CRIAÇÃO DE INVESTIGADORES
Um bom criador de personagens para CoC é o
Byakhee, que pode ser baixado do site:
http://sourceforge.net/projects/byakhee/
Em todo caso, mando em anexo também um PDF com a ficha do investigador (em inglês)
CARACTERÍSTICAS
- Dados básicos: Nome; Sexo; Profissão; Idade; Nacionalidade; Residência; Grau de Instrução; além de Títulos Acadêmicos e Transtornos Mentais, se for o caso.
- Atributos: 100 pontos p/ distribuir entre estes oito atributos, tomando como média para um ser humano o valor 10 e como VALOR MÁXIMO 18, exceto para EDU, que pode chegar a 21:
STR (Força) CON (Compleição) SIZ (Tamanho) DEX (Destreza)
APP (Aparência) INT (Inteligência) POW (Poder) EDU (Educação)
Os outros atributos são derivados:
SAN (Sanidade) = POW x 5
Idea = INT x 5 Luck = POW x 5 Know (Conhecimentos)= EDU x 5
99 – Cthulhu Mythos (Sua Sanidade Máxima)
Damage Bonus = Verificar na tabela abaixo em que linha está a soma de sua STR + SIZ
STR + SIZ bônus
2-12 -1D6
13-16 -1D4
17-24 nada
25-32 +1D4
33-40 +1D6
41-56 +2D6
Sanity Points = Luck
Magic Points = POW
Hit Points = SIZ + CON / 2
Bônus e Penalidades por idade:
Some + 1 EDU p/ cada 5 anos acima dos 40 anos de idade;
Em compensação, reduza 1 ponto em (STR, CON, APP, DEX) [escolha dois] p/ cada 5 anos acima dos 40. Exceção: Se tiver uma profissão que envolva condicionamento físico (p.e: atleta, policial), diminua 1 ponto de dois desses atributos entre os 40-50 anos; depois, reduza normalmente: 1 ponto para cada 5 anos acima dos 50.
PROFISSÕES: -
HABILIDADES
Para definir as habilidades que tem seu investigador, é preciso basear-se na Profissão que escolheu para ele.
Para saber quantos pontos você tem para dividir entre as habilidades de carreira do investigador, multiplique EDU x 15. Esse valor é exclusivo para as perícias de sua profissão. Note que algumas habilidades, na Ficha de PC, já tem uma porcentagem básica, então é só somar o número de pontos que deseja gastar nela a esse valor.
Depois disso, você terá mais INT x 6 pontos para dividir entre as habilidades que quiser, sendo ou não de sua profissão. É interessante investir alguns pontinhos nas habilidades de combate, que ficam na parte de baixo da ficha.
A exceção entre as habilidades é Cthulhu Mythos, proibida a princípio para qualquer investigador. No entanto, se bem justificado na história do personagem, será possível obter até um percentual de 5% desse conhecimento ao dobro do custo em pontos. Assim, por exemplo, se você quiser que seu investigador tenha 5% em Cthulhu Mythos, terá que gastar 10 pontos de habilidades. Lembre-se que o que for aprendido com essa habilidade diminuirá permanentemente sua SAN máxima (99 - Mythos).
Sobre a situação financeira e o dinheiro do investigador, isso depende unicamente da profissão do personagem, mas isso não é muito importante, para início de conversa... Se for necessário saber se seu PJ tem o suficiente para comprar um item ou dispor de algum dinheiro in cash, cabe ao Mestre analisar a situação e verificar se alguém naquela posição teria tal valor.
No momento em que for equipar o investigador, basta ser razoável: pense se um artista andaria com uma espingarda calibre 12 ou se seria razoável um advogado carregar uma maleta com apetrechos médicos. Lembre-se que armas são importantes no jogo, mas podem se mostrar inúteis se não conseguirem as pistas corretas ou no momento em que se defrontarem com um dos monstros de Cthulhu...
Isso é o essencial para o preenchimento da ficha. O restante (isto é, a construção da personalidade do investigador, suas motivações, manias, etc.) fica por conta única e exclusivamente da imaginação de cada jogador.