• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Traidores

Nunca tinha pensando nisso,mas quando você observa realmente a história há vária s semelhanças e a prova disso é o post de cima,nossa é até assustador isso...Mas tolkien se "inspirou" em uma ótima pessoa.E a relação de natal e páscoa e saída e destruição é muito boa,gostei realmente desta "coincidência".
 
Nhya, a verdade é... Independente dessa entrevista postada pelo amigo Bagrong, eu ainda acho que no fundo existe uma alusão à religião catolica sim. Francamente, podemos notar isso no Silmarillion, por mais que "mascarada" é notavel uma base nas lendas Catolicas.

Pra mim Tolkien sempre teve plena consiencia disso, afinal essas conhecidências não são coisas Misticas, ne? Por favor... ^^"
Ele só nao, digamos, admite pelo impacto que isso iria gerar sobre a obra (maior do que ela ja gera por si so...)

Imaginem que seja declarado aos 7 ventos que toda a Mitologia Tolkiliana nao passa de uma pura alusão à Biblia... u.u" ia ter pano pra manga... xD

Sumido resolvendo postar! *-* que felicidade xDDD
Bem, penso assim... To longe do mundo Tolkien a muito tempo, muito mesmo. Nao apareço aqui a mais de um ano, eu acho... Mas enfim... u.u"
 
como tolkien era catolico fervoroso e amigo de c. s lewis, a traiçao de gollum a frodo pode ser um paralelo com judas e jesus. mesmo porque na biblia a jornada de jesus incluia um fardo que so ele podia carregar (o anel) e seu amigo pedro (sam) se ofereceu para ajuda-lo; judas traiu jesus por um certo preço no qual diz a tradiçao que ele precisava do dinheiro, como gollum precisava do anel para viver.
 
grond o ferreiro disse:
tem gente que diz que galadriel foi inspirada em nossa senhora
então poderia ter outras referencias ao cristianismo

Existem algumas referências que o próprio Tolkien faz à Maria nas Cartas. Eu acho que não seria bem uma inspiração direta ou proposital, mas uma certa semelhança bem grande entre a forma como ele enxergava a personagem Galadriel na época do SdA com a imagem que ele tinha da Virgem Maria.Tem um trecho de uma carta em que ele fala sobre isso:

"320 From a letter to Mrs Ruth Austin 25 January 1971
I was particularly interested in your remarks about Galadriel. .... I think it is true that I owe much of this character to Christian and Catholic teaching and imagination about Mary, but actually Galadriel was a penitent: in her youth a leader in the rebellion against the Valar (the angelic guardians). At the end of the First Age she proudly refused forgiveness or permission to return. She was pardoned because of her resistance to the final and overwhelming temptation to take the Ring for herself."

Carta 320: De uma carta a Sra. Ruth Austin, 25 de Janeiro de 1971
Eu estava particularmente interessado em suas considerações sobre Galadriel. ... Eu penso ser verdade que devo muito dessa personagem a ensinamentos cristãos e católicos e imagem sobre Galadriel, mas na verdade Galadriel era uma penitente: em sua juventude uma líder da rebelião contra os Valar (os guardiões angélicos). Ao final da Primeira Era ela orgulhosamente recusou perdão ou permissão para retornar. Ela foi perdoada em razão da sua resistência à última e mais terrível tentação, tomar o Anel para si própria."
 
É uma grande relação, na qual nunca tinha parado pra pensar ainda! Mas o fato é que Tolkien foi mais a fundo com Gollum, como por exemplo o fato de ele ter duas personalidades, Gollum e Sméagol.
 
Em termos de gostar ou desgostar, acho que são reações meio estranhas para se pensar nos traidores.

Na obra de Tolkien - e ouso dizer na vida real - o problema maior do Mal, é que quem se rende a isso tem uma vida miserável. Não no sentido material, mas no sentido de que as coisas são vazias, e que a todo momento deve esperar alguém pronto para esfaquear pelas costas (até tu, brutus?)

E lícito pensar assim pois é uma escalada de afugentar gente boa, e reunir em torno gente ruim. De ver traidores em gente boa, de paranóias e zóides ser um Cronos* de gerar Suzana von Richtoffen*, muitas vezes realmente gerando filhos tão ruins quanto ele próprio.

Em Tolkien, os personagens que seguem uma conduta rebelde/errada por birra, no final ficam tão ridículos e pequenos que a gente até pensa se aquilo foi realmente um Lorde (do mal, ou dos elfos, etc). Exatamente pelo caráter desgastante de ser mal, não vão ter aliados muito bons em lealdade e inteligência, porque sendo leais terão de ser burros para não os esfaquearem inesperadamente (sendo burros, praticamente vão anunciar beem antes de tentar). Melkor, Sauron (virar um olho? não conseguir mais ter corpo? Anel se morre, ele vai junto?? que merda de Lorde é esse?), Feanor, Saruman, o filho do Elfo da Floresta escura (Maeglin?)... todos se tornaram praticamente uma piada em comparação com o que eram antes!

De certo, são infelizes... e infelizmente pensam que tornando a vida de pessoas felizes um inferno, a própria miséria vai ser mais tolerável. Por isso que as pessoas boas acabam por se afastar de gente atrasada assim. Tem um momento de tentar, e outro de saber quando desistir.

E como perdem tanto tempo tentando esquecer a própria miséria, fazendo outros miseráveis... bem perderam tempo e não melhoraram suas próprias vidas... fosse elfo, homem, valar ou istari! Melkor sentiu-se bem (que dicotomia) ao criar os orcs? Tipo, criou uma satisfação momentânea criar algo tão miserável, mas ele continuava irritado, medroso, etc., etc..

O fato é que não é uma questão de gostar ou desgostar de traidores... mas de ter pena e de ter cautela em saber manter distância segura. No primeiro caso, a pessoa perde muito tempo em canoa furada (seja gostando ou odiando: não se pegam mais pensando em como odeia uma pessoa, e assim perdendo tempo de amar alguém?), e no segundo caso, mantemos uma visão menos distorcida e por isso mesmo teremos terreno melhor para agirmos em caso de necessidade (saída de emergência pela esquerda)

*Cronos - divindade grega devorava seus filhos com medo que a prole um dia o destruísse. Suzana von Richtoffen vocês já ouviram que ela matou os pais
 
Golum realmente tem uma grande importancia + judas nenhuma porq se ele naum tivesse traido jesus provavelmente ele teria morrido de qualquer jeito e naum ia mudar nada pra min pelo menos
 
Não tipow lógico que o gollum teve extrema importância pra destruição do anel...mas eu acho que o Judas teve importância também pro desenrolar da morte de jesus,pode até ser que Jesus acabesse morrendo mesmo sem Judas entrega-lo,mas não seria da mesma forma talvez....
Se ele não tivesse importância não seria escolhido entre centenas de pessoas pra ser um dos apóstolos,ele serviu como um representante dos que são de pouca fé e precisam de provas pra acreditar,que quando seu pescoço tá em risco ele prefere entregar os outros do que ser pego...eu acredito nisso...Pra mim Judas foi uma das peças importantes do quebra-cabeça da história de Jesus...assim como foi gollum em relação a frodo e o anel
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo