1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien - Leitura difícil

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por GVMendes, 2 Abr 2015.

1. GVMendes

GVMendes Usuário

Estou querendo adquirir Contos Inacabados e O Silmarillion , mas a leitura parece difícil e estou com medo de largar os livros pela metade. Alguém já leu e tem alguma dica ou conselho para dar a respeito deles?

2. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Olha, Contos Inacabados, para quem não já está maravilhado e ambientado com o mundo de Tolkien, pode ser uma leitura bastante difícil sim, principalmente se, como eu, você tem TOC e não consegue deixar de consultar as centenas de notas de rodapé. Já O Silmarillion, não. Acho uma ótima pedida para terceira leitura de quem já conheceu Tolkien por O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Você já leu esses dois, né?

• Gostei! Gostei! x 2
  3. GVMendes

GVMendes Usuário

Já li O Hobbit. Ainda não li SdA, apenas assisti os filmes. Contos inacabados ou o Silmarillion esta saindo mais em conta do que SdA para adquirir nas livrarias de onde eu moro, por isto o enteresse.

4. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

O Silma tem uma linguagem bem arcaica, mas é fácil de ler.

Já o Contos não segue uma linha e pode dar uma confundida. Eu recomendaria o Silma primeiro, depois o Contos.

5. GVMendes

GVMendes Usuário

No momento estou lendo O senhor da fantasia (biografia de Tolkien da Darkside) e quando terminar pretendo pegar um dos dois. Silmarillion parece ser o mais recomendado.

6. Clara

Clara Que bosta... Usuário Premium

Assim, eu não recomendaria ler Silmarillion se ainda não leu O Senhor dos Anéis. :no:
    Se tá difícil de comprar novos procura mais barato num sebo, empresta de alguém ou pega na biblioteca.
    Porque começar qualquer um dos dois tendo lido só O Hobbit é quase certeza que não vai passar das primeiras páginas. =/

• Gostei! Gostei! x 2
  7. GVMendes

GVMendes Usuário

Os filmes não podem ser tão distante dos livros assim. Eu comecei a ler pelo celular mas dói muito a vista. Já assisti resenhas e procurei um pouco a respeito. Mas eu vo tentar correr atrás do SdA sim.

8. Clara

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

:lol:

Mas sério, tem muita coisa nos livros que não estão nos filmes (ou estão bastante mudados) mas eu falo mais sobre o estilo de escrita do Tolkien, o carinho que ele mostra por seus personagens e a Terra Média, as descrições, como quase tudo e todos estão interligados, a ambientação e tudo o que acontece por ali.
    E O Senhor dos Anéis é meio que a porta de entrada pra tudo isso. Pra o "estilo Tolkien" digamos assim.
    Você não consegue isso lendo O Hobbit ou apenas assistindo os filmes.
    Pra mim, sair desses dois (filmes e O Hobbit) e partir pro Silmarillion ou Contos..., pra quem não está acostumado com o estilo do Tolkien talvez seja meio que...

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Ótimo Ótimo x 3
    • Gostei! Gostei! x 3
  9. GVMendes

GVMendes Usuário

Eu QUERO ler SdA , partir para eles não significa que não irei ler a triologia. E se ele não mudou seu jeito de escrever do Hobbit para o senhor dos anéis então com certeza eu sei a escrita de Tolkien , o amor pelos personagens e por descrever os detalhes enriquecendo a história <3. O objetivo do tópico foi para eu saber mesmo da opinião de vocês a respeito do Silmarillion e Contos inacabados por eles só, não a ordem cronológica da leitura, mas absorvo as opiniões de vcs, se eu pudesse já estava com SdA aqui comigo (como eu queria) shushsusuush

10. Clara

Tá bom, calma.
    Você abriu o tópico perguntando e estou respondendo, só isso.
    o_O
    Desculpa qualquer coisa, moço.

11. GVMendes

GVMendes Usuário

Sim. E eu disse que absorvo a opinião de você, só q eu não tenho SdA e quero adquirir. Desculpe eu se você me interpretou errado ou eu te intérprete errado. Hsushsushu

12. Eriadan

Resumindo: leia O Silmarillion antes do Contos Inacabados. Mas recomendamos ler O Senhor dos Anéis antes dos dois.

• Gostei! Gostei! x 2
  13. adrieldantas

adrieldantas Relax and have some winey

Ele mudou.

• Gostei! Gostei! x 2
  14. Eriadan

Pois é, mudou muito. O Hobbit ele escreveu voltado para os filhos, que tinham seus 8-12 anos. Não sei se ele escreveu O Senhor dos Anéis pensando nos filhos, mas, se for o caso, eles já eram adultos.

15. GVMendes

GVMendes Usuário

Entendi. Estou disposto a conseguir as edições de SdA vou ver se consigo achar na biblioteca municipal.

• Gostei! Gostei! x 3
  16. Meneldur

Meneldur We are infinite.

Na verdade, ele escreveu o Senhor dos Anéis porque foi solicitado a escrever uma continuação para o Hobbit. Começou como um outro livro num tom bem infantil, mas ao longo dos anos (foram uns doze anos de escrita!), a história se tornou mais sombria.

• Gostei! Gostei! x 2
  17. GVMendes

GVMendes Usuário

Eu ouvi sobre isto mesmo. :0 Recusaram publicar o Silmarillion e pediram para que fizesse uma continuação do Hobbit.

18. Eriadan

Pois é, mas o que eu quis dizer é que não sei se ele escreveu pensando em os filhos lerem, como foi com O Hobbit. E aí o estilo da escrita pode ter acompanhado a idade deles.

19. LuizWsp

LuizWsp A torch in the dark In Memoriam

Eu li Silmarillion antes de SdA e não me arrependo. Pra mim, foi muito melhor ler uma história nova do que simplesmente ler um livro de uma história que eu já sabia o que ia acontecer.

A linguagem não tem nada de difícil, o que pode dificultar é o tanto de informação que contém. São muitos nomes, muitos lugares, muitos anos que se passam de uma página pra outra, etc.

Outra coisa: a diferença dos filmes pros livros é muito maior no caso do Hobbit do que no caso do Senhor dos Aneis.

20. GVMendes

GVMendes Usuário

Obrigado, fico feliz em saber disto hsushussu [emoji1] [emoji1]

Compartilhar