• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como era o corpo feminino mediano antes da Idade Media?

Nao que eu goste muito de História mas é que depois que comecei a jogar Assassins Creed Odyssey e de ler algumas materias sobre os camponeses antes da Revolucao Industrial eu fiquei curioso em saber se a maioria das mulheres na antiguidade/Idade Média tinham o corpo definido e atlético como a Kassandra por exemplo. Ou menos. Ela e mais alta que a média das mulheres até para os padrões atuais( no jogo ela tem 1,80 m de altura - mais alta que eu e sou homem🙄 e ela é mais musculosa que a maioria dos NFCs masculinos do jogo).

Mas voltando ao assunto eu acho que naquela época as mulheres sim tinham o corpo bem diferente das mulheres hoje em dia afinal as mulheres faziam muito trabalho braçal na roça colhendo, plantando e não existiam eletrodomésticos então todo o trabalho domestico era feito na mão mesmo. Eu acho ate que naquele tempo violencia doméstica era coisa rara porque acho que os caras sabiam que se batessem nas esposas elas iriam revidar e machucar feio o marido. Já li em um artigo que há muitos séculos uma mulher mediana era mais forte que um homem que treina hoje em dia.

E sem contar que como já disse no outro tópico que criei uns dias atrás a alimentação era muito diferente e as pessoas eram bem menos gordas( se é que era possível uma pessoa mediana jovem ser gorda ou flácida naquela época).

Será que na Idade media era comum as mulheres terem celulite? Eu duvido.
 
Última edição:
@Sabrine_Crystal_1992 mulheres tem celulite, e no mundo antigo existiram pessoas comuns gordas tambem.
Não imposta a época a qual você tente imaginar, o corpo feminino produz isto, não importa se ela é uma atleta de alta performance ou uma modelo anoréxica, é natural celulite no corpo feminino.
Mulheres reais tem celulite, estrias, etc, mulheres reais sofre com violência domestica desde tempos imemoriais, não importa se elas vivem ou viveram em uma sociedade A ou B, se ela é uma fisiculturista ou lutadora de Jiu Jitsu, o machismo impera na sociedade humana.
A dominação do ser masculino que acha como o corpo feminino dever ser de um jeito A ou B, é o que torna essa ideia patética de como o corpo feminino deve ser.
E faça o favor, jogos como AC são feitos por homens que acham como o corpo feminino deve ser.
Se você realmente esta interessado em no corpo medieval, e não na loucura Incel, sugiro que leia um livro "Uma história do corpo na Idade Média" de Le Goff, nele tem varias relações como aquela sociedade europeia entendia sobre seus corpos, e se tem realmente tem interesse na relação entre homens e mulheres veja esse "Costumes em comum" de Thompson e lá vai entender como era a relação como era em algumas sociedades europeias modernas.
 
Bem, fantasia e games vão muito do gosto do autor da obra mas em se falando de elementos do nosso mundo o tempo antes da Idade Média é o período que vai da antigüidade para trás até o alvorecer do homem.

Essa época enorme abarca fases como a Era do Bronze, a Era da Pedra Polida, etc... É um período incomensúravel de mistério aonde se ergueram e caíram sociedades selvagemente diferentes entre si (na cultura e na fisiologia/biologia) que mal suspeitamos do funcionamento em um período (oficialmente) de pelo menos uns 100 mil anos (que seria o biotipo atual do homem). Alguns cientistas dizem que inclusive havia mais de um ramo de evolução do homem convivendo paralelamente ao tipo humano atual.

Anteriormente a existência dos gregos e dos fenícios os registros organizados e escritos de história eram pontuais e difíceis de se conseguir (uma pedra de um rei aqui, um papiro ali), normalmente eram transmitidos por via oral igual o velho testamento.

A percepção de estética e noção do sofrimento (cuidados com saúde) também eram diferentes de hoje em dia. As sociedades modernas não fazem ideia dos níveis de sofrimento daquele período, dos sacrifícios para manter uma vida que para 99% da população não ia passar de 20 ou 30 anos de expectativa comida e conhecimento abundantes são coisas recentes).

De maneira que aqui e ali havia exemplos a depender da cultura e do papel. Algumas sociedades tinham culto de fertilidade com representações de mulheres gordas de seios e ancas grandes (apesar que para a maior parte da população, ganhar peso não fosse algo de fato realista, estaria mais no campo do ideal mesmo por conta da carência e dificuldade). Tanto que no Japão eles tinham festivais de falos grandes sem que necessariamente as pessoas tivessem aqueles tamanhos.

No Egito, em paredes, há desenhos de mulheres, normalmente magras por conta dessa dificuldade de sobrevivência. Em esculturas de pedra da Ásia também há mulheres em representações inclusive sexuais que não são gordas iguais aos modelos de tribos de cultos de fertilidade, mas que também não estariam no padrão de beleza clássico grego (estariam mais para garotas "chubby", mas ainda assim influenciado pelo imaginário da poesia do artista).

Na antigüidade a lei do mais forte prevalecia sobre a estética e em grande número dos povos eles nem sequer consideravam o outro povo como sendo diferente de um animal. No Japão recentemente com a chegada dos Europeus alguns locais diziam que tinham preconceito com eles porque diziam que olhos claros e cabelo claro dos Europeus lembravam características de animais e não de pessoas.

Quem nascia com algum problema físico... era abatido para não dar trabalho. Questões como problemas mentais tipo depressão ou problemas de pele passavam batidos até que um observador excepcional pudesse fazer algum comentário acertado. A seleção dos mais aptos funcionava em modo acelerado.
 
Jogar muito videogame e ler livros de fantasia é legal e divertido.

Mas tem gente que fantasia, glamouriza e romantiza demais a Idade Média, achando lindo e maravilhoso castelos, armaduras, espadas, alquimistas, vilas feudais com uma arquitetura bem bacana, etc,

Mas voltando ao assunto eu acho que naquela época as mulheres sim tinham o corpo bem diferente das mulheres hoje em dia afinal as mulheres faziam muito trabalho braçal na roça colhendo, plantando e não existiam eletrodomésticos então todo o trabalho domestico era feito na mão mesmo. Eu acho ate que naquele tempo violencia doméstica era coisa rara porque acho que os caras sabiam que se batessem nas esposas elas iriam revidar e machucar feio o marido. Já li em um artigo que há muitos séculos uma mulher mediana era mais forte que um homem que treina hoje em dia.

Não que fosse impossível surgir mulheres fisicamente fortes e altas, mas mesmo que admitamos isso, por trás dessa "força" existia a maior fraqueza que esse longo período tinha que era a enorme precariedade das condições de saúde e higiene seja nas pequenas cidades, aldeias ou no campo
 
A resposta é complexa, depende muito da sociedade, época e até camada social, inclusive, é preciso ainda se separar idealização de concretitude.
Os valores de beleza (tirando os instintivos, mas, até esses estão sujeitos a individualidade de percepções, vulgo "gosto") não são universais, porque são culturais, isto é, fabricados pela experiência humana.
É possível também, a partir de sua própria reflexão, que as próprias mulheres além de tudo, tinham hábitos de vida diferentes dos modernos e mesmo uma constituição (mesmo que mínima) diferente da das mulheres atuais, como a própria atual média possivelmente menor e as formas do delineamento do corpo também diferentes.
 
@Sabrine_Crystal_1992 mulheres tem celulite, e no mundo antigo existiram pessoas comuns gordas tambem.

Sim mas pelo que eu estudei a celulite é causada por acúmulo de gordura subcutanea em certas partes do gorpo que fazem ondulações na pele e a celulite não aparece do nada ou seja se a mulher se manter magra ela nao vai ter celulite.
 
Última edição:
Sim mas pelo que eu estudei a celulite é causada por acúmulo de gordura subcutanea em certas partes do gorpo que fazem ondulações na pele e a celulite não aparece do nada ou seja se a mulher se manter magra ela nao vai ter celulite.
O corpo feminino não funciona como nos vídeo games, ou nos sites milagrosos que vendem beleza padrão.
O corpo feminino produz celulite. Mulheres magras tem celulite, isso é produzido normalmente em nós, querendo ou não.
Isso faz parte do metabolismo feminino, mulheres que aparecem em revistas ou filmes sem celulite não existem, é tudo photoshop, uma mulher pode ter muita celulite ou pouca, mas tem celulite, e quanto mais velha fica, mais a probabilidade da celulite surgir em varias áreas do corpo, sim, ela aparecer mais nas gordinhas, mas nem sempre sua causa é falta de exercício ou uma dieta rica em gordura, o surgimento dela pode ser genético tambem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo