Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Pensando com meus botões cheguei a uma grande dúvida espero que alguém me ajude, se as anãs tinham barbas como os anões, de que maneira as diferenciavam e sabiam que era mesmo uma anã? e será que este era o motivo para que os anões não tivessem companheiras?
Mas é fato que as anãs tinham barba? Eu só me lembro de ver isso sendo citado no filme.
"Gimli contou que há poucas anãs, provavelmente não mais que um terço de todo o povo. Raramente elas deixam seus lares, a não ser que haja grande necessidade. São tão semelhantes aos anões na voz e na aparência, e nas roupas que usam quando precisam viajar, que os olhos e ouvidos dos outros povos não conseguem distingui-los. Isso deu origem entre os homens à tola crença de que não há anãs, e os anões 'nascem da pedra'".
Apêndices - Os Anais dos Reis Governantes - III O Povo de Durin.
"De fato têm eles esta estranheza, que nenhum homem ou elfo jamais viu um anão sem barba - a menos que ele estivesse barbeado por zombaria, e seria então mais possível que ele morresse de vergonha do que por muitos ferimentos que para nós pareceriam mortais. Pois os Naugrim têm barbas desde o começo de suas vidas, tanto homens quanto mulheres; nem de fato suas mulheres podem ser distinguidas por aqueles de outra raça, seja em aparência, comportamento ou voz, nem de forma alguma salvo nisto: que elas não vão à guerra, e raramente salvo na mais extrema necessidade saem de suas profundas alcovas e salões. Também se conta que suas mulheres são poucas, e que excetuando seus reis e líderes poucos anões chegam a se casar; e por isso sua raça se multiplicava devagar, e agora está diminuindo."
"The History of Middle-earth , vol. 11 - The War of the Jewels"
Bom, agora está confirmado. Credo, por isso que os anões se multiplicam tão devagar. Tem que ser 300% macho pra encarar uma anã barbadaVou ajudar a complementar a resposta de mestre Elendil, trazendo mais uma fonte.
Essa fala do Gimli no filme As Duas Torres foi tirada dos Apêndices. Quem sugere no filme que as anãs têm barbas é Aragorn, depois que Gimli diz algo muita parecido com isto que está nos Apêndices:
Que as anãs têm barbas, isso não diz. Mas se aos olhos dos homens não se vê diferenças físicas entre elas e os anões, e levando em consideração que a barba é a característica física mais marcante dos anões (depois da altura, claro), não tem como não pensar que elas não tivessem também uma vasta cabeleira na cara.
Vou ajudar a complementar a resposta de mestre Elendil, trazendo mais uma fonte.
E as anãs também deveriam ter seios mais desenvolvidos, pois seria difícil pros anões "tirar leite de pedra"![]()
Como se todos os anões fossem homens e todos os elfos, mulheres, uhauaha.
Aqueles orelhas pontudas nunca me enganaram... hahahahhaa
![]()