• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uma história do conto (Guillermo Cabrera Infante) | Contistas contemporâneos

Molly Bloom

Vadí? Nevadí.
Há um tempo tive contato com o texto Uma história do conto, do Guillermo Cabrera Infante, que saiu na Folha, em 2001. Nele, há um panorama do que o escritor considera os principais contos e contistas, desde As mil e umas noites até o século 20. Dividido em duas partes, é possível encontrar o texto nestes links:

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs3012200107.htm

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs3012200108.htm

Em algum momento da história, acreditou-se que o romance morreria em detrimento de textos mais breves, como o conto e a crônica. No entanto, isso não ocorreu; ao contrário, se olho para minha lista pessoal de leituras, vejo pouquíssimo espaço para os contos.

Considerando isso e que recentemente tive contato com contos de autores já consagrados e outros mais contemporâneos (como a Natalia Polesso, Conceição Evaristo), resolvi buscar por contistas mais recentes (de 80, 90 pra cá).

Vocês têm lido contos? Gostam de algum autor desse gênero?
 
Vou ler os links mais tarde, mas adianto aqui que eu gosto de contos, sim. Indico, se você já não conhece, dentre os nossos, clássicos o José J. Veiga e o Murilo Rubião.

E dentre os contemporâneos não pode faltar o nome do José Francisco Botelho. Se tiver de escolher só um livro, vá direto no segundo dele, Cavalos de Cronos, e não se arrependerá: é cada texto melhor que o anterior... Cheguei até a criar tópico dele aqui na Valinor. :joinha:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo