1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. AragornII

AragornII Usuário

Em um outro topico discutimos a existencia do comerciona tm,e fiquei com uma duvida,como era o trabalho na tm,digo,tinha pagamento,cumprir horarios etc ou era todo mundo sustentado pelo estado,cada um contribuindo com uma parte de alimentos,roupas feitas por eles mesmos,etc

2. Felagund

Felagund Usuário

essa coisa de horario é coisa de captalismo, já trabalho era artesanal,sem contrução em massa...

3. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

Na terra-media toda fica meio difícil, já que havia várias raças diferentes e mesmo entre de raças iguais, comunidades independentes. Acho que as socidades estruturadas, como Rohan e Gondor por exemplo, deveriam ter um sistema de contribuição simples, como na idade média(espero que não tão extorsivo como na idade média e como hoje tb né?), com certeza já existia moeda, acho que a estrutura econômica deveria ser um modelo arcaico do que temos hoje.

4. Mith

Mith This server is too busy!

Acho que seria bem isso o que a Shantideva disse.
    O Condado devia ter alguma parte de comércia, já que eles "comercializavam" erva-de-fumo da Quarta Sul.
    Os anões, bem, talvez metais para os grandes reinos.
    E os Homens, como dito, poderiam ter um sistema de comércio não muito grande, interno, que saciasse as regiões. :wink:

5. Smaug

Smaug Cacho

Na Terra - Média, no geral, não existia trabalhos que empregassem "operários" numa fábrica e de de segunda à sexta um horário para se cumprir. Isso foi gerado pelo desenvolvimento do mundo moderno, ou a chamada Revolução Técnico Científico Informacional, pois antes das fábricas surgirem com empregados em massa e tal, as pessoas trabalhavam em pequenos grupos ou independentes. O Artesanato, é um exemplo de trabalho em grupo sem ser nada estrutural e tal...

Pegando a comparação de que Arda se associa com a Idade Feudal e Medieval podemos observar que não existiam empregados oficiais com carteira assinada, mas sim eles viviam em reinos ou regiões com um chefe e trabalhavam para seu povo, nada de exportação, apenas quem sabe troca de mercadorias, bem como é citado em O Hobbit: o Rei èlfico eniva barris com mantimentos para o povo de Esgaroth.

Se pegarmos o Condado como exemplo, veremos que os hobbits viviam em comunidades, um plantando, outro produzindo isso e aquilo. Era - ou é - um tipo de uma comunidade que cada pessoa tem uma habilidade que é usada entre o povo. Quem plantava batata, podia trocar ou vender. Eu imagino que vez ou outra existiam feiras que se vendiam comidas e tal.

Outros exemplos são reinos maiores, como Gondor e Rohan que eram mais "fortes" e tinham suas moedas. Servindo o rei, existiam os mais habilidosos como ferreriro que era importante para a produção de armas e armaduras. Claro que aí existia o trabalho de famílias para servirem ao rei. Mas enfim, eram comunidades que trabalhavam uns para os outros, sempre se ajudando e fortalecendo-se, vez ou outra uma briguinha acontecia, mas isso é outra história...

Compartilhar