• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Trilogia - Matrix

Fosco Cachopardo

Ghost of Perdition
Depois de procurar e não achar um topico sobre esse filme resolvi falar sobre ele.

Bom aqui vão alguns dados:

Matrix
(The Matrix) 1999 Warner Bros

Genero: ficção-cientifica
Duração: 120 minutos
Dirigido e escrito por: Andy Wachowski e Larry Wachowski
Produzido por: Adrew Mason e Joel Silver
Direção de arte: Andy Wachowski e Larry Wachowski
Elenco principal:Keanu Revees, Laurence Fishburne,Carrie-Ann Moss, Hugo Weaving, Joe Pantoliano.
Site oficial: http://whatisthematrix.warnerbros.com

Poster oficial
MATRIX.JPG



E uma resenha feita por minha irmã:

MATRIX, FICÇÃO OU REALIDADE ?
por Linda Sacola

Com Matrix (The Matrix) os irmãos Wachowskis estabeleceram-se como produtores inovadores de filmes, os quais expandiram os limites dos filmes de ação. Como no surpreendente Guerra nas Estrelas , Matrix , que também é o primeiro de uma triologia, exibe um estilo visual único. Um dos Wochowskis alcançou entre uma série de técnicas e efeitos digitais, algumas nunca vistas antes nos principais filmes de Hollywood. Embora a tecnologia morfogenica de computadores [uma tecnologia que usa efetos fabricados por computadores para mudar a forma de objetos ou mesmo pessoas] já tenha sido usada antes em filmes como O Exterminador do futuro 2, os Wochowskis foram os pioneiros a usar bullet time, explicadas por eles como um efeito digital de tempo curvatural, que utiliza ambos, imagens gerada por computador e ainda fotografia, o efeito é fantástico.
Os autores conseguiram alcançar uma fantástica simetria desordenada, onde conseguem usar ficção, comedia, muita ação e uma pitada de romance.
As cenas de ação foram muito bem preparadas pelos autores o elenco foi submetido a um treinamento intensivo de aulas de kung fu por quatro meses para fazer as cenas de ação e luta, para torna-las mais realistas, segundo os autores.
O filme em si é uma história complexa que aspira para a mitologia, pois e cheio de mitos e herois numa história fabulosa. A sua história é enfocada no hacker de computador chamado Neo (Keanu Reeves) que durante o dia é Thomas A. Anderson um talentoso programador de computador em uma grande empresa de software. Mas ele é atormentado pela pergunta do que está por trás de uma misteriosa força conhecida como a Matrix. Ele encontra essa resposta com um grupo de estranhos liderado por Morpheus (Laurence Fishburne). Ele contata Neo e lhe oferece duas piluas, a sua escolha: uma azul que lhe permitirá que as coisas continuem como antes; ou outra vermelha, a qual consentirá que o véu de seus olhos seja retirado e ele possa ver;O quão fundo o buraco do coelho vai;, isto é, a verdade. Como não poderia deixar de ser ele toma a vermelha, permitindo que a verdade lhe seja mostrada. Neo fica perplexo e aterrorizado, quando a verdade é mostrada. A Matrix é um mundo virtual, uma realidade simulada, inventado para sustentar a comunidade da Inteligência Artificial (IA), que venceu a batalha pela terra duzentos anos no futuro.
A IA vive da energia de nossos corpos, pois, apos o céu ser queimado por nós, impossibilitando a passagem da luz do sol, impedindo que a AI capte energia solar. E então nos pacificam fazendo-nos assistir a uma simulação de nossa vida e nos mantendo em controle. Os seres humanos não mais nascem, eles são cultivados. Aquele bife que está
comendo? Simulação. As memórias? Nenhuma delas aconteceu. Planejada pelas maquinas,(IA), para servir a rede.
Dentro dessa simulação, os autores propõem, como um mundo real, regras normais como a lei da gravidade, mas que, uma vez fora dela pode-se criar uma consciência de que isso é uma simulação podendo então quebrá-las ou distorcê-las, parecendo que todos tem poderes sobrenaturais, como se fosse um jogo de vídeo game.
A Matrix tem dois alvos: escravizar a raça humana e agradá-la, pois precisam de nós para sobreviverem. Então você pensa: o que é a Matrix? Filmes! Todas as coisas, as quais prendem Keanu Revees a esta realidade virtual são os mesmos que nos mantêm presos a nossa cativante mídia: filmes, televisão, vídeo game, os quais também querem nos manter em controle e também o sonho. De fato, o filme aponta astutamente o quanto a realidade e sonho são similares, e nos podem fazer perder a noção do que é real e o que é sonho.
Apesar de sua fantasmagórica complexidade, Matrix é um filme divertido, cheio de ação e efeitos especiais, mas não se deixe levar somente pelas cenas de ação, parecendo-se com filmes de Vam Damme e CIA, mas sim pela sua interessante moral da história, que deixará muitos espectadores espantados e se questionando, o que é real e o que é virtual. Realmente o fará pensar que tem uma mente. Pela qual nós estamos melhores preparados para suspender nossas descrenças e crenças, e como o corpo não é capaz de viver sem a mente.

NOTA: 10

Eu acho esse filme fantastico!!! Uma das melhores ficções cientificas!!! Depois de ter feito meu TCC, não sobre, mas por causa deste filme, acho q posso afirmar q é um filme q te faz pensar, e mto
Simplesmente adoro as cenas de ação!! Principalmente a q Neo e Trinity entram no predio detonando com td!!!
Não vou escrever mta coisa pq mtas das minhas opniões estão na resenha
Estou super ansioso p/ ver os outros filmes!!! q pelo q parece saem ambos ano q vem msm. E pela declaração dos diretores de q os 15 minutos finais do terceiro filme vai ser algo nunca visto no cinema, em termos de efeitos especias, já dá pra ter uma ideia do q vem por ai!!!
Um dos meus filmes favoritos!!!

Quero saber o q vcs acham.
 
Critica de Matrix


Quando eu saí do cinema depois de Matrix, eu tinha um sentimento meio misturado. Parte de mim tinha gostado da estória de ficção e do desenvolvimento dela e dos personagens, além das lutas de artes marciais. Outra parte de mim não tinha gostado dos efeitos especiais "Bullet Time"(ex: desviando de balas enquanto camera roda). Eu achei desnecessário.

As partes que eu mais gostei não foram as cenas de ação. Foram as cenas em que Morpheus ensinava para Neo tudo sobre a Matrix, os agentes, os computadores, o oráculo. Era sempre divertido ver esse mundo novo pelos olhos do Neo.

Agora as partes de Bullet Time estragavam um pouco pra mim. Eu achava muito fora de lugar. Eu não tenho problema com camera lenta. Na verdade, eu adoro camera lenta quando é bem feita. Mas aquele negócio de rodar em volta da pessoa era só pra agradar os adolescentes maconheiros.

Mas uma coisa interessante é que quando o filme começou a passar na HBO, eu sempre assistia e gostava cada vez mais. Percebi que as cenas com o Bullet Time eram poucas e que o filme podia ser assistido várias vezes sem enjoar. E as cenas de artes marciais eram muito legais, principalmente a de Neo X Morpheus no Dojo Virtual. Aquela lá vai entrar pra mim como uma das melhores cenas de lutas de todos os tempos.

O filme sinceramente mudou. Eu começei a vê-lo do jeito que era pra ter sido visto no cinema. Eu começei a ver que o visual que os Wachowsky criam é totalmente visual de animação, como Ghost in the Shell(muito bom filme). Eu começei a ver a beleza das cenas de camera lenta e começei a não odiar o Bullet Time mais. O que é mais impressionante ainda é que o Keanu Reeves não atuou como um idiota. Ele foi bom no filme. Realmente impressionante.

"No one can be told what the Matrix is. You have to see it for yourself."


NOTA 8,5


PS: Estou esperando muito as sequências. O teaser de Matrix Reloaded foi um dos melhores que já vi.
 
Matrix é sem duvida um filme muito bom!

Alguém já viu Matrix os Segredos da Produção? (acho que é esse o nome)
É muito legal ver como foram feitas as cenas, o preparo físico dos atores, como foram feitos os efeitos especiais... Eu gostei muito mesmo e recomendo para quem gostou de Matrix!
 
Eu, ao contrário de todos no Brasil, fui assistir a Matrix num cinema mínimo e sem filas, onde só havia eu e mais 4 assistindo. O q eu achei qdo terminou? Um dos melhores filmes de ficção já feitos!!! Amo Matrix!
Amo tanto q o meu nick no icq é Trinity.
Mas algo q eu penso sobre o filme e vai contra todo o resto das pessoas é que matrix não tem uma história complicada. A premissa do filme é básica e simples: nossa realidade é virtual, e na verdade, não passamos de bateria p/ robôs (uma visão resumida e até talvez um pouco simplista). A inovação do filme não está só nos efeito e nas lutas, mas em como os Wachowski's desenvolveram a história. Se fosse desenvolvida de uma maneira digamos comum Matrix não precisaria ter duas outras continuações, terminaria com Neo salvando os humanos no tempo real da história. Seria simples desenvolver um Matrix apenas, com 120 minutos, mas os irmãos contaram uma história tão boa que foi preciso outros dois filmes de talvez 120 minutos p/ completá-la.

MATRIX? NOTA 10,0.

P.s. eu li no jornal q o trailer de Matrix Reloaded e Revolutions estão passando nas sessões de Cálculo MOrtal...
 
Eu sei q a resenha é minha e por mais q vc não queira colocar opiniões pessoais sempre acaba pendendo para para seu lado, mas mesmo assim não votei e queria fala mais alguma coisa.
Sem sombra de duvidas eu amei Matrix, sim posso dizer q é mei filme de ficção cientifica favorito, por todos os elementos q ele compõe, junsto formam um filme fantastico e na verdade tudo é importante no filme, pq mesmo as cenas de ação são feitas somente para explicitar ainda mais o q é a Matrix, e como nosso amigo Folco Gamgee disse, a matrix não pode ser explicada vc tem q ver por si mesmo, então as cenas são somente um complemento para nos mostrar o q esse mundo virtual é .

Agora concordando em certos pontos com a amiga Meldannë Nimril, :wink: claro q olhando dessa forma nenhuma história é complexa nem SDA e nem, posso me arriscar, o silmarillion, é só sobre uma cara mau q mata e rouba e outro imbecil q quer tomar o q ele roubou e destrui-lo q qqr custo, e por isso acontece varias outras coisa(na historia base q constroi o "quenta Silmarillion" ou a historia das Silmarils).

Mas os imãos Wachowskis na verdade pegaram um pouco de teorias filosoficas de varios autores e fizeram esse mundo virtual, então não poderia ser algo tão simples assim, o q dá sabor a história é como os personagens, principalmente Neo, sente os acontecementos, pois não é uma coisa normal e comum ser pilha para umas maquinas, e tudo aquilo q vc viveu não passa de um jogo controlado não por vc... Mas o filme não é só sobre esse conceito de realidade virtual mas o q disso vc pode ver em sua vida hoje, o q é a Matrix?. Então nesse ponto o filme e as teorias começam a ficar complexas não somente como ficção cientica. Eu acho q está ai a nossa capacidade de pensar e como se diz muinto no filme " O corpo não pode viver sem a mente. E é acordar de um sonho q os manipuladores, seja eles quem forem, estão querendo q seja a nossa vida. Portanto pensar q Matrix só como filminho de ação é meio pobre,(não estou falndo de vc Meldannë é para todos q o vem assim, e não sei sua opinião sobre isso) Como é pobre pensar q SDA é somente sobre destuir um anel do mal...
Minha opinião...

Nota: 10
 
Re: Matrix

Fosco Cachopardo disse:
Depois de procurar e não achar um topico sobre esse filme resolvi falar sobre ele.
kra...eu podia jurar que eu havia criado um topico chamado "Matrix Trilogy" ha algum tempo atras mas dei um busca minuciosa no forum de cinema e naum achei...pq sera que deletaram hein???
 
Filmão!!

Po vi pela primeira vez esse filme essa semana e acabei vendo meio desmotivado pq meu mano disse que o filme nao tinha roteiro.

Bom, ja deu pra ver que meu mano eh um idiota e que nao entendeu a estoria, a cada minuto filme eu ia montando o quebra-cabeça e qdo eu entendi direitinho o filme, eh como se a estoria tivesse se ilumninado!

Um filmaço!!!!!!!!
 
Folco Gamgee disse:
Mas uma coisa interessante é que quando o filme começou a passar na HBO, eu sempre assistia e gostava cada vez mais. Percebi que as cenas com o Bullet Time eram poucas e que o filme podia ser assistido várias vezes sem enjoar. E as cenas de artes marciais eram muito legais, principalmente a de Neo X Morpheus no Dojo Virtual. Aquela lá vai entrar pra mim como uma das melhores cenas de lutas de todos os tempos.

Hehehehe eu tbm assistia direto matrix na HBO, estreiou acho q em janeiro do ano passado (nossa como o tempo voa!!!!) e eu cheguei assistir 7 vezes o filme inteiro, e tantas outras apenas pedaços do filme, isso só em janeiro.
 
Matrix!!
Ou você ama, ou odeia...
Acho que, o filme, pura e simplesmente não me encantou muito... Mas eu achava que devia existir um motivo para ele ter sido tão aclamado... Procurando na internet, eu achei coisas que me deixaram fascinada pelo filme:

# Vários nomes de pessoas ou objetos, em Matrix, possuem significado histórico, sendo relacionados com sonhos ou ilusões. 'Morpheus', por exemplo, era o deus grego do Sono e dos Sonhos; já 'Nabucodonosor' (a nave de Morpheus) foi um rei constantemente acometido por sonhos perturbadores.

#Neo esconde o seu dinheiro em um livro chamado 'Simulacra e Simulação', que consiste em um tratado respeitado que lida com discussões sobre o que é 'real' e sobre o que é 'simulação ou simulacra'. Quando Neo abre o livro, o capítulo visto é 'Sobre o Niilismo'.

SPOILERS!SPOILERS!SPOILERS!

#O verdadeiro nome de Neo é Thomas Anderson. 'Anderson' significa 'Filho dos Homens', como Jesus é freqüentemente chamado.
#Quando Neo morre, Trinity (Trindade) o trás de volta a vida com um beijo. Pode-se fazer uma analogia com Jesus que retornou à vida graças a Santa Trindade.

FIM DOS SPOILERS...

Bom, por essas e outras, eu acho que o filme é nota 10, embora eu concorde que algumas sequências foram feitas com um certo "exagero tecnológico"...
 
Linda Sacola disse:
Mas os imãos Wachowskis na verdade pegaram um pouco de teorias filosoficas de varios autores e fizeram esse mundo virtual, então não poderia ser algo tão simples assim, o q dá sabor a história é como os personagens, principalmente Neo, sente os acontecementos, pois não é uma coisa normal e comum ser pilha para umas maquinas, e tudo aquilo q vc viveu não passa de um jogo controlado não por vc... Mas o filme não é só sobre esse conceito de realidade virtual mas o q disso vc pode ver em sua vida hoje, o q é a Matrix?. Então nesse ponto o filme e as teorias começam a ficar complexas não somente como ficção cientica. Eu acho q está ai a nossa capacidade de pensar e como se diz muinto no filme " O corpo não pode viver sem a mente. E é acordar de um sonho q os manipuladores, seja eles quem forem, estão querendo q seja a nossa vida. Portanto pensar q Matrix só como filminho de ação é meio pobre,(não estou falndo de vc Meldannë é para todos q o vem assim, e não sei sua opinião sobre isso) Como é pobre pensar q SDA é somente sobre destuir um anel do mal...
Minha opinião...

Concordo plenamente com vc! As dúvidas e idéias q são usadas no filme são tão reais que vc não precisa pensá-las apenas p/ entender o filme. Elas se encaixam perfeitamente num discussão sobre o mundo "real".
 
Eu AMO Matrix!!!! é, sem dúvida, o filme de ficção mais intrigante e bem produzido que eu já vi...Ao lado de uns poucos outros filmes, assisto Matrix toda vez que sei que está passando, impreterivelmente. Tb fui mais uma das que assistiram inúmeras vezes na HBO.

Destaco aqui apenas uma parte do filme, dentre muitas, que nos faz parar para pensar: quando o agente diz para o Morpheus que a humanidade é um vírus. Cara, aquilo é muito impactante, aquele diálogo é o máximo. Qdo saí do cinema fiquei pensando muito nisso, fora os acalorados debates sobre a possibilidade de tudo aquilo (vida virtual) ser real...


NOTA: 1.000
 
Amo matrix... na época que assisti eu fiquei muito empolgada... assisi umas 5 vezes, acho. Muito bem feito, meio surreal... mas os efeitos especiais me deixaram babando.

Folco gamgee: Odiiiiiiiei 2001: uma odisséia no espaço.
Muuuuuuito chato mesmo!
 
Clarice Starling disse:
Folco gamgee: Odiiiiiiiei 2001: uma odisséia no espaço.
Muuuuuuito chato mesmo!

8O , sorry, mas como uma pessoa consegue odiar 2001: uma odisséia no espaço ???8O
_____
Matrix> Sempre gostei de ficção cientifica ainda mais com cenas de luta, um dos trechos que mais gosto é quando o Morpheus ensina lutas variadas(esqueci os tipos mesmos, e daí?!) para o Neo e a parte que o Neo e a Trinity entram detonando tudo, na época que assisti até meu irmão quis comprar uma capa igual :? .
Já assisti mais de..1,2,3,4,...8 vezes o filmes :P só que já me cansei(quem não se cansaria? o sbt)
Nota: 9,5
(nem todo filme é bom o suficiente para conseguir ganhar 10,0 :twisted: sempre tem algo chato :? )
 
Undómiel disse:
, embora eu concorde que algumas sequências foram feitas com um certo "exagero tecnológico"...
Exagero que ganhou 4 Oscas, e foi muito copiado em outros filmes.
Num sei se vcs ja leram q em RELOADED e REVOLUTION vai ter efeitos que os diretores chamaram de "incopiaves". Putz num vejo a hora de conferir os novos efeitos. :P

Namariëhëhëhëhëhëhëhëhëh :twisted:
 
é um filme espetacular!uma revolução em forma de filme.a cena mais dá ora é quando o carinha pergunta pro Neo qual pírula ele queria tomar...

NOTA:10
 
MATRIX EH MUUUUUUUUITO BOM!!!!!
Esse eh o meu filme predileto e acho q os pproximos dois vaum ser melhores ainda...
N sei quem falou sobre o "Matrix: Segredos d producao" mas eh realmente muito legal ver o elenco treinando kung fu :P
Aluguei em dvd e sem duvida depois comprei pra mim (e eu jah tinha o filme eh dvd antes.... tenho 2 em casa!)
E eu vi o trailer d matrix reloaded e revolutions no cinema em MIB 2. Eh taum emocionante... Sou a maior fa de Matrix! :)
 
Eu vi essa materia na Setonline - www.setonline.com.br - achei mto legal
e resolvi colocar aqui pra quem quiser ler

VOCÊ QUER SABER O QUE É A MATRIX?
...nós também

Bullet Time? Coisa do passado. Kung Fu? Pode apostar! Set invade as filmagens de Matrix Reloaded/Revolutions e adianta um pouco dos segredos das seqüências

Por Rodrigo Salem

Você já teve a sensação de não saber se está dormindo ou acordado? Antes de responder "mescalina", tente viajar por quase um dia inteiro, revezando entre os bancos de aeroportos e de aviões, e despertar em Sydney, uma das principais cidades da Austrália e cenário do mundo virtual criado pelas máquinas de Matrix. Por mais que os irmãos Andy e Larry Wachowski tenham disfarçado a metrópole em jogos de edição e efeitos especiais, Sydney-após-duas-noites-sem-sono é a realidade virtual controlada pelos agentes e rastreada por robôs tiranos, mesmo que esse sentimento passe dois dias depois da chegada. Arriscamos uma conexão pirata com essa realidade paralela para desvendar alguns mistérios que envolvem as secretíssimas filmagens de Matrix Reloaded e Revolutions. As duas seqüências estão tomando forma ao mesmo tempo nos estúdios australianos da Fox e prometem elevar os conceitos, efeitos e as lutas do primeiro filme para um nível impossível de ser alcançado por outros concorrentes de peso. Para conferir isso de perto, SET foi o único veículo impresso brasileiro com direito a tomar uma pílula vermelha e com passe livre para seguir o coelho até o fundo do buraco. Esqueçam as pílulas azuis... seja bem-vindo ao deserto da realidade.

Oferecemos a verdade. Nada mais. O set de filmagens de Reloaded e Revolutions só foi aberto depois da repercussão alcançada por uma matéria da revista Time. De repente, o departamento de marketing da Warner e da produtora Village Roadshow acordou para o poder das continuações. O primeiro trailer foi anexado a Star Wars - Episódio 2: Ataque dos Clones e colocado online quase simultaneamente. Outra surpresa: nas primeiras 72 horas, o teaser foi baixado 2 milhões de vezes, batendo os recordes anteriores de Harry Potter e O Senhor dos Anéis. Os espiões internautas australianos também começaram a ligar suas fontes e antenas. Mesmo assim, muito pouco foi descoberto sobre os segredos da trama das duas produções. Para ganhar a pílula vermelha, cada veículo precisava assinar um acordo de comprometimento a não publicar a matéria principal sobre as filmagens antes da época de lançamento de Matrix Reloaded, previsto para maio de 2003. Ou seja: esse preview é apenas a ponta do iceberg, um pequeno rascunho do que vamos aprontar daqui a alguns meses. Além do nosso sangue em papel, os próprios envolvidos na história não pareciam muito dispostos a entregar o ouro facilmente para os trinta jornalistas convidados pelo estúdio.

A primeira parte das entrevistas previa 20 minutos com cada chefe de departamento (figurino, design de produção e efeitos especiais) em apenas uma manhã. Antes de embarcamos rumo ao Fox Studios, uma assessora de imprensa avisa que John Gaeta (sim, o sujeito que criou o bullet time e tirou o Oscar de George Lucas em 2000) foi chamado pelos Wachowskis e só teria tempo para os jornalistas no período da tarde - daqui a pouco você vai saber por que ele tem todo direito do mundo de se atrasar. Em instantes aportamos nos estúdios. Ao contrário dos armazéns frios de Los Angeles, a Fox resolveu ampliar o local para centros de diversão abertos ao público, com ruas moldadas repletas de bares, cinemas e lojas. A parte profissional em si é fechada, claro. No trajeto entre o escritório onde vimos pela milionésima vez o trailer dos novos Matrix e o hangar das entrevistas nada muito interessante, a não ser uma curiosa tenda gigante, cheia de mesas. Em volta, uma multidão de esfarrapados e mendigos se aglomerava no espaço, numa luta por um prato de comida. Na verdade, eram os figurantes que formariam a população da única cidade humana do futuro: Zion. Ao descer do ônibus, a sensação é a mesma de Neo quando foi pela primeira vez à Matrix: qualquer passo em falso pode lhe custar caro.

Mas não fomos interceptados por agentes de ternos e óculos pretos. Fomos guiados diretamente para o Conselho de Zion: um salão imenso, com uma negra mesa gigantesca em cima de um palanque, que passa a impressão de ser antiga e feita de aço. As sete cadeiras significam o número de membros do conselho. Atrás delas, uma parede (igualmente negra) repleta de detalhes góticos e um imenso portão. Rumo a nossa primeira entrevistada, a figurinista Kym Barrett, responsável pelos sobretudos e óculos mais cool do cinema. No caminho, a fachada e o interior de uma casa comum de Zion. "Zion está em guerra. Mas há pessoas altamente habilidosas e civilizadas. Eles cultivam, acredito eu, tudo hidropônico. Usam combustão através do vapor", revela a grávida Barrett. "Assumimos que tudo é muito quente e úmido. Eles fabricam tudo o que precisam usar. Não há diferenças sociais, a não ser uma pequena entre civis e militares e entre os idosos e o resto da população. É uma comunidade normal, com biblioteca, escola, pessoas fazendo compras, consertando os sapatos." Filha de pai surfista e mãe hippie, Kym adiantou alguns detalhes de Matrix Reloaded, que começa 72 horas depois do final do primeiro filme: a belíssima Monica Bellucci (Malena) e o francês Lambert Wilson são os reis do subterrâneo ("Eles têm uma relação de conto de fadas, mas com algo de malvado... como cobras"); Nona Gaye é Zee, uma guerreira de Zion; e os gêmeos caratecas Neil e Adrian Rayment são os vilões protetores de alguma entidade batizada Virgin Mary (Virgem Maria). "Eles se movem pelo espaço, caem do céu, saem do chão. Seus ternos prata servem para lembrar o mercúrio, pois os dois são amorfos. Se movem muito rápido e lutam violentamente. São mais etéreos, enquanto Neo e Morpheus são mais sólidos", explica, nos apresentando dois manequins com os uniformes da dupla. A seqüência ainda vai ter Clayton Watson como um adolescente chamado "The Kid" que é apegado e quer se tornar igual ao ídolo Neo, quando crescer. "É um papel interessante, mas não é tão grande."

Ainda andamos nos corredores antigos de Zion quando encontramos Owen Patterson, designer de produção da trilogia. Conversamos em frente ao "porto" da cidade sub-terrânea, onde outro hovercraft fará companhia a já conhecida Nabucodonosor. Ao lado, a primeira visão da Matrix: a fachada de um bar em Chinatown, não por acaso com um anúncio da cerveja Heineken ("É o tom verde da Matrix", brinca Patterson). O clima de segredo atingiu ainda mais o designer. Ele explica que as máquinas tiranas são biomecânicas, que as casas de Zion são como acampamentos dentro de colinas (hobbits, alguém?) e a tecnologia usada na cidade é mecânica, reciclada do passado. Quem espera um único robô como vilão central, pode esquecer. "Teremos várias novas máquinas, pequenas como besouros", confessa, meio relutante. Trabalhando diretamente com os diretores na pré-produção, Owen precisou mandar construir uma rodovia com três quilômetros de extensão, perto de São Francisco para uma perseguição de carros que promete ser o ponto alto do segundo episódio; quatro estações de metrô para cenas cruciais; e 150 sets diferentes, distribuídos nos hangares dos estúdios Fox. Sua maior pista sobre os filmes? "O segundo é sobre escolhas." Muito obrigado. Depois do almoço, voltamos para bater um papo com John Gaeta, que estava em outro ponto das filmagens, preparando o que deverá ser uma espécie de "bullet time 3-D". "Usamos cinco câmeras de alta definição ao redor de uma pessoa, capturando frame por frame sua performance. Depois capturamos os cenários de todos os ângulos possíveis. Assim, somos capazes de ter câmeras virtuais em todo o ambiente e colocá-las onde os diretores quiserem. É como gravar em 3-D", anima-se o supervisor de efeitos visuais, apesar de sempre ressaltar a importância da história. "É uma técnica diferente e nunca feita, mas temos uma razão para usá-la." As mil tomadas de CGI para cada capítulo e os ambientes virtuais (imaginem o que foi feito em O Quarto do Pânico elevado à nona potência) vão servir principalmente para mostrar o quão Neo está poderoso ("Quando ele salta, salta até as estrelas") e para transformar as cenas de ação em algo sem limites e amarras - melhor para o coreógrafo Yuen Wo Ping, que pode fazer lutas ainda mais sensacionais que as mostradas em Matrix e O Tigre e o Dragão.


No segundo e último dia da visita ao set de Matrix Reloaded e Revolutions, o elenco e o produtor Joel Silver tiveram uma brecha das filmagens. Algo semelhante só aconteceu em setembro do ano passado, quando as equipes se mudaram da Califórnia para Sydney - eles voltam em agosto para os EUA, mas a pós-produção não pára até julho de 2003, prevendo o lançamento do último filme para outubro/novembro. Além de Keanu Reeves (Neo), Carrie-Anne Moss (Trinity), Laurence Fishburne (Morpheus) e Hugo Weaving (agente Smith), o cast tem a adição de Jada Pinkett Smith (Ali) no papel de Niobe, uma descrente no poder de Neo; Harold Perrineau (Link), novo tripulante da Nabucodonosor e marido de Nona Gaye (Zee). Os atores - acompanhados de Silver - aproveitaram a folga para conversar com os jornalistas. Mas o mistério continuou. "Os Wachowskis criaram alguns incríveis obstáculos para testar meus poderes. A história meio que vai para fora da Matrix e começa a se prender em relação às máquinas em Zion", começa Reeves. "É como se não conseguíssemos fazer o bastante. Neo está no caminho das descobertas e escolhas. Algumas que vão afetar a sobrevivência da raça humana. As decisões serão difíceis de tomar." "Bullet time é um efeito da idade da pedra", brada Silver, sem perder a humildade. "No começo, ficamos envaidecidos com as cópias. Depois os garotos ficaram raivosos. Eles resolveram, então, fazer efeitos para esses filmes que nunca poderão ser copiados, por causa dos custos e do tempo. Elevamos o padrão tão alto, que não existe mais padrão. Isso vai acabar com o modo como os filmes estão sendo feitos até agora." O entusiasmo alcança Jada Pinkett, que treinou por quatro meses sem parar: "Nunca tive um treinamento tão intenso na minha vida, estou na minha melhor condição física aos 31 anos". "Algumas pessoas não entendem o quão exigente esse trabalho é fisicamente", completa Fishburne. "Mas nós estamos cientes do nosso envolvimento em algo que vai ficar na história do cinema." O roteiro? Ninguém ousou abrir a boca. Será mesmo? No dia seguinte, uma pílula azul, um orelhão antigo tocando e imagens de um avião foram a última lembrança antes de acordar no Brasil. c:\ ending session?
 
Clarice Starling disse:
Amo matrix... na época que assisti eu fiquei muito empolgada... assisi umas 5 vezes, acho. Muito bem feito, meio surreal... mas os efeitos especiais me deixaram babando.

Folco gamgee: Odiiiiiiiei 2001: uma odisséia no espaço.
Muuuuuuito chato mesmo!
Que contraditoria vc hein agente Starling...pois Matrix se inspirou claramente em apenas umas das varias parte de 2001...akela em em que o HAL se revela contra todos.
 
Undómiel disse:
Matrix!!
Ou você ama, ou odeia...
Acho que, o filme, pura e simplesmente não me encantou muito... Mas eu achava que devia existir um motivo para ele ter sido tão aclamado... Procurando na internet, eu achei coisas que me deixaram fascinada pelo filme:

# Vários nomes de pessoas ou objetos, em Matrix, possuem significado histórico, sendo relacionados com sonhos ou ilusões. 'Morpheus', por exemplo, era o deus grego do Sono e dos Sonhos; já 'Nabucodonosor' (a nave de Morpheus) foi um rei constantemente acometido por sonhos perturbadores.

#Neo esconde o seu dinheiro em um livro chamado 'Simulacra e Simulação', que consiste em um tratado respeitado que lida com discussões sobre o que é 'real' e sobre o que é 'simulação ou simulacra'. Quando Neo abre o livro, o capítulo visto é 'Sobre o Niilismo'.

SPOILERS!SPOILERS!SPOILERS!

#O verdadeiro nome de Neo é Thomas Anderson. 'Anderson' significa 'Filho dos Homens', como Jesus é freqüentemente chamado.
#Quando Neo morre, Trinity (Trindade) o trás de volta a vida com um beijo. Pode-se fazer uma analogia com Jesus que retornou à vida graças a Santa Trindade.

FIM DOS SPOILERS...

Bom, por essas e outras, eu acho que o filme é nota 10, embora eu concorde que algumas sequências foram feitas com um certo "exagero tecnológico"...

É isso ai amiga!!!!!!!! Vc descobriu o segredo. É uma das coisas q deixa o filme tão espetacular a forma como os detalhes são tratados. E tudo tem uma conecção com o mundo real e a forma q usa-se teorias para apresenta-las para nós, simples mortais, com uma formula divertida tbm.

As sequencias da lutas e o "exageiro tecnologico" foram justamentes usados para esclarecer aos "simples mortais" o q é a "matrix" na verdade, e para nos divertir e tornar mais facil a compreenção e fomenter a ida do povo no cinema, é claro
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo