim e Pelotas e deu muito mais apelo que qualquer classico interiorano local.

Pelotas e Caxias do sul são excessão. Principalmente a cidade de Pelotas. Lá a rivalidade deles é terrível. E tem torcida sim. Eu já fui numa partida no Bento Freitas, estádio do Brasil de Pelotas. 1/4 da torcida era do Internacional simplesmente porque eram obrigados a repassar os ingressos. Condições de encher o estádio eles tem e o fazem com frequência.

De lembrar que em 1985 se não me engano, o Brasil de Pelotas perdeu na semifinal do campeonato brasileiro para o Bangu, que depois disputou a final contra o Coritiba e perdeu. Levou para a partida em porto alegre da semi final 37 mil torcedores de pelotas.

Ano glorioso este para o Brasil, que se classificou para a semi final num grupo que tinha o Grande Flamengo, Ceará e Bahia e o Bangu conseguiu a proeza de eliminar o Internacional, Vasco da Gama e Mixto.
 
Pelotas e Caxias do sul são excessão. Principalmente a cidade de Pelotas. Lá a rivalidade deles é terrível. E tem torcida sim. Eu já fui numa partida no Bento Freitas, estádio do Brasil de Pelotas. 1/4 da torcida era do Internacional simplesmente porque eram obrigados a repassar os ingressos. Condições de encher o estádio eles tem e o fazem com frequência.

De lembrar que em 1985 se não me engano, o Brasil de Pelotas perdeu na semifinal do campeonato brasileiro para o Bangu, que depois disputou a final contra o Coritiba e perdeu. Levou para a partida em porto alegre da semi final 37 mil torcedores de pelotas.

Ano glorioso este para o Brasil, que se classificou para a semi final num grupo que tinha o Grande Flamengo, Ceará e Bahia e o Bangu conseguiu a proeza de eliminar o Internacional, Vasco da Gama e Mixto.

Nos anos 80 era uma época que Guarani e Ponte eram osso duro de roer em SP, assim como América e Bangú no RJ, o América de Minas em BH e assim vai. São times menores que já tiveram bons momentos.

E no caso do RS são torcidas tradicionais em nivel regional, mas que sinceramente não sabemos se vão continuar com toda essa força daqui alguns anos. O time que eu achava mais promissor que é o Juventude, o único fora do eixo Grenal que conseguiu conquistar um título nacional e disputar a Libertadores agora está na 4a divisão do brasileirão.
 
E caberia, nos dias de hoje, fusão entre clubes, como aconteceu na época Amadora do Futebol? Seria essa a alternativa para uma mudança de força desses clubes que já foram grandes? Isso é, poderia ser capaz de acabar com antigas rivalidades, agora enfraquecidas pelo desenvolvimento de outros clubes, e tornar essas fusões possíveis??
 
Furia disse:
E no caso do RS são torcidas tradicionais em nivel regional, mas que sinceramente não sabemos se vão continuar com toda essa força daqui alguns anos. O time que eu achava mais promissor que é o Juventude, o único fora do eixo Grenal que conseguiu conquistar um título nacional e disputar a Libertadores agora está na 4a divisão do brasileirão.

Mas o Juventude é justamente um dos que menos tem torcida.
A questão entre Brasil e Pelotas já é bem diferente. Lá a rivalidade tem muitos anos e não vai acabar, até porque agora com essas outras séries B,C,D,E,F que a CBF criou as equipes não ficam só no âmbito regional e sim nacional também.

Húrin disse:
E caberia, nos dias de hoje, fusão entre clubes, como aconteceu na época Amadora do Futebol? Seria essa a alternativa para uma mudança de força desses clubes que já foram grandes? Isso é, poderia ser capaz de acabar com antigas rivalidades, agora enfraquecidas pelo desenvolvimento de outros clubes, e tornar essas fusões possíveis??

Difícilmente uma fusão vai ser a solução. Já vi isso e não deu certo.

A questão é que os clubes do interior não conseguem se manter porque a desigualdade é muito grande. E para estes clubes se manterem precisam formar jogadores. Mas ai entram os empresários bicudos. Um jogador com 16 anos pode já fazer um contrato. E para o clube pequeno do interior ser o dono do jogador ele precisa fazer o contrato. Mas como um clube com poucos recursos vai se dar ao luxo de fazer um contrato com um garoto de 16 anos se a grana é pouca? Imagina se o garoto não deslancha? Ai vem Inter e São Paulo, que pegam essas promessas fazem contratos longos e não perdem muita coisa se o negócio melar. Eu particularmente não sei como sobrevive o futebol do interior. Até a renda da copa ficou comprometida já que não pode mais beber cerveja em estádio.

E nunca clubes como Brasil e Pelotas se juntariam. Posso dizer que a rivalidade para os torcedores deles é como a de Gremio e Internacional.
 
Ok, entendo a situação, mas somente para casos de clubes mais "históricos" em suas rivalidades. Essas perguntas que fiz, apesar de um desavisado não entender a principio, tem a ver com o tópico do rank das torcidas.
Estava pensando nisso dia desses, sobre o SPFC, que é um clube criado numa fusão, mas isso aconteceu no tempo do Amadorísmo do Futebol. Estava imaginando se seria possível uma fusão de times como o São Caetano e Juventus, ou Portuguesa e Juventus, para exemplificar clubes de SP. No caso destes, são times pelos quais os times grandes e suas torcidas são simpaticos a eles.
Sendo assim, em outros estados certamente deve acontecer coisa parecida. Vocês já pensaram em algo parecido com times de seus estados que são semelhantes a esses, que poderiam dar certo?
 
Realmente fusão é complicado.
Dois clubes devedores são irão somar as dividas numa mão só. E não vai valorizar a marca suficientemente para cobrir isso.
Sem contar que a torcida de ambos clubes estranhariam e talvez não adotassem o novo clube.

Por isso que eu sou a favor da continuação de estaduais. Não no tamanho que estão agora, mas sem extinção. E que a integração com a série D seja maior em termos do calendário. É a série que começa mais tarde e termina mais cedo.
E a extinção desses clubes de prefeitura e empresários.
 
Fusão que acho que rola é tentar fundir um time simpático tradicional com pouca estrutura como o Juventus ou a Portuguesa com um que não tem torcida, mas tem uma estrutura melhor como o São Caetano. No papel resolve dois problemas: acaba com o rótulo de time municipal sem torcida de um e o tradicional herda o patrimônio do outro que lhe permite ter melhores condições de treinamento e até saldar várias dívidas.

Já Ponte x Guarani, Brasil x Pelotas (muito bem citado pelo Pelego) nem rola porque são rivalidades locais e históricas muito fortes e se reduzir a um só clube o tiro pode sair pela culatra e ficar até mais fraco.

O Paraná Clube, fusão de Colorado e Pinheiros no PR que existe há duas décadas pra mim é um exemplo que não vingou muito bem, porque nem mesmo fundindo dois tradicionais menores não é até hoje um clube que se equipara em torcida e títulos ao Coritiba e o Atlético-PR. Vice oscilando entre série A e B.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo