quote:
eh.. o silmarillion eh uma obra fantastica, mas pra mim naum tem muita graça se for lido antes de se ler o SdA... talvez ateh tenha mas acho mais legal descobrir a mitologia depois da historia
Mystlink
Edited by - mystlink on 13 September 2001 10:10:41
Olha eu não vejo bem assim. Eu ensino meu alunos que não importa como vão ler, se esta leitura os trazer satisfação. Pouco importa onde, quando e como irão ler seu livros, desde quando esta leitura seja prazerosa. Para mim, há alegria se começando do princípio.
Quanto a seqüência nos livros de Tolkien que estão a disposição no Brasil em língua portuguesa, eu realmente preferi, e fiquei muito contente com esta escolha, começar com O Silmarillion, passando pelo O Hobbit e terminando com O Senhor dos Anéis. Ao meu ver, da minha ótica, quando se lê primeiramente o Silmarillion, se tem uma visão mais ampla do Universo que Tolkien se propôs a apresentar para os leitores, você tem uma noção dos por que nas obras seqüentes. Evidentemente que apenas uma leitura para O Silmarillion é muito pouco, devido a quantidade de nomes de personagens, artefatos, armas, monstros e lugares e também pela quantidade (nunca longe da qualidade) de informação existente no mesmo. Então, neste ponto, tanto faz começar pelo O Silmarillion, como terminar por ele, novas futuras releituras serão bem vindas para um melhor entendimento da amplitude da obra e dos contextos da obra. Evidente que não estou agora me referindo aos de memória fotográfica, mas aos como eu, normais.
Eu aconselho apenas para quem quer ler a obra completa em português de Tolkien, que ao ler O Silmarrillion em primeiro lugar, deve-se excluir desta leitura da página 379 até a página 388. Afinal, a partir do primeiro parágrafo desta página (379) começa um resumo do que verá em O Senhor dos Anéis.
Eu fiz assim, li até este pedaço e depois comecei com O Hobbit e logo após parti à trilogia.
Algumas pessoas dizem se confundir um pouco com a introdução da leitura com O Silmarillion, mas isso se deve ao fato da quantidade fantástica de nomes na obra, mesmo assim, é só ir acompanhando o mapa no final do livro como também o glossário muito bem feito e definido por Cristopher que não terá problemas, mas de deixar de fazer isso, irá se perder constantemente dentro
da história.
Quando acabar de ler todos, você sentirá, uma vontade tremenda de reler O Silmarillion, e assim, como eu, terá uma outra visão do Universo Tolkieniano.
São obras para não serem lidas uma vez somente, devido a quantidade e qualidade das informações existentes.
GAMB XUN DRO